Garanta sua assinatura agora

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

PONTEIRA DE ESCAPAMENTO

O fusca, até julho de 1955, possuia apenas uma ponteira de escapamento. Essa ponteira saia do silencioso do fusca por baixo da saia traseira, que,

Leia mais »

BÚSSOLA

Catálogo de acessórios de fusca (Poly Pad) dos anos 60. Nos tempos de GPS (acrônimo de “Global Positioning System”), falar em bússola parece ser uma

Leia mais »

KITCAR

O fusca dominava a cena do mercado automobilístico nos anos 60. Era, verdadeiramente, o rei do pedaço. As fábricas de acessórios aproveitavam a pujança do fusca para

Leia mais »

ASPIRADOR DE PÓ

Chega o fim de semana. Hora de lavar o fusquinha. É, sem dúvida, o momento de maior intimidade entre o dono e a pequena maravilha. Depois de

Leia mais »

BECK

Lembro até hoje a primeira vez que ouvi esse nome: Beck. Um senhor do interior de São Paulo havia falecido e seu genro, organizando sua garagem após o

Leia mais »

EQUALIZADOR MARANTZ

Saul B. Marantz (1911-1997) MARANTZ. A empresa fundada  na década de 50 nos EUA por Saul B. Marantz, teve grande influência no desenvolvimento de sistemas de

Leia mais »

LANTERNAS DIANTEIRAS

Muitos motoristas com mais idade têm, até hoje, o costume de usar os braços para auxiliar na sinalização da mudança de direção. São de uma época

Leia mais »

UNISTRA

Abril de 1957.  Partindo do conceito da física de que o espelho reflete a luz, foi lançado na Alemanha um acessório para Fusca chamado UNISTRA, acrônimo de Universal

Leia mais »

LANTERNA TRASEIRA ELECTRIC

 As lanternas do Fusca, de 1956 até 1961 eram iguais ao do modelo acima. Nesse período, o Fusca ainda usava as bananinhas como indicadores de direção. 

Leia mais »

BEFOR

Anúncio de dezembro de 1968. A empresa paulistana B.C. Mar Ltda., localizada à Rua General Couto de Magalhães, 240, São Paulo (SP), citada também como

Leia mais »

ADAPTADOR DE NARIZ DE PLACA

  Adaptador de nariz de placa. No passado era muito comum os proprietários quererem atualizar o seu Fusca usado, dando-lhe um aspecto de modelo “último

Leia mais »

VELOCÍMETRO

Vamos falar um pouco sobre originalidade do velocímetro do Fusca neste tópico. Acima, o velocímetro do Fusca até 1949, feito pela VDO, com um grande

Leia mais »

GUIATEC

Anúncio de maio de 1968. A empresa brasileira Autotec Peças e Acessórios para Automóveis Ltda, de São Paulo, produziu nos anos 60 o produto chamado GUIATEC,

Leia mais »

ESTRIBOS

Os estribos do fusca datam a idade do projeto: anos 30. Naquele tempo e nos anos que se seguiram, era comum os carros possuírem estribos.

Leia mais »

PÁRA-CHOQUES NORJA

Fusca alemão modelo 1968. Em agosto de 1967, já como modelo 1968, os fuscas alemães ganharam novos pára-choques: os conhecidos pára-choques quadrados. Fusca 1300 e 1500 modelos

Leia mais »

EVOLUÇÃO DOS FARÓIS 1950-1959

Os Fuscas alemães (1950-1959) usavam faróis da marca Bosch ou Hella. Eram faróis simétricos com lâmpadas, 6v. As empresas Bosch e Hella eram fornecedores oficiais de faróis

Leia mais »

MORCEGO !

1952. Meia noite. Todos dormem. Não há vivalma na rua. Alguns morcegos trissavam ao longe. Contudo, aguçando os ouvidos, escutava-se outro tipo de ruído. Intermitente. Vinha de uma pequena garagem. Lá

Leia mais »

LIXEIRA

 Jogo rápido. Lixeira. Para ser instalada embaixo do painel. Feito em material plástico, com parafuso de fixação. Vale pelo anúncio, onde a lixeira aparece instalada

Leia mais »

PAINEL RALLYE MOTOMETER

  Um dos acessórios mais raros da era do fusca oval foi, indubitavelmente, o painel rallye feito pela alemã Motometer, especializada na fabricação de instrumentos de

Leia mais »

VIAJANDO NO TEMPO

Volte por um instante no tempo, caro leitor. Imagine-se nos anos 50. Joseph está ansioso com a viagem. Serão alguns dias na estrada. Há meses vem se preparando para

Leia mais »

FAROL DE MILHA DE CAPUZ

 A instalação clássica do farol de longo alcance (mais conhecido como farol de milha) no Fusca é feita, normalmente, nos suportes dos pára-choques ou sobre

Leia mais »

ÁGUAS DE LINDÓIA 2011

Algumas fotos do maior encontro de automóveis antigos da América Latina. Obviamente, sob o enfoque dos VWs a ar, peças e acessórios de época.

Leia mais »

PENTEADEIRA DE PUTA!

1963. Dezembro. Tempo de dar um presente para o fusca. Ou vários. Se exagerar, o povo não perdoa: vira penteadeira de puta! Enfeitados tal e

Leia mais »

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

AR QUENTE

FUSCA SEM AR QUENTE

Sistema de ar quente do Fusca. Uma dúvida recorrente entre os admiradores de Fuscas diz respeito à presença (ou ausência) das aletas do ar quente

Leia mais »
BRASÍLIA 1975

BRASÍLIA 1975

Brasília 1975. Características básicas: tipo 102, numeração de chassi com inicial BA e motor de 1.584 cm3, de 60 hp (SAE) de carburação simples com inicial

Leia mais »
CONTA-GIROS

CONTA-GIROS

Conta-giros para o Fusca! O conta-giros ou tacômetro é um equipamento que indica as rotações do motor do carro por minuto, permitindo ao motorista trocar

Leia mais »
MOTORÁDIO

RÁDIO MOTORÁDIO

Rádio Motorádio. A MOTORÁDIO foi uma empresa paulista fundada em 1942 pelo imigrante japonês Hiroshi Urushima em São Paulo, fabricante de rádios domésticos de mesa,

Leia mais »
BILSTEIN

O MACACO DO BESOURO

Macaco: ferramenta fundamental em qualquer veículo.   O macaco é uma ferramenta utilizada para auxiliar a troca dos pneus do Fusca, constituindo-se num equipamento de

Leia mais »
BANDEIRA QUADRICULADA

A MÍSTICA DA BANDEIRA QUADRICULADA

A mística da bandeira quadriculada: inspirando acessórios! A bandeira quadriculada é utilizada em corridas de automóveis e representa o fim da prova para os competidores.

Leia mais »
LIVRETE DE SERVIÇOS TÉCNICOS

LIVRETE DE SERVIÇOS TÉCNICOS

  Livrete de Serviços Técnicos.  Por ocasião da aquisição de um Fusca 0 km, o feliz proprietário recebia, junto com o Manual de Instruções, um

Leia mais »
ADMIRAL

TOCA-FITAS DE CARTUCHO

Toca-fitas de cartucho: acessório de época. Escutar a sua música preferida, quanto e quando quiser, é um complemento importante ao prazer de dirigir. Até o

Leia mais »
BEHR

VENTILADOR BEHR

Ventilador Behr instalado em um Fusca Split “standard”. Repare no cinzeiro na moldura central e no estojo de lâmpadas no porta-luvas, também acessórios. Empresa fundada

Leia mais »
FUSCA 1969

1969

O colorido dos veículos VW em 1969.   1969 foi a ano que o homem pisou na lua. Porém, aqui na terra o Fusca continuava

Leia mais »
1200

1200

Motor 1200: dezembro de 1953 a dezembro de 1966.   O motor 1200 do Fusca passou a ser utilizado a partir do dia 21 de

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

POLAR SILVER L324

Cor metálica utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre 4 de agosto de 1955 a julho de 1957. Código L324. Foi uma das cores mais populares

Leia mais »
ESCAPAMENTOS NORMA

CAVALO DE FERRO!

  Triciclo Renha. Paulo Sérgio Bittencourt de Souza Renha, ou simplesmente Paulo Renha, engenheiro mecânico de formação e projetista por vocação, criou na década de

Leia mais »
FUSCA 1982

MARROM CAFÉ L7027

 Cor utilizada pela VW do Brasil para os modelos 1982 (Fusca, Brasília, Passat, Gol e Voyage) e 1983 (Kombi Luxo com teto bege palha). Código

Leia mais »
TOSTÃO

TOSTÃO E SEU FUSCA!

Tostão, exímio jogador de futebol, e seu Fusca acessorizado!   Não há como não postar essas fotos de um Fusca pertencente ao jogador de futebol

Leia mais »
BRASÍLIA 1981

VERDE TRÓPICO L1422

 Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1981 e 1982. Código Universal: L1422. Código Lazzuril: 1105. Código de Plaqueta: 026. Em 1981 foi utilizada no

Leia mais »
TOURING CLUB

TOURING CLUB

Pedro Benjamim Cerqueira Lima, fundador do Touring Club do Brasil.   O Touring Club do Brasil foi fundado no dia 9 de novembro de 1923,

Leia mais »
BRASÍLIA 1978

VERDE MANTIQUEIRA LK1418

Cor metálica utilizada pela VW do Brasil em 1978 e 1979 nos veículos Brasília, Variant II e Passat. Código LK1418. Código de Plaqueta: 084. Brasília

Leia mais »
VARIANT II 1980

AZUL NOTURNO L3032

 Cor utilizada pela VW do Brasil em 1980 e 1981 nos veículos Fusca, Variant II, Brasilia, Gol e Passat. Em 1982 também a Kombi Luxo

Leia mais »
BRASÍLIA 1980

CINZA GRANIZO L2015

Cor utilizada pela VW do Brasil em 1980 na Brasília, Variant II, Gol e Passat. Código L2015. Código de plaqueta: 020.   Brasília 1980 na

Leia mais »
FUSCA 1963

FUSCA 1963

  Fusca 1963: vidro lateral basculante era umas das novidades.   O Fusca modelo 1963 foi lançado pela Volkswagen do Brasil em 2 de dezembro

Leia mais »
FUSCA 1976

VINCOS

Os principais vincos externos da carroceria. Os vincos em uma chapa metálica tem a função de aumentar a resistência torcional e física do material. Essa

Leia mais »
CRISTAIS PRADO

DA COZINHA AO AUTOMÓVEL!

Peças para o Fusca: fornecedores inusitados!   A expansão da indústria automobilística no Brasil, principalmente na década de 1960, incentivou diversas empresas já instaladas a

Leia mais »
CONDENSADOR

CONDENSADOR

Condensador.   Condensador instalado no lado externo do distribuidor do Fusca. O condensador ou capacitor, é uma peça integrante do sistema de ignição do Fusca,

Leia mais »
CHAMPAGNE

CHAMPAGNE PRA COMEMORAR!

Kombi 1978 na série especial Champagne.   Um espumante, ou mais especialmente um legítimo “champagne”, é sinônimo de celebração, sorvido em ocasiões muito especiais. Por

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

PRETO

Fusca preto. Sim, o Fusca nasceu preto! Foi uma cor bastante popular nas primeiras décadas da indústria automotiva. É famosa a frase atribuída a Henry

Leia mais »