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Postagens exclusivas Opasgarage:

SUSPENSÃO POR EMBUCHAMENTO E PIVÔ.
Suspensão dianteira: montagem na fábrica. A suspensão dianteira do Fusca, composta de barras de torção transversais, feitas de aço laminado, dispostas dentro de dois

HERMES MACEDO
Lojas HM em São Bento do Sul (SC). A Hermes Macedo foi uma loja de departamentos fundada em Curitiba (PR) em 1932 pelos irmãos Astrogildo

LANTERNA PRA TODA OBRA!
Kombi 1976. Em outubro de 1975 a VW do Brasil lançava a nova Kombi modelo 1976, conhecida como “Clipper”, com diversas modificações em relação ao

POLAINAS PARA BRASÍLIA E VARIANT II
VW Variant II. A partir do lançamento da Variant II, ocorrido em novembro de 1977, a perua da VW passou a vir de fábrica

SAND L90
Sand. Cor utilizada pela VW alemã entre abril de 1951 a março de 1953. Código L90. Fusca 1952 na cor Sand. É uma tonalidade

AZURE BLUE L36
Azure Blue. Cor utilizada pela VW alemã de abril de 1951 a março de 1953. Código L36. Fusca 1953 Zwitter, na cor Azure Blue.

PASTEL GREEN – L11
Fusca na cor pastel green. Cor utilizada pela VW alemã entre julho de 1948 a janeiro de 1954. Código L11. Fusca Luxo 1950 na cor

CORAL RED L351
“Coral Red” ou vermelho coral. Cor utilizada pela VW alemã de abril de 1956, chassi nº 1.173.573 a julho de 1958, chassi nº 2.060.331. Código L351.

VERDE AGAVE L240
Cor utilizada pela VW da Alemanha entre abril de 1956 a julho de 1958. No Brasil, a cor foi utilizada em 1959 nas carrocerias do

VERMELHO RUBI L456
Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1958 a julho de 1964. Nos EUA a cor é chamada de “Ruby Red“. No Brasil,

VERDE MANGO L346
Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1959 e julho de 1960. No Brasil foi utilizada pela VW em 1960. Código L346. Fusca

VERDE JADE L349
Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1959 a julho de 1960. No Brasil foi usada pela VW entre 1959 e 1960. Código

AZUL GLACIAL L363
Cor utilizada pela VW alemã entre agosto de 1959 e julho de 1960. Na Alemanha essa cor é chamada de “Arktis“; nos EUA de “Arctic

GLACIER BLUE – L334
Cor metálica utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1957 a julho de 1958. Na Alemanha é chamada de Firn Blau e nos EUA de

RÁDIO INVICTUS
Anúncio de dezembro de 1968 do rádio Invictus instalado em um Fusca. Como os leitores do blog já sabem, o Fusca não saia de fábrica

ULTRAMAROON – L276
Ultramaroon. Cor utilizada pela VW alemã entre os anos de 1954 e 1955. Código L276. Fusca 1954 ragtop na cor ultramaroon. Tabela com combinação

LUZ TETO, CORTESIA OU PLAFONNIER
Luz de teto do Fusca. O plafonnier (em inglês: “dome light”, em alemão: “innenleuchte”), também chamado de luz de teto, luz de leitura ou

COBERTURA DA DOBRADIÇA DA JANELA LATERAL BASCULANTE
Fusca 1963: basculante era novidade! O vidro lateral basculante do Fusca foi introduzido no Brasil com o lançamento do modelo 1963, tendo perdurado, como equipamento

CINZA NÉVOA – L2021/35
Cor utilizada pela VW nos modelos 1995 e 1996 do Fusca. Código Universal L2021/035. Tonalidade da cor cinza névoa.

REBOQUE ALLSTATE
Allstate é uma marca pertencente à americana Sears de diversos produtos automotivos, tais como pneus, filtros de óleo, reguladores de voltagem, velas de ignição, almotolias,

ASSOALHO
Assoalho até 1975: retilíneo nas bordas. Dentre as diversas mudanças ocorridas no assoalho do Fusca, destacamos hoje, rapidamente, a diferença entre o assoalho do Fusca

A L A R M E S
O alarme veicular é um dispositivo eletrônico instalado no automóvel para evitar o roubo do próprio veículo ou de objetos que no interior dele se

PISCA ALERTA
Pisca de emergência. A Resolução nº 463, de 1973 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), obrigou que todos os veículos fabricados a partir de 31

KOMBI. PROTETOR DE JOELHO
Até 1960, o suporte fixador da coluna de direção da Kombi não possuía qualquer acabamento, Em maio daquele ano, a VW introduziu uma borracha

AZUL UNIVERSO – L3046
Cor utilizada pela VW do Brasil para o modelo 1983 do Fusca e Kombi. Código Universal: L3046. Código de plaqueta: 030.

A E R O L U S
Acessório alemão do início de 1950: AEROLUS, permite a entrada de ar ao interior do veículo, mesmo em dias de chuva, minimizando o embaçamento dos

INTERRUPTOR DA LUZ DE TETO
O Fusca passou a ser equipado com o interruptor da luz de teto a partir de 13 de abril de 1951, chassi nº 1-0241.638.

MARCADOR MANUAL
Tankfix alemão: hora de abastecer! Os marcadores manuais de controle da quilometragem percorrida pelo veículo, acessório de época da década de 1950 e 1960, podiam

FRISOS DO PAINEL
Fusca 1959. Em 1º de agosto de 1957, a partir do chassi nº 1.600.440, o Fusca sofreu diversas mudanças. As transformações mais visíveis foram

JANELAS CAPRI. ACESSÓRIO PARA A KOMBI
Anúncio da década de 1960. Comparativamente ao Fusca, para a Kombi havia uma quantidade bem menor de acessórios. Compreensível, afinal, a maioria absoluta da

KOMBI. BATENTE INFERIOR DA PORTA.
Destaque para o batente inferior da porta. O batente inferior da porta da Kombi, peça número 211.809.501.1, também chamado de contorno do pára-lama ou somente

MUFLA INTERNA
Muflas internas. Até 1961 o Fusca possuía um par de muflas internas, integrantes da carroceria do veículo, localizadas embaixo do banco traseiro, no lado direito

O ACESSÓRIO DO ACESSÓRIO. RECEPTOR DE ONDAS CURTAS.
Fusca oval com receptor de OC instalado embaixo do painel. O Fusca não saia de fábrica equipado com rádio. Era um acessório instalado posteriormente

FUSCA DO AMOR
Compacto de Rosa Maria: O Fusca do Amor. A cantora brasileira Rosa Maria foi precursora no Brasil ao associar, formalmente, o “amor” ao “Fusca”. Em

CHAVE DA PORTINHOLA DA KOMBI
Até outubro de 1970, a abertura da portinhola para acesso à tampa do tanque de combustível da Kombi era feita por uma chave que acompanhava

TRAILERS E REBOQUES
Acampar propicia maior contato com a natureza. O hábito de acampar, tão difundido na Europa e EUA onde há milhares de adeptos à cultura da
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SUSPENSÃO POR EMBUCHAMENTO E PIVÔ.
Suspensão dianteira: montagem na fábrica. A suspensão dianteira do Fusca, composta de barras de torção transversais, feitas de aço laminado, dispostas dentro de dois

HERMES MACEDO
Lojas HM em São Bento do Sul (SC). A Hermes Macedo foi uma loja de departamentos fundada em Curitiba (PR) em 1932 pelos irmãos Astrogildo

LANTERNA PRA TODA OBRA!
Kombi 1976. Em outubro de 1975 a VW do Brasil lançava a nova Kombi modelo 1976, conhecida como “Clipper”, com diversas modificações em relação ao

POLAINAS PARA BRASÍLIA E VARIANT II
VW Variant II. A partir do lançamento da Variant II, ocorrido em novembro de 1977, a perua da VW passou a vir de fábrica

SAND L90
Sand. Cor utilizada pela VW alemã entre abril de 1951 a março de 1953. Código L90. Fusca 1952 na cor Sand. É uma tonalidade

AZURE BLUE L36
Azure Blue. Cor utilizada pela VW alemã de abril de 1951 a março de 1953. Código L36. Fusca 1953 Zwitter, na cor Azure Blue.

PASTEL GREEN – L11
Fusca na cor pastel green. Cor utilizada pela VW alemã entre julho de 1948 a janeiro de 1954. Código L11. Fusca Luxo 1950 na cor

CORAL RED L351
“Coral Red” ou vermelho coral. Cor utilizada pela VW alemã de abril de 1956, chassi nº 1.173.573 a julho de 1958, chassi nº 2.060.331. Código L351.

VERDE AGAVE L240
Cor utilizada pela VW da Alemanha entre abril de 1956 a julho de 1958. No Brasil, a cor foi utilizada em 1959 nas carrocerias do

VERMELHO RUBI L456
Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1958 a julho de 1964. Nos EUA a cor é chamada de “Ruby Red“. No Brasil,

VERDE MANGO L346
Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1959 e julho de 1960. No Brasil foi utilizada pela VW em 1960. Código L346. Fusca

VERDE JADE L349
Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1959 a julho de 1960. No Brasil foi usada pela VW entre 1959 e 1960. Código

AZUL GLACIAL L363
Cor utilizada pela VW alemã entre agosto de 1959 e julho de 1960. Na Alemanha essa cor é chamada de “Arktis“; nos EUA de “Arctic

GLACIER BLUE – L334
Cor metálica utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1957 a julho de 1958. Na Alemanha é chamada de Firn Blau e nos EUA de

RÁDIO INVICTUS
Anúncio de dezembro de 1968 do rádio Invictus instalado em um Fusca. Como os leitores do blog já sabem, o Fusca não saia de fábrica

ULTRAMAROON – L276
Ultramaroon. Cor utilizada pela VW alemã entre os anos de 1954 e 1955. Código L276. Fusca 1954 ragtop na cor ultramaroon. Tabela com combinação

LUZ TETO, CORTESIA OU PLAFONNIER
Luz de teto do Fusca. O plafonnier (em inglês: “dome light”, em alemão: “innenleuchte”), também chamado de luz de teto, luz de leitura ou

COBERTURA DA DOBRADIÇA DA JANELA LATERAL BASCULANTE
Fusca 1963: basculante era novidade! O vidro lateral basculante do Fusca foi introduzido no Brasil com o lançamento do modelo 1963, tendo perdurado, como equipamento

CINZA NÉVOA – L2021/35
Cor utilizada pela VW nos modelos 1995 e 1996 do Fusca. Código Universal L2021/035. Tonalidade da cor cinza névoa.

REBOQUE ALLSTATE
Allstate é uma marca pertencente à americana Sears de diversos produtos automotivos, tais como pneus, filtros de óleo, reguladores de voltagem, velas de ignição, almotolias,

ASSOALHO
Assoalho até 1975: retilíneo nas bordas. Dentre as diversas mudanças ocorridas no assoalho do Fusca, destacamos hoje, rapidamente, a diferença entre o assoalho do Fusca

A L A R M E S
O alarme veicular é um dispositivo eletrônico instalado no automóvel para evitar o roubo do próprio veículo ou de objetos que no interior dele se

PISCA ALERTA
Pisca de emergência. A Resolução nº 463, de 1973 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), obrigou que todos os veículos fabricados a partir de 31

KOMBI. PROTETOR DE JOELHO
Até 1960, o suporte fixador da coluna de direção da Kombi não possuía qualquer acabamento, Em maio daquele ano, a VW introduziu uma borracha

AZUL UNIVERSO – L3046
Cor utilizada pela VW do Brasil para o modelo 1983 do Fusca e Kombi. Código Universal: L3046. Código de plaqueta: 030.

A E R O L U S
Acessório alemão do início de 1950: AEROLUS, permite a entrada de ar ao interior do veículo, mesmo em dias de chuva, minimizando o embaçamento dos

INTERRUPTOR DA LUZ DE TETO
O Fusca passou a ser equipado com o interruptor da luz de teto a partir de 13 de abril de 1951, chassi nº 1-0241.638.

MARCADOR MANUAL
Tankfix alemão: hora de abastecer! Os marcadores manuais de controle da quilometragem percorrida pelo veículo, acessório de época da década de 1950 e 1960, podiam

FRISOS DO PAINEL
Fusca 1959. Em 1º de agosto de 1957, a partir do chassi nº 1.600.440, o Fusca sofreu diversas mudanças. As transformações mais visíveis foram

JANELAS CAPRI. ACESSÓRIO PARA A KOMBI
Anúncio da década de 1960. Comparativamente ao Fusca, para a Kombi havia uma quantidade bem menor de acessórios. Compreensível, afinal, a maioria absoluta da

KOMBI. BATENTE INFERIOR DA PORTA.
Destaque para o batente inferior da porta. O batente inferior da porta da Kombi, peça número 211.809.501.1, também chamado de contorno do pára-lama ou somente

MUFLA INTERNA
Muflas internas. Até 1961 o Fusca possuía um par de muflas internas, integrantes da carroceria do veículo, localizadas embaixo do banco traseiro, no lado direito

O ACESSÓRIO DO ACESSÓRIO. RECEPTOR DE ONDAS CURTAS.
Fusca oval com receptor de OC instalado embaixo do painel. O Fusca não saia de fábrica equipado com rádio. Era um acessório instalado posteriormente

FUSCA DO AMOR
Compacto de Rosa Maria: O Fusca do Amor. A cantora brasileira Rosa Maria foi precursora no Brasil ao associar, formalmente, o “amor” ao “Fusca”. Em

CHAVE DA PORTINHOLA DA KOMBI
Até outubro de 1970, a abertura da portinhola para acesso à tampa do tanque de combustível da Kombi era feita por uma chave que acompanhava

TRAILERS E REBOQUES
Acampar propicia maior contato com a natureza. O hábito de acampar, tão difundido na Europa e EUA onde há milhares de adeptos à cultura da