Garanta sua assinatura agora

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

SAIA LATERAL DO PARA-LAMA

SAIA LATERAL DO PARA-LAMA

Saia lateral traseira do para-lama em um Fusca 1960.   Na década de 1950 houve uma tendência das montadoras de veículos, principalmente nos EUA, de

Leia mais »
1300-N

FUSCA 1300-N

  Fusca Standard 1975. Há alguns meses, deparei-me com um anúncio de um Fusca em que o vendedor o descrevia com uma série especial feita

Leia mais »
FUSCA 1974

VOLANTE BUMERANGUE

Volante bumerangue: novidade da linha 1974. Em setembro de 1973, a partir do chassi nº BP 974.600, ocorreu o lançamento do modelo 1974 do Fusca.

Leia mais »
ESPELHO RETROVISOR INTERNO ANTI-OFUSCANTE

ESPELHO BIFOCAL GHE

Catálogo de acessório da GHE com o espelho bifocal.   A empresa GHE Happich foi um gigante no ramo de acessórios automotivos nas décadas de

Leia mais »
1.000.000

1955. O ANO DO MILHÃO

1.000.000 de VWs produzidos em 1955.   1.000.000 é um número mágico. Chegar à conquista dessa marca é sempre motivo de comemoração. Fabricar 1 milhão

Leia mais »
CONCESSIONÁRIAS

MONUMENTO

Estande de venda de carros usados da Monumento em foto de 1968.   A Monumento S/A Veículos e Motores foi uma revendedora autorizada VW na

Leia mais »
FUSCA 1969

INSTRON

Boia e tampa de proteção da Instron para o Fusca.   A Instron S/A Indústria e Comércio foi fabricante nacional de equipamentos elétricos para a

Leia mais »
GAIATO

GAIATO

Jipe Gaiato.   Gaiato, segundo os dicionários, significa divertido, brincalhão, malandro, quem não tem responsabilidades. Por outro lado, a expressão “entrar de gaiato” quer dizer

Leia mais »
CAPA PROTETORA DO DISTRIBUIDOR

MORCEGO DA TAMPA DO MOTOR

  Morcego ou morcegão da tampa do motor do Fusca.   A chapa de escoamento de água da tampa do motor, peça nº 113.827.073-1, foi

Leia mais »
APELIDOS DE PEÇAS E ACESSÓRIOS

PUDIM

Quadro da suspensão dianteira com destaque para o “pudim”.   O batente de borracha da suspensão dianteira, peça nº 111.401.273, instalada no chifre localizado nas

Leia mais »
BUZINA

CARVÃOZINHO DA BUZINA

“Beep-Beep”, sai da frente!   Para bem andar de Fusca, a buzina deve estar em ordem. É uma questão de segurança. Obviamente, deve ser usada

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

METALLIC BLUE L35

Fusca 1953 na cor metallic blue. Cor metálica utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre março de 1953 a janeiro de 1954. Código L35. Cor do

Leia mais »
ESTRIBOS

FRISOS DOS ESTRIBOS

Estribo do Fusca.   Vamos abordar neste tópico um pouco da evolução do friso do estribo do Fusca, que sofreu algumas modificações ao longo da

Leia mais »
CALOTA ORIGINAL

A EVOLUÇÃO DAS CALOTAS

Calotas do Fusca.   O Fusca sempre foi equipado com calotas em sua longa trajetória. As calotas têm a função de proteger as pontas de

Leia mais »
EVOLUÇÃO DOS SUPORTES DE PARA-CHOQUE

SUPORTE DO PARA-CHOQUE

Suporte de para-choque. O suporte do para-choque tem a função de fixar a lâmina do para-choque à carroceria. Feito em metal, ele é instalado no

Leia mais »
ESPELHO RETROVISOR EXTERNO

ESPELHO RETROVISOR EXTERNO ROSCO

Espelho retrovisor externo para o lado direito do Fusca.   Não confunda com “Rosca” que é uma marca de parafusos brasileira, fornecedora oficial da Volkswagen

Leia mais »
CRUXEN

RÁDIO CRUXEN

  Anúncio de junho de 1968.   Durante  a época áurea de produção do Fusca nos anos de 1960 e 1970, diversas empresas nacionais desenvolveram

Leia mais »
BRASILWAGEN

BRASILWAGEN

Sede da Brasilwagen em São Paulo.   A Brasilwagen S/A, revendedor autorizado Volkswagen, foi fundada em 30 de Novembro de 1954, sendo um dos mais

Leia mais »
CORES

AZUL ATLAS L338

Cor metálica utilizada pela VW do Brasil entre 1971 e 1972 em Variant e TL. Código Universal: L338.  

Leia mais »

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

FAROL DE MILHA DE CAPUZ

 A instalação clássica do farol de longo alcance (mais conhecido como farol de milha) no Fusca é feita, normalmente, nos suportes dos pára-choques ou sobre

Leia mais »

ÁGUAS DE LINDÓIA 2011

Algumas fotos do maior encontro de automóveis antigos da América Latina. Obviamente, sob o enfoque dos VWs a ar, peças e acessórios de época.

Leia mais »

PENTEADEIRA DE PUTA!

1963. Dezembro. Tempo de dar um presente para o fusca. Ou vários. Se exagerar, o povo não perdoa: vira penteadeira de puta! Enfeitados tal e

Leia mais »

CAFETEIRA

O europeu gosta de viajar. Se for com seu próprio carro, todo o conforto e conveniência são sempre bem-vindos. Por que não uma cafeteira no

Leia mais »

CHAPÉU DE BRUXA

O Fusca sempre esteve em constante evolução. Foram mais de 2.500 modificações ao longo dos anos. A maioria imperceptível ao público em geral. Afinal, o

Leia mais »

TROCA DE ÓLEO

Nos anos 50 e 60, a fábrica da Volkswagen recomendava que a troca de óleo do Fusca devia ocorrer a cada 2.500 km. Para controlar a

Leia mais »

TRAVA DE MAÇANETA INTERNA

 Antes de a Volkswagen do Brasil introduzir as maçanetas de gatilho e os pinos de porta – que ocorreu somente a partir de 1978 – era muito fácil abrir

Leia mais »

DÍNAMO DUPLO

O dínamo é um gerador de energia elétrica que serve para manter o sistema elétrico do fusca em funcionamento e recarregar a bateria. A função

Leia mais »

TRANS AIR

Curioso acessório nacional, anos 60/70, para encher o pneu vazio, em uma emergência.    Constituia-se de uma mangueira, que era conectada, em uma das pontas

Leia mais »

BEE CATCHER

Quem tem um fusca sabe da deficiência na entrada de ar em seu interior. As ventarolas originais ajudam nessa tarefa, porém foram desenvolvidos apetrechos adicionais com

Leia mais »

ALARGADOR DE BITOLA

O alargador de bitola surgiu para melhorar a estabilidade do fusca, principalmente em curvas. Anúncio acima é de fevereiro de 1972. Entre os diversos fabricantes da

Leia mais »

TRAVA DE CÂMBIO

Nos anos 60, depois da chave-geral (veja em http://opasgarage.blogspot.com/2011/04/chave-geral.html) e da trava da ventarola (conhecida popularmente como pega-ladrão) a trava de câmbio era o item

Leia mais »

PUTA QUE O PARIU!

Nomes populares para partes, peças, acessórios e tudo o mais relacionado ao Fusca são comuns. Amendoim, árvore, asa de morcego, avental, bacalhau, bacia, bagagito, balãozinho, banana, bananinha,

Leia mais »

CHAVE GERAL

Uma das maneiras que os proprietários encontravam para melhorar a segurança do Fusca era instalar uma chave geral, que cortava a corrente elétrica do carro. O funcionamento é

Leia mais »

FREIO

Recebi do amigo EliSedan informações sobre uma peça mecânica que, apesar de ser original de linha de montagem do fusca, poucas pessoas conhecem, porque era removida

Leia mais »

TRAVA DE DIREÇÃO

Somente a partir do final de 1964, já como modelo 1965, o Fusca passou a ser equipado de fábrica com trava de direção. Até então, a ignição

Leia mais »

BANANINHA

Sinalizadores na linha de produção da VW alemã. O conjunto eletromecânico utilizado como indicador de direção do Fusca ficou conhecido aqui no Brasil como “bananinha”.

Leia mais »

BUZINA FANFARE

O som da buzina original do fusca é inconfundível. Beep-beep ! Faz parte da própria característica do carro. Porém, muitos proprietários, não satisfeitos com o

Leia mais »

ROSSI

Anúncio de junho de 1968. A Metalúrgica Rossi brindou o Fusca com diversos acessórios, a cada dia mais difícil de serem encontrados. O anúncio acima é

Leia mais »

ESPELHO RETROVISOR INTERNO LUFT

O espelho retrovisor interno serviu de inspiração para criação de alguns acessórios inusitados e, obviamente, raros nos dias atuais. Substituindo o espelho original do fusca,

Leia mais »

POLICRISTAL

A Policristal, que tinha sede à Rua Piratininga, 571, Fone: 92-2427, em São Paulo, desenvolveu interessantes acessórios para o Fusca nos anos 60. O nome Policristal adveio

Leia mais »

COFRE ANTONINHO

Anúncio de dezembro de 1967. Nos diversos países que tiveram o privilégio de comercializar o fusca com maior intensidade (exemplo de Brasil e EUA),  desenvolveram-se, localmente,

Leia mais »

LIMPADOR DO VIDRO DA PORTA

Um dos acessórios de época bem interessante é o limpador do vidro lateral da porta. O curioso apetrecho ficava fixado na canaleta superior e tinha por

Leia mais »

CAÇA MULATA DE PÁRA-BRISA

Chamo de spotlight o que aqui no Brasil é conhecido como caça-mulata.Trata-se de um farol auxiliar, que possui um sistema móvel permitindo o direcionamento manual

Leia mais »

PORTA CHAPÉU

    Até o final dos anos 50 o chapéu era um ítem obrigatório do vestuário masculino. O que antes era apenas moda, com o

Leia mais »

RIMI

Precisando otimizar o espaço de seu fusca alemão? Rimi é a solução! Nos anos 50 a Rimi, empresa alemã, desenvolveu um engenhoso apetrecho para os

Leia mais »