Garanta sua assinatura agora

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

INVICTUS

RÁDIO INVICTUS

Anúncio de dezembro de 1968 do rádio Invictus instalado em um Fusca. Como os leitores do blog já sabem, o Fusca não saia de fábrica

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

ULTRAMAROON – L276

Ultramaroon. Cor utilizada pela VW alemã entre os anos de 1954 e 1955.   Código L276. Fusca 1954 ragtop na cor ultramaroon. Tabela com combinação

Leia mais »
ALLSTATE

REBOQUE ALLSTATE

Allstate é uma marca pertencente à americana Sears de diversos produtos automotivos, tais como pneus, filtros de óleo, reguladores de voltagem, velas de ignição, almotolias,

Leia mais »
ASSOALHO

ASSOALHO

Assoalho até 1975: retilíneo nas bordas. Dentre as diversas mudanças ocorridas no assoalho do Fusca, destacamos hoje, rapidamente, a diferença entre o assoalho do Fusca

Leia mais »
ALARME

A L A R M E S

O alarme veicular é um dispositivo eletrônico instalado no automóvel para evitar o roubo do próprio veículo ou de objetos que no interior dele se

Leia mais »
FUSCA 1974

PISCA ALERTA

Pisca de emergência. A Resolução nº 463, de 1973 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), obrigou que todos os veículos fabricados a partir de 31

Leia mais »
KOMBI 1960

KOMBI. PROTETOR DE JOELHO

Até 1960, o suporte fixador da coluna de direção da Kombi não possuía qualquer acabamento,   Em maio daquele ano, a VW introduziu uma borracha

Leia mais »
AZUL FUSCAS NACIONAIS

AZUL UNIVERSO – L3046

Cor utilizada pela VW do Brasil para o modelo 1983 do Fusca e Kombi. Código Universal: L3046. Código de plaqueta: 030.  

Leia mais »
AEROLUS

A E R O L U S

Acessório alemão do início de 1950: AEROLUS, permite a entrada de ar ao interior do veículo, mesmo em dias de chuva, minimizando o embaçamento dos

Leia mais »
EVOLUÇÃO DO INTERRUPTOR DA LUZ DE TETO

INTERRUPTOR DA LUZ DE TETO

  O Fusca passou a ser equipado com o interruptor da luz de teto a partir de 13 de abril de 1951, chassi nº 1-0241.638.

Leia mais »
KM-SET

MARCADOR MANUAL

Tankfix alemão: hora de abastecer! Os marcadores manuais de controle da quilometragem percorrida pelo veículo, acessório de época da década de 1950 e 1960, podiam

Leia mais »
ANTIMONIO

FRISOS DO PAINEL

Fusca 1959.   Em 1º de agosto de 1957, a partir do chassi nº 1.600.440, o Fusca sofreu diversas mudanças. As transformações mais visíveis foram

Leia mais »
BATENTE INFERIOR DA PORTA DA KOMBI

KOMBI. BATENTE INFERIOR DA PORTA.

Destaque para o batente inferior da porta. O batente inferior da porta da Kombi, peça número 211.809.501.1, também chamado de contorno do pára-lama ou somente

Leia mais »
AR QUENTE

MUFLA INTERNA

Muflas internas. Até 1961 o Fusca possuía um par de muflas internas, integrantes da carroceria do veículo, localizadas embaixo do banco traseiro, no lado direito

Leia mais »
DISCO DE VINIL

FUSCA DO AMOR

Compacto de Rosa Maria: O Fusca do Amor. A cantora brasileira Rosa Maria foi precursora no Brasil ao associar, formalmente, o “amor” ao “Fusca”.  Em

Leia mais »
CHAVE DA PORTINHOLA DA KOMBI

CHAVE DA PORTINHOLA DA KOMBI

Até outubro de 1970, a abertura da portinhola para acesso à tampa do tanque de combustível da Kombi era feita por uma chave que acompanhava

Leia mais »
BRUNO TRESS

TRAILERS E REBOQUES

 Acampar propicia maior contato com a natureza. O hábito de acampar, tão difundido na Europa e EUA onde há milhares de adeptos à cultura da

Leia mais »
ALMIR ROGÉRIO

FUSCÃO PRETO

Almir Rogério e seu Fuscão Preto. Música no estilo sertanejo que fez estrondoso sucesso na voz de Almir Rogério no início da década de 1980.

Leia mais »
EMPI

ESTRIBO DE APOIO PARA KOMBI

Um dos acessórios antigos disponíveis para a Kombi era o estribo ou batente de apoio.   Geralmente fixado nas extremidades do pára-choque, tinha a função

Leia mais »
CINZA FUSCAS NACIONAIS

CINZA LONDRINO

Cor utilizada pela VW do Brasil para a linha 1984 e 1985. Código Universal: L-9958. Código de Plaqueta: 033.  

Leia mais »
FUSCA 1950

TAPETES 1950-1955

Todos os Fuscas fabricados até julho de 1959 eram equipados com jogo de 4 (quatro) tapetes individuais, feitos em borracha. A partir do lançamento do

Leia mais »
ESTOJO DE FERRAMENTAS

SACADOR ORIGINAL DE CALOTA

Retirar a calota pode ser um momento delicado. O sacador de calota, também conhecido como gancho ou saca calotas, é uma ferramenta utilizada para facilitar a

Leia mais »
GABARITO DAS LANTERNAS TRASEIRAS

POSIÇÃO DAS LANTERNAS

Lanterna do Fusca Split, utilizada até 1º/out/1952. Para facilitar a restauração de nossos Fuscas, segue, adiante o gabarito da posição das lanternas. Isso evitará que

Leia mais »
BRASÍLIA 1975

OURO VILA RICA METÁLICO L6006

Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1975 (Fusca 1300/1500, TL, Variant, Brasilia, SP1/2, Passat L/LS) e 1976 (Variant, Brasília, SP2, Passat). Código L6006. Código

Leia mais »
ARO DE BUZINA

PETRI

Petri: tradição e qualidade. Petri é uma das mais tradicionais marcas de volante de direção do mercado internacional. Sua logomarca é o desenho de um

Leia mais »
BRASÍLIA - ACESSÓRIOS

PROTETOR NO PÁRA-CHOQUE

O Fusca, certamente, é o veículo para o qual mais se produziu acessórios. Despojado em itens de segurança, conforto e beleza, a indústria local nos

Leia mais »
ALAVANCA DE CAMBIO ORIGINAL

ROSCA FINA, MÉDIA E GROSSA

Sem adentrar neste tópico nas modificações ocorridas ao longo tempo na alavanca de câmbio do Fusca, rapidamente abordaremos as medidas da rosca da alavanca (e,

Leia mais »
CINZA

CINZA LOBO – L1220

Kombi 1969 na rara cor cinza lobo.   Cor introduzida pela VW do Brasil em fevereiro de 1969 para os seguintes modelos: Fusca Pé-de-Boi (Tipo

Leia mais »
BANCO INTEIRIÇO

BANCO INTEIRIÇO

Anúncio de janeiro de 1967.   Ainda sob a influência dos veículos fabricados até 1950, principalmente os sedans, cuja maioria saia de fábrica com o

Leia mais »

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

T R I M O L

    Anúncio de setembro de 1962. A empresa Indústria e Comércio de Peças e Acessórios para Automóvel TRIMOL Ltda., com sede à Rua Peixoto Gomide,

Leia mais »

ESPELHO RETROVISOR EXTERNO IAM

A empresa IAM – acrônimo de  Indústria Auto Metalúrgica S.A. – foi fundada em 1950 para suprir a demanda por peças dos carros importados na época, principalmente

Leia mais »

QUEBRA-VENTO KARMANN GUIA

Anúncio de dezembro de 1965.  A empresa paulistana Plásticos London Ltda lançou, nos anos 60, um quebra-vento de acrílico para o Karmann Guia.  Como o

Leia mais »

BANEFRA

No V Salão do Automóvel de São Paulo, ocorrido em 1966, além da exposição de carros nacionais, havia uma novidade: pela primeira vez havia stands

Leia mais »

D R Ä G E R

 Anúncio de fevereiro de 1958. Como os leitores deste blog já sabem, o Fusca não possuía marcador de combustível até o início de 1961. Vários

Leia mais »

O FUSCA DE TOGA !

Existem pessoas que nascem para fazer a diferença nesse mundo, iluminadas que são. Milton Luiz Pereira (1932-2012) Uma dessas pessoas é o Sr. Milton Luiz Pereira,

Leia mais »

GRADE DA BUZINA

Até junho de 1949 os fuscas não possuiam a grade da buzina. No período anterior a junho de 1949, a buzina ficava instalada do lado de

Leia mais »

O FIM DO BARULHO DA KOMBI!

Os proprietários das Kombis antigas sabem que  a velha senhora é um tanto barulhenta, principalmente junto às portas do salão. Seus ouvidos não aguentam mais? Sua esposa reclama muito?

Leia mais »

NESTOR

Certas empresas, apesar de não frequentarem os anúncios de revistas automobilísticas da época,  fabricaram peças e acessórios interessantes e raros para o Fusca. Uma dessas empresas é

Leia mais »

CAÇA MULATA COM ESPELHO

O caça-mulata ou spotlight conjugado com o espelho retrovisor externo é um acessório bastante desejado, principalmente se fabricado pela empresa alemã HELLA ou pela nacional

Leia mais »

GANCHO DE REBOQUE

Uma das grandes qualidades do fusca é sua durabilidade mecânica. Todavia, a confiabilidade do fusca depende de uma manutenção adequada. A falta de cuidado nessa

Leia mais »

TELEFUNKEN AUTO SUPER IA-50

Essas duas janelinhas exercem um fascínio indescritível para os amantes do fusca. Brezel. Split. Dividido só no nome, pois consegue reunir ao seu redor todos os apaixonados pelo besouro,

Leia mais »

BANCO TIPO CONCHA

 Vários foram os acessórios inspirados nos carros de corrida. Ainda que boa parte desses acessórios não transforme o fusca num legítimo carro de competição, acabam por influenciar o

Leia mais »

TRAVA DO QUEBRA-VENTO

Para minimizar os riscos de ter seu Fusquinha roubado (afinal, o Fusca em sua época era o carro mais visado pelos “amigos do alheio”), era comum o

Leia mais »

O PALADINO!

Não estamos falando de um paladino da justiça, mas, sim, de um paladino para o fusca!    Trata-se do modelo Paladin, da holandesa Philips, modelo 551, desenvolvido

Leia mais »

VIDRO LATERAL BASCULANTE

O vidro lateral basculante foi introduzido como equipamento de série no Fusca somente em 1963. Era a grande novidade daquele ano, junto com o lavador do

Leia mais »

O RÁDIO DO POVO

1938 foi um ano especial para o Fusca. Foi o ano em que o besouro foi apresentado em sua forma definitiva para o mundo, tal

Leia mais »

CALIBRADOR DE PNEUS

Anúncio de setembro de 1964. Manter a correta calibragem é essencial para prolongar a vida útil dos pneus. Além disso, é questão de segurança, pois evita

Leia mais »

LUZ DE LEITURA

Na época em que o motorista, para traçar o melhor trajeto, dependia, essencialmente, de um mapa, uma luz de leitura direcional vinha bem a calhar, principalmente em

Leia mais »

CALOTA CUBO RÁPIDO

Calota cubo rápido, da EMPI. A roda de cubo rápido sempre foi sinônimo de esportividade num carro. Era utilizada para facilitar a troca do pneu,

Leia mais »

LUZ DE ESTACIONAMENTO

 Nos anos 50 a luz de estacionamento – indicativa da presença de um veículo parado – ainda não havia sido incorporada ao fusca. Por causa

Leia mais »

TRAVA DO FREIO DE MÃO

Anúncio de janeiro de 1969. A Fábrica de Maçanetas Universal Ltda (ou UNIVEL) além de ter produzido maçanetas e consoles – http://opasgarage.blogspot.com/search/label/CONSOLES – para o fusca, desenvolveu

Leia mais »

RÁDIO BLAUPUNKT DERBY (PIC-NIC)

Rádios …. ah os rádios, fascinantes rádios. Até hoje, uma das primeiras providências de quem compra um carro novo é instalar um radinho.  Apenas os modelos top de

Leia mais »

PARAFUSOS

 Para quem está restaurando um Fusca alemão ou mesmo para quem se propuser a avaliar sua originalidade, fique atento aos parafusos! Eles falam muito da

Leia mais »

RELÓGIO DE PORTA-LUVAS

Os relógios para o fusca sempre foram acessórios desejados. Davam um ar de sofisticação ao besouro. Havia diversos modelos à disposição, instalados nos mais diversos lugares

Leia mais »