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CAPOTA DE KOMBI
Kombi pick-up com capota na caçamba: acessório. Enquanto a Kombi pick-up cabine simples foi lançada na Alemanha em 1952, sua estréia no Brasil

FELTRO DO PORTA-MALAS
Fuscas Split e Oval: o feltro saia de fábrica. O feltro de capô dianteiro do Fusca tinha a função de proteger a carroceria de

FUSCA 1977. REFORÇOS NA CARROCERIA.
Fusca 1977. Em outubro de 1976, a Volkswagen do Brasil lançou o Fusca modelo 1977, com uma série de alterações, algumas não tão visíveis

TRUFFI. MUITO ALÉM DA ANTENA
Setor de ferramentaria da fábrica da Truffi em 1954 . Empresa paulistana fundada por Victorio Truffi em 1952, principal fabricante de antenas para veículos do

GALÃO EXTRA UNIVERSAL DE COMBUSTÍVEL
Abastecendo o besouro. A capacidade do tanque de combustível do Fusca é de 40 (quarenta) litros, o suficiente para percorrer certa de 400 (quatrocentos) quilômetros.

KOMBI CARACOL. SUA CASA SOBRE RODAS
Kombi Caracol. O motorhome, ou casa sobre rodas, teve seu auge no Brasil na década de 1970 e 1980, período em que houve grande expansão

FUSCA BAJA
Fusca Baja. Os Fuscas Bajas surgiram na década de 1970 no sul da Califórnia como uma alternativa mais barata aos buggies que já faziam

BRUCUTU
Brucutu. O brucutu é o nome popular dado o ejetor de água do sistema de para-brisa, instalado entre o vidro do para-brisa e o

OLIVETTI, MAGNELLI, SECURIT E VOLKSWAGEN
Securit e Fusca: relação antiga. A empresa Tecnogeral S/A, sediada em São Paulo (SP), foi fundada em 1940 por Aldo Magnelli. Italiano de nascimento, Magnelli, apesar

O SP2 1974 EM DETALHES
VW SP2 na cor verde místico. O VW SP2 – tipo 149 – foi fabricado pela Volkswagen do Brasil entre junho de 1972 e

BOLSA DA FORRAÇÃO LATERAL. EVOLUÇÃO.
Bolsa lateral: de grande valia. A bolsa da forração lateral da porta do Fusca, também chamada de porta-mapas, porta trecos ou porta objetos, é de

OS ACESSÓRIOS MAIS ESTRANHOS JÁ FEITOS !
Uma chopeira dentro do carro! Época em que beber e dirigir não eram incompatíveis. Neste post abordaremos alguns dos acessórios automotivos mais estranhos já

SAIA LATERAL DO PARA-LAMA
Saia lateral traseira do para-lama em um Fusca 1960. Na década de 1950 houve uma tendência das montadoras de veículos, principalmente nos EUA, de

FRISO DA SAÍDA DO AR QUENTE DO PAINEL
Frisos da extremidade do painel: novidade na linha 1962 do Fusca. A partir do lançamento do modelo 1958 do Fusca, a introdução de um

FUSCA 1300-N
Fusca Standard 1975. Há alguns meses, deparei-me com um anúncio de um Fusca em que o vendedor o descrevia com uma série especial feita

EVOLUÇÃO DA TAMPA DE INSPEÇÃO DA CAIXA DE DIREÇÃO
Tampa de inspeção: sua retirada permite acesso fácil à caixa de direção. A tampa de inspeção da caixa de direção do Fusca passou por

EVOLUÇÃO DAS MAÇANETAS EXTERNAS
Maçanetas do tipo geladeira: dois modelos foram fabricados: até 1955 e de 1956 a 1959. 1950 a agosto de 1955 Em seus primeiros

VOLANTE BUMERANGUE
Volante bumerangue: novidade da linha 1974. Em setembro de 1973, a partir do chassi nº BP 974.600, ocorreu o lançamento do modelo 1974 do Fusca.

PINTADOS OU GALVANIZADOS? PARTE III
Fechadura inferior do capô dianteiro do Fusca. Parece bobagem esse tipo de post, mas são os pequenos detalhes que revelam a verdade. Vejamos. A

ESPELHO BIFOCAL GHE
Catálogo de acessório da GHE com o espelho bifocal. A empresa GHE Happich foi um gigante no ramo de acessórios automotivos nas décadas de

1955. O ANO DO MILHÃO
1.000.000 de VWs produzidos em 1955. 1.000.000 é um número mágico. Chegar à conquista dessa marca é sempre motivo de comemoração. Fabricar 1 milhão

MONUMENTO
Estande de venda de carros usados da Monumento em foto de 1968. A Monumento S/A Veículos e Motores foi uma revendedora autorizada VW na

INSTRON
Boia e tampa de proteção da Instron para o Fusca. A Instron S/A Indústria e Comércio foi fabricante nacional de equipamentos elétricos para a

UM FUSCA ESPECIAL. OU SERIA ESPACIAL?
Fusca repleto de acessórios de época. No início de 1969 o Sr. Ary Primo Fagundes, morador da cidade de Porto Alegre (RS), encaminhou algumas fotos

A HOLANDESA RUSKA E SEU CASO COM GURGEL
Buggys Ruska. Paul Eduard Bram Huf (1924-2002) foi um festejado fotógrafo holandês de grande renome naquele país. Viajou o mundo para registrar em belas fotos

GALÃO EXTRA DE COMBUSTÍVEL FIXADO NO ESTEPE
Abastecendo o Fusca. Antigamente, abastecer um veículo podia não ser uma tarefa tão simples e corriqueira quanto é hoje. A quantidade de postos de gasolina

GAIATO
Jipe Gaiato. Gaiato, segundo os dicionários, significa divertido, brincalhão, malandro, quem não tem responsabilidades. Por outro lado, a expressão “entrar de gaiato” quer dizer

MORCEGO DA TAMPA DO MOTOR
Morcego ou morcegão da tampa do motor do Fusca. A chapa de escoamento de água da tampa do motor, peça nº 113.827.073-1, foi

PUDIM
Quadro da suspensão dianteira com destaque para o “pudim”. O batente de borracha da suspensão dianteira, peça nº 111.401.273, instalada no chifre localizado nas

ADESIVO PLÁSTICO. UMA MANIA DOS ANOS 60 E 70.
Adesivo plástico da Disbrave, concessionária VW de Brasília. Os adesivos plásticos foram uma febre na década de 1960 e 1970. Eram fixados principalmente nos

RESERVATÓRIO DO FLUIDO DE FREIO
Completando o nível do fluido de freio. Sem adentrar nas diversas modificações ocorridas no sistema de freio do Fusca ao longo de sua trajetória,

ANTIRRUÍDO DO COMPARTIMENTO DO MOTOR
Colocação do antirruído no Fusca na fábrica da VW em Wolfsburg, Alemanha. O antirruído localizado do compartimento do motor tem a função e minimizar a

CARVÃOZINHO DA BUZINA
“Beep-Beep”, sai da frente! Para bem andar de Fusca, a buzina deve estar em ordem. É uma questão de segurança. Obviamente, deve ser usada

METALLIC BLUE L35
Fusca 1953 na cor metallic blue. Cor metálica utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre março de 1953 a janeiro de 1954. Código L35. Cor do

FRISOS DOS ESTRIBOS
Estribo do Fusca. Vamos abordar neste tópico um pouco da evolução do friso do estribo do Fusca, que sofreu algumas modificações ao longo da

VEÍCULO DO ASSINANTE. FUSCA 1962
Fusca 1962 do assinante Caio Ramos. É notório que o Fusca desperta uma empatia incomum à maioria das pessoas, principalmente em crianças. Graças a
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KOMBI 1975
Kombi 6 portas 1975. 1975 marca o último ano da Kombi Corujinha no Brasil. Diferente do que aconteceu na Alemanha, que teve o modelo descontinuado

AVALIAÇÃO DE FUSCA 1952 SPLIT DA L’ART DE L’AUTOMOBILE
Fusca 1952 à venda na L’Art. Seguimos com mais uma avaliação de um Fusca alemão do ano de 1952 à venda na empresa L’Art de

JUPITER GREY L225
Fusca Standard 1959 na cor Jupiter grey. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre março de 1953 a agosto de 1963 para os Fuscas Standard.

MEDIUM BLUE L37
Fusca 1951 na cor medium blue. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre julho de 1951 a julho de 1958 para os Fuscas Standard.

DARK BLUE L32
Fusca 1947 na cor dark blue. Cor utilizada na Alemanha nos Fuscas Standard até julho de 1951. Código L32.

PEARL GREY L21
Pearl Grey. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha nos Fuscas Standard até março de 1953. Código L21. Cor exclusiva dos Fuscas alemães Standard.

FJORD BLUE L434
Fusca Fjord Blue. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre agosto de 1958, chassi nº 2.060.332, e julho de 1959, chassi nº 2.528.667.

KALAHARI BEIGE L343
Kalahari Beige. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre agosto de 1958, chassi nº 2.060.332, e julho de 1959, chassi nº 2.528.667. Código

GARNET RED L358
Garnet Red. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha utilizada entre agosto de 1958, chassi nº 2.060.332, e julho de 1959, chassi nº 2.528.667.

PRAIRIE BEIGE L378
Fusca na cor prairie beige. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre abril de 1956, chassi nº 1.173.573 a julho de 1957, chassi nº 1.600.439.

DIAMOND GREEN L412
Diamond Green. Cor utilizada pela Volkswagen alemã entre abril de 1956, chassi nº 1.173.573 a julho de 1957, chassi nº 1.600.439. Código L412.

CHESTNUT BROWN L73
Chestnut brown. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre abril de 1951 a janeiro de 1954. Código L73.

MEDIUM BROWN L70
Fusca 1949 na cor medium brown. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre julho de 1948 a março de 1951. Código L70.

BORDEAUX RED L51
Fusca 1951 Bordeaux Red. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre julho de 1948 a março de 1951. Código L51.

KARMANN-GHIA 1970
Karmann-Ghia 1970. O Karmann-Ghia é um veículo de linhas esportivas lançado pela Volkswagen na Alemanha em julho de 1955. No Brasil, o veículo começou a

RODÍZIO DE PNEUS
Esquema do rodízio de pneus diagonais do Fusca e Kombi. A Volkswagen do Brasil recomendava o rodízio dos pneus diagonais de seus veículos (Fusca,

SAHARA BEIGE L272
Fusca 1953 na cor Sahara beige. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre março De 1953 a janeiro de 1954, código L272, podendo ser traduzida

ICELAND GREEN L213
Fusca 1955 na cor Iceland green. A cor Iceland green foi utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre janeiro de 1954, chassi nº 1-575.415, a fevereiro de

LIGHT BEIGE L275
Fusca 1954 na cor light beige. A cor light beige (bege claro) foi utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre janeiro de 1954, chassi nº 1-575.415,

JUNGLE GREEN L315
Fusca 1956 na cor jungle green. A cor jungle green (verde floresta), código L315, foi utilizada entre março de 1955, a partir do chassi nº

REED GREEN – L313
Fusca 1956 na cor reed green. A cor reed green (verde cana), código L313, foi utilizada entre março de 1955, a partir do chassi nº 1-823

PLATTENWAGEN: O COMEÇO DE TUDO!
Antiga foto do Plattenwagen de 1946. Plattenwagen é o nome alemão de um veículo plataforma desenvolvido em 1946 dentro da fábrica da Volkswagen em Wolfsburg

BEGE EQUATORIAL – LK 7032
Fusca 1985 na cor bege equatorial metálico. Cor metálica utilizada pela Volkswagen do Brasil entre 1983 e 1985, código LK 7032, código de plaqueta: 096.

QUE LANTERNA É ESSA?
Lanternas do tipo pata de cavalo sem luz de ré. Com a grande facilidade de importação de peças para nossos besouros, começou a aparecer

MERLI
Anúncio de setembro de 1963. A empresa Indústria Merli de Auto Peças S/A, então localizada na Rua Adolfo Gordo, nº 124, São Paulo

NÃO ENTRE NUMA FRIA! CUIDADOS COM OS CABRITOS.
Vendedor anunciando a venda de um Zwitter 1952. Na data de hoje deparei-me com um anúncio da venda de um Fusca Zwitter 1952, documentado,

EVOLUÇÃO DAS TAMPAS DO BERÇO DE ESTEPE (1950-1996)
Retirada do varão do freio de mão. Para propiciar a retirada do varão do freio de mão da alavanca de câmbio, o Fusca possuía

FUSCA GTV
Fusca GTV MK IV 1966. A empresa EMPI, acrônimo de European Motor Products, Incorporated, foi fundada em 1956 por Joe Vittone, na cidade de Riverside, Califórnia.

MAÇANETA WALROD
Maçaneta de levantamento de vidro da marca Walrod. A empresa INDÚSTRIA WALROD ENGENHARIA MECÂNICA LTDA., sediada em São Paulo (SP), iniciou suas atividades na fabricação

VOLKSFEST 2023
Cartaz de 2023 do Volksfest Curitiba. Entre os dias 6 e 7 de maio de 2023 ocorreu a 4ª edição do Volksfest, realizado

FUSCA ITAMAR (1993-1996)
Fusca 1993 na cor vermelho sport. Em 1993, por sugestão do então presidente Itamar Franco a Volkswagen voltou a fabricar o Fusca, que ficou popularmente

CINZA STONE LK4002
Fusca 1996 na cor cinza stone. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil para os modelos 1996 do Fusca, código LK4002, código plaqueta 136. Cor

PARAFUSO ALLEN
Parafuso hexagonal Allen. O parafuso do tipo Allen é um fixador com cabeça hexagonal interna, patenteado em 1910 pelo industrial americano William G. Allen, daí

MARCADORES DE TEMPERATURA DO ÓLEO
Medidor de temperatura do óleo do motor da Stork. O medidor da temperatura do óleo do motor é um equipamento comum nos veículos atuais, sendo

FUSCA 1978 (1300 E 1300-L)
Fusca 1300-L 1978. O Fusca modelo 1978 foi lançado pela Volkswagen do Brasil em outubro de 1977, a partir do chassi nº BJ 632.356 (Fusca

1979: 5.000.000 DE VEÍCULOS VW PRODUZIDOS
O 5.000.000º Volkswagen foi um Fusca. No dia 5 de novembro de 1979 a Volkswagen do Brasil comemorou um feito histórico: saiu da