Garanta sua assinatura agora

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

KOMBI 1966

KOMBI 1966

  Kombi 1966.    Cores Disponíveis para linha Kombi de 1966: Nome da Cor Código da Cor Versão Azul Atlântico L360 Kombi Luxo Azul Pastel

Leia mais »
BOSCH

WALITA

Walita Auto-Peças S/A. A Wapsa, empresa nacional de equipamentos elétricos para a linha automotiva, nasceu Walita.   Fábrica da Walita Auto-Peças S/A, em Santo Amaro,

Leia mais »
BEGE FUSCAS NACIONAIS

BEGE AREIA – L572

Cor utilizada pela VW do Brasil  a partir da segunda quinzena de janeiro de 1964 para o Fusca e Kombi Luxo. A mesma cor foi

Leia mais »
BUCHA DO VARÃO DO CÂMBIO

BUCHA DO VARÃO DO CÂMBIO

A haste de ligação entre a alavanca e a caixa de câmbio é chamada popularmente de varão. Curiosamente, até o ano de 1959, o varão

Leia mais »
FUSCA 1952

1952

Fusca 1952.   Tabela  com   os   números  de  chassi, motor,  caixa de câmbio,  quadro  da suspensão dianteira e carroceria  dos Fuscas fabricados em 1952.

Leia mais »
BROSOL

CARBURADORES SOLEX/BROSOL

Anúncio da DVG/Solex de 1952. Até consolidação do sistema eletrônico de injeção de combustível, o carburador foi elemento essencial da tecnologia do motor, responsável por

Leia mais »
BECKER

RADIO BECKER

Rádio Becker Monza. A Becker Radio, empresa alemã fundada em 1945 por Max Egon Becker (1918-1993), foi, por muitos anos, a fornecedora oficial de rádios

Leia mais »
FUSCA 1955 x 1956 - DIFERENÇAS

TRINCO DO QUEBRA-VENTO

Diferenças entre o trinco do quebra-vento do Fusca entre outubro de 1952 a agosto de 1955 e o trinco utilizado a partir do modelo 1956

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

TEXAS BROWN – L271

Fusca na cor Texas Brown. Cor utilizada pela VW alemã entre janeiro de 1954 a fevereiro de 1955. Código L271. Fusca 1955 na cor Texas

Leia mais »
ARO DE BUZINA DA KOMBI

ENFEITANDO A VELHA SENHORA

Na década de 1950 o mercado já ofertava para o Fusca uma gama generosa de acessórios. Para a Kombi contudo, veículo destinado precipuamente ao trabalho,

Leia mais »
FUSCA 1964

SAIA DIANTEIRA: 4T E 3T

Atendendo a pedidos, vamos tratar rapidamente acerca das mudanças ocorridas no “lay-out” da saia dianteira do Fusca, apenas na parte totalmente coberta pelo capô. É

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

L 19 ATLANTIC GREEN

Cor utilizada pela VW alemã entre março de 1953 a dezembro de 1953. Código L 19. Em inglês é Atlantic Green. Em alemão Atlantikgrün. Verde

Leia mais »
AZUL FUSCAS ALEMÃES

L 227 STRATO SILVER

Fusca na cor strato silver metálica. Cor metálica utilizada pela VW alemã de 01.01.1954 a 31.03.1956. Código L227. Em alemão é chamada de Stratosilber.  

Leia mais »
AZUL FUSCAS ALEMÃES

L 331 HORIZON BLUE

Horizon blue. Cor utilizada pela Volkswagen alemã entre abril de 1956, chassi nº 1.173.573 a julho de 1957, chassi nº 1.600.439. Código L-331. Horizontblau,  em alemão.

Leia mais »
BAD CAMBERG

BAD CAMBERG

Bad Camberg é uma cidadezinha de quinze mil habitantes localizada na Alemanha, distante 44 km de Frankfurt, onde ocorre, a cada quatro anos, um encontro

Leia mais »
COMFORT

REDINHAS SUSPENSAS

Porta-treco em formato de rede em um Fusca split.   Para otimizar o espaço do Fusca, principalmente para a acomodação de pequenos objetos, o mercado

Leia mais »
INVICTUS

JET AIR

Ventilador Jet Air instalado em Fusca 1500 1973.   Sabidamente o sistema de ventilação interna do Fusca sempre foi deficiente. A abertura do quebra-vento é

Leia mais »
PROTETOR INTERNO DO PÁRA-LAMA

PROTETOR INTERNO DO PÁRA-LAMA

Na década de 1970 e 1980 era comum instalar-se no Fusca um protetor interno dos pára-lamas visando proteger a pintura interna de areia, pedriscos, pedras

Leia mais »
CORES

LARANJA BITTERSWEET

Cor introduzida pela VW do Brasil em janeiro de 1971, código L-1253, utilizada nos Fuscas 1300 e 1500 apenas nesse ano. Fusca 1500, ano 1971.

Leia mais »
NARIZ DE PLACA

NARIZINHO: DIFERENÇAS

Muitos confundem o nariz de placa utilizado no Fusca a partir do modelo Zwitter com o introduzido a partir do modelo 1958. Apesar de aparentemente

Leia mais »
FORRAÇÃO LATERAL 1958-1959

FORRAÇÃO LATERAL 1958 E 1959

Fusca 1959. A partir do lançamento do modelo 1958, ocorrido em agosto de 1957, o Fusca passou a ter novo padrão de forrações laterais, agora

Leia mais »
CADEIRA INFANTIL

CADEIRA INFANTIL

Cadeira infantil. Antigamente, não havia maiores preocupações quanto à preservação da integridade física dos passageiros do veículo, principalmente as crianças. Lembremos que o cinto de

Leia mais »
CORES

MARROM ESCURO

Cor utilizada pela VW do Brasil exclusivamente em 1972 para Fusca 1300 e 1500. Código universal desconhecido. Tintas Wanda o código é Wandalac 00031/Wandacar 00031.

Leia mais »
1100 X 1200

MOTOR 1100 x 1200

Motor 1100.   Via de regra, percebe-se muitas dúvidas, inclusive entre os próprios fusqueiros, sobre até quando foi utilizado o motor 1100 do Fusca.  

Leia mais »
APRILIA

COMO FIXAR UM FAROL AUXILIAR?

Farol auxiliar instalado em um Fusca 1960. Tão importante quanto conseguir um belo par de farol auxiliar antigo para equipar seu Fusca, é instalá-lo da maneira

Leia mais »

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

T R I M O L

    Anúncio de setembro de 1962. A empresa Indústria e Comércio de Peças e Acessórios para Automóvel TRIMOL Ltda., com sede à Rua Peixoto Gomide,

Leia mais »

ESPELHO RETROVISOR EXTERNO IAM

A empresa IAM – acrônimo de  Indústria Auto Metalúrgica S.A. – foi fundada em 1950 para suprir a demanda por peças dos carros importados na época, principalmente

Leia mais »

QUEBRA-VENTO KARMANN GUIA

Anúncio de dezembro de 1965.  A empresa paulistana Plásticos London Ltda lançou, nos anos 60, um quebra-vento de acrílico para o Karmann Guia.  Como o

Leia mais »

BANEFRA

No V Salão do Automóvel de São Paulo, ocorrido em 1966, além da exposição de carros nacionais, havia uma novidade: pela primeira vez havia stands

Leia mais »

D R Ä G E R

 Anúncio de fevereiro de 1958. Como os leitores deste blog já sabem, o Fusca não possuía marcador de combustível até o início de 1961. Vários

Leia mais »

O FUSCA DE TOGA !

Existem pessoas que nascem para fazer a diferença nesse mundo, iluminadas que são. Milton Luiz Pereira (1932-2012) Uma dessas pessoas é o Sr. Milton Luiz Pereira,

Leia mais »

GRADE DA BUZINA

Até junho de 1949 os fuscas não possuiam a grade da buzina. No período anterior a junho de 1949, a buzina ficava instalada do lado de

Leia mais »

O FIM DO BARULHO DA KOMBI!

Os proprietários das Kombis antigas sabem que  a velha senhora é um tanto barulhenta, principalmente junto às portas do salão. Seus ouvidos não aguentam mais? Sua esposa reclama muito?

Leia mais »

NESTOR

Certas empresas, apesar de não frequentarem os anúncios de revistas automobilísticas da época,  fabricaram peças e acessórios interessantes e raros para o Fusca. Uma dessas empresas é

Leia mais »

CAÇA MULATA COM ESPELHO

O caça-mulata ou spotlight conjugado com o espelho retrovisor externo é um acessório bastante desejado, principalmente se fabricado pela empresa alemã HELLA ou pela nacional

Leia mais »

GANCHO DE REBOQUE

Uma das grandes qualidades do fusca é sua durabilidade mecânica. Todavia, a confiabilidade do fusca depende de uma manutenção adequada. A falta de cuidado nessa

Leia mais »

TELEFUNKEN AUTO SUPER IA-50

Essas duas janelinhas exercem um fascínio indescritível para os amantes do fusca. Brezel. Split. Dividido só no nome, pois consegue reunir ao seu redor todos os apaixonados pelo besouro,

Leia mais »

BANCO TIPO CONCHA

 Vários foram os acessórios inspirados nos carros de corrida. Ainda que boa parte desses acessórios não transforme o fusca num legítimo carro de competição, acabam por influenciar o

Leia mais »

TRAVA DO QUEBRA-VENTO

Para minimizar os riscos de ter seu Fusquinha roubado (afinal, o Fusca em sua época era o carro mais visado pelos “amigos do alheio”), era comum o

Leia mais »

O PALADINO!

Não estamos falando de um paladino da justiça, mas, sim, de um paladino para o fusca!    Trata-se do modelo Paladin, da holandesa Philips, modelo 551, desenvolvido

Leia mais »

VIDRO LATERAL BASCULANTE

O vidro lateral basculante foi introduzido como equipamento de série no Fusca somente em 1963. Era a grande novidade daquele ano, junto com o lavador do

Leia mais »

O RÁDIO DO POVO

1938 foi um ano especial para o Fusca. Foi o ano em que o besouro foi apresentado em sua forma definitiva para o mundo, tal

Leia mais »

CALIBRADOR DE PNEUS

Anúncio de setembro de 1964. Manter a correta calibragem é essencial para prolongar a vida útil dos pneus. Além disso, é questão de segurança, pois evita

Leia mais »

LUZ DE LEITURA

Na época em que o motorista, para traçar o melhor trajeto, dependia, essencialmente, de um mapa, uma luz de leitura direcional vinha bem a calhar, principalmente em

Leia mais »

CALOTA CUBO RÁPIDO

Calota cubo rápido, da EMPI. A roda de cubo rápido sempre foi sinônimo de esportividade num carro. Era utilizada para facilitar a troca do pneu,

Leia mais »

LUZ DE ESTACIONAMENTO

 Nos anos 50 a luz de estacionamento – indicativa da presença de um veículo parado – ainda não havia sido incorporada ao fusca. Por causa

Leia mais »

TRAVA DO FREIO DE MÃO

Anúncio de janeiro de 1969. A Fábrica de Maçanetas Universal Ltda (ou UNIVEL) além de ter produzido maçanetas e consoles – http://opasgarage.blogspot.com/search/label/CONSOLES – para o fusca, desenvolveu

Leia mais »

RÁDIO BLAUPUNKT DERBY (PIC-NIC)

Rádios …. ah os rádios, fascinantes rádios. Até hoje, uma das primeiras providências de quem compra um carro novo é instalar um radinho.  Apenas os modelos top de

Leia mais »

PARAFUSOS

 Para quem está restaurando um Fusca alemão ou mesmo para quem se propuser a avaliar sua originalidade, fique atento aos parafusos! Eles falam muito da

Leia mais »

RELÓGIO DE PORTA-LUVAS

Os relógios para o fusca sempre foram acessórios desejados. Davam um ar de sofisticação ao besouro. Havia diversos modelos à disposição, instalados nos mais diversos lugares

Leia mais »