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Postagens exclusivas Opasgarage:

KOMBI ACESSÓRIOS

TARTARUGA DE KOMBI

Não! Aviso logo que não se trata de um acessório para deixar a Kombi mais vagarosa ou, ainda, para troçar com sua natural lerdeza. Bojo

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FUSCA 1951

RÁDIO TELEFUNKEN IA-51V

Rádio Telefunken modelo IA-51V.   Rádios para os Fuscas split (1950-1952) sempre merecem um tópico à parte. São raros e caros. Via de regra, rádios

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BAGAGITO

BAGAGITO

Chiqueirinho é a designação popular dada ao compartimento de bagagens do Fusca localizado atrás do banco traseiro. Chiqueiro é o local onde se criam porcos.

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EMPI

ESTABILIZADOR TRASEIRO

  O estabilizador é uma barra transversal que interliga dois lados da suspensão de um veículo com vistas a aumentar a resistência à inclinação da

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CABEÇOTE DA SUSPENSÃO DIANTEIRA

CABEÇOTE DA SUSPENSÃO

O cabeçote da suspensão dianteira do Fusca, também conhecido por “suporte do eixo dianteiro”, “cabeçote do chassi” ou, simplesmente “focinho de porco”, é parte integrante

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BRAKE LIGHT

SEMÁFORO

As cores do semáforo (ou sinaleiro, a depender da região) são universalmente compreensíveis e ditam as regras para uma convivência civilizada e segura no trânsito.

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BORRACHA DO CAPO DIANTEIRO

BORRACHA DO CAPÔ DIANTEIRO

A junta vedadora da tampa da mala, também chamada de borracha do capô dianteiro ou guarnição de vedação do porta-malas, acompanhou o Fusca desde sua concepção

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DOBRADIÇA DE PORTA

PARAFUSOS DA DOBRADIÇA DA PORTA

1950-Fev/1963. Entre as diversas modificações que foram sendo feitas no Fusca ao longo dos anos, destacamos, hoje, a evolução da dobradiça da porta. De 1950

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KOESA

PORTA-LUVAS DE KOMBI

Porta-objetos da Kombi. Diferentemente do Fusca, a Kombi fabricada até 1975 possui um generoso porta-treco embaixo do painel onde podiam ser acomodados toda sorte de pequenos

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CALHA DE CHUVA

CALHA DE VENTO E CHUVA

Calha de chuva e vento: maior conforto ao motorista e passageiros. A calha de chuva, acessório bastante comum desde a década de 1950,  tem a função de

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GRADE FRONTAL DE PROTEÇÃO PARA A KOMBI

GRADE DE PROTEÇÃO FRONTAL

Kombi protegida. É consabido que a Kombi, dado seu design peculiar, incute no motorista a sensação de que, numa colisão frontal, os danos físicos podem ser de

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FUSCA 1957

1957

  Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1957. O chassi nº

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MODELO

QUE TIPO É ESSE?

Fusca: tipo 1. Chama-se “Tipo” a designação numérica ou alfanumérica utilizada pela Volkswagen para identificar seus diversos modelos de veículos ou motores industriais. A utilização

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CAPA DE PAINEL

PAINEL DE JACARANDÁ

Jacarandá: madeira nobre. O Jacarandá, também conhecido como Jacarandá-da-bahia, é uma árvore nativa do Brasil e, atualmente, é apenas encontrada no seu estado natural no

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BAGAGEIRO ECKEL

ECKEL

Entre os diversos modelos da bagageiros de teto para o Fusca disponíveis nos anos de 1950 e 1960, destaca-se os fabricados pela empresa alemã HEINRICH

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COLARADI

RÁDIO COLARADI

 Anúncio de agosto de 1968. Os rádios COLARADI foram fabricados pela empresa paulistana Eletrônica Colaradi Ltda, localizada na Rua Francisco Dias Velho, 915, Brooklin, na altura do

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CAPAS COPACABANA

GATO STOP-SOM

Há mais afinidades entre o gato e o Fusca do que se possa imaginar. Para afastar a ação dos “gatunos” (ladrão, larápio), diversos dispositivos de

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1600-S

BIZZ-BIZZ-BIZZZUUUUMMM!

O Bizorrão em exibição em Águas de Lindóia em 2007. O Bizorrão ou Super Fuscão foi um besouro esportivo fabricado pela VW do Brasil entre

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HENRIQUE SCHENK

HS

 Anúncio de 1971. A empresa brasileira HS, sediada na cidade de São Paulo (SP), foi fabricante de regulador de voltagem, relês para buzina, dínamos, faróis

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BAGAGEIRO JIM-DANDY

BAGAGEIRO TRASEIRO

Uma das maneiras de aumentar a capacidade de carga do Fusca é instalar um bagageiro no teto do besouro. Mas e se o Fusca for

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MOLA ANTI-FURTO

MOLA ANTI-FURTO

Anúncio de maio de 1982. Mola anti-furto de combustível. A mola anti-furto foi um dispositivo bastante prático que tinha por função dificultar o furto de

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Uncategorized

OS 10 MANDAMENTOS DO FUSCA

1. Amarás o Fusca sobre todas as coisas. 2. Não se importarás com os comentários do vizinho. 3. Guardarás os domingos e encontros em sua

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CORTA-COMBUSTÍVEL

TRAVA DE GASOLINA

Anúncio de janeiro de 1971. No final da década de 1960 começaram a surgir no mercado as primeiras travas de combustível, equipamento de segurança que

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ARTEB

REBOQUE KARMANN-GHIA

 Os reboques feitos pela Karmann-Ghia do Brasil ainda hoje despertam paixões.  Aumentava, em muito, a capacidade de carga do veículo, principalmente se fosse um Fusca.

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FILTRIMA

FILTRO MAGNÉTICO

Anúncio de março de 1974. Um dos acessórios mecânicos de grande utilidade para a vida útil do motor do Fusca é o filtro magnético. Por

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ANTI RUÍDO

TRAVESSEIRINHO ANTI-RUÍDO

 Introduzido no Fusca em 1946, o anti-ruído localizado na coluna traseira, no final da longarina de teto, próximo da janela traseira, recebeu o apelido de

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DOBRADIÇA DE PORTA

PINO DA DOBRADIÇA DA PORTA

Pino da dobradiça de porta até setembro de 1968. Um dos detalhes da originalidade do Fusca que deve ser observado ao se comprar um besouro,

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Postagens exclusivas Opasgarage:

CORES FUSCAS ALEMÃES

PRETO

Fusca preto. Sim, o Fusca nasceu preto! Foi uma cor bastante popular nas primeiras décadas da indústria automotiva. É famosa a frase atribuída a Henry

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CORES FUSCAS ALEMÃES

MIGNONETTE GREEN L14

 Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre agosto de 1958 a julho de 1959. Em alemão a cor é conhecida por Reseda Grün. Código L14.

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CORES FUSCAS ALEMÃES

DIAMOND GREY L243

 Cor metálica utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1957 e julho de 1959. Código L243. Fusca 1958 na cor diamond grey.   Código

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CORES FUSCAS ALEMÃES

LIGHT BRONZE L245

 Cor metálica utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1957 e julho de 1958. Código L245. Fusca 1958 na cor light bronze.   Beetle

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ALAVANCA DO FREIO DE MÃO

FREIO DE MÃO A VARÃO

  Vista geral do sistema de funcionamento do freio de mão a varão.   Em abril de 1950 a Volkswagen alemã introduziu o sistema de

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FUSCA 1993

PRETO UNIVERSAL

Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil entre 1993 e 1995. Código L2077. Algumas tabelas dão conta de que o código universal do preto

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FUSCA 1995

BRANCO GEADA

Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil em 1995 e 1996. Código Universal: L8020. Fusca 1996 na cor branco Geada.     Etiqueta identificando

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FUSCA 1996

CINZA GRENOBLE METÁLICO

 Cor utilizada no Fusca pela Volkswagen do Brasil em 1996. Código L4001. Estima-se que cerca de 400 (quatrocentos) Fuscas foram pintados nessa cor. É também

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CORES FUSCAS NACIONAIS

BRANCO STAR

 Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil entre 1993 e 1994. Código Lazzuril: 1129. Código Universal L8012/011. Código de etiqueta: 011. Fusca 1994 na

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CORES FUSCAS NACIONAIS

VERDE PINUS METÁLICO L1447

 Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil entre 1993 e 1994. Código Universal: L1447. Código Lazzuril: 1447. Código de etiqueta: 082. Fusca 1994 na

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FUSCA 1959

TAPETES DO ASSOALHO 1959-1996

Tapetes inteiriços: 1959-1973. Já abordamos a evolução dos tapetes dos assoalhos de 1950-1955 (clique aqui para saber) e de 1956-1959 (clique aqui para mais informações).

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NISSEI

RÁDIO NISSEI

Rádio Nissei em um Karmann-Ghia. A empresa nacional Nissei S/A Indústria e Comércio foi uma importante fabricante de rádios (portáteis e de mesa), auto-rádios, toca-fitas,

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FUSCA 1500

KITCAR, MALETA EXCLUSIVA!

Maleta Kitcar. Já tratamos da maleta Kitcar neste blog (para saber mais, clique aqui). Todavia, hoje vamos falar de uma maleta da Kitcar exclusiva, bem

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FUSCA 1984

VERMELHO ROYAL 035

 Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil entre 1984 e 1985. Código Lazzuril: 1118. Código Universal: 035. Código de plaqueta: 035. Fusca 1984 na

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FUSCA 1984

BEGE VIME L7033

 Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil entre 1984 e 1986. Código Universal: L7033. Código de plaqueta: 034.  Fusca 1985 na cor bege vime.

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FUSCA 1985

AZUL MEDITERRÂNEO 41

Cor utilizada pela VW do Brasil em 1985. Código Lazzuril: 1120. Código Universal:  41. Código de plaqueta: 041.   Fusca 1985, na cor azul mediterrâneo.

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EVOLUÇÃO DA MANOPLA DE CÂMBIO

MANOPLA DO CÂMBIO

Manopla da alavanca do câmbio do Fusca.   A manopla de câmbio do Fusca é uma peça fixada na extremidade da alavanca, por meio de

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CALOTA INTEIRIÇA

CALOTA INTEIRIÇA

Calota inteiriça raiada: puro charme e sofisticação.   Todos sabem que o Fusca, em todas as suas versões, era equipado com uma calota que cobria,

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DEBRUM DA FORRAÇÃO LATERAL

DEBRUM DA FORRAÇÃO LATERAL

Fusca 1951: forração de porta com debrum. Desde a década de 1950, a forração lateral interna do Fusca Luxo possuía um debrum que envolvia esses

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BARNDOOR

BARNDOOR

Kombi Barndoor.     Kombi até fevereiro de 1955: tampa única na traseira: característica das Barndoors. As Kombis fabricadas até fevereiro de 1955, chassi nº

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CAPOTA DE KOMBI

CAPOTA DE KOMBI

  Kombi pick-up com capota na caçamba: acessório.   Enquanto a Kombi pick-up cabine simples foi lançada na Alemanha em 1952, sua estréia no Brasil

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ANTI RUÍDO DO PORTA-MALAS

FELTRO DO PORTA-MALAS

Fuscas Split e Oval: o feltro saia de fábrica.   O feltro de capô dianteiro do Fusca tinha a função de proteger a carroceria de

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ANTENAS TRUFFI

TRUFFI. MUITO ALÉM DA ANTENA

Setor de ferramentaria da fábrica da Truffi em 1954 . Empresa paulistana fundada por Victorio Truffi em 1952, principal fabricante de antenas para veículos do

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BAJA

FUSCA BAJA

  Fusca Baja. Os Fuscas Bajas surgiram na década de 1970 no sul da Califórnia como uma alternativa mais barata aos buggies que já faziam

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BRUCUTU

BRUCUTU

Brucutu.   O brucutu é o nome popular dado o ejetor de água do sistema de para-brisa, instalado entre o vidro do para-brisa e o

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