Garanta sua assinatura agora

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

APOIO DE BRAÇO

EVOLUÇÃO DO DESCANSA-BRAÇO

Porta esquerda SEM descansa-braço (1950-1977). O descansa-braço, também chamado de apoio de braço, ou ainda, de puxador da porta, era um equipamento fixado na forração interna

Leia mais »
RADIO YAMAGUSHI

RÁDIO YAMAGUSHI

Rádio Yamgushi instalado em um Fusca 1968.   Extinta empresa paulistana fabricante de rádios automotivos. Rádio Yamagushi em ação!

Leia mais »
ILTIS

VW ILTIS

VW Iltis (Tipo 183).   O VW Iltis foi um veículo militar utilizado pelas forças militares da Alemanha, Canadá e Bélgica, com tração nas 4

Leia mais »
CRIANÇAS

FASCINAÇÃO

Sempre chamou-me a atenção o fascínio que o Fusca exerce sobre as crianças.   Elas não tem a mínima ideia do que é um Mustang,

Leia mais »
SUSPENSÃO DIANTEIRA

SUSPENSÃO POR EMBUCHAMENTO E PIVÔ.

Suspensão dianteira: montagem na fábrica.   A suspensão dianteira do Fusca, composta de barras de torção transversais, feitas de aço laminado, dispostas dentro de dois

Leia mais »
CASA DE ACESSÓRIOS

HERMES MACEDO

Lojas HM em São Bento do Sul (SC). A Hermes Macedo foi uma loja de departamentos fundada em Curitiba (PR) em 1932 pelos irmãos Astrogildo

Leia mais »
KOMBI 1976

LANTERNA PRA TODA OBRA!

Kombi 1976. Em outubro de 1975 a VW do Brasil lançava a nova Kombi modelo 1976, conhecida como “Clipper”,  com diversas modificações em relação ao

Leia mais »
BEGE FUSCAS ALEMÃES

SAND L90

Sand. Cor utilizada pela VW alemã entre abril de 1951 a março de 1953. Código L90.   Fusca 1952 na cor Sand. É uma tonalidade

Leia mais »
AZUL FUSCAS ALEMÃES

AZURE BLUE L36

Azure Blue.   Cor utilizada pela VW alemã de abril de 1951 a março de 1953. Código L36. Fusca 1953 Zwitter, na cor Azure Blue.

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

PASTEL GREEN – L11

Fusca na cor pastel green. Cor utilizada pela VW alemã entre julho de 1948 a janeiro de 1954. Código L11. Fusca Luxo 1950 na cor

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

CORAL RED L351

 “Coral Red” ou vermelho coral. Cor utilizada pela VW alemã de abril de 1956, chassi nº 1.173.573 a julho de 1958, chassi nº 2.060.331. Código L351.

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

VERDE AGAVE L240

Cor utilizada pela VW da Alemanha entre abril de 1956 a julho de 1958. No Brasil, a cor foi utilizada em 1959 nas carrocerias do

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

VERMELHO RUBI L456

Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1958 a julho de 1964. Nos EUA a cor é chamada de “Ruby Red“. No Brasil,

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

VERDE MANGO L346

Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1959 e julho de 1960. No Brasil foi utilizada pela VW em 1960. Código L346. Fusca

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

VERDE JADE L349

Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1959 a julho de 1960. No Brasil foi usada pela VW entre 1959 e 1960. Código

Leia mais »
AZUL FUSCAS ALEMÃES

AZUL GLACIAL L363

Cor utilizada pela VW alemã entre agosto de 1959 e julho de 1960. Na Alemanha essa cor é chamada de “Arktis“; nos EUA de “Arctic

Leia mais »
AZUL FUSCAS ALEMÃES

GLACIER BLUE – L334

Cor metálica utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1957 a julho de 1958. Na Alemanha é chamada de Firn Blau e nos EUA de

Leia mais »
INVICTUS

RÁDIO INVICTUS

Anúncio de dezembro de 1968 do rádio Invictus instalado em um Fusca. Como os leitores do blog já sabem, o Fusca não saia de fábrica

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

ULTRAMAROON – L276

Ultramaroon. Cor utilizada pela VW alemã entre os anos de 1954 e 1955.   Código L276. Fusca 1954 ragtop na cor ultramaroon. Tabela com combinação

Leia mais »
ALLSTATE

REBOQUE ALLSTATE

Allstate é uma marca pertencente à americana Sears de diversos produtos automotivos, tais como pneus, filtros de óleo, reguladores de voltagem, velas de ignição, almotolias,

Leia mais »
ASSOALHO

ASSOALHO

Assoalho até 1975: retilíneo nas bordas. Dentre as diversas mudanças ocorridas no assoalho do Fusca, destacamos hoje, rapidamente, a diferença entre o assoalho do Fusca

Leia mais »
ALARME

A L A R M E S

O alarme veicular é um dispositivo eletrônico instalado no automóvel para evitar o roubo do próprio veículo ou de objetos que no interior dele se

Leia mais »
FUSCA 1974

PISCA ALERTA

Pisca de emergência. A Resolução nº 463, de 1973 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), obrigou que todos os veículos fabricados a partir de 31

Leia mais »
KOMBI 1960

KOMBI. PROTETOR DE JOELHO

Até 1960, o suporte fixador da coluna de direção da Kombi não possuía qualquer acabamento,   Em maio daquele ano, a VW introduziu uma borracha

Leia mais »
AZUL FUSCAS NACIONAIS

AZUL UNIVERSO – L3046

Cor utilizada pela VW do Brasil para o modelo 1983 do Fusca e Kombi. Código Universal: L3046. Código de plaqueta: 030.  

Leia mais »
AEROLUS

A E R O L U S

Acessório alemão do início de 1950: AEROLUS, permite a entrada de ar ao interior do veículo, mesmo em dias de chuva, minimizando o embaçamento dos

Leia mais »
EVOLUÇÃO DO INTERRUPTOR DA LUZ DE TETO

INTERRUPTOR DA LUZ DE TETO

  O Fusca passou a ser equipado com o interruptor da luz de teto a partir de 13 de abril de 1951, chassi nº 1-0241.638.

Leia mais »
KM-SET

MARCADOR MANUAL

Tankfix alemão: hora de abastecer! Os marcadores manuais de controle da quilometragem percorrida pelo veículo, acessório de época da década de 1950 e 1960, podiam

Leia mais »
ANTIMONIO

FRISOS DO PAINEL

Fusca 1959.   Em 1º de agosto de 1957, a partir do chassi nº 1.600.440, o Fusca sofreu diversas mudanças. As transformações mais visíveis foram

Leia mais »
BATENTE INFERIOR DA PORTA DA KOMBI

KOMBI. BATENTE INFERIOR DA PORTA.

Destaque para o batente inferior da porta. O batente inferior da porta da Kombi, peça número 211.809.501.1, também chamado de contorno do pára-lama ou somente

Leia mais »

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

PUMAKIT

Veneno para o besouro! A PUMA VEÍCULOS E MOTORES LTDA, então localizada na Av. Presidente Wilson, 4413, São Paulo (SP), fabricante dos veículos da marca

Leia mais »

EXTENSOR DA TORNEIRINHA

Até o início de 1961 o Fusca não possuía marcador de combustível. O medidor de combustível só foi introduzido em abril de 1961, a partir

Leia mais »

SÃO CRISTÓVÃO

Para os católicos, São Cristóvão é o santo protetor dos viajantes e motoristas e padroeiro dos taxistas. Seu dia é comemorado todo dia 25 de

Leia mais »

CORRENTES DE PNEU

Em dias de muita neve ou lama, andar de Fusca exige um acessório importante: as correntes de pneu.    O objetivo principal das correntes é evitar

Leia mais »

O FRIO CHEGOU!

O frio chegou pra valer!  Em Curitiba, depois de 38 anos, voltou a nevar.  Mesmo nesses dias de inverno, tire seu Fusca da garagem, dê uma

Leia mais »

RELÓGIO PARA KOMBI

Apesar de a Kombi ser um ótimo carro para passeios em família, a maioria delas foi – e ainda é – destinada ao trabalho.  Exceto pela

Leia mais »

MALAS DE VIAGEM IKA

Viajar com o Fusca, em família numerosa, sempre representou um desafio, uma vez que o besouro não é dotado de um porta-malas generoso. De qualquer

Leia mais »

HINO DO CAROCHA

Hino em homenagem ao Fusca, composto em Paços de Brandão, Portugal, por uma Associação de amigos do Fusca. Foi cantado pela primeira vez no II

Leia mais »

DATA

Diversas partes, peças e acessórios do Fusca possuem o ano de fabricação. Importante ficar atento a esse detalhe, tanto para identificar aspectos de originalidade do

Leia mais »

ENCOSTO PALHINHA

Nos anos 50 e 60 os bancos do Fusca tinham uma função básica: acomodar o motorista e passageiros. E só! Naquele tempo, não havia uma

Leia mais »

ALLMETAL

Anúncio de maio de 1962. Os batentes de proteção dos para-choques do Fusca foram acessórios quase que obrigatórios nos anos 60. Várias modelos estavam disponíveis

Leia mais »

ESPELHO RETROVISOR INTERNO SWF

A firma alemã SWF (Special Werkzeugfabrik Feuerbach), fabricante de diversos componentes elétricos para o Fusca (bananinhas, relês, luz de ré, chaves de seta, limpadores de pára-brisas,

Leia mais »

PORTA-TRECO PARA KOMBI

Anúncio de Setembro de 1963. A INDÚSTRIA DUEFF, da cidade de São Paulo, fabricou nos anos 60 porta-trecos exclusivos para a Kombi (também chamado de

Leia mais »

PETRACCO-NICOLI

  A INDÚSTRIA PETRACCO-NICOLI S.A., localizada na Rua Florêncio de Abreu, 180, São Paulo (SP) e com fábrica na Rua dos Alpes, 124, Bairro Cambuci,

Leia mais »

FILTRO DE GASOLINA

Anúncio de dezembro de 1960. A empresa INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PEÇAS PARA AUTOMÓVEIS BROSOL LTDA., localizada na Rua Dutra Rodrigues, 131, foi fundada no

Leia mais »

SAIA H

  Painel traseiro no padrão H. Dá-se o nome de Saia H ao painel traseiro utilizado nos Fuscas fabricados até o modelo 1966 (todos os Fuscas

Leia mais »

CHAVE DE SETA 4 X 1

Acessório alemão dos anos 50. Trata-se de um conjunto com 3 (três) chaves: duas laterais (uma em cada lado) e uma chave menor na parte superior. Pura

Leia mais »

ESSA BRASÍLIA TEM FIBRA!

Em 1976, três anos após seu lançamento, o mercado já oferecia, em profusão, acessórios para a VW Brasília. A empresa DANYGLASS IND. COM. DE FIBRA

Leia mais »

DA WEGA SÓ RESTOU O CUBO!

A METALÚRGICA WEGA LTDA., localizada na Rua Ibitinga, 471, São Paulo (SP), posteriormente incorporada pela REVESCAR REVESTIMENTO E ACESSÓRIOS PARA AUTOS LTDA., foi uma das

Leia mais »

AYRTON SENNA E A UNIVEL

   Anúncio de abril de 1969. Por diversas vezes falamos neste blog sobre acessórios feitos pela FÁBRICA DE MAÇANETAS UNIVERSAL LTDA., que, anos depois, passou

Leia mais »

SUPORTE DE CIGARRO

No tempo em que fumar era símbolo de status, um pequeno e útil mimo podia ser instalado no cinzeiro do Fusca. Trata-se de um suporte metálico que

Leia mais »

RODÃO

Anúncio de fevereiro de 1972. A empresa RODÃO Alinhamento e Balanceamento de Rodas, de São Paulo, foi uma das grandes empresas de acessórios dos anos

Leia mais »

PÁRA-BARRO

Nos tempos em que a estrada de chão chegava a ser uma regra no interior do país, o para-barro era um acessório bastante popular. Tinha

Leia mais »

ALAVANCA DE CÂMBIO COM RÉ

 A empresa paulistana ICIPA PEÇAS DE MÁQUINAS E ACESSÓRIOS LTDA., fabricou, no início dos anos 70, uma alavanca especial para o Fusca: possuía um botão

Leia mais »

FECHADURA DO PORTA-LUVAS

Maio de 1967. Além do porta-luvas acolher, por exemplo, o Manual do Proprietário e uma lanterna de emergência, deixar algo de mais valor sempre foi

Leia mais »

EVOLUÇÃO DAS LANTERNAS

      Maio de 1945 até início de 1949       Características: Lente de vidro, carcaça de metal, friso fino de alumínio envolvendo a lente.

Leia mais »

GARAGEM

 Depois que Joseph comprou seu Fusca, veio uma grande preocupação: onde guardar o besouro. A maioria das residências nos centros urbanos na Alemanha – antigas

Leia mais »

LIGUE O ESPELHO!

   Em 1964, entrar numa loja de acessórios era um êxtase. Rodas, calotas, volantes, rádios, enfim, tudo do bom e do melhor para seu pequeno Volkswagen.

Leia mais »

6 OU 12 VOLTS?

Fusca 1967, bege nilo. A despeito de muitos falarem que a mudança de voltagem do Fusca – de 6 Volts para 12 Volts – tenha ocorrido em 1967, na falada

Leia mais »

ANTI-RUÍDO

Anúncio de novembro de 1968. A empresa TORO S/A INDÚSTRIA E COMÉRCIO é, há décadas, líder no Brasil na fabricação de isoladores termoacústicos para a

Leia mais »

TAPETES 1956-1959

O Fusca fabricado de 1956 até 1959 possuía presilhas do assoalho, que tinham a função de prender os tapetes, evitando que deslizassem.  Acima, detalhe da

Leia mais »

FEBOAN

 Anúncio de novembro de 1972. Entre os inúmeros fabricantes de acessórios para o Fusca nos anos 60 e 70, destaco a empresa FEBOAN Indústria de

Leia mais »