Garanta sua assinatura agora
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
PONTEIRA DE ESCAPAMENTO
O fusca, até julho de 1955, possuia apenas uma ponteira de escapamento. Essa ponteira saia do silencioso do fusca por baixo da saia traseira, que,
BÚSSOLA
Catálogo de acessórios de fusca (Poly Pad) dos anos 60. Nos tempos de GPS (acrônimo de “Global Positioning System”), falar em bússola parece ser uma
KITCAR
O fusca dominava a cena do mercado automobilístico nos anos 60. Era, verdadeiramente, o rei do pedaço. As fábricas de acessórios aproveitavam a pujança do fusca para
ASPIRADOR DE PÓ
Chega o fim de semana. Hora de lavar o fusquinha. É, sem dúvida, o momento de maior intimidade entre o dono e a pequena maravilha. Depois de
BECK
Lembro até hoje a primeira vez que ouvi esse nome: Beck. Um senhor do interior de São Paulo havia falecido e seu genro, organizando sua garagem após o
EQUALIZADOR MARANTZ
Saul B. Marantz (1911-1997) MARANTZ. A empresa fundada na década de 50 nos EUA por Saul B. Marantz, teve grande influência no desenvolvimento de sistemas de
RÉGUA PARA MARCAR O NÍVEL DE COMBUSTÍVEL
Até a 1a. série de 1961, o fusca não possuia marcador de combustível. Algo inimaginável nos dias atuais, afinal, como são saber quanto de combustível
LANTERNAS DIANTEIRAS
Muitos motoristas com mais idade têm, até hoje, o costume de usar os braços para auxiliar na sinalização da mudança de direção. São de uma época
UNISTRA
Abril de 1957. Partindo do conceito da física de que o espelho reflete a luz, foi lançado na Alemanha um acessório para Fusca chamado UNISTRA, acrônimo de Universal
GLUP! PLOC! POP! … BOLHA!
Há mais em comum entre a bolha e o Fusca do que podemos imaginar. E não se trata de nenhuma bolha especulativa – no mercado imobiliário
VACUÔMETRO DIVERTIDO PARA FUSCA!
O vacuômetro mede a depressão do ar na entrada do coletor de admissão. Serve tanto para monitorar o consumo de combustível, quanto para indicar diversas
LANTERNA TRASEIRA ELECTRIC
As lanternas do Fusca, de 1956 até 1961 eram iguais ao do modelo acima. Nesse período, o Fusca ainda usava as bananinhas como indicadores de direção.
“TIP TOP” E “INFLA-TIRE”
Anúncio de dezembro de 1968. Nos anos 60, a empresa Farloc do Brasil S.A. importou, para comercialização no Brasil, o kit TIP TOP. O kit consistia em
BEFOR
Anúncio de dezembro de 1968. A empresa paulistana B.C. Mar Ltda., localizada à Rua General Couto de Magalhães, 240, São Paulo (SP), citada também como
ADAPTADOR DE NARIZ DE PLACA
Adaptador de nariz de placa. No passado era muito comum os proprietários quererem atualizar o seu Fusca usado, dando-lhe um aspecto de modelo “último
VELOCÍMETRO
Vamos falar um pouco sobre originalidade do velocímetro do Fusca neste tópico. Acima, o velocímetro do Fusca até 1949, feito pela VDO, com um grande
GUIATEC
Anúncio de maio de 1968. A empresa brasileira Autotec Peças e Acessórios para Automóveis Ltda, de São Paulo, produziu nos anos 60 o produto chamado GUIATEC,
ESTRIBOS
Os estribos do fusca datam a idade do projeto: anos 30. Naquele tempo e nos anos que se seguiram, era comum os carros possuírem estribos.
RELÓGIO DE PAINEL 1957-1961
Os fuscas fabricados até o início de 1961 não vinham de fábrica com marcador de combustível. O fim da era do fusca oval e a
GELA SACO, ESFRIA BUNDA … PERAÍ, ESQUENTA TUDO!
Gela saco no Fusca todo mundo já ouvir falar, não é mesmo? Para propiciar a entrada de ar no veículo, os sedans fabricados a partir de 1950
PÁRA-CHOQUES NORJA
Fusca alemão modelo 1968. Em agosto de 1967, já como modelo 1968, os fuscas alemães ganharam novos pára-choques: os conhecidos pára-choques quadrados. Fusca 1300 e 1500 modelos
EVOLUÇÃO DOS FARÓIS 1950-1959
Os Fuscas alemães (1950-1959) usavam faróis da marca Bosch ou Hella. Eram faróis simétricos com lâmpadas, 6v. As empresas Bosch e Hella eram fornecedores oficiais de faróis
TOCA-DISCOS, VITROLA, PARA O FUSCA!
Nos anos 60, possuir uma vitrola dentro do carro para tocar seus LPs preferidos era algo para poucas pessoas. O toca fitas de cartucho e K7 surgiriam anos depois. Hoje, uma
FOGÃOZINHO JACARÉ DA ESSO
Logo dos Postos Esso. Recentemente fomos surpreendidos com o fim da marca Esso, empresa fundada em 1912, nos EUA. As fusões de grandes companhias, que
MORCEGO !
1952. Meia noite. Todos dormem. Não há vivalma na rua. Alguns morcegos trissavam ao longe. Contudo, aguçando os ouvidos, escutava-se outro tipo de ruído. Intermitente. Vinha de uma pequena garagem. Lá
FONE DE OUVIDO OU TELEFONE DA BOMBA DE GASOLINA
Trata-se de acessório para a parte mecânica do Fusca, no caso, para a bomba de gasolina do motor 1200. A finalidade do fone de ouvido ou telefone é evitar
PRATIC TROCADOR DE CORREIA
Como não trocar uma correia! Se você não consegue trocar a correia dessa forma, use o trocador de correia PRATIC. Trocador de correia PRATIC. É um
TEMPORIZADOR DO LIMPADOR DE PÁRA-BRISA
Quem tem fusca sabe que o sistema do limpador de pára-brisa nunca foi uma Brastemp. Em dias de chuva, o motorista passava por apertos, principalmente
LIXEIRA
Jogo rápido. Lixeira. Para ser instalada embaixo do painel. Feito em material plástico, com parafuso de fixação. Vale pelo anúncio, onde a lixeira aparece instalada
PAINEL RALLYE MOTOMETER
Um dos acessórios mais raros da era do fusca oval foi, indubitavelmente, o painel rallye feito pela alemã Motometer, especializada na fabricação de instrumentos de
ALETA DO LIMPADOR DE PÁRA-BRISA
As aletas aerodinâmicas do limpador de pára-brisa tinham por finalidade melhorar a limpeza da área envidraçada do carro, por meio de maior pressão exercida sobre as
VIAJANDO NO TEMPO
Volte por um instante no tempo, caro leitor. Imagine-se nos anos 50. Joseph está ansioso com a viagem. Serão alguns dias na estrada. Há meses vem se preparando para
FAROL DE MILHA DE CAPUZ
A instalação clássica do farol de longo alcance (mais conhecido como farol de milha) no Fusca é feita, normalmente, nos suportes dos pára-choques ou sobre
DIA MUNDIAL DO FUSCA CURITIBA 2011
Organizado pelo Rebuli, com o apoio da Concessionária Copava, aconteceu hoje em Curitiba a comemoração do Dia Mundial do Fusca, no Centro Cívico. Algumas fotos
ÁGUAS DE LINDÓIA 2011
Algumas fotos do maior encontro de automóveis antigos da América Latina. Obviamente, sob o enfoque dos VWs a ar, peças e acessórios de época.
PENTEADEIRA DE PUTA!
1963. Dezembro. Tempo de dar um presente para o fusca. Ou vários. Se exagerar, o povo não perdoa: vira penteadeira de puta! Enfeitados tal e
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
MACACO INFLÁVEL ANSER
Anúncio da Anser. Anser foi uma empresa nacional localizada na Av. Duque de Caxias, 179, São Paulo (SP), fabricante, na segunda metade da década de
1966
Anúncio da VW de março de 1966. Ano após ano, a Volkswagen do Brasil batia recordes de produção nas décadas de 60. Não podia ser
KOMBI: CHAVE DA PORTINHOLA COM SEGREDO
Chave da portinhola original. Na Kombi, para acessar o bocal de tanque de combustível, era necessário abrir uma portinhola por meio de uma chave “universal”,
KACO
Luz de emergência da Kaco: providencial em lugares escuros. Kaco é uma empresa alemã fabricante de juntas para motores, retentores e demais vedações para a
BOTÃO DE ACIONAMENTO DO AR QUENTE
Roseta do ar quente. O acionamento do ar quente do Fusca é feito por meio de um botão conectado a um cabo metálico que,
NEW OLD STOCK (NOS)
NOS são as iniciais da expressão inglesa “New Old Stock”, que significa peça nova de estoque antigo. É uma peça fabricada em data longínqua, porém,
PUNTA-TACO
Punta-taco. Punta-taco é uma técnica de direção utilizada para otimizar o contorno de curvas, muito comum em corridas de automóveis, no qual o piloto aciona
VERMELHO SPORT L5055
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1993 e 1996. Código Universal: L5055. Código de plaqueta: 013. Fusca Itamar na cor vermelho Sport. Etiqueta
VERMELHO DAKAR
Cor metálica utilizada pela VW do Brasil em 1996 no Fusca Série Ouro. Código L-5070. Fusca 1996 Série Ouro na cor vermelho Dakar. Etiqueta
1º ENCONTRO NACIONAL DE VW CLÁSSICOS 2019
Aconteceu entre os dias 23 a 25 de agosto de 2019, o primeiro Encontro Nacional de VW Clássicos na cidade de Águas de Lindoia, interior
JOKON: ACESSÓRIO ALEMÃO PARA A KOMBI
Assim como o Fusca, a Kombi também saia de fábrica com as famosas “bananinhas”, apelido dado aqui no Brasil aos sinalizadores de direção instalados na
LIMPADOR DA VARETA DE ÓLEO
“Tudo anda bem com Bardahl”. A empresa Bardahl, fundada em 1939 nos EUA pelo imigrante norueguês Ole Bardahl, é conhecida fabricante de aditivos e lubricantes
POSIÇÃO CORRETA DO VOLANTE ASA DE MORCEGO
Volante asa de morcego. O volante que equipou o Fusca entre meados de 1949 até o inicio de agosto de 1955 (chassi nº 1-929.745)
CORES 1954-1955
Cores usadas pela VW da Alemanha nos Fuscas fabricados entre janeiro de 1954 a fevereiro de 1955.
SUPORTE DO CARBURADOR 1100/1200
Suporte do carburador. A partir de 1949 a VW introduziu um suporte na base do carburador para dar mais estabilidade ao conjunto de alimentação
MADE IN GERMANY
1949: lançamento da versão Luxo. Em junho de 1949, com o lançamento da versão Luxo do Fusca, a VW começou a implementar seu ambicioso
DEFLETOR DO QUEBRA-VENTO
O defletor de ar instalado no quebra-vento é um acessório de época utilizado para redirecionar o vento que entra no interior da cabine em direção
LINHA VW 1971
Em agosto de 1970 a VW do Brasil lança os modelos 1971. Acima, propaganda de época mostrando o Fusca 1500, o Karmann-Ghia TC e o
WAP
Lanternas WAP com luz de ré: um raro acessório de época. WAP é uma empresa brasileira fabricante de lanternas e demais guarnições plásticas e de
MODELINHO
Modelinho é a denominação popular dada ao Fusca fabricado entre outubro a dezembro de 1966, já com a carroceria de algumas características do modelo 1967.
FRISOS NOS VIDROS
Até 1950 o Fusca saía de fábrica SEM os frisos nos vidros, ou melhor, nas borrachas dos vidros. Assim, um Fusca 1950 não tinha friso
RÁDIO INDERG
A empresa nacional Inderg Indústria Eletrônica Ltda, então sediada à Rua Princesa Isabel, 86, São Paulo (SP), fabricou, na década de 1960 e 1970, rádios
BRUNO TRESS
Filho do comerciante alemão Emil Tress e de Guilhermina Tress, Bruno Tress nasceu em Osrterode, na Prússia Oriental. Deflagrada a Primeira Guerra Mundial, foi
FERRAMENTA ESPECIAL
A retirada das chaves do limpador de pára-brisa e de acionamento dos faróis do painel do Fusca exigem uma ferramenta especial, que facilita o trabalho
VOLKSFEST 2019
“Parabéns aos organizadores! Que evento de alto nível!” “Tenho ido em todos os eventos que posso. Tanto aqui no Brasil quanto na Espanha.,
MARROM AVELÃ METÁLICO L6019
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1980 e 1981, nos veículos Brasília, Variant II e Passat. Código da plaqueta: 088. Código Universal: L 6019.
CANELA SECA
Fusca 1500. Canela Seca é o nome popular dado ao Fusca 1300 fabricado entre agosto de 1970 a outubro de 1974, com a bitola
RÁDIO JANDAL
Fusca 1500 com rádio Jandal. Os rádios feitos pela Jandal Eletrônica Ltda, eram um dos mais bonitos já feitos na década de 1960 e 1970.
BANCOS RECLINÁVEIS
Dentre os diversos sistemas de reclinamento de bancos disponíveis na década de 50 a 80, destacamos, inicialmente, o modelo feito pela Borbacar Indústria e Comércio
RELÓGIO VDO PARA FUSCA
Relógio VDO para Fusca Oval. Um dos acessórios mais desejados para equipar o Fusca Oval era (e ainda é!) o relógio de horas feito
1969: A NOVIDADE DO ESPELHO RETROVISOR EXTERNO
Fusca: sem espelho retrovisor externo. Como os leitores deste blog já sabem, o Fusca até 1968 vinha de fábrica sem o espelho retrovisor externo.
SUPORTE DA BUZINA
Fusca: buzina aparente nos modelos mais antigos. Até o lançamento da versão Luxo do Fusca, ocorrido em junho de 1949, o besouro utilizava a buzina
ZÜNDFOLGE
Motor refrigerado a ar. “Zündfolge” é uma palavra alemã que, literalmente, significa “acendimento”. Encontra-se inscrita na base de sustentação do dínamo do motor do