Garanta sua assinatura agora
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
EDELWEISS, A FLOR DOS ALPES ENFEITANDO O FUSCA
Edelweiss: flor do amor que só é encontrada nos alpes europeus. Edelweiss é o nome de uma flor que floresce apenas nos alpes europeus, principalmente
CAPRI BLUE – L335
Fusca na cor Capri blue. Cor utilizada pela Volkswagen entre agosto de 1957 a julho de 1959. Código L335.
CARROS BRASILEIROS NOS RECENTES ENCONTROS DE VW NA EUROPA
Karmann-Ghia TC. Todos nós sabemos que os Volkswagens fabricados no Brasil estão cada vez mais na mira dos europeus. De fato, a maioria
HESSISCH OLDENDORF – 8º ENCONTRO INTERNACIONAL DE VOLKSWAGENS ANTIGOS
8º Encontro Internacional de Fuscas e derivados. A pequena cidade de Hessisch Oldendorf, localizada na Alemanha no distrito de Hamelin-Pyrmont, no estado de Baixa Saxônia,
AUTO ESTOJO ZELAX
Auto Estojo Zelax. Na década de 1960, a empresa paulistana Zelax Automobilística Ltda, aproveitando o estrondoso sucesso de vendas dos veículos Volkswagen, lançou
EVOLUÇÃO DO ESPELHO RETROVISOR INTERNO DO FUSCA
O espelho retrovisor interno do Fusca tem a óbvia finalidade de aumentar o campo de visão do motorista, sem a necessidade de virar para trás,
VARIANT PATRULHEIRO
Variant Patrulheiro 1971. Em agosto de 1970, com o lançamento da linha 1971, a Volkswagen do Brasil lançou a Variant Patrulheiro, destinada a múltiplas
EVOLUÇÃO DAS PORTAS DO FUSCA
Portas vincadas de Fusca. Ao longo de sua trajetória, as portas do Fusca sofreram inúmeras alterações que ora passamos a abordar. As modificações dizem respeito
1981: 20.000.000 DE FUSCAS PRODUZIDOS
20.000.000º Fusca produzido no mundo. No dia 15 de maio de 1981 a Volkswagen comemorou a produção do 20.000.000º Fusca. A unidade de número 20.000.000 foi produzida
ESPELHO RETROVISOR EXTERNO – METALÚRGICA CARTO
Espelho retrovisor externo: acessório original VW. Como os leitores deste blog sabem, até 1968 o Fusca saia de fábrica sem o espelho retrovisor
FUSCA 1300 GL
Fusca 1300 GL na cor azul laguna. O Fusca 1300 GL foi uma edição especial e exclusiva lançada pela VW do Brasil em novembro de
PROTETOR DA FORRAÇÃO FRONTAL DA KOMBI
Protetor dos óculos. O revestimento do painel dianteiro da Kombi, também conhecido por óculos, por estar muito próximo dos pés dos ocupantes, está mais sujeito
EVOLUÇÃO DO PAPELÃO DO PORTA-MALAS
Papelão utilizado de 1950 a 1º de outubro de 1952. O revestimento da mala dianteira do Fusca, conhecido popularmente como papelão do porta-malas,
BURETA DE CONSUMO
Bureta para medição do consumo de combustível. Na década de 1950 e 1960, quando um cliente chegava em uma concessionária VW reclamando do consumo excessivo
ZÉ DO CAIXÃO
VW 1600: vulgo Zé do Caixão. Zé do Caixão é a designação popular dada ao veículo VW-1600 ou Sedan 4 portas (tipo 103) fabricado pela
CURITIBA VOLKSFEST 2022
Curitiba Volksfest 2022. Regado a muito chopp, boa comida e rock and roll, aconteceu entre os dias 30 de abril a 1º de maio de
A REPERCUSSÃO DA VENDA DO FUSCA 1952 EM ÁGUAS DE LINDÓIA
Fusca 1952 vendido em Águas de Lindoia. Entre os dias 21 a 24 de abril de 2022 ocorreu o 7º Encontro Brasileiro de Automóveis Antigos
KOMBI TETO ALTO
O teto alto para a Kombi foi um equipamento fabricado pela Karmann-Ghia do Brasil na década de 1980, visando aumentar sua área útil em aproximadamente
EVOLUÇÃO DA BOMBA DE GASOLINA
Bomba de gasolina do Fusca. A bomba de gasolina é um componente de acionamento mecânico utilizado nos motores refrigerados a ar para bombear o combustível
LORENZ
Rádio Lorenz. Lorenz é uma marca alemã de rádios automotivos que equiparam os Fuscas Split e Porsche no início da década de 1950 e 1960
DEFLETOR DE CHUVA
Defletor de chuva no quebra-vento. Nos idos da década de 1950 e 1960, foi desenvolvido na Alemanha um acessório bastante útil em dias de
BOTÃO DE IGNIÇÃO (1950-1953)
Fusca 1950: ignição acionada por um botão no painel. Para quem não sabe, a ignição do motor do Fusca, nos seus primeiros anos de
CHAPA DE REFORÇO DO CAPÔ DIANTEIRO
Capô dianteiro do Fusca. O capô dianteiro passou para uma série de modificações ao longo da trajetória do Fusca, muitas das quais já foram abordadas
KITÃO VICSA. A SALVAÇÃO DOS FRACOS E OPRIMIDOS
Vicsa equipando e patrocinando os Fuscas da Divisão 3 em foto de 1973. A Ferropeças Villares S/A, com sede em São Bernardo do Campo (SP),
RELÓGIO DE HORAS NA HASTE DO ESPELHO RETROVISOR INTERNO
Relógio de horas VDO. Na década de 1950 a empresa alemã VDO desenvolveu um relógio de horas para ser usado no Fusca, instalado
EVOLUÇÃO DOS CILINDROS DE FREIOS (1950-1966)
Montando o prato de freio do Fusca na fábrica da VW na Alemanha. O sistema de freio tem a função de desacelerar e parar completamente
O ÚLTIMO DA ESPÉCIE
Fusca Standard. A “lanterninha” é a mais longeva das lanternas traseiras que equiparam o Fusca. Foi utilizada por mais de 20 (vinte) anos, entre
BEGE PALHA – L7026
Fusca 1982 Standard na cor bege palha. A cor bege palha foi utilizada pela Volkswagen do Brasil entre 1981 e 1984, código L7026. Código
OURO METÁLICO – LK1263
VW TL 1970. A cor ouro metálico foi introduzida pela Volkswagen do Brasil em agosto de 1970, juntamente com o lançamento de seu
BEGE TRIGO – L7025
Fusca 1982 1300-L na cor bege trigo. A cor bege trigo foi utilizada pela Volkswagen do Brasil entre 1981 a 1983. Código L7025, código
AZUL LAGUNA – L3040
Fusca 1982 na cor azul Laguna. A cor azul Laguna foi utilizada pela Volkswagen do Brasil entre 1982 e 1983, código L3040. Código de plaqueta:
SNOW TRACK
Snow Track: equipado como motor refrigerado a ar da VW. O veículo Snow Track foi desenvolvido em 1954 pela empresa sueca de equipamentos agrícolas denominada AB
ADAC
ADAC: maior clube de automóveis da Europa. ADAC é o maior clube de automobilismo da Alemanha, com atuação em toda a Europa e cerca de
PAINEL COCKPIT VDO
Painel Cockpit da VDO. Em 1982 o Fusca passou a ser equipado de fábrica com o “painel quadrado”, ou seja, os instrumentos de
EM TEMPOS DE GUERRA, UM VEÍCULO DISFARÇADO DE TANQUE: KÜBELWAGEN TIPO 823
Kübelwagen tipo 823: um tanque disfarçado. Todos sabem que Ferdinand Porsche, a pedido de Adolf Hitler, foi o responsável pela criação do KDF-Wagen, que viria
VERDE MÁRMORE METÁLICO – LK7024
Brasília modelo 1982 do acervo da VW do Brasil. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil nos modelos 1982 e 1983. Foi utilizada na Brasília em
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
VERMELHO RUBI L5000
Cor utilizada pela VW entre 1974 e 1975. Código L5000. VW Sedan 1500 1974. VW SP2 1975. VW Karmann-Ghia TC 1974.
VERMELHO VILA VELHA L5015
Cor utilizada pela VW entre 1978 e 1979. Código L5015. Código de plaqueta: 006. VW Sedan 1300-L 1978.
ALAVANCA DE CÂMBIO NA COLUNA DE DIREÇÃO
Nos anos 50, parcela significativa dos automóveis, principalmente os fabricantes nos EUA, possuíam a alavanca de acionamento do câmbio na coluna de direção. O espaço
VERDE HIPPIE L1313
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1973 e 1974. Código L1313. VW Sedan 1973.
VERMELHO CERÂMICA L1050
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1961 e janeiro de 1964. Código L1050. VW Sedan 1962 na cor vermelho cerâmica.
BEGE JAMAICA L7019
Cor utilizada pela VW entre 1979 e 1980. Código L7019. VW Sedan 1300-L 1979.
VERDE PAMPA L1420
Cor utilizada pela VW do Brasil na linha/modelo 1980. Código L1420. VW Sedan 1300 1980.
LARANJA OUTONO L5004
Cor utilizada pela VW do Brasil na linha/modelo 1975. Código L5004. VW Sedan 1300 1975. VW Brasília 1975.
VERDE ÁLAMO L9934
Cor utilizada pela VW do Brasil na linha/modelo 1982 e 1983. Código L9934. VW Fusca 1983.
AZUL PAVÃO L1233
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1970 e 1972. Código L1233. VW Sedan 1500 1971.
VERMELHO MONTANA L30BR
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1969 e 1973. Código L30BR. Entre 1969 e 1971 apenas o Karman-Ghia utilizou essa cor. Em 1972 toda
VERDE IGUAÇU L1219
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1972. Código L1219. VW Sedan 1500 1972.
CINZA ATLAS L9212
Cor metálica utilizada pela VW do Brasil em 1986. Código L9212. VW Fusca Última Série 1986.
AZUL SATURNO L3085
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1993 e 1994. Código L-3085. Código de etiqueta: 045. VW Fusca 1993. Etiqueta da cor no Fusca Itamar.
BEGE URANO L7061
Cor metálica utilizada pela VW do Brasil entre 1995 e 1996. Código L7061. VW Fusca 1995.
RETENTORES SABÓ
A SABÓ Indústria e Comércio de Auto Peças Ltda., é uma das maiores fabricantes mundiais em soluções para vedação e condução para a indústria automobilística.
EMBLEMAS OU LETREIROS DA TAMPA DO MOTOR
VW Sedan 1200. Considerando a trajetória de quarenta anos do besouro no Brasil, os Fuscas fabricados até dezembro de 1966, chassi nº B 6-336.100, motor
BEGE ALABASTRO L7001
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1974 e 1977. Código L7001. VW Sedan 1976.
VERMELHO ROYAL L9959
Cor utilizada pela VW do Brasil para os modelos 1984 e 1985. Código L5033. Código de plaqueta: 035. No Fusca, a cor foi usada apenas
VERDE CRISTALINO L6025
Cor utilizada pela VW do Brasil no Fusca Série Especial modelo 1985 e Fuscas 1986. Código LK-1430. Código de Plaqueta: 087. VW Fusca 1985.
VERMELHO CAPRI L9976
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1985 e 1986. Código L9976. Código de plaqueta: 072. VW Fusca 1986.
VERDE AMAZONAS OU JAVA GREEN – L518
1) Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1963 a julho de 1967. Código L518. Nos EUA essa cor é chamada de “Java
AZUL ATLÂNTICO L360
Cor utilizada pela VW do Brasil entre a segunda quinze de janeiro de 1964 e 1966. Código L360. VW Sedan 1964.
AZUL PASTEL L391
Cor de código L391 utilizada pela VW do Brasil entre 1961 a 1968, assim distribuída: ANO VEÍCULO 1961 Fusca 1962 Fusca 1963 Fusca e Kombi
VERDE BERILO L478
Cor utilizada pela VW do Brasil entre outubro de 1960 e 1962. Código L478. Na Alemanha, a mesma cor foi utilizada entre agosto de 1960 a
BRANCO PAINA L9925
Cor utilizada pela VW do Brasil a partir do modelo 1981 até 1986. Código Universal: L9925. Código de Plaqueta: 021. VW Fusca 1983.
BEGE NILO L370
1) Cor utilizada pela VW da Alemanha entre março de 1955 a março de 1956. Código L370. Fusca 1956 na cor Nile Beige (Bege Nilo).
BEGE CLARO L-1075
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1969 e 1972. Código L-1075. VW Sedan 1300 1969. VW Kombi 1971.
AMARELO TEXAS L1364
Cor utilizada pela VW do Brasil exclusivamente em 1973. Código L1364. VW Sedan 1500.
AMARELO MANGA L1265
Cor utilizada pela VW Brasil entre 1971 e 1972. Código L1265. VW Sedan 1500.
ÓCULOS ANTIOFUSCANTE
Andar em pleno dia ensolarado pelas estradas e rodovias deste Brasil faz com que o motorista precise ter em mãos, ou melhor, no rosto, um
CANGALHA
Cangalha do Fusca. Nome popular dado ao painel dianteiro inferior do Fusca, por lembrar o artefato feito em madeira ou ferro, que se coloca no
VERDE MARÍTIMO L1402
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1973 e 1974. Também conhecido como Verde Prússia. Código Universal: L1402. Código de plaqueta: 025. VW Sedan 1300
OCRE MARAJÓ L1271
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1973 e 1974. Código L1271. VW Sedan 1500 1973. VW Brasília 1973. Kombi 1973.
THUNDER
Anúncio de dezembro de 1961. THUNDER Indústria e Comércio de Acessórios para Automóveis Ltda, então situada na Rua Santa Justina, 347, em São Paulo (SP),
GORDON
GORDON, empresa fabricante de acessórios para automóveis nos anos 60. Para o Fusca fabricou o espelho retrovisor interno com regulagem, do tipo dia/noite, que minimizava