Garanta sua assinatura agora
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
CAPAS DE PEDAL. EVOLUÇÃO E ACESSÓRIOS
Até final de outubro de 1949; Abordaremos neste tópico a evolução das capas de pedal e os acessórios de época utilizados nas pedaleiras. Out-1949/Dez-1953. Até
MENSAGEM AO ASSINANTE
Se você chegou até aqui, é porque valoriza conteúdos de qualidade. Frivolidades das redes sociais não tem espaço neste blog. Parabéns. Poucos serão os leitores,
BEM-BOLA
Anúncio da década de 1960. A empresa nacional Bem Bola Indústria de Auto Peças Ltda, então sediada na Av. Celso Garcia, 668, no bairro
EBERSPÄCHER: O AQUECEDOR
Europa e EUA: invernos rigorosos. Em boa parte da Europa, EUA e Canadá, regiões em que o Fusca foi amplamente comercializado, os invernos são
VENENO BELGA
Mach 1: customização oficial. Mach 1 é o nome atribuído a uma série limitada de Fuscas customizados produzidos em meados da década de 1960
DAS
Escudo da DAS. DAS: empresa alemã fundada em 1928 na cidade de Berlim, sob o nome DAS Deutcher Automobil Schutz Aktiengesellschaft. DAS são as letras
MACACO INFLÁVEL ANSER
Anúncio da Anser. Anser foi uma empresa nacional localizada na Av. Duque de Caxias, 179, São Paulo (SP), fabricante, na segunda metade da década de
1966
Anúncio da VW de março de 1966. Ano após ano, a Volkswagen do Brasil batia recordes de produção nas décadas de 60. Não podia ser
KOMBI: CHAVE DA PORTINHOLA COM SEGREDO
Chave da portinhola original. Na Kombi, para acessar o bocal de tanque de combustível, era necessário abrir uma portinhola por meio de uma chave “universal”,
KACO
Luz de emergência da Kaco: providencial em lugares escuros. Kaco é uma empresa alemã fabricante de juntas para motores, retentores e demais vedações para a
BOTÃO DE ACIONAMENTO DO AR QUENTE
Roseta do ar quente. O acionamento do ar quente do Fusca é feito por meio de um botão conectado a um cabo metálico que,
NEW OLD STOCK (NOS)
NOS são as iniciais da expressão inglesa “New Old Stock”, que significa peça nova de estoque antigo. É uma peça fabricada em data longínqua, porém,
PUNTA-TACO
Punta-taco. Punta-taco é uma técnica de direção utilizada para otimizar o contorno de curvas, muito comum em corridas de automóveis, no qual o piloto aciona
VERMELHO SPORT L5055
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1993 e 1996. Código Universal: L5055. Código de plaqueta: 013. Fusca Itamar na cor vermelho Sport. Etiqueta
VERMELHO DAKAR
Cor metálica utilizada pela VW do Brasil em 1996 no Fusca Série Ouro. Código L-5070. Fusca 1996 Série Ouro na cor vermelho Dakar. Etiqueta
1º ENCONTRO NACIONAL DE VW CLÁSSICOS 2019
Aconteceu entre os dias 23 a 25 de agosto de 2019, o primeiro Encontro Nacional de VW Clássicos na cidade de Águas de Lindoia, interior
JOKON: ACESSÓRIO ALEMÃO PARA A KOMBI
Assim como o Fusca, a Kombi também saia de fábrica com as famosas “bananinhas”, apelido dado aqui no Brasil aos sinalizadores de direção instalados na
LIMPADOR DA VARETA DE ÓLEO
“Tudo anda bem com Bardahl”. A empresa Bardahl, fundada em 1939 nos EUA pelo imigrante norueguês Ole Bardahl, é conhecida fabricante de aditivos e lubricantes
POSIÇÃO CORRETA DO VOLANTE ASA DE MORCEGO
Volante asa de morcego. O volante que equipou o Fusca entre meados de 1949 até o inicio de agosto de 1955 (chassi nº 1-929.745)
CORES 1954-1955
Cores usadas pela VW da Alemanha nos Fuscas fabricados entre janeiro de 1954 a fevereiro de 1955.
SUPORTE DO CARBURADOR 1100/1200
Suporte do carburador. A partir de 1949 a VW introduziu um suporte na base do carburador para dar mais estabilidade ao conjunto de alimentação
MADE IN GERMANY
1949: lançamento da versão Luxo. Em junho de 1949, com o lançamento da versão Luxo do Fusca, a VW começou a implementar seu ambicioso
DEFLETOR DO QUEBRA-VENTO
O defletor de ar instalado no quebra-vento é um acessório de época utilizado para redirecionar o vento que entra no interior da cabine em direção
LINHA VW 1971
Em agosto de 1970 a VW do Brasil lança os modelos 1971. Acima, propaganda de época mostrando o Fusca 1500, o Karmann-Ghia TC e o
WAP
Lanternas WAP com luz de ré: um raro acessório de época. WAP é uma empresa brasileira fabricante de lanternas e demais guarnições plásticas e de
MODELINHO
Modelinho é a denominação popular dada ao Fusca fabricado entre outubro a dezembro de 1966, já com a carroceria de algumas características do modelo 1967.
FRISOS NOS VIDROS
Até 1950 o Fusca saía de fábrica SEM os frisos nos vidros, ou melhor, nas borrachas dos vidros. Assim, um Fusca 1950 não tinha friso
RÁDIO INDERG
A empresa nacional Inderg Indústria Eletrônica Ltda, então sediada à Rua Princesa Isabel, 86, São Paulo (SP), fabricou, na década de 1960 e 1970, rádios
BRUNO TRESS
Filho do comerciante alemão Emil Tress e de Guilhermina Tress, Bruno Tress nasceu em Osrterode, na Prússia Oriental. Deflagrada a Primeira Guerra Mundial, foi
FERRAMENTA ESPECIAL
A retirada das chaves do limpador de pára-brisa e de acionamento dos faróis do painel do Fusca exigem uma ferramenta especial, que facilita o trabalho
VOLKSFEST 2019
“Parabéns aos organizadores! Que evento de alto nível!” “Tenho ido em todos os eventos que posso. Tanto aqui no Brasil quanto na Espanha.,
MARROM AVELÃ METÁLICO L6019
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1980 e 1981, nos veículos Brasília, Variant II e Passat. Código da plaqueta: 088. Código Universal: L 6019.
CANELA SECA
Fusca 1500. Canela Seca é o nome popular dado ao Fusca 1300 fabricado entre agosto de 1970 a outubro de 1974, com a bitola
RÁDIO JANDAL
Fusca 1500 com rádio Jandal. Os rádios feitos pela Jandal Eletrônica Ltda, eram um dos mais bonitos já feitos na década de 1960 e 1970.
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
FRISOS DA CARROCERIA
Friso vincado do capô dianteiro (1950-1952). 1950-1952: Os frisos da carroceria foram introduzidos pela Volkswagen com o lançamento do Fusca Luxo ou Exportação ocorrido em
CERTIDÃO DE NASCIMENTO: FINALMENTE DISPONÍVEL!
Certidão de nascimento: finalmente disponível. Depois de décadas aguardando, finalmente os colecionados e aficionados pela marca poderão pedir a certidão de nascimento do seu xodó!
1970: 1.000.000 DE VOLKSWAGEN
8 de julho de 1970: a VW do Brasil atingiu a produção de 1.000.000 de veículos. No dia 8 de julho de 1970, por volta
ALAVANCA DE CÂMBIO HURST
Alavanca esportiva Hurst. A empresa americana Hurst-Campbell foi fundada em 1958 por George Hurst e Bill Campbell, inicialmente como uma oficina mecânica no
PQP TRASEIRO – ACESSÓRIO DE ÉPOCA
PQP móvel. Já tratamos outrora da evolução do PQP traseiro original do Fusca (para mais informações, clique aqui). Hoje abordaremos uma alça traseira que substituiu
AFOGADOR (1950-1996)
Acionamento do afogador: apenas com o motor frio. O afogador é um mecanismo que permite enriquecer a mistura ar-combustível do carburador, facilitando a partida quando
AVALIAÇÃO DE FUSCA 1300 STANDARD 1973 BRUNELLI
Fusca 1300 1973 Standard à venda na Brunelli Veículos Antigos. Seguindo nossa serie de avaliação de veículos à venda, avaliaremos hoje o Fusca
CORDONÊ (1973-1979)
Padrão de cordonê utilizado entre 1973-1975 (exceto 1300 Std). Entre 1974 e 1979 a Volkswagen do Brasil utilizou um courvin com listras coloridas na faixa
TOCA-FITAS DE CARTUCHO MECCA
Toca-fitas Mecca em uma Variant 1972. Já abordamos o toca-fitas de cartucho em um de nossos posts (para mais informações, clique aqui). Rapidamente hoje apresentamos um
EMBLEMA 1300
Emblema 1300. O emblema 1300 foi usado na tampa do motor do Fusca entre janeiro de 1967 a novembro de 1974. O dístico começou ser
VOLANTE PETRI PEALIT
Volante Petri Pealit. Nas décadas de 1930 a 1950 era comum alguns veículos serem equipados com volante do tipo banjo, caracterizado pelas hastes que
PORCA CASTELO
Porca castelo. Os cubos das rodas traseiras são fixados nos semieixos por meio de uma porca castelo de 36 mm e part number 311.501.221. Essa porca recebe
250.000 VOLKSWAGENS EM 1951!
Grande feito alcançado pela VW. No dia 5 de outubro de 1951 saiu da linha de produção da fábrica da Volkswagen em Wolfsburg,
LANTERNA DE EMERGÊNCIA NICE
Lanterna de emergência Nice. A empresa nacional FAE Ferragens e Aparelhos Elétricos S/A, fabricou nas décadas de 1970 e 1980, sob a marca
EVOLUÇÃO DA PLAQUETA DE IDENTIFICAÇÃO – 1970-1986
Plaqueta de identificação do chassi do Fusca. Vamos dar continuidade ao terceiro post envolvendo a evolução da plaqueta de identificação do Fusca. A evolução das
AUTOHAUS BUCHWINKLER
Concessionária Autohaus Buchwinkler encrustada entre as montanhas. A concessionária Autohaus Buchwinkler, localizada na cidade de Berchtesgaden, na Alemanha, é uma concessionária autorizada VW desde 1948, sendo
FUSCA 1977
Fusca modelo 1977. O Fusca modelo 1977 foi lançado em outubro de 1976, a partir do chassi BJ 449.873 (Fusca 1300) e BS 613.682 (Fusca
CESTA DE PIC-NIC STABBURET
A empresa Stabburet foi fundada por Gunnar Nilsen (1913-1984) em 1936 na cidade de Fredrikstad, Noruega. Popularmente conhecida como Stabbur-Nilsen, era fabricante de alimentos prontos
BIZORRÃO, VARIANT, TL, ZÉ DO CAIXÃO, SP2. RESERVATÓRIO DE ÁGUA DO PARA-BRISA. FUNÇÃO DA CAPA.
Reservatório de água instalado em um Bizorrão 1974. O reservatório de água do tipo bujãozinho foi utilizado no Zé do Caixão, Variant, TL, SP1/SP2
POLAINA
Polaina de proteção do para-lama. Um dos acessórios mais populares do Fusca foram as polainas instaladas nas extremidades do para-lamas, que tinham a função de
2º ENCONTRO BRASILEIRO DE VW CLÁSSICOS 2023
EBVW Clássicos 2023. Nos dias 1º, 2 e 3 de setembro de 2023 ocorreu o 2º Encontro Brasileiro de VW Clássicos, na cidade de
FUSCA 1975: 1300 x 1300-L
Fusca 1300 Standard 1975. Em novembro de 1974 a Volkswagen do Brasil lançou os modelos 1975 do Fusca. As versões disponíveis nessa ocasião eram o
1953. O PRIMEIRO OVAL
Fusca oval: lançado em março de 1953. No dia 10 de março de 1953 o primeiro Fusca oval saiu da linha de produção da fábrica
A DEMONIZAÇÃO DO ZÉ FRISINHO
Zé Frisinho: amor incondicional pelo Fusca! Faz tempo que estou querendo escrever sobre esse assunto. É comum se perceber no nosso meio uma série de
RELÓGIO NO CINZEIRO KIENZLE
Relógio de horas no cinzeiro. Os Fuscas Zwitter e ovais fabricados entre outubro de 1952 e agosto de 1957 vinham equipados de fábrica com
EVOLUÇÃO DO CINZEIRO TRASEIRO
Cinzeiro traseiro do Fusca. JUNHO DE 1949 A SETEMBRO DE 1952: Com o lançamento da versão Export/Deluxe em junho de 1949 (chassi 1-0106.639), foi introduzido
ATOGAS
Veneno alemão de época: Atogas. Dentre as diversas tentativas de melhorar a performance do Fusca na década de 1950, a empresa alemã Galmar
FUSCA 1955
Fusca 1955. O Fusca 1955 iniciou sua produção em janeiro de 1955. Naquela época a Volkswagen ainda não antecipava o lançamento do modelo seguinte
NÃO ACREDITE EM TUDO QUE VOCÊ LÊ NOS ANÚNCIOS DE CARROS ANTIGOS!
Fusca 1300-L 1975. Isso mesmo. Não acredito em tudo o que você lê em anúncios de carros antigos. Não importa quem seja o vendedor.
FUSCA 1958
Fusca modelo 1958: inúmeras novidades! O Fusca modelo 1958 foi lançado em 1º de agosto de 1957, a partir do chassi nº 1.600.440 e pôs
KOMBI 1975
Kombi 6 portas 1975. 1975 marca o último ano da Kombi Corujinha no Brasil. Diferente do que aconteceu na Alemanha, que teve o modelo descontinuado
AVALIAÇÃO DE FUSCA 1952 SPLIT DA L’ART DE L’AUTOMOBILE
Fusca 1952 à venda na L’Art. Seguimos com mais uma avaliação de um Fusca alemão do ano de 1952 à venda na empresa L’Art de
JUPITER GREY L225
Fusca Standard 1959 na cor Jupiter grey. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre março de 1953 a agosto de 1963 para os Fuscas Standard.
MEDIUM BLUE L37
Fusca 1951 na cor medium blue. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre julho de 1951 a julho de 1958 para os Fuscas Standard.
DARK BLUE L32
Fusca 1947 na cor dark blue. Cor utilizada na Alemanha nos Fuscas Standard até julho de 1951. Código L32.
PEARL GREY L21
Pearl Grey. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha nos Fuscas Standard até março de 1953. Código L21. Cor exclusiva dos Fuscas alemães Standard.