Garanta sua assinatura agora
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
SÉRIE LOVE: 25 ANOS AMANDO O FUSCA
Série Love: designação popular dada ao Fusca Série Especial lançado em 1984 para comemorar os 25 anos de produção do besouro no Brasil (1959-1984).
TARTARUGA DE KOMBI
Não! Aviso logo que não se trata de um acessório para deixar a Kombi mais vagarosa ou, ainda, para troçar com sua natural lerdeza. Bojo
RÁDIO TELEFUNKEN IA-51V
Rádio Telefunken modelo IA-51V. Rádios para os Fuscas split (1950-1952) sempre merecem um tópico à parte. São raros e caros. Via de regra, rádios
BAGAGITO
Chiqueirinho é a designação popular dada ao compartimento de bagagens do Fusca localizado atrás do banco traseiro. Chiqueiro é o local onde se criam porcos.
ESTABILIZADOR TRASEIRO
O estabilizador é uma barra transversal que interliga dois lados da suspensão de um veículo com vistas a aumentar a resistência à inclinação da
CABEÇOTE DA SUSPENSÃO
O cabeçote da suspensão dianteira do Fusca, também conhecido por “suporte do eixo dianteiro”, “cabeçote do chassi” ou, simplesmente “focinho de porco”, é parte integrante
SEMÁFORO
As cores do semáforo (ou sinaleiro, a depender da região) são universalmente compreensíveis e ditam as regras para uma convivência civilizada e segura no trânsito.
BORRACHA DO CAPÔ DIANTEIRO
A junta vedadora da tampa da mala, também chamada de borracha do capô dianteiro ou guarnição de vedação do porta-malas, acompanhou o Fusca desde sua concepção
RÁDIO PHILIPS AUTOSUPER 491
Anúncio de 1951. O desejo de todo motorista. É assim que a PHILIPS anunciava, no início de 1950, seu rádio automotivo modelo Autosuper 491, que
LIMPADOR DE PÁRA-BRISA ELÉTRICO
Anúncio de janeiro de 1977. O limpador de pára-brisa original do Fusca era acionado por meio de um sistema de pressão de ar, que,
PARAFUSOS DA DOBRADIÇA DA PORTA
1950-Fev/1963. Entre as diversas modificações que foram sendo feitas no Fusca ao longo dos anos, destacamos, hoje, a evolução da dobradiça da porta. De 1950
PORTA-LUVAS DE KOMBI
Porta-objetos da Kombi. Diferentemente do Fusca, a Kombi fabricada até 1975 possui um generoso porta-treco embaixo do painel onde podiam ser acomodados toda sorte de pequenos
CALHA DE VENTO E CHUVA
Calha de chuva e vento: maior conforto ao motorista e passageiros. A calha de chuva, acessório bastante comum desde a década de 1950, tem a função de
GRADE DE PROTEÇÃO FRONTAL
Kombi protegida. É consabido que a Kombi, dado seu design peculiar, incute no motorista a sensação de que, numa colisão frontal, os danos físicos podem ser de
1957
Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1957. O chassi nº
QUE TIPO É ESSE?
Fusca: tipo 1. Chama-se “Tipo” a designação numérica ou alfanumérica utilizada pela Volkswagen para identificar seus diversos modelos de veículos ou motores industriais. A utilização
PAINEL DE JACARANDÁ
Jacarandá: madeira nobre. O Jacarandá, também conhecido como Jacarandá-da-bahia, é uma árvore nativa do Brasil e, atualmente, é apenas encontrada no seu estado natural no
ECKEL
Entre os diversos modelos da bagageiros de teto para o Fusca disponíveis nos anos de 1950 e 1960, destaca-se os fabricados pela empresa alemã HEINRICH
RÁDIO COLARADI
Anúncio de agosto de 1968. Os rádios COLARADI foram fabricados pela empresa paulistana Eletrônica Colaradi Ltda, localizada na Rua Francisco Dias Velho, 915, Brooklin, na altura do
CASTANHO METÁLICO – L1272
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1973 e 1974, nos veículos SP1, SP2, TL (1973) e SP1, SP2, TL, Variant, Brasília e Karmann-Ghia TC
GATO STOP-SOM
Há mais afinidades entre o gato e o Fusca do que se possa imaginar. Para afastar a ação dos “gatunos” (ladrão, larápio), diversos dispositivos de
CADEADO DO PNEU SOBRESSALENTE
Fusca 1950 com estepe preso com cadeado. Na primeira metade da década de 1940, por conta do avanço da Segunda Grande Guerra, o acesso da
BIZZ-BIZZ-BIZZZUUUUMMM!
O Bizorrão em exibição em Águas de Lindóia em 2007. O Bizorrão ou Super Fuscão foi um besouro esportivo fabricado pela VW do Brasil entre
HS
Anúncio de 1971. A empresa brasileira HS, sediada na cidade de São Paulo (SP), foi fabricante de regulador de voltagem, relês para buzina, dínamos, faróis
ETIQUETA DE CONTROLE DE REVISÕES E LUBRIFICAÇÕES
Em maio de 1969 a Volkswagen do Brasil introduziu uma etiqueta gomada para ser fixada na coluna A dos veículos por ela produzidos na
BAGAGEIRO TRASEIRO
Uma das maneiras de aumentar a capacidade de carga do Fusca é instalar um bagageiro no teto do besouro. Mas e se o Fusca for
EVOLUÇÃO DO LIMITADOR DE PORTA
Fusca split: limitador de porta em formato de cinta. O limitador de abertura das portas, como o próprio nome sugere, tem a função de evitar
EVOLUÇÃO DA MAÇANETA DA TAMPA DO MOTOR
A maçaneta em forma de L, conhecida no Brasil como rabo de tatu, foi utilizada no Fusca até setembro de 1952. Como opcional de fábrica,
MOLA ANTI-FURTO
Anúncio de maio de 1982. Mola anti-furto de combustível. A mola anti-furto foi um dispositivo bastante prático que tinha por função dificultar o furto de
OS 10 MANDAMENTOS DO FUSCA
1. Amarás o Fusca sobre todas as coisas. 2. Não se importarás com os comentários do vizinho. 3. Guardarás os domingos e encontros em sua
TRAVA DE GASOLINA
Anúncio de janeiro de 1971. No final da década de 1960 começaram a surgir no mercado as primeiras travas de combustível, equipamento de segurança que
REBOQUE KARMANN-GHIA
Os reboques feitos pela Karmann-Ghia do Brasil ainda hoje despertam paixões. Aumentava, em muito, a capacidade de carga do veículo, principalmente se fosse um Fusca.
FILTRO MAGNÉTICO
Anúncio de março de 1974. Um dos acessórios mecânicos de grande utilidade para a vida útil do motor do Fusca é o filtro magnético. Por
TRAVESSEIRINHO ANTI-RUÍDO
Introduzido no Fusca em 1946, o anti-ruído localizado na coluna traseira, no final da longarina de teto, próximo da janela traseira, recebeu o apelido de
PINO DA DOBRADIÇA DA PORTA
Pino da dobradiça de porta até setembro de 1968. Um dos detalhes da originalidade do Fusca que deve ser observado ao se comprar um besouro,
LIGUE E RELAXE!
Anúncio de dezembro de 1977. Na segunda metade dos anos 70 surgiu a almofada vibratória utilizada com a finalidade de massagear a região lombar
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
ESSA BRASÍLIA TEM FIBRA!
Em 1976, três anos após seu lançamento, o mercado já oferecia, em profusão, acessórios para a VW Brasília. A empresa DANYGLASS IND. COM. DE FIBRA
DA WEGA SÓ RESTOU O CUBO!
A METALÚRGICA WEGA LTDA., localizada na Rua Ibitinga, 471, São Paulo (SP), posteriormente incorporada pela REVESCAR REVESTIMENTO E ACESSÓRIOS PARA AUTOS LTDA., foi uma das
AYRTON SENNA E A UNIVEL
Anúncio de abril de 1969. Por diversas vezes falamos neste blog sobre acessórios feitos pela FÁBRICA DE MAÇANETAS UNIVERSAL LTDA., que, anos depois, passou
SUPORTE DE CIGARRO
No tempo em que fumar era símbolo de status, um pequeno e útil mimo podia ser instalado no cinzeiro do Fusca. Trata-se de um suporte metálico que
RODÃO
Anúncio de fevereiro de 1972. A empresa RODÃO Alinhamento e Balanceamento de Rodas, de São Paulo, foi uma das grandes empresas de acessórios dos anos
FILTRO DE ÓLEO FRAM
Se o Volks já é bom, imagine com um filtro de óleo FRAM. Mais econômico que um Volks? Só um Volks com filtro FRAM. Mais
PÁRA-BARRO
Nos tempos em que a estrada de chão chegava a ser uma regra no interior do país, o para-barro era um acessório bastante popular. Tinha
CAPA DA CHAVE DE SETA
A partir de agosto de 1959 o Fusca ganhou uma nova chave de seta, juntamente com um novo volante, que passou a ser conhecido como
ALAVANCA DE CÂMBIO COM RÉ
A empresa paulistana ICIPA PEÇAS DE MÁQUINAS E ACESSÓRIOS LTDA., fabricou, no início dos anos 70, uma alavanca especial para o Fusca: possuía um botão
FECHADURA DO PORTA-LUVAS
Maio de 1967. Além do porta-luvas acolher, por exemplo, o Manual do Proprietário e uma lanterna de emergência, deixar algo de mais valor sempre foi
EVOLUÇÃO DAS LANTERNAS
Maio de 1945 até início de 1949 Características: Lente de vidro, carcaça de metal, friso fino de alumínio envolvendo a lente.
GARAGEM
Depois que Joseph comprou seu Fusca, veio uma grande preocupação: onde guardar o besouro. A maioria das residências nos centros urbanos na Alemanha – antigas
LIGUE O ESPELHO!
Em 1964, entrar numa loja de acessórios era um êxtase. Rodas, calotas, volantes, rádios, enfim, tudo do bom e do melhor para seu pequeno Volkswagen.
6 OU 12 VOLTS?
Fusca 1967, bege nilo. A despeito de muitos falarem que a mudança de voltagem do Fusca – de 6 Volts para 12 Volts – tenha ocorrido em 1967, na falada
ANTI-RUÍDO
Anúncio de novembro de 1968. A empresa TORO S/A INDÚSTRIA E COMÉRCIO é, há décadas, líder no Brasil na fabricação de isoladores termoacústicos para a
TAPETES 1956-1959
O Fusca fabricado de 1956 até 1959 possuía presilhas do assoalho, que tinham a função de prender os tapetes, evitando que deslizassem. Acima, detalhe da
FEBOAN
Anúncio de novembro de 1972. Entre os inúmeros fabricantes de acessórios para o Fusca nos anos 60 e 70, destaco a empresa FEBOAN Indústria de
EMBELEZA HORRORES!
Anúncio de Julho de 1968. A grade de metal que ornamenta a grelha traseira do Fusca (entradas para ventilação do motor abaixo do vigia) era
FRISO PROTETOR DA QUINA DE PORTA
Para evitar aquelas batidinhas nas quinas da portas, tão comuns em espaços apertados, principalmente em garagens e estacionamentos, os donos do Fusquinha tinham o hábito
VOLANTE BOBO
No início de 1971 a empresa paulistana VOLINTER Indústria e Comércio Ltda, sito à Rua Major Basílio 36, São Paulo (SP), lançou um novo volante
FRISO DA CALHA DE TETO
No início dos anos 60 o friso da calha de teto já figurava em alguns catálogos de acessórios. O friso era feito de um plástico flexível
TERMÔMETRO
No verão … … ou no inverno … … saber a quantas anda a temperatura é indispensável; quase uma curiosidade natural do ser humano. E nada
ALERTA DE LIMITE DE VELOCIDADE
A VDO Tachometer Werke, de Frankfurt, Alemanha, fabricou diversos instrumentos de precisão para o Fusca: velocímetros, marcadores de combustível, amperímetros, relógios, conta-giros, etc. Um
LAVADOR DE PÁRA-BRISA BALEATO
O Fusca fabricado até 1959 não vinha de fábrica com o lavador de pára-brisa. Somente a partir de 1960 a VW do Brasil introduziu o
ORGANIZADOR DE PORTA-LUVAS
Anúncio de junho de 1968. Divisor, separador, organizador do porta-luvas. Seja qual nome queira dar, ele é útil, principalmente para organizar aquelas pequenas coisas que
VASO DE FLOR PARA O PAINEL DO FUSCA!
Certos modismos não se explicam. Os vasinhos de flores instalados no painel dos carros eram uma mania na Europa nos anos 50 e 60. Os
TETO SOLAR KARMANN GHIA
A empresa alemã Karmann iniciou suas atividade em 1784 em Osnabrück, na Alemanha. No final de 1949 começou uma parceria com a Volkswagen alemã, fabricando
VENEZIANAS
As venezianas (ou persianas) para carros foram moda nos anos 50 e 60. Foram usadas nos Fuscas split, … … ovais, … … nos Fuscas com vigia
BATENTES DE PROTEÇÃO DO PÁRA-CHOQUES VERMELHOS
O vermelho sempre esteve associado à esportividade nos carros. Pequenos detalhes também propiciam esse efeito. Nos anos 50, na Alemanha, era oferecido batentes de proteção
HELLO, BYE BYE!
Acessório típico do final dos anos 70 e início dos anos 80. Não tinha nenhuma utilidade prática. Não passava de uma brincadeira para quem vinha
POLEIROS DE PÁRA-CHOQUES
Todos os Fuscas fabricados até abril de 1955 não possuiam os protetores superiores de pára-choques em forma tubular, conhecidos aqui no Brasil como poleiros, uma
CATAVENTO KADRON
A Kadron Engenharia Indústria e Comércio Ltda., com endereço na Rua da Paz, 2094, Santo Amaro, São Paulo (SP), foi uma das grandes indústrias no
VINCADAS E LISAS
O vinco é um sinal ou sulco que fica em algo que se dobrou. O vinco aparece em qualquer tipo de material, tais como tecido,
BUZINA FER
A empresa alemã FER fabricava buzinas duplas para serem adicionadas a qualquer veículo. Essas buzinas chegaram a ser vendidas no Brasil nos anos 60. Acima,
BRASÃO DO CAPUZ
O brasão localizado ao final do friso do capuz dianteiro foi introduzido no Fusca de luxo (modelo exportação) em abril de 1951. O Fusca standard não
MALETA DE PIQUENIQUE CONAP
Como é bom um piquenique! Junto com a família, então! Se o passeio incluir o Fusca, vai-se ao paraíso! Conforme definição da amiga “Wikipedia” “um convescote