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DNF 2020 CURITIBA
DNF Curitiba. O Dia Nacional do Fusca (DNF) é comemorado no Brasil dia 20 de janeiro de cada no. A data é especial no meio

CARRO ESPORTE X FUSCA
Antiga propaganda da VW do Brasil, com humor característico, do início dos anos de 1960, comparando um carro de corrida com o Fusca.

PLAQUETA DE IDENTIFICAÇÃO DA CARROCERIA
Localização da plaqueta no Fusca. da saia dianteira do Fusca por meio de 2 (dois) rebites, cujos números codificados dão informações acerca da carroceria do

LANTERNAS DE KOMBI. ACESSÓRIOS
Lanternas traseiras para Kombi Corujinha. Poucos foram os acessórios oferecidos para a Kombi, comparativamente com o Fusca. Por por ser um veículo – em

AZUL MONTE BLANCO
A cor denominada Azul Monte Blanco foi utilizada exclusivamente em 1969 e 1970 pela VW do Brasil na pintura da carroceria do Karmann-Ghia. A

EVOLUÇÃO DOS FARÓIS 1959-1996
Agosto de 1959 a julho de 1962: nesse período, o Fusca saia de fábrica com faróis do tipo sealed beam, de produção local, com a marca Arteb-Hella,

LAVADOR DE PÁRA-BRISA HELPHOS
O Fusca, até 1959, saia de fábrica sem qualquer equipamento para auxiliar na limpeza do para-brisa. O lavador ou limpador de para-brisa tem a função

CAPAS DE PEDAL. EVOLUÇÃO E ACESSÓRIOS
Até final de outubro de 1949; Abordaremos neste tópico a evolução das capas de pedal e os acessórios de época utilizados nas pedaleiras. Out-1949/Dez-1953. Até

MENSAGEM AO ASSINANTE
Se você chegou até aqui, é porque valoriza conteúdos de qualidade. Frivolidades das redes sociais não tem espaço neste blog. Parabéns. Poucos serão os leitores,

BEM-BOLA
Anúncio da década de 1960. A empresa nacional Bem Bola Indústria de Auto Peças Ltda, então sediada na Av. Celso Garcia, 668, no bairro

EBERSPÄCHER: O AQUECEDOR
Europa e EUA: invernos rigorosos. Em boa parte da Europa, EUA e Canadá, regiões em que o Fusca foi amplamente comercializado, os invernos são

VENENO BELGA
Mach 1: customização oficial. Mach 1 é o nome atribuído a uma série limitada de Fuscas customizados produzidos em meados da década de 1960

DAS
Escudo da DAS. DAS: empresa alemã fundada em 1928 na cidade de Berlim, sob o nome DAS Deutcher Automobil Schutz Aktiengesellschaft. DAS são as letras

MACACO INFLÁVEL ANSER
Anúncio da Anser. Anser foi uma empresa nacional localizada na Av. Duque de Caxias, 179, São Paulo (SP), fabricante, na segunda metade da década de

1966
Anúncio da VW de março de 1966. Ano após ano, a Volkswagen do Brasil batia recordes de produção nas décadas de 60. Não podia ser

KOMBI: CHAVE DA PORTINHOLA COM SEGREDO
Chave da portinhola original. Na Kombi, para acessar o bocal de tanque de combustível, era necessário abrir uma portinhola por meio de uma chave “universal”,

KACO
Luz de emergência da Kaco: providencial em lugares escuros. Kaco é uma empresa alemã fabricante de juntas para motores, retentores e demais vedações para a

BOTÃO DE ACIONAMENTO DO AR QUENTE
Roseta do ar quente. O acionamento do ar quente do Fusca é feito por meio de um botão conectado a um cabo metálico que,

NEW OLD STOCK (NOS)
NOS são as iniciais da expressão inglesa “New Old Stock”, que significa peça nova de estoque antigo. É uma peça fabricada em data longínqua, porém,

PUNTA-TACO
Punta-taco. Punta-taco é uma técnica de direção utilizada para otimizar o contorno de curvas, muito comum em corridas de automóveis, no qual o piloto aciona

VERMELHO SPORT L5055
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1993 e 1996. Código Universal: L5055. Código de plaqueta: 013. Fusca Itamar na cor vermelho Sport. Etiqueta

VERMELHO DAKAR
Cor metálica utilizada pela VW do Brasil em 1996 no Fusca Série Ouro. Código L-5070. Fusca 1996 Série Ouro na cor vermelho Dakar. Etiqueta

1º ENCONTRO NACIONAL DE VW CLÁSSICOS 2019
Aconteceu entre os dias 23 a 25 de agosto de 2019, o primeiro Encontro Nacional de VW Clássicos na cidade de Águas de Lindoia, interior

JOKON: ACESSÓRIO ALEMÃO PARA A KOMBI
Assim como o Fusca, a Kombi também saia de fábrica com as famosas “bananinhas”, apelido dado aqui no Brasil aos sinalizadores de direção instalados na

LIMPADOR DA VARETA DE ÓLEO
“Tudo anda bem com Bardahl”. A empresa Bardahl, fundada em 1939 nos EUA pelo imigrante norueguês Ole Bardahl, é conhecida fabricante de aditivos e lubricantes

POSIÇÃO CORRETA DO VOLANTE ASA DE MORCEGO
Volante asa de morcego. O volante que equipou o Fusca entre meados de 1949 até o inicio de agosto de 1955 (chassi nº 1-929.745)

CORES 1954-1955
Cores usadas pela VW da Alemanha nos Fuscas fabricados entre janeiro de 1954 a fevereiro de 1955.

SUPORTE DO CARBURADOR 1100/1200
Suporte do carburador. A partir de 1949 a VW introduziu um suporte na base do carburador para dar mais estabilidade ao conjunto de alimentação

MADE IN GERMANY
1949: lançamento da versão Luxo. Em junho de 1949, com o lançamento da versão Luxo do Fusca, a VW começou a implementar seu ambicioso

DEFLETOR DO QUEBRA-VENTO
O defletor de ar instalado no quebra-vento é um acessório de época utilizado para redirecionar o vento que entra no interior da cabine em direção

LINHA VW 1971
Em agosto de 1970 a VW do Brasil lança os modelos 1971. Acima, propaganda de época mostrando o Fusca 1500, o Karmann-Ghia TC e o

WAP
Lanternas WAP com luz de ré: um raro acessório de época. WAP é uma empresa brasileira fabricante de lanternas e demais guarnições plásticas e de

MODELINHO
Modelinho é a denominação popular dada ao Fusca fabricado entre outubro a dezembro de 1966, já com a carroceria de algumas características do modelo 1967.

FRISOS NOS VIDROS
Até 1950 o Fusca saía de fábrica SEM os frisos nos vidros, ou melhor, nas borrachas dos vidros. Assim, um Fusca 1950 não tinha friso
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CALIBRADOR DE PNEUS
Anúncio de setembro de 1964. Manter a correta calibragem é essencial para prolongar a vida útil dos pneus. Além disso, é questão de segurança, pois evita
LINDBERGH: DO AVIÃO AO FUSCA
Charles Lindbergh, aviador, em foto dos anos 20. A vida de Charles Lindbergh é uma das biografias mais fascinantes do século XX. Quem tiver oportunidade
LUZ DE LEITURA
Na época em que o motorista, para traçar o melhor trajeto, dependia, essencialmente, de um mapa, uma luz de leitura direcional vinha bem a calhar, principalmente em
CALOTA CUBO RÁPIDO
Calota cubo rápido, da EMPI. A roda de cubo rápido sempre foi sinônimo de esportividade num carro. Era utilizada para facilitar a troca do pneu,
LUZ DE ESTACIONAMENTO
Nos anos 50 a luz de estacionamento – indicativa da presença de um veículo parado – ainda não havia sido incorporada ao fusca. Por causa
ENCONTRO POMERODE 2011 – VOLKS FRIENDS
Organizado pelo Pomer Volks Fusca Clube, aconteceu neste domingo, 04.12.2011, um dos maiores encontros de fuscas do sul do Brasil, o 5º Volks Friends. Pomerode
TRAVA DO FREIO DE MÃO
Anúncio de janeiro de 1969. A Fábrica de Maçanetas Universal Ltda (ou UNIVEL) além de ter produzido maçanetas e consoles – http://opasgarage.blogspot.com/search/label/CONSOLES – para o fusca, desenvolveu
RÁDIO BLAUPUNKT DERBY (PIC-NIC)
Rádios …. ah os rádios, fascinantes rádios. Até hoje, uma das primeiras providências de quem compra um carro novo é instalar um radinho. Apenas os modelos top de
PARAFUSOS
Para quem está restaurando um Fusca alemão ou mesmo para quem se propuser a avaliar sua originalidade, fique atento aos parafusos! Eles falam muito da
DESCANSA PÉS DO PASSAGEIRO
Uma das cerca de 2.500 modificações ocorridas no fusca ao longo dos anos, foi a introdução, em agosto de 1959, do descanso inclinado para os
RELÓGIO DE PORTA-LUVAS
Os relógios para o fusca sempre foram acessórios desejados. Davam um ar de sofisticação ao besouro. Havia diversos modelos à disposição, instalados nos mais diversos lugares
LANTERNÃO L. HUBER. O PREDECESSOR DA FAFÁ NO BRASIL
Logo nos primeiros anos de produção do fusca no Brasil, começaram a surgir diferenças, ainda que sutis, com o besouro produzido na Alemanha. Esse descompasso tornou-se mais marcante a
MARCADOR DE COMBUSTÍVEL – VDO
A empresa VDO (http://www.vdo.com.br/) foi fundada por Adolf Schindling no final da década de 1920, na cidade de Frankfurt, Alemanha. A VDO surgiu da incorporação de
PONTEIRA DE ESCAPAMENTO
O fusca, até julho de 1955, possuia apenas uma ponteira de escapamento. Essa ponteira saia do silencioso do fusca por baixo da saia traseira, que,
BÚSSOLA
Catálogo de acessórios de fusca (Poly Pad) dos anos 60. Nos tempos de GPS (acrônimo de “Global Positioning System”), falar em bússola parece ser uma
KITCAR
O fusca dominava a cena do mercado automobilístico nos anos 60. Era, verdadeiramente, o rei do pedaço. As fábricas de acessórios aproveitavam a pujança do fusca para
ASPIRADOR DE PÓ
Chega o fim de semana. Hora de lavar o fusquinha. É, sem dúvida, o momento de maior intimidade entre o dono e a pequena maravilha. Depois de
BECK
Lembro até hoje a primeira vez que ouvi esse nome: Beck. Um senhor do interior de São Paulo havia falecido e seu genro, organizando sua garagem após o
EQUALIZADOR MARANTZ
Saul B. Marantz (1911-1997) MARANTZ. A empresa fundada na década de 50 nos EUA por Saul B. Marantz, teve grande influência no desenvolvimento de sistemas de
RÉGUA PARA MARCAR O NÍVEL DE COMBUSTÍVEL
Até a 1a. série de 1961, o fusca não possuia marcador de combustível. Algo inimaginável nos dias atuais, afinal, como são saber quanto de combustível
LANTERNAS DIANTEIRAS
Muitos motoristas com mais idade têm, até hoje, o costume de usar os braços para auxiliar na sinalização da mudança de direção. São de uma época
UNISTRA
Abril de 1957. Partindo do conceito da física de que o espelho reflete a luz, foi lançado na Alemanha um acessório para Fusca chamado UNISTRA, acrônimo de Universal
GLUP! PLOC! POP! … BOLHA!
Há mais em comum entre a bolha e o Fusca do que podemos imaginar. E não se trata de nenhuma bolha especulativa – no mercado imobiliário
VACUÔMETRO DIVERTIDO PARA FUSCA!
O vacuômetro mede a depressão do ar na entrada do coletor de admissão. Serve tanto para monitorar o consumo de combustível, quanto para indicar diversas
LANTERNA TRASEIRA ELECTRIC
As lanternas do Fusca, de 1956 até 1961 eram iguais ao do modelo acima. Nesse período, o Fusca ainda usava as bananinhas como indicadores de direção.
“TIP TOP” E “INFLA-TIRE”
Anúncio de dezembro de 1968. Nos anos 60, a empresa Farloc do Brasil S.A. importou, para comercialização no Brasil, o kit TIP TOP. O kit consistia em
BEFOR
Anúncio de dezembro de 1968. A empresa paulistana B.C. Mar Ltda., localizada à Rua General Couto de Magalhães, 240, São Paulo (SP), citada também como
ADAPTADOR DE NARIZ DE PLACA
Adaptador de nariz de placa. No passado era muito comum os proprietários quererem atualizar o seu Fusca usado, dando-lhe um aspecto de modelo “último
VELOCÍMETRO
Vamos falar um pouco sobre originalidade do velocímetro do Fusca neste tópico. Acima, o velocímetro do Fusca até 1949, feito pela VDO, com um grande
GUIATEC
Anúncio de maio de 1968. A empresa brasileira Autotec Peças e Acessórios para Automóveis Ltda, de São Paulo, produziu nos anos 60 o produto chamado GUIATEC,
ESTRIBOS
Os estribos do fusca datam a idade do projeto: anos 30. Naquele tempo e nos anos que se seguiram, era comum os carros possuírem estribos.
RELÓGIO DE PAINEL 1957-1961
Os fuscas fabricados até o início de 1961 não vinham de fábrica com marcador de combustível. O fim da era do fusca oval e a
GELA SACO, ESFRIA BUNDA … PERAÍ, ESQUENTA TUDO!
Gela saco no Fusca todo mundo já ouvir falar, não é mesmo? Para propiciar a entrada de ar no veículo, os sedans fabricados a partir de 1950
PÁRA-CHOQUES NORJA
Fusca alemão modelo 1968. Em agosto de 1967, já como modelo 1968, os fuscas alemães ganharam novos pára-choques: os conhecidos pára-choques quadrados. Fusca 1300 e 1500 modelos
EVOLUÇÃO DOS FARÓIS 1950-1959
Os Fuscas alemães (1950-1959) usavam faróis da marca Bosch ou Hella. Eram faróis simétricos com lâmpadas, 6v. As empresas Bosch e Hella eram fornecedores oficiais de faróis
TOCA-DISCOS, VITROLA, PARA O FUSCA!
Nos anos 60, possuir uma vitrola dentro do carro para tocar seus LPs preferidos era algo para poucas pessoas. O toca fitas de cartucho e K7 surgiriam anos depois. Hoje, uma