Garanta sua assinatura agora
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
PNEUS
Os primeiros fuscas usavam pneus aro 16 (mais finos e mais altos, medida 5:00/16). O fusca com aro 16 perdurou até outubro de 1952. A
PAINEL ACOLCHOADO
Nos idos dos anos 60, acolchoar a parte superior do painel era uma opção para quem queria personalizar o seu fusca. Alguns chamam esse acessório de “bigode”
BERND REUTERS
Bernd Reuters (1901-1958) Os prospectos de venda criados pela Volkswagen nos anos 50 constituem-se em verdadeiras obras de arte. Quem já teve a oportunidade de
DESEMBAÇADOR
1954. Desembaçador do tipo bastão instalado em um fusca oval. Como se sabe, a circulação de ar do fusca sempre foi um problema, pelo fato do
VOLKS ENFEITADO
Assim começa o título das poucas reportagens da Revista Quatro Rodas tratando de acessórios para o Fusca. É datada de setembro de 1964. O chamamento
ACESSÓRIOS OFICIAIS VW-BRASIL
Mais raro que os próprios acessórios é encontrar no Brasil algum catálogo de época com os acessórios disponíveis para o Fusca. Tão comum lá fora,
PROTETOR GRELHA
Esse também é de 1950. Era um protetor colocado na grelha do compartimento do motor do fusca. Tinha por função proteger a grelha da neve
HEBMÜLLER – CAPAS DE PROTEÇÃO
Esse acessório é antigo. De 1950. Para o mais raro dos Volkswagens: um Hebmüller. Capas de proteção do volante, laterais de porta, bancos dianteiros e capota.
FLAGPOLE, BALIZA
Baliza: acessório útil. Acessório muito comum nos EUA e Alemanha, a baliza tinha por finalidade precípua auxiliar nas manobras em lugares estreitos, principalmente próximo a
KARMANN GHIA
Acessórios para Karmann-Ghia são raros. Aí vai um. Um quebra-vento de acrílico feitos por Plásticos London, de São Paulo, Já que muitos sentiam falta do quebra vento
ASSOALHO
Originalidade. Acima, diferenças entre o assoalho usado no Fusca até 1955 (assoalho à direita) e do modelo 1956 em diante (assoalho à esquerda). A grande
CONSOLES
Anúncio de dezembro de 1968. A Fábrica de Maçanetas Universal, além de fabricar as maçanetas internas e externas para o fusca, desenvolveu um console que era
VARIG
Interessante (e rara) a foto abaixo, scanneada da revista alemã Gute Fahrt de dezembro de 1958. Os alemães estavam admirados que, no Brasil, com meios
FÓRMULA VEE
Em 1970 a Volkswagen lançou uma linha de acessórios exclusiva, que denominou de Fórmula Vee, inspirada nos carros de competição de mesmo nome. A Fórmula Vee existia
EVOLUÇÃO DO PAINEL 1950-1969
Da série originalidade do fusca alemão. A evolução do painel de 1950 a 1961. Até setembro de 1952: De outubro de 1952 até dezembro de
QUANDO UMA BORRACHA É UM ACESSÓRIO
Tampões originais da dobradiça de porta. Não há lugar algum do Fusca que não tenha se criado um acessório. As borrachas (acessórios) que deste tópico
HAZET
Estande da Hazet nos anos 50. A empresa HAZET, sediada na Alemanha, foi fundada em 1868 por Hermann Zerver. HAZET é uma composição da pronúncia,
LUZ DE RÉ
Um dos acessórios mais úteis para o fusca. O fusca, em boa parte de sua produção, não vinha com luz de ré. Era um acessório muito
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
EVOLUÇÃO DA PLAQUETA DE IDENTIFICAÇÃO – 1950-1959
1950-1952. 1950-1952 (até outubro) Volkswagenwerk G.m.b.H
1967
Comercial do lançamento do Fusca 1967, cuja grande novidade era o novo motor de 1300 cc e 46 hp.
EUREKA
Antiga foto da empresa gaúcha João Hoppe Comercial S/A O Grupo empresarial JOÃO HOPPE, do Rio Grande do Sul, era constituído de duas empresas: a
CONTA-GIROS AERO-TACH
Anúncio do acessório na década de 1960. O sonho de todo motorista é ter um painel completo em seu veículo, cheio de relógios para
VW TL – ACESSÓRIOS
TL 1970. O VW TL foi lançado no Brasil em 3 de agosto de 1970. Com carroceria do tipo “fastback”, sua construção foi inspirada no
QUEBRA JOELHO
Porta-treco: acessório de grande utilidade. Um dos acessórios mais icônicos do Fusca é o porta-treco instalado embaixo do painel, também chamado de porta-pacotes ou
CARBURADOR 28 PCI
Carburador 28 PCI utilizado nos Fuscas até 1966. Como já dissemos em “post” de outrora, o carburador 28 PCI foi fabricado pela Solex (e,
CINZEIRO NA ALAVANCA DE CÂMBIO
Na década de 1950 era comum os proprietários fumantes agregarem cinzeiros adicionais ao Fusca, de modo a facilitar o descarte das cinzas e das xepas
APRILIA
A Aprilia foi uma empresa brasileira que, na década de 1960, fabricou componentes elétricos e alguns acessórios para a linha automotiva, tais como faróis, buzinas,
POMERODE É UMA FESTA!
No último fim de semana ocorreu o festejadíssimo 12º Volksfriends, encontro de Fuscas e derivados, ocorrido no Parque de Eventos da cidade de Pomerode
TABELA DE NUMERAÇÃO DE CAIXAS DE CÂMBIO
Caixa de câmbio. Todas as caixas de câmbio utilizadas pelo Fusca e derivados continham uma numeração própria, iniciada por uma letra do alfabeto. Essa
UM “HELP” PARA O FUSCA!
Na década de 1960, tempo em que o Fusca era Rei, diversas eram as opções de kits de emergência no mercado feitos especialmente para o
MANGUEIRA TRASEIRA DO AR QUENTE
Até 1961, as mangueiras traseiras do ar quente do Fusca eram metálicas. Instaladas entre a mufla e a carroceria, tinham a função de conduzir o
ESPELHO RETROVISOR INTERNO – 1958/59 VERSUS 1960
Espelho retrovisor interno do período 1958/1959. Com o lançamento do modelo 1958, ocorrido em 1º de agosto de 1957, o Fusca foi presenteado com
BANCO RECLINÁVEL – HÜLS
Hüls: marca alemã de sistema de reclinamento de bancos. A empresa Fa. Adolf Hüls, localizada na cidade de Kamen, estado de Renânia do Norte-Vestfália, na
EVOLUÇÃO DO DESCANSA-BRAÇO
Porta esquerda SEM descansa-braço (1950-1977). O descansa-braço, também chamado de apoio de braço, ou ainda, de puxador da porta, era um equipamento fixado na forração interna
QUEM AMA O FEIO BONITO LHE PARECE
VW Country Buggy: utilitário feito na Austrália. O Country Buggy foi um veículo produzido pela VW da Austrália (VW Australasia) entre 1967 e 1968,
RÁDIO YAMAGUSHI
Rádio Yamgushi instalado em um Fusca 1968. Extinta empresa paulistana fabricante de rádios automotivos. Rádio Yamagushi em ação!
VW ILTIS
VW Iltis (Tipo 183). O VW Iltis foi um veículo militar utilizado pelas forças militares da Alemanha, Canadá e Bélgica, com tração nas 4
FASCINAÇÃO
Sempre chamou-me a atenção o fascínio que o Fusca exerce sobre as crianças. Elas não tem a mínima ideia do que é um Mustang,
SUSPENSÃO POR EMBUCHAMENTO E PIVÔ.
Suspensão dianteira: montagem na fábrica. A suspensão dianteira do Fusca, composta de barras de torção transversais, feitas de aço laminado, dispostas dentro de dois
HERMES MACEDO
Lojas HM em São Bento do Sul (SC). A Hermes Macedo foi uma loja de departamentos fundada em Curitiba (PR) em 1932 pelos irmãos Astrogildo
LANTERNA PRA TODA OBRA!
Kombi 1976. Em outubro de 1975 a VW do Brasil lançava a nova Kombi modelo 1976, conhecida como “Clipper”, com diversas modificações em relação ao
POLAINAS PARA BRASÍLIA E VARIANT II
VW Variant II. A partir do lançamento da Variant II, ocorrido em novembro de 1977, a perua da VW passou a vir de fábrica
SAND L90
Sand. Cor utilizada pela VW alemã entre abril de 1951 a março de 1953. Código L90. Fusca 1952 na cor Sand. É uma tonalidade
AZURE BLUE L36
Azure Blue. Cor utilizada pela VW alemã de abril de 1951 a março de 1953. Código L36. Fusca 1953 Zwitter, na cor Azure Blue.
PASTEL GREEN – L11
Fusca na cor pastel green. Cor utilizada pela VW alemã entre julho de 1948 a janeiro de 1954. Código L11. Fusca Luxo 1950 na cor
CORAL RED L351
“Coral Red” ou vermelho coral. Cor utilizada pela VW alemã de abril de 1956, chassi nº 1.173.573 a julho de 1958, chassi nº 2.060.331. Código L351.
VERDE AGAVE L240
Cor utilizada pela VW da Alemanha entre abril de 1956 a julho de 1958. No Brasil, a cor foi utilizada em 1959 nas carrocerias do
VERMELHO RUBI L456
Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1958 a julho de 1964. Nos EUA a cor é chamada de “Ruby Red“. No Brasil,
VERDE MANGO L346
Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1959 e julho de 1960. No Brasil foi utilizada pela VW em 1960. Código L346. Fusca
VERDE JADE L349
Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1959 a julho de 1960. No Brasil foi usada pela VW entre 1959 e 1960. Código
AZUL GLACIAL L363
Cor utilizada pela VW alemã entre agosto de 1959 e julho de 1960. Na Alemanha essa cor é chamada de “Arktis“; nos EUA de “Arctic
GLACIER BLUE – L334
Cor metálica utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1957 a julho de 1958. Na Alemanha é chamada de Firn Blau e nos EUA de