Garanta sua assinatura agora

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

KOMBI 1966

KOMBI 1966

  Kombi 1966.    Cores Disponíveis para linha Kombi de 1966: Nome da Cor Código da Cor Versão Azul Atlântico L360 Kombi Luxo Azul Pastel

Leia mais »
BOSCH

WALITA

Walita Auto-Peças S/A. A Wapsa, empresa nacional de equipamentos elétricos para a linha automotiva, nasceu Walita.   Fábrica da Walita Auto-Peças S/A, em Santo Amaro,

Leia mais »
BEGE FUSCAS NACIONAIS

BEGE AREIA – L572

Cor utilizada pela VW do Brasil  a partir da segunda quinzena de janeiro de 1964 para o Fusca e Kombi Luxo. A mesma cor foi

Leia mais »
BUCHA DO VARÃO DO CÂMBIO

BUCHA DO VARÃO DO CÂMBIO

A haste de ligação entre a alavanca e a caixa de câmbio é chamada popularmente de varão. Curiosamente, até o ano de 1959, o varão

Leia mais »
FUSCA 1952

1952

Fusca 1952.   Tabela  com   os   números  de  chassi, motor,  caixa de câmbio,  quadro  da suspensão dianteira e carroceria  dos Fuscas fabricados em 1952.

Leia mais »
BROSOL

CARBURADORES SOLEX/BROSOL

Anúncio da DVG/Solex de 1952. Até consolidação do sistema eletrônico de injeção de combustível, o carburador foi elemento essencial da tecnologia do motor, responsável por

Leia mais »
BECKER

RADIO BECKER

Rádio Becker Monza. A Becker Radio, empresa alemã fundada em 1945 por Max Egon Becker (1918-1993), foi, por muitos anos, a fornecedora oficial de rádios

Leia mais »
FUSCA 1955 x 1956 - DIFERENÇAS

TRINCO DO QUEBRA-VENTO

Diferenças entre o trinco do quebra-vento do Fusca entre outubro de 1952 a agosto de 1955 e o trinco utilizado a partir do modelo 1956

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

TEXAS BROWN – L271

Fusca na cor Texas Brown. Cor utilizada pela VW alemã entre janeiro de 1954 a fevereiro de 1955. Código L271. Fusca 1955 na cor Texas

Leia mais »
ARO DE BUZINA DA KOMBI

ENFEITANDO A VELHA SENHORA

Na década de 1950 o mercado já ofertava para o Fusca uma gama generosa de acessórios. Para a Kombi contudo, veículo destinado precipuamente ao trabalho,

Leia mais »
FUSCA 1964

SAIA DIANTEIRA: 4T E 3T

Atendendo a pedidos, vamos tratar rapidamente acerca das mudanças ocorridas no “lay-out” da saia dianteira do Fusca, apenas na parte totalmente coberta pelo capô. É

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

L 19 ATLANTIC GREEN

Cor utilizada pela VW alemã entre março de 1953 a dezembro de 1953. Código L 19. Em inglês é Atlantic Green. Em alemão Atlantikgrün. Verde

Leia mais »
AZUL FUSCAS ALEMÃES

L 227 STRATO SILVER

Fusca na cor strato silver metálica. Cor metálica utilizada pela VW alemã de 01.01.1954 a 31.03.1956. Código L227. Em alemão é chamada de Stratosilber.  

Leia mais »
AZUL FUSCAS ALEMÃES

L 331 HORIZON BLUE

Horizon blue. Cor utilizada pela Volkswagen alemã entre abril de 1956, chassi nº 1.173.573 a julho de 1957, chassi nº 1.600.439. Código L-331. Horizontblau,  em alemão.

Leia mais »
BAD CAMBERG

BAD CAMBERG

Bad Camberg é uma cidadezinha de quinze mil habitantes localizada na Alemanha, distante 44 km de Frankfurt, onde ocorre, a cada quatro anos, um encontro

Leia mais »
COMFORT

REDINHAS SUSPENSAS

Porta-treco em formato de rede em um Fusca split.   Para otimizar o espaço do Fusca, principalmente para a acomodação de pequenos objetos, o mercado

Leia mais »
INVICTUS

JET AIR

Ventilador Jet Air instalado em Fusca 1500 1973.   Sabidamente o sistema de ventilação interna do Fusca sempre foi deficiente. A abertura do quebra-vento é

Leia mais »
PROTETOR INTERNO DO PÁRA-LAMA

PROTETOR INTERNO DO PÁRA-LAMA

Na década de 1970 e 1980 era comum instalar-se no Fusca um protetor interno dos pára-lamas visando proteger a pintura interna de areia, pedriscos, pedras

Leia mais »
CORES

LARANJA BITTERSWEET

Cor introduzida pela VW do Brasil em janeiro de 1971, código L-1253, utilizada nos Fuscas 1300 e 1500 apenas nesse ano. Fusca 1500, ano 1971.

Leia mais »
NARIZ DE PLACA

NARIZINHO: DIFERENÇAS

Muitos confundem o nariz de placa utilizado no Fusca a partir do modelo Zwitter com o introduzido a partir do modelo 1958. Apesar de aparentemente

Leia mais »
FORRAÇÃO LATERAL 1958-1959

FORRAÇÃO LATERAL 1958 E 1959

Fusca 1959. A partir do lançamento do modelo 1958, ocorrido em agosto de 1957, o Fusca passou a ter novo padrão de forrações laterais, agora

Leia mais »
CADEIRA INFANTIL

CADEIRA INFANTIL

Cadeira infantil. Antigamente, não havia maiores preocupações quanto à preservação da integridade física dos passageiros do veículo, principalmente as crianças. Lembremos que o cinto de

Leia mais »
CORES

MARROM ESCURO

Cor utilizada pela VW do Brasil exclusivamente em 1972 para Fusca 1300 e 1500. Código universal desconhecido. Tintas Wanda o código é Wandalac 00031/Wandacar 00031.

Leia mais »
1100 X 1200

MOTOR 1100 x 1200

Motor 1100.   Via de regra, percebe-se muitas dúvidas, inclusive entre os próprios fusqueiros, sobre até quando foi utilizado o motor 1100 do Fusca.  

Leia mais »
APRILIA

COMO FIXAR UM FAROL AUXILIAR?

Farol auxiliar instalado em um Fusca 1960. Tão importante quanto conseguir um belo par de farol auxiliar antigo para equipar seu Fusca, é instalá-lo da maneira

Leia mais »

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

KOMBI ACESSÓRIOS

TARTARUGA DE KOMBI

Não! Aviso logo que não se trata de um acessório para deixar a Kombi mais vagarosa ou, ainda, para troçar com sua natural lerdeza. Bojo

Leia mais »
FUSCA 1951

RÁDIO TELEFUNKEN IA-51V

Rádio Telefunken modelo IA-51V.   Rádios para os Fuscas split (1950-1952) sempre merecem um tópico à parte. São raros e caros. Via de regra, rádios

Leia mais »
BAGAGITO

BAGAGITO

Chiqueirinho é a designação popular dada ao compartimento de bagagens do Fusca localizado atrás do banco traseiro. Chiqueiro é o local onde se criam porcos.

Leia mais »
EMPI

ESTABILIZADOR TRASEIRO

  O estabilizador é uma barra transversal que interliga dois lados da suspensão de um veículo com vistas a aumentar a resistência à inclinação da

Leia mais »
CABEÇOTE DA SUSPENSÃO DIANTEIRA

CABEÇOTE DA SUSPENSÃO

O cabeçote da suspensão dianteira do Fusca, também conhecido por “suporte do eixo dianteiro”, “cabeçote do chassi” ou, simplesmente “focinho de porco”, é parte integrante

Leia mais »
BRAKE LIGHT

SEMÁFORO

As cores do semáforo (ou sinaleiro, a depender da região) são universalmente compreensíveis e ditam as regras para uma convivência civilizada e segura no trânsito.

Leia mais »
BORRACHA DO CAPO DIANTEIRO

BORRACHA DO CAPÔ DIANTEIRO

A junta vedadora da tampa da mala, também chamada de borracha do capô dianteiro ou guarnição de vedação do porta-malas, acompanhou o Fusca desde sua concepção

Leia mais »
DOBRADIÇA DE PORTA

PARAFUSOS DA DOBRADIÇA DA PORTA

1950-Fev/1963. Entre as diversas modificações que foram sendo feitas no Fusca ao longo dos anos, destacamos, hoje, a evolução da dobradiça da porta. De 1950

Leia mais »
KOESA

PORTA-LUVAS DE KOMBI

Porta-objetos da Kombi. Diferentemente do Fusca, a Kombi fabricada até 1975 possui um generoso porta-treco embaixo do painel onde podiam ser acomodados toda sorte de pequenos

Leia mais »
CALHA DE CHUVA

CALHA DE VENTO E CHUVA

Calha de chuva e vento: maior conforto ao motorista e passageiros. A calha de chuva, acessório bastante comum desde a década de 1950,  tem a função de

Leia mais »
GRADE FRONTAL DE PROTEÇÃO PARA A KOMBI

GRADE DE PROTEÇÃO FRONTAL

Kombi protegida. É consabido que a Kombi, dado seu design peculiar, incute no motorista a sensação de que, numa colisão frontal, os danos físicos podem ser de

Leia mais »
FUSCA 1957

1957

  Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1957. O chassi nº

Leia mais »
MODELO

QUE TIPO É ESSE?

Fusca: tipo 1. Chama-se “Tipo” a designação numérica ou alfanumérica utilizada pela Volkswagen para identificar seus diversos modelos de veículos ou motores industriais. A utilização

Leia mais »
CAPA DE PAINEL

PAINEL DE JACARANDÁ

Jacarandá: madeira nobre. O Jacarandá, também conhecido como Jacarandá-da-bahia, é uma árvore nativa do Brasil e, atualmente, é apenas encontrada no seu estado natural no

Leia mais »
BAGAGEIRO ECKEL

ECKEL

Entre os diversos modelos da bagageiros de teto para o Fusca disponíveis nos anos de 1950 e 1960, destaca-se os fabricados pela empresa alemã HEINRICH

Leia mais »
COLARADI

RÁDIO COLARADI

 Anúncio de agosto de 1968. Os rádios COLARADI foram fabricados pela empresa paulistana Eletrônica Colaradi Ltda, localizada na Rua Francisco Dias Velho, 915, Brooklin, na altura do

Leia mais »
CAPAS COPACABANA

GATO STOP-SOM

Há mais afinidades entre o gato e o Fusca do que se possa imaginar. Para afastar a ação dos “gatunos” (ladrão, larápio), diversos dispositivos de

Leia mais »
1600-S

BIZZ-BIZZ-BIZZZUUUUMMM!

O Bizorrão em exibição em Águas de Lindóia em 2007. O Bizorrão ou Super Fuscão foi um besouro esportivo fabricado pela VW do Brasil entre

Leia mais »
HENRIQUE SCHENK

HS

 Anúncio de 1971. A empresa brasileira HS, sediada na cidade de São Paulo (SP), foi fabricante de regulador de voltagem, relês para buzina, dínamos, faróis

Leia mais »
BAGAGEIRO JIM-DANDY

BAGAGEIRO TRASEIRO

Uma das maneiras de aumentar a capacidade de carga do Fusca é instalar um bagageiro no teto do besouro. Mas e se o Fusca for

Leia mais »
MOLA ANTI-FURTO

MOLA ANTI-FURTO

Anúncio de maio de 1982. Mola anti-furto de combustível. A mola anti-furto foi um dispositivo bastante prático que tinha por função dificultar o furto de

Leia mais »
Uncategorized

OS 10 MANDAMENTOS DO FUSCA

1. Amarás o Fusca sobre todas as coisas. 2. Não se importarás com os comentários do vizinho. 3. Guardarás os domingos e encontros em sua

Leia mais »
CORTA-COMBUSTÍVEL

TRAVA DE GASOLINA

Anúncio de janeiro de 1971. No final da década de 1960 começaram a surgir no mercado as primeiras travas de combustível, equipamento de segurança que

Leia mais »
ARTEB

REBOQUE KARMANN-GHIA

 Os reboques feitos pela Karmann-Ghia do Brasil ainda hoje despertam paixões.  Aumentava, em muito, a capacidade de carga do veículo, principalmente se fosse um Fusca.

Leia mais »
FILTRIMA

FILTRO MAGNÉTICO

Anúncio de março de 1974. Um dos acessórios mecânicos de grande utilidade para a vida útil do motor do Fusca é o filtro magnético. Por

Leia mais »
ANTI RUÍDO

TRAVESSEIRINHO ANTI-RUÍDO

 Introduzido no Fusca em 1946, o anti-ruído localizado na coluna traseira, no final da longarina de teto, próximo da janela traseira, recebeu o apelido de

Leia mais »
DOBRADIÇA DE PORTA

PINO DA DOBRADIÇA DA PORTA

Pino da dobradiça de porta até setembro de 1968. Um dos detalhes da originalidade do Fusca que deve ser observado ao se comprar um besouro,

Leia mais »
ALMOFADA VIBRATÓRIA

LIGUE E RELAXE!

Anúncio de dezembro de 1977.   Na segunda metade dos anos 70 surgiu a almofada vibratória utilizada com a finalidade de massagear a região lombar

Leia mais »