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Postagens exclusivas Opasgarage:

COMFORT

REDINHAS SUSPENSAS

Porta-treco em formato de rede em um Fusca split.   Para otimizar o espaço do Fusca, principalmente para a acomodação de pequenos objetos, o mercado

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INVICTUS

JET AIR

Ventilador Jet Air instalado em Fusca 1500 1973.   Sabidamente o sistema de ventilação interna do Fusca sempre foi deficiente. A abertura do quebra-vento é

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PROTETOR INTERNO DO PÁRA-LAMA

PROTETOR INTERNO DO PÁRA-LAMA

Na década de 1970 e 1980 era comum instalar-se no Fusca um protetor interno dos pára-lamas visando proteger a pintura interna de areia, pedriscos, pedras

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CORES

LARANJA BITTERSWEET

Cor introduzida pela VW do Brasil em janeiro de 1971, código L-1253, utilizada nos Fuscas 1300 e 1500 apenas nesse ano. Fusca 1500, ano 1971.

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NARIZ DE PLACA

NARIZINHO: DIFERENÇAS

Muitos confundem o nariz de placa utilizado no Fusca a partir do modelo Zwitter com o introduzido a partir do modelo 1958. Apesar de aparentemente

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FORRAÇÃO LATERAL 1958-1959

FORRAÇÃO LATERAL 1958 E 1959

Fusca 1959. A partir do lançamento do modelo 1958, ocorrido em agosto de 1957, o Fusca passou a ter novo padrão de forrações laterais, agora

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CADEIRA INFANTIL

CADEIRA INFANTIL

Cadeira infantil. Antigamente, não havia maiores preocupações quanto à preservação da integridade física dos passageiros do veículo, principalmente as crianças. Lembremos que o cinto de

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CORES

MARROM ESCURO

Cor utilizada pela VW do Brasil exclusivamente em 1972 para Fusca 1300 e 1500. Código universal desconhecido. Tintas Wanda o código é Wandalac 00031/Wandacar 00031.

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1100 X 1200

MOTOR 1100 x 1200

Motor 1100.   Via de regra, percebe-se muitas dúvidas, inclusive entre os próprios fusqueiros, sobre até quando foi utilizado o motor 1100 do Fusca.  

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APRILIA

COMO FIXAR UM FAROL AUXILIAR?

Farol auxiliar instalado em um Fusca 1960. Tão importante quanto conseguir um belo par de farol auxiliar antigo para equipar seu Fusca, é instalá-lo da maneira

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KOMBI ACESSÓRIOS

TARTARUGA DE KOMBI

Não! Aviso logo que não se trata de um acessório para deixar a Kombi mais vagarosa ou, ainda, para troçar com sua natural lerdeza. Bojo

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FUSCA 1951

RÁDIO TELEFUNKEN IA-51V

Rádio Telefunken modelo IA-51V.   Rádios para os Fuscas split (1950-1952) sempre merecem um tópico à parte. São raros e caros. Via de regra, rádios

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BAGAGITO

BAGAGITO

Chiqueirinho é a designação popular dada ao compartimento de bagagens do Fusca localizado atrás do banco traseiro. Chiqueiro é o local onde se criam porcos.

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EMPI

ESTABILIZADOR TRASEIRO

  O estabilizador é uma barra transversal que interliga dois lados da suspensão de um veículo com vistas a aumentar a resistência à inclinação da

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CABEÇOTE DA SUSPENSÃO DIANTEIRA

CABEÇOTE DA SUSPENSÃO

O cabeçote da suspensão dianteira do Fusca, também conhecido por “suporte do eixo dianteiro”, “cabeçote do chassi” ou, simplesmente “focinho de porco”, é parte integrante

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BRAKE LIGHT

SEMÁFORO

As cores do semáforo (ou sinaleiro, a depender da região) são universalmente compreensíveis e ditam as regras para uma convivência civilizada e segura no trânsito.

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BORRACHA DO CAPO DIANTEIRO

BORRACHA DO CAPÔ DIANTEIRO

A junta vedadora da tampa da mala, também chamada de borracha do capô dianteiro ou guarnição de vedação do porta-malas, acompanhou o Fusca desde sua concepção

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DOBRADIÇA DE PORTA

PARAFUSOS DA DOBRADIÇA DA PORTA

1950-Fev/1963. Entre as diversas modificações que foram sendo feitas no Fusca ao longo dos anos, destacamos, hoje, a evolução da dobradiça da porta. De 1950

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KOESA

PORTA-LUVAS DE KOMBI

Porta-objetos da Kombi. Diferentemente do Fusca, a Kombi fabricada até 1975 possui um generoso porta-treco embaixo do painel onde podiam ser acomodados toda sorte de pequenos

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CALHA DE CHUVA

CALHA DE VENTO E CHUVA

Calha de chuva e vento: maior conforto ao motorista e passageiros. A calha de chuva, acessório bastante comum desde a década de 1950,  tem a função de

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GRADE FRONTAL DE PROTEÇÃO PARA A KOMBI

GRADE DE PROTEÇÃO FRONTAL

Kombi protegida. É consabido que a Kombi, dado seu design peculiar, incute no motorista a sensação de que, numa colisão frontal, os danos físicos podem ser de

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FUSCA 1957

1957

  Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1957. O chassi nº

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MODELO

QUE TIPO É ESSE?

Fusca: tipo 1. Chama-se “Tipo” a designação numérica ou alfanumérica utilizada pela Volkswagen para identificar seus diversos modelos de veículos ou motores industriais. A utilização

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CAPA DE PAINEL

PAINEL DE JACARANDÁ

Jacarandá: madeira nobre. O Jacarandá, também conhecido como Jacarandá-da-bahia, é uma árvore nativa do Brasil e, atualmente, é apenas encontrada no seu estado natural no

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BAGAGEIRO ECKEL

ECKEL

Entre os diversos modelos da bagageiros de teto para o Fusca disponíveis nos anos de 1950 e 1960, destaca-se os fabricados pela empresa alemã HEINRICH

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COLARADI

RÁDIO COLARADI

 Anúncio de agosto de 1968. Os rádios COLARADI foram fabricados pela empresa paulistana Eletrônica Colaradi Ltda, localizada na Rua Francisco Dias Velho, 915, Brooklin, na altura do

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CAPAS COPACABANA

GATO STOP-SOM

Há mais afinidades entre o gato e o Fusca do que se possa imaginar. Para afastar a ação dos “gatunos” (ladrão, larápio), diversos dispositivos de

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1600-S

BIZZ-BIZZ-BIZZZUUUUMMM!

O Bizorrão em exibição em Águas de Lindóia em 2007. O Bizorrão ou Super Fuscão foi um besouro esportivo fabricado pela VW do Brasil entre

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Postagens exclusivas Opasgarage:

MORCEGO !

1952. Meia noite. Todos dormem. Não há vivalma na rua. Alguns morcegos trissavam ao longe. Contudo, aguçando os ouvidos, escutava-se outro tipo de ruído. Intermitente. Vinha de uma pequena garagem. Lá

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LIXEIRA

 Jogo rápido. Lixeira. Para ser instalada embaixo do painel. Feito em material plástico, com parafuso de fixação. Vale pelo anúncio, onde a lixeira aparece instalada

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PAINEL RALLYE MOTOMETER

  Um dos acessórios mais raros da era do fusca oval foi, indubitavelmente, o painel rallye feito pela alemã Motometer, especializada na fabricação de instrumentos de

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VIAJANDO NO TEMPO

Volte por um instante no tempo, caro leitor. Imagine-se nos anos 50. Joseph está ansioso com a viagem. Serão alguns dias na estrada. Há meses vem se preparando para

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FAROL DE MILHA DE CAPUZ

 A instalação clássica do farol de longo alcance (mais conhecido como farol de milha) no Fusca é feita, normalmente, nos suportes dos pára-choques ou sobre

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ÁGUAS DE LINDÓIA 2011

Algumas fotos do maior encontro de automóveis antigos da América Latina. Obviamente, sob o enfoque dos VWs a ar, peças e acessórios de época.

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PENTEADEIRA DE PUTA!

1963. Dezembro. Tempo de dar um presente para o fusca. Ou vários. Se exagerar, o povo não perdoa: vira penteadeira de puta! Enfeitados tal e

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CAFETEIRA

O europeu gosta de viajar. Se for com seu próprio carro, todo o conforto e conveniência são sempre bem-vindos. Por que não uma cafeteira no

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CHAPÉU DE BRUXA

O Fusca sempre esteve em constante evolução. Foram mais de 2.500 modificações ao longo dos anos. A maioria imperceptível ao público em geral. Afinal, o

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TROCA DE ÓLEO

Nos anos 50 e 60, a fábrica da Volkswagen recomendava que a troca de óleo do Fusca devia ocorrer a cada 2.500 km. Para controlar a

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TRAVA DE MAÇANETA INTERNA

 Antes de a Volkswagen do Brasil introduzir as maçanetas de gatilho e os pinos de porta – que ocorreu somente a partir de 1978 – era muito fácil abrir

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DÍNAMO DUPLO

O dínamo é um gerador de energia elétrica que serve para manter o sistema elétrico do fusca em funcionamento e recarregar a bateria. A função

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TRANS AIR

Curioso acessório nacional, anos 60/70, para encher o pneu vazio, em uma emergência.    Constituia-se de uma mangueira, que era conectada, em uma das pontas

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BEE CATCHER

Quem tem um fusca sabe da deficiência na entrada de ar em seu interior. As ventarolas originais ajudam nessa tarefa, porém foram desenvolvidos apetrechos adicionais com

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ALARGADOR DE BITOLA

O alargador de bitola surgiu para melhorar a estabilidade do fusca, principalmente em curvas. Anúncio acima é de fevereiro de 1972. Entre os diversos fabricantes da

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TRAVA DE CÂMBIO

Nos anos 60, depois da chave-geral (veja em http://opasgarage.blogspot.com/2011/04/chave-geral.html) e da trava da ventarola (conhecida popularmente como pega-ladrão) a trava de câmbio era o item

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PUTA QUE O PARIU!

Nomes populares para partes, peças, acessórios e tudo o mais relacionado ao Fusca são comuns. Amendoim, árvore, asa de morcego, avental, bacalhau, bacia, bagagito, balãozinho, banana, bananinha,

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CHAVE GERAL

Uma das maneiras que os proprietários encontravam para melhorar a segurança do Fusca era instalar uma chave geral, que cortava a corrente elétrica do carro. O funcionamento é

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FREIO

Recebi do amigo EliSedan informações sobre uma peça mecânica que, apesar de ser original de linha de montagem do fusca, poucas pessoas conhecem, porque era removida

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TRAVA DE DIREÇÃO

Somente a partir do final de 1964, já como modelo 1965, o Fusca passou a ser equipado de fábrica com trava de direção. Até então, a ignição

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BANANINHA

Sinalizadores na linha de produção da VW alemã. O conjunto eletromecânico utilizado como indicador de direção do Fusca ficou conhecido aqui no Brasil como “bananinha”.

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BUZINA FANFARE

O som da buzina original do fusca é inconfundível. Beep-beep ! Faz parte da própria característica do carro. Porém, muitos proprietários, não satisfeitos com o

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ROSSI

Anúncio de junho de 1968. A Metalúrgica Rossi brindou o Fusca com diversos acessórios, a cada dia mais difícil de serem encontrados. O anúncio acima é

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