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1979: 5.000.000 DE VEÍCULOS VW PRODUZIDOS
O 5.000.000º Volkswagen foi um Fusca. No dia 5 de novembro de 1979 a Volkswagen do Brasil comemorou um feito histórico: saiu da

FUSCA 1300 1971
Fusca 1300 modelo 1971. No dia 3 de agosto de 1970 foi lançado o Fusca modelo 1971, com profundas alterações de carroceria em relação ao

ALTO-FALANTE PARA FUSCA
Fusca split equipado com rádio e alto-falante. Durante décadas, o Fusca saia de fábrica sem rádio, equipamento que era considerado acessório, instalado posteriormente pelo proprietário

PÉ-DE-BOI (1965-1970): UM FUSCA COM ROUPAS DE TRABALHO!
Fusca Pé-de-Boi. A partir de 1949, o Fusca passou a ser fabricado em duas versões: a Luxo (ou Exportação) e a Standard. Como o próprio

VISORES DE SOL PARA FUSCA
Fusca da década de 1950 equipado com sunvisor. O Fusca sempre foi equipado com quebra-sol, equipamento destinado a minimizar o ofuscamento dos olhos provocado

FUSCA 1970
Fusca 1970. O Fusca modelo 1970 foi lançado em novembro de 1969, com poucas alterações em relação ao modelo anterior. É comum distinguir o Fusca

MANOPLA DE VOLANTE DE DIREÇÃO
Manopla auxiliar de direção em um Fusca oval. A manopla para volante de direção é um antigo acessório automotivo destinada a facilitar as manobras do

FUSCA 1968
Fusca 1968. O Fusca modelo 1968 foi lançado em janeiro daquele ano. A grande mudança ocorrida foi a implantação do sistema elétrico 12 (doze) volts

VOLANTE DE DIREÇÃO (1950-1959)
Volante corcunda do Fusca. 1950-1952: Nesse período o Fusca Luxo utilizou o volante conhecido popularmente como asa de morcego, dado o formato semelhante à asa

BLUE DOT
Blue dot na lanterna de um Fusca. O uso de lanternas com ponto azul nos automóveis remonta à década de 1930 nos Estados Unidos e

COLETOR DE ADMISSÃO (1948-1966)
Coletor de admissão do Fusca. O coletor ou tubo de admissão (em inglês: intake manifold, em alemão: Ansaugkrümmer) é a peça responsável por levar o

ICIPA. ACESSÓRIOS ESPORTIVOS PARA O FUSCA!
Icipa: acessórios esportivos para o Fusca. A empresa nacional Icipa Peças de Máquinas e Acessórios Ltda, localizada na Rua Fábia, nº 264, São Paulo (SP),

FUSCA 1945/6
Fusca 1946. Em 1945, com o fim de Segunda Guerra Mundial, coube ao exército britânico, sob a batuta do major inglês Ivan Hirst (1916-2000), do Corpo

FUSCA DE AUTOESCOLA. ACESSÓRIOS.
Fusca de Autoescola: volante e pedais duplos. Até o início da década de 1990, o motorista que quisesse obter sua Carteira Nacional de

FUSCA 1300 1972
Em 1972 o Fusca 1300 dividia a linha de montagem com o Fusca 1500, conhecido por Fuscão. Em razão desse apelido, o 1300 passou a

PLANSCH-STOP
Plansch-Stop: acessório alemão. O Plansch-Stop é um acessório alemão fabricado na década de 1950 que consiste em uma junta de vedação instalada sob a

FUSCA 1966
Linha de produção do Fusca em 1966. Na década de 1960, ano após ano, a Volkswagen do Brasil batia recordes de produção. Não podia ser

MARCADOR DE COMBUSTÍVEL DEHNE
Medidor de combustível Dehne. Até o primeiro trimestre de 1961, o Fusca saia de fábrica sem o marcador de combustível. Para sanar essa ausência, diversas

KOMBI 1980
Kombi 1980. O modelo 1980 da Kombi, lançado em outubro de 1979, trouxe poucas inovações em relação ao modelo anterior. Uma das novidades foi a

O CORPO HUMANO NAS PARTES E PEÇAS DE FUSCA
Homem e Fusca: perfeita integração! Diversos nomes populares de partes, peças e acessórios do Fusca, Kombi, Karmann-Ghia, Zé do Caixão, Variant, SP2 e TL

BRASÍLIA 1973
Brasília 1973. O Brasília, carro de design 100% nacional, projetado por José Vicente Martins e Márcio Piancastelli, teve seu lançamento oficial ocorrido no dia 08

PROTETOR DE CORROSÃO (ZIEBART, RUBBER JET-CAR, QUANTIL)
Anúncio de 1977. Em meados da década de 1970 foi lançado no mercado nacional um produto à base de petróleo que prometia proteger o

DEBRUM DO PARA-LAMA
Debrum do para-lama. O debrum do para-lama (em inglês: fender beading), também conhecido por vivo ou galão, é o material utilizado entre os para-lamas e

SENSOR DE MEIO-FIO
O sensor de meio-fio auxiliava o ato de estacionar. O sensor ou antena de meio fio é um acessório de época que tem por objetivo

FUSCA 1962
Fusca 1962. O Fusca modelo 1962 foi lançado em 22 de janeiro de 1962 pela Volkswagen do Brasil, chassi nº B 056.577. A partir dessa

ADORNO PLÁSTICO DE CALOTA
Adorno de calotas. O adorno ou disco plástico, inserido entre a calota e a roda, é um acessório alemão bastante simples para embelezar

FUSCA 1960
Fusca 1960 na cor verde mango. O Fusca modelo 1960 foi lançado no Brasil no dia 28 de setembro de 1959, depois que a Volkswagen

AZUL GELEIRA L334
Azul geleira. Cor utilizada pela VW do Brasil entre setembro de 1959 e outubro de 1960. Código L334.

EVOLUÇÃO DOS AMORTECEDORES DO FUSCA
Tipos de amortecedores utilizados no Fusca. O amortecedor (em inglês: shock absorber; em alemão: stossdampfer) é uma das partes fundamentais da suspensão do Fusca, responsável

FUSCA 1600 (1975-1982)
Fusca 1600. O Fusca 1600 foi uma versão do besouro fabricada entre maio de 1975 a junho de 1982, sucedendo o Fusca 1600-S, conhecido por

RADIO MOTOROLA
Rádio Motorola para Fusca em anúncio de julho de 1963. A empresa Motorola foi fundada em 1928 na cidade de Chicago, Illinois, por Paul V.

DIFERENCIAL TRAVANTE DA KOMBI
Lama: elemento natural da Kombi equipada com diferencial travante. O diferencial travante da Kombi era um opcional disponível para a velha senhora introduzido pela Volkswagen

COMPRESSOR WELBA NACIONAL. RARO VENENO DE ÉPOCA PARA O FUSCA!
Em março de 1962 uma singela nota na Revista 4 Rodas chamava a atenção do leitor para o lançamento de um novo equipamento para incrementar

RODAS BOLO DE NOIVA: NASCIDAS PARA CORRER!
Rodas bolo de noiva da Scorro: nasceram para competir! A fabricante nacional de rodas Scorro foi fundada pelo italiano Salvatore Grilli, que imigrou para o

METALÚRGICA DOURADO
Estojo de ferramentas fabricado pela Metalúrgica Dourado. A empresa nacional Metalúrgica Dourado foi um conhecido fabricante de macacos e estojos de ferramentas para Fusca, Kombi,

BBT – O FANTÁSTICO MUNDO DE BOB!
BBT: potência mundial de peças VW. A BBT é um empresa belga, com sede na cidade de Brecht, distrito da Antuérpia, fornecedora de partes e
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FANIA
Anúncio de dezembro de 1964. A empresa FANIA Fábrica Nacional de Instrumentos Auto Veículos Ltda., foi fundada em 1961, em São Paulo (SP), atuando
CINZA PRATA L23
Cor utilizada pela VW do Brasil a partir da segunda quinzena de janeiro de 1964 até 1966. Código L23. VW Sedan 1966.
GEDORE
A mundialmente conhecida fábrica de ferramentas GEDORE foi fundada em 1919 na cidade de Remscheid, Alemanha pelos irmãos Otto, Willi e Karl Dowidat. GEDORE é o acrônimo
AMARELO COLONIAL L-1268
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1972. Código L-1268. VW Sedan 1500 1972.
CINZA CASCALHO L440
1) Cor utilizada pela VW alemã de agosto de 1959 a julho de 1960. Código L440. Código PPG 32061. Em alemão essa cor é chamada
AZUL ARARA L1337
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1973. Código da tinta: L1337. Código de Plaqueta: 013. VW Sedan 1500 1973.
AZUL NIÁGARA L1339
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1973. Código L1339. VW Sedan 1500 1973.
AZUL NÁPOLES L1047
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1969 e 1972. Em 1969 e 1970 era cor exclusiva do Zé do Caixão. A partir de agosto
VERDE ILHÉUS L1414
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1977. Código L1414. VW Sedan 1300 1977.
VERMELHO ANHAMBI L5016
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1978. Código L5016. Código de plaqueta: 007. VW Sedan 1300 1978.
VERDE INDAIÁ L1417
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1978 e 1980. No Fusca, foi utilizada apenas na linha 1979 e 1980. Código L1417. Código de plaqueta:
AMARELO SAFARI L1363
Cor utilizada pela VW entre 1973 e 1974. Código L1363. VW Sedan 1500 1974.
VERMELHO RUBI L5000
Cor utilizada pela VW entre 1974 e 1975. Código L5000. VW Sedan 1500 1974. VW SP2 1975. VW Karmann-Ghia TC 1974.
VERMELHO VILA VELHA L5015
Cor utilizada pela VW entre 1978 e 1979. Código L5015. Código de plaqueta: 006. VW Sedan 1300-L 1978.
ALAVANCA DE CÂMBIO NA COLUNA DE DIREÇÃO
Nos anos 50, parcela significativa dos automóveis, principalmente os fabricantes nos EUA, possuíam a alavanca de acionamento do câmbio na coluna de direção. O espaço
VERDE HIPPIE L1313
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1973 e 1974. Código L1313. VW Sedan 1973.
VERMELHO CERÂMICA L1050
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1961 e janeiro de 1964. Código L1050. VW Sedan 1962 na cor vermelho cerâmica.
BEGE JAMAICA L7019
Cor utilizada pela VW entre 1979 e 1980. Código L7019. VW Sedan 1300-L 1979.
VERDE PAMPA L1420
Cor utilizada pela VW do Brasil na linha/modelo 1980. Código L1420. VW Sedan 1300 1980.
LARANJA OUTONO L5004
Cor utilizada pela VW do Brasil na linha/modelo 1975. Código L5004. VW Sedan 1300 1975. VW Brasília 1975.
VERDE ÁLAMO L9934
Cor utilizada pela VW do Brasil na linha/modelo 1982 e 1983. Código L9934. VW Fusca 1983.
AZUL PAVÃO L1233
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1970 e 1972. Código L1233. VW Sedan 1500 1971.
VERMELHO MONTANA L30BR
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1969 e 1973. Código L30BR. Entre 1969 e 1971 apenas o Karman-Ghia utilizou essa cor. Em 1972 toda
VERDE IGUAÇU L1219
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1972. Código L1219. VW Sedan 1500 1972.
CINZA ATLAS L9212
Cor metálica utilizada pela VW do Brasil em 1986. Código L9212. VW Fusca Última Série 1986.
AZUL SATURNO L3085
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1993 e 1994. Código L-3085. Código de etiqueta: 045. VW Fusca 1993. Etiqueta da cor no Fusca Itamar.
BEGE URANO L7061
Cor metálica utilizada pela VW do Brasil entre 1995 e 1996. Código L7061. VW Fusca 1995.
RETENTORES SABÓ
A SABÓ Indústria e Comércio de Auto Peças Ltda., é uma das maiores fabricantes mundiais em soluções para vedação e condução para a indústria automobilística.
EMBLEMAS OU LETREIROS DA TAMPA DO MOTOR
VW Sedan 1200. Considerando a trajetória de quarenta anos do besouro no Brasil, os Fuscas fabricados até dezembro de 1966, chassi nº B 6-336.100, motor
BEGE ALABASTRO L7001
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1974 e 1977. Código L7001. VW Sedan 1976.
VERMELHO ROYAL L9959
Cor utilizada pela VW do Brasil para os modelos 1984 e 1985. Código L5033. Código de plaqueta: 035. No Fusca, a cor foi usada apenas
VERDE CRISTALINO L6025
Cor utilizada pela VW do Brasil no Fusca Série Especial modelo 1985 e Fuscas 1986. Código LK-1430. Código de Plaqueta: 087. VW Fusca 1985.
VERMELHO CAPRI L9976
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1985 e 1986. Código L9976. Código de plaqueta: 072. VW Fusca 1986.
VERDE AMAZONAS OU JAVA GREEN – L518
1) Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1963 a julho de 1967. Código L518. Nos EUA essa cor é chamada de “Java
AZUL ATLÂNTICO L360
Cor utilizada pela VW do Brasil entre a segunda quinze de janeiro de 1964 e 1966. Código L360. VW Sedan 1964.