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Postagens exclusivas Opasgarage:

CASA DE ACESSÓRIOS

HERMES MACEDO

Lojas HM em São Bento do Sul (SC). A Hermes Macedo foi uma loja de departamentos fundada em Curitiba (PR) em 1932 pelos irmãos Astrogildo

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KOMBI 1976

LANTERNA PRA TODA OBRA!

Kombi 1976. Em outubro de 1975 a VW do Brasil lançava a nova Kombi modelo 1976, conhecida como “Clipper”,  com diversas modificações em relação ao

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BEGE FUSCAS ALEMÃES

SAND L90

Sand. Cor utilizada pela VW alemã entre abril de 1951 a março de 1953. Código L90.   Fusca 1952 na cor Sand. É uma tonalidade

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AZUL FUSCAS ALEMÃES

AZURE BLUE L36

Azure Blue.   Cor utilizada pela VW alemã de abril de 1951 a março de 1953. Código L36. Fusca 1953 Zwitter, na cor Azure Blue.

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CORES FUSCAS ALEMÃES

PASTEL GREEN – L11

Fusca na cor pastel green. Cor utilizada pela VW alemã entre julho de 1948 a janeiro de 1954. Código L11. Fusca Luxo 1950 na cor

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CORES FUSCAS ALEMÃES

CORAL RED L351

 “Coral Red” ou vermelho coral. Cor utilizada pela VW alemã de abril de 1956, chassi nº 1.173.573 a julho de 1958, chassi nº 2.060.331. Código L351.

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CORES FUSCAS ALEMÃES

VERDE AGAVE L240

Cor utilizada pela VW da Alemanha entre abril de 1956 a julho de 1958. No Brasil, a cor foi utilizada em 1959 nas carrocerias do

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CORES FUSCAS ALEMÃES

VERMELHO RUBI L456

Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1958 a julho de 1964. Nos EUA a cor é chamada de “Ruby Red“. No Brasil,

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CORES FUSCAS ALEMÃES

VERDE MANGO L346

Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1959 e julho de 1960. No Brasil foi utilizada pela VW em 1960. Código L346. Fusca

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CORES FUSCAS ALEMÃES

VERDE JADE L349

Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1959 a julho de 1960. No Brasil foi usada pela VW entre 1959 e 1960. Código

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AZUL FUSCAS ALEMÃES

AZUL GLACIAL L363

Cor utilizada pela VW alemã entre agosto de 1959 e julho de 1960. Na Alemanha essa cor é chamada de “Arktis“; nos EUA de “Arctic

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AZUL FUSCAS ALEMÃES

GLACIER BLUE – L334

Cor metálica utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1957 a julho de 1958. Na Alemanha é chamada de Firn Blau e nos EUA de

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INVICTUS

RÁDIO INVICTUS

Anúncio de dezembro de 1968 do rádio Invictus instalado em um Fusca. Como os leitores do blog já sabem, o Fusca não saia de fábrica

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CORES FUSCAS ALEMÃES

ULTRAMAROON – L276

Ultramaroon. Cor utilizada pela VW alemã entre os anos de 1954 e 1955.   Código L276. Fusca 1954 ragtop na cor ultramaroon. Tabela com combinação

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ALLSTATE

REBOQUE ALLSTATE

Allstate é uma marca pertencente à americana Sears de diversos produtos automotivos, tais como pneus, filtros de óleo, reguladores de voltagem, velas de ignição, almotolias,

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ASSOALHO

ASSOALHO

Assoalho até 1975: retilíneo nas bordas. Dentre as diversas mudanças ocorridas no assoalho do Fusca, destacamos hoje, rapidamente, a diferença entre o assoalho do Fusca

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ALARME

A L A R M E S

O alarme veicular é um dispositivo eletrônico instalado no automóvel para evitar o roubo do próprio veículo ou de objetos que no interior dele se

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FUSCA 1974

PISCA ALERTA

Pisca de emergência. A Resolução nº 463, de 1973 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), obrigou que todos os veículos fabricados a partir de 31

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KOMBI 1960

KOMBI. PROTETOR DE JOELHO

Até 1960, o suporte fixador da coluna de direção da Kombi não possuía qualquer acabamento,   Em maio daquele ano, a VW introduziu uma borracha

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AZUL FUSCAS NACIONAIS

AZUL UNIVERSO – L3046

Cor utilizada pela VW do Brasil para o modelo 1983 do Fusca e Kombi. Código Universal: L3046. Código de plaqueta: 030.  

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AEROLUS

A E R O L U S

Acessório alemão do início de 1950: AEROLUS, permite a entrada de ar ao interior do veículo, mesmo em dias de chuva, minimizando o embaçamento dos

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EVOLUÇÃO DO INTERRUPTOR DA LUZ DE TETO

INTERRUPTOR DA LUZ DE TETO

  O Fusca passou a ser equipado com o interruptor da luz de teto a partir de 13 de abril de 1951, chassi nº 1-0241.638.

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KM-SET

MARCADOR MANUAL

Tankfix alemão: hora de abastecer! Os marcadores manuais de controle da quilometragem percorrida pelo veículo, acessório de época da década de 1950 e 1960, podiam

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ANTIMONIO

FRISOS DO PAINEL

Fusca 1959.   Em 1º de agosto de 1957, a partir do chassi nº 1.600.440, o Fusca sofreu diversas mudanças. As transformações mais visíveis foram

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BATENTE INFERIOR DA PORTA DA KOMBI

KOMBI. BATENTE INFERIOR DA PORTA.

Destaque para o batente inferior da porta. O batente inferior da porta da Kombi, peça número 211.809.501.1, também chamado de contorno do pára-lama ou somente

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AR QUENTE

MUFLA INTERNA

Muflas internas. Até 1961 o Fusca possuía um par de muflas internas, integrantes da carroceria do veículo, localizadas embaixo do banco traseiro, no lado direito

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DISCO DE VINIL

FUSCA DO AMOR

Compacto de Rosa Maria: O Fusca do Amor. A cantora brasileira Rosa Maria foi precursora no Brasil ao associar, formalmente, o “amor” ao “Fusca”.  Em

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CHAVE DA PORTINHOLA DA KOMBI

CHAVE DA PORTINHOLA DA KOMBI

Até outubro de 1970, a abertura da portinhola para acesso à tampa do tanque de combustível da Kombi era feita por uma chave que acompanhava

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BRUNO TRESS

TRAILERS E REBOQUES

 Acampar propicia maior contato com a natureza. O hábito de acampar, tão difundido na Europa e EUA onde há milhares de adeptos à cultura da

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ALMIR ROGÉRIO

FUSCÃO PRETO

Almir Rogério e seu Fuscão Preto. Música no estilo sertanejo que fez estrondoso sucesso na voz de Almir Rogério no início da década de 1980.

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Postagens exclusivas Opasgarage:

CALIBRADOR DE PNEUS

Anúncio de setembro de 1964. Manter a correta calibragem é essencial para prolongar a vida útil dos pneus. Além disso, é questão de segurança, pois evita

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LUZ DE LEITURA

Na época em que o motorista, para traçar o melhor trajeto, dependia, essencialmente, de um mapa, uma luz de leitura direcional vinha bem a calhar, principalmente em

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CALOTA CUBO RÁPIDO

Calota cubo rápido, da EMPI. A roda de cubo rápido sempre foi sinônimo de esportividade num carro. Era utilizada para facilitar a troca do pneu,

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LUZ DE ESTACIONAMENTO

 Nos anos 50 a luz de estacionamento – indicativa da presença de um veículo parado – ainda não havia sido incorporada ao fusca. Por causa

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TRAVA DO FREIO DE MÃO

Anúncio de janeiro de 1969. A Fábrica de Maçanetas Universal Ltda (ou UNIVEL) além de ter produzido maçanetas e consoles – http://opasgarage.blogspot.com/search/label/CONSOLES – para o fusca, desenvolveu

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RÁDIO BLAUPUNKT DERBY (PIC-NIC)

Rádios …. ah os rádios, fascinantes rádios. Até hoje, uma das primeiras providências de quem compra um carro novo é instalar um radinho.  Apenas os modelos top de

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PARAFUSOS

 Para quem está restaurando um Fusca alemão ou mesmo para quem se propuser a avaliar sua originalidade, fique atento aos parafusos! Eles falam muito da

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RELÓGIO DE PORTA-LUVAS

Os relógios para o fusca sempre foram acessórios desejados. Davam um ar de sofisticação ao besouro. Havia diversos modelos à disposição, instalados nos mais diversos lugares

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PONTEIRA DE ESCAPAMENTO

O fusca, até julho de 1955, possuia apenas uma ponteira de escapamento. Essa ponteira saia do silencioso do fusca por baixo da saia traseira, que,

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BÚSSOLA

Catálogo de acessórios de fusca (Poly Pad) dos anos 60. Nos tempos de GPS (acrônimo de “Global Positioning System”), falar em bússola parece ser uma

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KITCAR

O fusca dominava a cena do mercado automobilístico nos anos 60. Era, verdadeiramente, o rei do pedaço. As fábricas de acessórios aproveitavam a pujança do fusca para

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ASPIRADOR DE PÓ

Chega o fim de semana. Hora de lavar o fusquinha. É, sem dúvida, o momento de maior intimidade entre o dono e a pequena maravilha. Depois de

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BECK

Lembro até hoje a primeira vez que ouvi esse nome: Beck. Um senhor do interior de São Paulo havia falecido e seu genro, organizando sua garagem após o

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EQUALIZADOR MARANTZ

Saul B. Marantz (1911-1997) MARANTZ. A empresa fundada  na década de 50 nos EUA por Saul B. Marantz, teve grande influência no desenvolvimento de sistemas de

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LANTERNAS DIANTEIRAS

Muitos motoristas com mais idade têm, até hoje, o costume de usar os braços para auxiliar na sinalização da mudança de direção. São de uma época

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UNISTRA

Abril de 1957.  Partindo do conceito da física de que o espelho reflete a luz, foi lançado na Alemanha um acessório para Fusca chamado UNISTRA, acrônimo de Universal

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LANTERNA TRASEIRA ELECTRIC

 As lanternas do Fusca, de 1956 até 1961 eram iguais ao do modelo acima. Nesse período, o Fusca ainda usava as bananinhas como indicadores de direção. 

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BEFOR

Anúncio de dezembro de 1968. A empresa paulistana B.C. Mar Ltda., localizada à Rua General Couto de Magalhães, 240, São Paulo (SP), citada também como

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ADAPTADOR DE NARIZ DE PLACA

  Adaptador de nariz de placa. No passado era muito comum os proprietários quererem atualizar o seu Fusca usado, dando-lhe um aspecto de modelo “último

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VELOCÍMETRO

Vamos falar um pouco sobre originalidade do velocímetro do Fusca neste tópico. Acima, o velocímetro do Fusca até 1949, feito pela VDO, com um grande

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GUIATEC

Anúncio de maio de 1968. A empresa brasileira Autotec Peças e Acessórios para Automóveis Ltda, de São Paulo, produziu nos anos 60 o produto chamado GUIATEC,

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ESTRIBOS

Os estribos do fusca datam a idade do projeto: anos 30. Naquele tempo e nos anos que se seguiram, era comum os carros possuírem estribos.

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PÁRA-CHOQUES NORJA

Fusca alemão modelo 1968. Em agosto de 1967, já como modelo 1968, os fuscas alemães ganharam novos pára-choques: os conhecidos pára-choques quadrados. Fusca 1300 e 1500 modelos

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EVOLUÇÃO DOS FARÓIS 1950-1959

Os Fuscas alemães (1950-1959) usavam faróis da marca Bosch ou Hella. Eram faróis simétricos com lâmpadas, 6v. As empresas Bosch e Hella eram fornecedores oficiais de faróis

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