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REDINHAS SUSPENSAS
Porta-treco em formato de rede em um Fusca split. Para otimizar o espaço do Fusca, principalmente para a acomodação de pequenos objetos, o mercado

SUPORTE DE ABERTURA DA TAMPA DO MOTOR
Suporte de abertura da tampa do motor do Fusca. Na década de 1960, a empresa paulistana METALÚRGICA EMA lançou no mercado um espaçador para

JET AIR
Ventilador Jet Air instalado em Fusca 1500 1973. Sabidamente o sistema de ventilação interna do Fusca sempre foi deficiente. A abertura do quebra-vento é

LOVE BUG OU O VERDADEIRO FUSCA DO AMOR
“Love Bug”, em literal tradução, significa “Fusca do Amor”. The Love Bug (1968). No Brasil, “Se Meu Fusca Falasse“. “The Love Bug” foi o nome do icônico

PROTETOR INTERNO DO PÁRA-LAMA
Na década de 1970 e 1980 era comum instalar-se no Fusca um protetor interno dos pára-lamas visando proteger a pintura interna de areia, pedriscos, pedras

LARANJA BITTERSWEET
Cor introduzida pela VW do Brasil em janeiro de 1971, código L-1253, utilizada nos Fuscas 1300 e 1500 apenas nesse ano. Fusca 1500, ano 1971.

NARIZINHO: DIFERENÇAS
Muitos confundem o nariz de placa utilizado no Fusca a partir do modelo Zwitter com o introduzido a partir do modelo 1958. Apesar de aparentemente

FORRAÇÃO LATERAL 1958 E 1959
Fusca 1959. A partir do lançamento do modelo 1958, ocorrido em agosto de 1957, o Fusca passou a ter novo padrão de forrações laterais, agora

CADEIRA INFANTIL
Cadeira infantil. Antigamente, não havia maiores preocupações quanto à preservação da integridade física dos passageiros do veículo, principalmente as crianças. Lembremos que o cinto de

MARROM ESCURO
Cor utilizada pela VW do Brasil exclusivamente em 1972 para Fusca 1300 e 1500. Código universal desconhecido. Tintas Wanda o código é Wandalac 00031/Wandacar 00031.

MOTOR 1100 x 1200
Motor 1100. Via de regra, percebe-se muitas dúvidas, inclusive entre os próprios fusqueiros, sobre até quando foi utilizado o motor 1100 do Fusca.

COMO FIXAR UM FAROL AUXILIAR?
Farol auxiliar instalado em um Fusca 1960. Tão importante quanto conseguir um belo par de farol auxiliar antigo para equipar seu Fusca, é instalá-lo da maneira

ABARTH: UM ESCORPIÃO PEDE PASSAGEM!
Logomarca da ABARTH. ABARTH é uma empresa italiana fundada em 1949 por Carlo Abarth, na cidade de Bologna, voltada à construção de carros esportivos e de competição, além

SÉRIE LOVE: 25 ANOS AMANDO O FUSCA
Série Love: designação popular dada ao Fusca Série Especial lançado em 1984 para comemorar os 25 anos de produção do besouro no Brasil (1959-1984).

TARTARUGA DE KOMBI
Não! Aviso logo que não se trata de um acessório para deixar a Kombi mais vagarosa ou, ainda, para troçar com sua natural lerdeza. Bojo

RÁDIO TELEFUNKEN IA-51V
Rádio Telefunken modelo IA-51V. Rádios para os Fuscas split (1950-1952) sempre merecem um tópico à parte. São raros e caros. Via de regra, rádios

BAGAGITO
Chiqueirinho é a designação popular dada ao compartimento de bagagens do Fusca localizado atrás do banco traseiro. Chiqueiro é o local onde se criam porcos.

ESTABILIZADOR TRASEIRO
O estabilizador é uma barra transversal que interliga dois lados da suspensão de um veículo com vistas a aumentar a resistência à inclinação da

CABEÇOTE DA SUSPENSÃO
O cabeçote da suspensão dianteira do Fusca, também conhecido por “suporte do eixo dianteiro”, “cabeçote do chassi” ou, simplesmente “focinho de porco”, é parte integrante

SEMÁFORO
As cores do semáforo (ou sinaleiro, a depender da região) são universalmente compreensíveis e ditam as regras para uma convivência civilizada e segura no trânsito.

BORRACHA DO CAPÔ DIANTEIRO
A junta vedadora da tampa da mala, também chamada de borracha do capô dianteiro ou guarnição de vedação do porta-malas, acompanhou o Fusca desde sua concepção

RÁDIO PHILIPS AUTOSUPER 491
Anúncio de 1951. O desejo de todo motorista. É assim que a PHILIPS anunciava, no início de 1950, seu rádio automotivo modelo Autosuper 491, que

LIMPADOR DE PÁRA-BRISA ELÉTRICO
Anúncio de janeiro de 1977. O limpador de pára-brisa original do Fusca era acionado por meio de um sistema de pressão de ar, que,

PARAFUSOS DA DOBRADIÇA DA PORTA
1950-Fev/1963. Entre as diversas modificações que foram sendo feitas no Fusca ao longo dos anos, destacamos, hoje, a evolução da dobradiça da porta. De 1950

PORTA-LUVAS DE KOMBI
Porta-objetos da Kombi. Diferentemente do Fusca, a Kombi fabricada até 1975 possui um generoso porta-treco embaixo do painel onde podiam ser acomodados toda sorte de pequenos

CALHA DE VENTO E CHUVA
Calha de chuva e vento: maior conforto ao motorista e passageiros. A calha de chuva, acessório bastante comum desde a década de 1950, tem a função de

GRADE DE PROTEÇÃO FRONTAL
Kombi protegida. É consabido que a Kombi, dado seu design peculiar, incute no motorista a sensação de que, numa colisão frontal, os danos físicos podem ser de

1957
Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1957. O chassi nº

QUE TIPO É ESSE?
Fusca: tipo 1. Chama-se “Tipo” a designação numérica ou alfanumérica utilizada pela Volkswagen para identificar seus diversos modelos de veículos ou motores industriais. A utilização

PAINEL DE JACARANDÁ
Jacarandá: madeira nobre. O Jacarandá, também conhecido como Jacarandá-da-bahia, é uma árvore nativa do Brasil e, atualmente, é apenas encontrada no seu estado natural no

ECKEL
Entre os diversos modelos da bagageiros de teto para o Fusca disponíveis nos anos de 1950 e 1960, destaca-se os fabricados pela empresa alemã HEINRICH

RÁDIO COLARADI
Anúncio de agosto de 1968. Os rádios COLARADI foram fabricados pela empresa paulistana Eletrônica Colaradi Ltda, localizada na Rua Francisco Dias Velho, 915, Brooklin, na altura do

CASTANHO METÁLICO – L1272
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1973 e 1974, nos veículos SP1, SP2, TL (1973) e SP1, SP2, TL, Variant, Brasília e Karmann-Ghia TC

GATO STOP-SOM
Há mais afinidades entre o gato e o Fusca do que se possa imaginar. Para afastar a ação dos “gatunos” (ladrão, larápio), diversos dispositivos de

CADEADO DO PNEU SOBRESSALENTE
Fusca 1950 com estepe preso com cadeado. Na primeira metade da década de 1940, por conta do avanço da Segunda Grande Guerra, o acesso da

BIZZ-BIZZ-BIZZZUUUUMMM!
O Bizorrão em exibição em Águas de Lindóia em 2007. O Bizorrão ou Super Fuscão foi um besouro esportivo fabricado pela VW do Brasil entre
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ESTRIBO DE APOIO PARA KOMBI
Um dos acessórios antigos disponíveis para a Kombi era o estribo ou batente de apoio. Geralmente fixado nas extremidades do pára-choque, tinha a função

CINZA LONDRINO
Cor utilizada pela VW do Brasil para a linha 1984 e 1985. Código Universal: L-9958. Código de Plaqueta: 033.

TAPETES 1950-1955
Todos os Fuscas fabricados até julho de 1959 eram equipados com jogo de 4 (quatro) tapetes individuais, feitos em borracha. A partir do lançamento do

SACADOR ORIGINAL DE CALOTA
Retirar a calota pode ser um momento delicado. O sacador de calota, também conhecido como gancho ou saca calotas, é uma ferramenta utilizada para facilitar a

POSIÇÃO DAS LANTERNAS
Lanterna do Fusca Split, utilizada até 1º/out/1952. Para facilitar a restauração de nossos Fuscas, segue, adiante o gabarito da posição das lanternas. Isso evitará que

OURO VILA RICA METÁLICO L6006
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1975 (Fusca 1300/1500, TL, Variant, Brasilia, SP1/2, Passat L/LS) e 1976 (Variant, Brasília, SP2, Passat). Código L6006. Código

TABELA NACIONAL DE MOTORES REFRIGERADOS A AR
Todo motor montado na linha de produção possui um número que o identifica. No caso do motor refrigerado a ar, o número fica inscrito na

PETRI
Petri: tradição e qualidade. Petri é uma das mais tradicionais marcas de volante de direção do mercado internacional. Sua logomarca é o desenho de um

PROTETOR NO PÁRA-CHOQUE
O Fusca, certamente, é o veículo para o qual mais se produziu acessórios. Despojado em itens de segurança, conforto e beleza, a indústria local nos

ROSCA FINA, MÉDIA E GROSSA
Sem adentrar neste tópico nas modificações ocorridas ao longo tempo na alavanca de câmbio do Fusca, rapidamente abordaremos as medidas da rosca da alavanca (e,

CINZA LOBO – L1220
Kombi 1969 na rara cor cinza lobo. Cor introduzida pela VW do Brasil em fevereiro de 1969 para os seguintes modelos: Fusca Pé-de-Boi (Tipo

PRIMEIRO VOLKSFEST CURITIBA 2018
Aconteceu nos dias 14 e 15 de abril, o primeiro Volksfest de Curitiba, no Bosque São Cristóvão, no bairro Santa Felicidade, em Curitiba (PR).

BANCO INTEIRIÇO
Anúncio de janeiro de 1967. Ainda sob a influência dos veículos fabricados até 1950, principalmente os sedans, cuja maioria saia de fábrica com o

KOMBI 1966
Kombi 1966. Cores Disponíveis para linha Kombi de 1966: Nome da Cor Código da Cor Versão Azul Atlântico L360 Kombi Luxo Azul Pastel

WALITA
Walita Auto-Peças S/A. A Wapsa, empresa nacional de equipamentos elétricos para a linha automotiva, nasceu Walita. Fábrica da Walita Auto-Peças S/A, em Santo Amaro,

VERDE ESMERALDA – L514
Cor utilizada pela VW do Brasil exclusivamente para o Karmann-Ghia entre 1964 a 1966. Código L514.

BEGE AREIA – L572
Cor utilizada pela VW do Brasil a partir da segunda quinzena de janeiro de 1964 para o Fusca e Kombi Luxo. A mesma cor foi

SÉRIE ESPECIAL VERDE CRISTALINO
No segundo semestre de 1984, já como modelo 1985, A VW do Brasil lançou no mercado um Fusca Série Especial, com produção aproximada de 2.800

BUCHA DO VARÃO DO CÂMBIO
A haste de ligação entre a alavanca e a caixa de câmbio é chamada popularmente de varão. Curiosamente, até o ano de 1959, o varão

1952
Fusca 1952. Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1952.

CARBURADORES SOLEX/BROSOL
Anúncio da DVG/Solex de 1952. Até consolidação do sistema eletrônico de injeção de combustível, o carburador foi elemento essencial da tecnologia do motor, responsável por

CHAPA PROTETORA DO MOTOR – COMPARATIVO 1200 x 1300
Acima, diferença entre a chapa protetora traseira dos motores 1200 e 1300. A chapa original dos motores 1200 tinha dois vincos paralelos. A lata

PLATINA METÁLICO L1225
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1972 e 1973 nos modelos SP1, SP2, TL 2 e 4 portas. e Variant. Código L1225. TL

RADIO BECKER
Rádio Becker Monza. A Becker Radio, empresa alemã fundada em 1945 por Max Egon Becker (1918-1993), foi, por muitos anos, a fornecedora oficial de rádios

TRINCO DO QUEBRA-VENTO
Diferenças entre o trinco do quebra-vento do Fusca entre outubro de 1952 a agosto de 1955 e o trinco utilizado a partir do modelo 1956

TEXAS BROWN – L271
Fusca na cor Texas Brown. Cor utilizada pela VW alemã entre janeiro de 1954 a fevereiro de 1955. Código L271. Fusca 1955 na cor Texas

ENFEITANDO A VELHA SENHORA
Na década de 1950 o mercado já ofertava para o Fusca uma gama generosa de acessórios. Para a Kombi contudo, veículo destinado precipuamente ao trabalho,

SAIA DIANTEIRA: 4T E 3T
Atendendo a pedidos, vamos tratar rapidamente acerca das mudanças ocorridas no “lay-out” da saia dianteira do Fusca, apenas na parte totalmente coberta pelo capô. É

O ACESSÓRIO DO ACESSÓRIO. FADER
“Fader” da Blaupunkt em catálogo alemão. O “Fader” é um dispositivo para variar ou alternar o volume do som dentre dois ou mais alto-falantes

L 19 ATLANTIC GREEN
Cor utilizada pela VW alemã entre março de 1953 a dezembro de 1953. Código L 19. Em inglês é Atlantic Green. Em alemão Atlantikgrün. Verde

L 227 STRATO SILVER
Fusca na cor strato silver metálica. Cor metálica utilizada pela VW alemã de 01.01.1954 a 31.03.1956. Código L227. Em alemão é chamada de Stratosilber.

L 331 HORIZON BLUE
Horizon blue. Cor utilizada pela Volkswagen alemã entre abril de 1956, chassi nº 1.173.573 a julho de 1957, chassi nº 1.600.439. Código L-331. Horizontblau, em alemão.

SUPORTE/PRESILHA DOS CABOS DE VELA
Até abril de 1959 o Fusca utilizou um suporte metálico que conduzia os cabos de vela do distribuidor aos cabeçotes. Esse equipamento foi utilizado até

BAD CAMBERG
Bad Camberg é uma cidadezinha de quinze mil habitantes localizada na Alemanha, distante 44 km de Frankfurt, onde ocorre, a cada quatro anos, um encontro

PROTETOR DE NEVE PARA MAÇANETA EXTERNA
Na década de 1950, em razão do rigoroso inverno europeu, e da considerável quantidade de carros que ficam estacionados na rua, surgiu um pequeno e