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Postagens exclusivas Opasgarage:
DOBRADIÇA DO CAPÔ DIANTEIRO
Dobradiça do capô dianteiro. A dobradiça, braço ou suporte do capô dianteiro é um conjunto de duas peças metálicas que sustentam o a tampa do
EDELWEISS, A FLOR DOS ALPES ENFEITANDO O FUSCA
Edelweiss: flor do amor que só é encontrada nos alpes europeus. Edelweiss é o nome de uma flor que floresce apenas nos alpes europeus, principalmente
CAPRI BLUE – L335
Fusca na cor Capri blue. Cor utilizada pela Volkswagen entre agosto de 1957 a julho de 1959. Código L335.
CARROS BRASILEIROS NOS RECENTES ENCONTROS DE VW NA EUROPA
Karmann-Ghia TC. Todos nós sabemos que os Volkswagens fabricados no Brasil estão cada vez mais na mira dos europeus. De fato, a maioria
HESSISCH OLDENDORF – 8º ENCONTRO INTERNACIONAL DE VOLKSWAGENS ANTIGOS
8º Encontro Internacional de Fuscas e derivados. A pequena cidade de Hessisch Oldendorf, localizada na Alemanha no distrito de Hamelin-Pyrmont, no estado de Baixa Saxônia,
AUTO ESTOJO ZELAX
Auto Estojo Zelax. Na década de 1960, a empresa paulistana Zelax Automobilística Ltda, aproveitando o estrondoso sucesso de vendas dos veículos Volkswagen, lançou
EVOLUÇÃO DO ESPELHO RETROVISOR INTERNO DO FUSCA
O espelho retrovisor interno do Fusca tem a óbvia finalidade de aumentar o campo de visão do motorista, sem a necessidade de virar para trás,
VARIANT PATRULHEIRO
Variant Patrulheiro 1971. Em agosto de 1970, com o lançamento da linha 1971, a Volkswagen do Brasil lançou a Variant Patrulheiro, destinada a múltiplas
EVOLUÇÃO DAS PORTAS DO FUSCA
Portas vincadas de Fusca. Ao longo de sua trajetória, as portas do Fusca sofreram inúmeras alterações que ora passamos a abordar. As modificações dizem respeito
1981: 20.000.000 DE FUSCAS PRODUZIDOS
20.000.000º Fusca produzido no mundo. No dia 15 de maio de 1981 a Volkswagen comemorou a produção do 20.000.000º Fusca. A unidade de número 20.000.000 foi produzida
ESPELHO RETROVISOR EXTERNO – METALÚRGICA CARTO
Espelho retrovisor externo: acessório original VW. Como os leitores deste blog sabem, até 1968 o Fusca saia de fábrica sem o espelho retrovisor
FUSCA 1300 GL
Fusca 1300 GL na cor azul laguna. O Fusca 1300 GL foi uma edição especial e exclusiva lançada pela VW do Brasil em novembro de
PROTETOR DA FORRAÇÃO FRONTAL DA KOMBI
Protetor dos óculos. O revestimento do painel dianteiro da Kombi, também conhecido por óculos, por estar muito próximo dos pés dos ocupantes, está mais sujeito
EVOLUÇÃO DO PAPELÃO DO PORTA-MALAS
Papelão utilizado de 1950 a 1º de outubro de 1952. O revestimento da mala dianteira do Fusca, conhecido popularmente como papelão do porta-malas,
BURETA DE CONSUMO
Bureta para medição do consumo de combustível. Na década de 1950 e 1960, quando um cliente chegava em uma concessionária VW reclamando do consumo excessivo
ZÉ DO CAIXÃO
VW 1600: vulgo Zé do Caixão. Zé do Caixão é a designação popular dada ao veículo VW-1600 ou Sedan 4 portas (tipo 103) fabricado pela
CURITIBA VOLKSFEST 2022
Curitiba Volksfest 2022. Regado a muito chopp, boa comida e rock and roll, aconteceu entre os dias 30 de abril a 1º de maio de
A REPERCUSSÃO DA VENDA DO FUSCA 1952 EM ÁGUAS DE LINDÓIA
Fusca 1952 vendido em Águas de Lindoia. Entre os dias 21 a 24 de abril de 2022 ocorreu o 7º Encontro Brasileiro de Automóveis Antigos
KOMBI TETO ALTO
O teto alto para a Kombi foi um equipamento fabricado pela Karmann-Ghia do Brasil na década de 1980, visando aumentar sua área útil em aproximadamente
EVOLUÇÃO DA BOMBA DE GASOLINA
Bomba de gasolina do Fusca. A bomba de gasolina é um componente de acionamento mecânico utilizado nos motores refrigerados a ar para bombear o combustível
LORENZ
Rádio Lorenz. Lorenz é uma marca alemã de rádios automotivos que equiparam os Fuscas Split e Porsche no início da década de 1950 e 1960
DEFLETOR DE CHUVA
Defletor de chuva no quebra-vento. Nos idos da década de 1950 e 1960, foi desenvolvido na Alemanha um acessório bastante útil em dias de
BOTÃO DE IGNIÇÃO (1950-1953)
Fusca 1950: ignição acionada por um botão no painel. Para quem não sabe, a ignição do motor do Fusca, nos seus primeiros anos de
CHAPA DE REFORÇO DO CAPÔ DIANTEIRO
Capô dianteiro do Fusca. O capô dianteiro passou para uma série de modificações ao longo da trajetória do Fusca, muitas das quais já foram abordadas
KITÃO VICSA. A SALVAÇÃO DOS FRACOS E OPRIMIDOS
Vicsa equipando e patrocinando os Fuscas da Divisão 3 em foto de 1973. A Ferropeças Villares S/A, com sede em São Bernardo do Campo (SP),
RELÓGIO DE HORAS NA HASTE DO ESPELHO RETROVISOR INTERNO
Relógio de horas VDO. Na década de 1950 a empresa alemã VDO desenvolveu um relógio de horas para ser usado no Fusca, instalado
EVOLUÇÃO DOS CILINDROS DE FREIOS (1950-1966)
Montando o prato de freio do Fusca na fábrica da VW na Alemanha. O sistema de freio tem a função de desacelerar e parar completamente
O ÚLTIMO DA ESPÉCIE
Fusca Standard. A “lanterninha” é a mais longeva das lanternas traseiras que equiparam o Fusca. Foi utilizada por mais de 20 (vinte) anos, entre
BEGE PALHA – L7026
Fusca 1982 Standard na cor bege palha. A cor bege palha foi utilizada pela Volkswagen do Brasil entre 1981 e 1984, código L7026. Código
OURO METÁLICO – LK1263
VW TL 1970. A cor ouro metálico foi introduzida pela Volkswagen do Brasil em agosto de 1970, juntamente com o lançamento de seu
BEGE TRIGO – L7025
Fusca 1982 1300-L na cor bege trigo. A cor bege trigo foi utilizada pela Volkswagen do Brasil entre 1981 a 1983. Código L7025, código
AZUL LAGUNA – L3040
Fusca 1982 na cor azul Laguna. A cor azul Laguna foi utilizada pela Volkswagen do Brasil entre 1982 e 1983, código L3040. Código de plaqueta:
SNOW TRACK
Snow Track: equipado como motor refrigerado a ar da VW. O veículo Snow Track foi desenvolvido em 1954 pela empresa sueca de equipamentos agrícolas denominada AB
ADAC
ADAC: maior clube de automóveis da Europa. ADAC é o maior clube de automobilismo da Alemanha, com atuação em toda a Europa e cerca de
PAINEL COCKPIT VDO
Painel Cockpit da VDO. Em 1982 o Fusca passou a ser equipado de fábrica com o “painel quadrado”, ou seja, os instrumentos de
EM TEMPOS DE GUERRA, UM VEÍCULO DISFARÇADO DE TANQUE: KÜBELWAGEN TIPO 823
Kübelwagen tipo 823: um tanque disfarçado. Todos sabem que Ferdinand Porsche, a pedido de Adolf Hitler, foi o responsável pela criação do KDF-Wagen, que viria
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BANCO INTEIRIÇO
Anúncio de janeiro de 1967. Ainda sob a influência dos veículos fabricados até 1950, principalmente os sedans, cuja maioria saia de fábrica com o
KOMBI 1966
Kombi 1966. Cores Disponíveis para linha Kombi de 1966: Nome da Cor Código da Cor Versão Azul Atlântico L360 Kombi Luxo Azul Pastel
WALITA
Walita Auto-Peças S/A. A Wapsa, empresa nacional de equipamentos elétricos para a linha automotiva, nasceu Walita. Fábrica da Walita Auto-Peças S/A, em Santo Amaro,
VERDE ESMERALDA – L514
Cor utilizada pela VW do Brasil exclusivamente para o Karmann-Ghia entre 1964 a 1966. Código L514.
BEGE AREIA – L572
Cor utilizada pela VW do Brasil a partir da segunda quinzena de janeiro de 1964 para o Fusca e Kombi Luxo. A mesma cor foi
SÉRIE ESPECIAL VERDE CRISTALINO
No segundo semestre de 1984, já como modelo 1985, A VW do Brasil lançou no mercado um Fusca Série Especial, com produção aproximada de 2.800
BUCHA DO VARÃO DO CÂMBIO
A haste de ligação entre a alavanca e a caixa de câmbio é chamada popularmente de varão. Curiosamente, até o ano de 1959, o varão
1952
Fusca 1952. Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1952.
CARBURADORES SOLEX/BROSOL
Anúncio da DVG/Solex de 1952. Até consolidação do sistema eletrônico de injeção de combustível, o carburador foi elemento essencial da tecnologia do motor, responsável por
CHAPA PROTETORA DO MOTOR – COMPARATIVO 1200 x 1300
Acima, diferença entre a chapa protetora traseira dos motores 1200 e 1300. A chapa original dos motores 1200 tinha dois vincos paralelos. A lata
PLATINA METÁLICO L1225
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1972 e 1973 nos modelos SP1, SP2, TL 2 e 4 portas. e Variant. Código L1225. TL
RADIO BECKER
Rádio Becker Monza. A Becker Radio, empresa alemã fundada em 1945 por Max Egon Becker (1918-1993), foi, por muitos anos, a fornecedora oficial de rádios
TRINCO DO QUEBRA-VENTO
Diferenças entre o trinco do quebra-vento do Fusca entre outubro de 1952 a agosto de 1955 e o trinco utilizado a partir do modelo 1956
TEXAS BROWN – L271
Fusca na cor Texas Brown. Cor utilizada pela VW alemã entre janeiro de 1954 a fevereiro de 1955. Código L271. Fusca 1955 na cor Texas
ENFEITANDO A VELHA SENHORA
Na década de 1950 o mercado já ofertava para o Fusca uma gama generosa de acessórios. Para a Kombi contudo, veículo destinado precipuamente ao trabalho,
SAIA DIANTEIRA: 4T E 3T
Atendendo a pedidos, vamos tratar rapidamente acerca das mudanças ocorridas no “lay-out” da saia dianteira do Fusca, apenas na parte totalmente coberta pelo capô. É
O ACESSÓRIO DO ACESSÓRIO. FADER
“Fader” da Blaupunkt em catálogo alemão. O “Fader” é um dispositivo para variar ou alternar o volume do som dentre dois ou mais alto-falantes
L 19 ATLANTIC GREEN
Cor utilizada pela VW alemã entre março de 1953 a dezembro de 1953. Código L 19. Em inglês é Atlantic Green. Em alemão Atlantikgrün. Verde
L 227 STRATO SILVER
Fusca na cor strato silver metálica. Cor metálica utilizada pela VW alemã de 01.01.1954 a 31.03.1956. Código L227. Em alemão é chamada de Stratosilber.
L 331 HORIZON BLUE
Horizon blue. Cor utilizada pela Volkswagen alemã entre abril de 1956, chassi nº 1.173.573 a julho de 1957, chassi nº 1.600.439. Código L-331. Horizontblau, em alemão.
SUPORTE/PRESILHA DOS CABOS DE VELA
Até abril de 1959 o Fusca utilizou um suporte metálico que conduzia os cabos de vela do distribuidor aos cabeçotes. Esse equipamento foi utilizado até
BAD CAMBERG
Bad Camberg é uma cidadezinha de quinze mil habitantes localizada na Alemanha, distante 44 km de Frankfurt, onde ocorre, a cada quatro anos, um encontro
PROTETOR DE NEVE PARA MAÇANETA EXTERNA
Na década de 1950, em razão do rigoroso inverno europeu, e da considerável quantidade de carros que ficam estacionados na rua, surgiu um pequeno e
REDINHAS SUSPENSAS
Porta-treco em formato de rede em um Fusca split. Para otimizar o espaço do Fusca, principalmente para a acomodação de pequenos objetos, o mercado
SUPORTE DE ABERTURA DA TAMPA DO MOTOR
Suporte de abertura da tampa do motor do Fusca. Na década de 1960, a empresa paulistana METALÚRGICA EMA lançou no mercado um espaçador para
JET AIR
Ventilador Jet Air instalado em Fusca 1500 1973. Sabidamente o sistema de ventilação interna do Fusca sempre foi deficiente. A abertura do quebra-vento é
LOVE BUG OU O VERDADEIRO FUSCA DO AMOR
“Love Bug”, em literal tradução, significa “Fusca do Amor”. The Love Bug (1968). No Brasil, “Se Meu Fusca Falasse“. “The Love Bug” foi o nome do icônico
PROTETOR INTERNO DO PÁRA-LAMA
Na década de 1970 e 1980 era comum instalar-se no Fusca um protetor interno dos pára-lamas visando proteger a pintura interna de areia, pedriscos, pedras
LARANJA BITTERSWEET
Cor introduzida pela VW do Brasil em janeiro de 1971, código L-1253, utilizada nos Fuscas 1300 e 1500 apenas nesse ano. Fusca 1500, ano 1971.
NARIZINHO: DIFERENÇAS
Muitos confundem o nariz de placa utilizado no Fusca a partir do modelo Zwitter com o introduzido a partir do modelo 1958. Apesar de aparentemente
FORRAÇÃO LATERAL 1958 E 1959
Fusca 1959. A partir do lançamento do modelo 1958, ocorrido em agosto de 1957, o Fusca passou a ter novo padrão de forrações laterais, agora
CADEIRA INFANTIL
Cadeira infantil. Antigamente, não havia maiores preocupações quanto à preservação da integridade física dos passageiros do veículo, principalmente as crianças. Lembremos que o cinto de
MARROM ESCURO
Cor utilizada pela VW do Brasil exclusivamente em 1972 para Fusca 1300 e 1500. Código universal desconhecido. Tintas Wanda o código é Wandalac 00031/Wandacar 00031.
MOTOR 1100 x 1200
Motor 1100. Via de regra, percebe-se muitas dúvidas, inclusive entre os próprios fusqueiros, sobre até quando foi utilizado o motor 1100 do Fusca.
COMO FIXAR UM FAROL AUXILIAR?
Farol auxiliar instalado em um Fusca 1960. Tão importante quanto conseguir um belo par de farol auxiliar antigo para equipar seu Fusca, é instalá-lo da maneira