Garanta sua assinatura agora

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

FUSCA 1973

AMARELO CAJU – L1362

Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil em 1973. Código Universal: L1362. Código Glasurit: VW 3109. Código de Plaqueta: 010.

Leia mais »
ELASTIC

ELASTIC

Elastic: um dos principais fornecedores de guarnições de borracha da VW. A empresa Elastic S/A Indústria de Artefatos de Borracha, sediada em Diadema (SP), foi

Leia mais »
BAGAGEIRO WEEK-END

WEEK-END

Bagageiros Week-End. A empresa Porta-Bagagens Week-End Ltda, então sediada na Praça das Bandeiras, nº 215, na cidade de São Paulo, fundada por Luis M. dos

Leia mais »
FREIO

NIVEL BREK

Nivel Brek: tecnologia old school.   Na década de 1970 foi desenvolvido um interessante acessório destinado a facilitar a verificação do nível do fluido de

Leia mais »
BRASÍLIA 1975

COBRE METÁLICO L7004

Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1975 e 1977 para os seguintes modelos refrigerados a ar: TL, Variant, Brasília e SP1/SP2. Código Universal: L7004.

Leia mais »
CORES METÁLICAS

VERDE MENTOL L1314

Cor metálica utilizada pela VW do Brasil entre 1973 a 1974, para modelos TL, Variant, SP1/SP2 e Brasília. Código de plaqueta: 092.   Variant na

Leia mais »
ALDO AUTO CAPAS

ALDO AUTO CAPAS

Anúncio de março de 1974. Empresa sediada em Porto Alegre (RS), Aldo Auto Capas foi fundada em 1966 por Aldo Besson. A empresa era especializada

Leia mais »
ANTENAS

ESTAMPOTEC

Estampotec. A empresa paulistana Mecânica Industrial Estampotec Ltda, então situada na Rua Maria Cândida, 1159, Vila Guilherme, cidade de São Paulo, fabricou vários acessórios para

Leia mais »
DREUX ESPECIAL

O DREUX ESPECIAL

Pesquisa e texto: João Cesar Santos (nosso assinante e colaborador, com orgulho) Haroldo Dreux era diferente dos outros pilotos, sempre gostou mais da técnica que da

Leia mais »
BICÃO

BICÃO

Superador de altura Bicão.   A marca nacional “Bicão” desenvolveu no a década de 1970 alguns acessórios para o Fusca e Kombi aproveitando-se do natural

Leia mais »
BRASÍLIA 1975

VERMELHO NOBRE L5003

A cor vermelho nobre foi utilizada pela VW do Brasil para os modelos 1975. Código da tinta é L5003. Código da Plaqueta é 030. Variant

Leia mais »
ANTI RUÍDO

ANTI-RUÍDO DO ASSOALHO

Assoalho do modelo Zwitter: sem manta. O anti-ruído do assoalho do Fusca, também conhecido por “manta” foi introduzido pela VW somente a partir de agosto

Leia mais »
NORDHOFF

500.000 VW NOS EUA

1960: 500.000 VWs exportados para os EUA. Os Estados Unidos sempre foi o principal mercado comprador dos veículos da Volkswagen. Lá, o Fusca também fez

Leia mais »
CONCESSIONÁRIAS

D. P. CLETO

Anúncio de 1951 do então desconhecido “Volkswagen”. A empresa D. P Cleto Ltda, então sediada no Rio de Janeiro, foi um os primeiros “autorizados” da

Leia mais »
FUSCA 1964

FUSCA 1964

Linha 1964: azul Atlântico e cinza prata. Cores novas. 1964 é um dos anos mais conturbados para definir questões acerca da originalidade do Fusca. Foi

Leia mais »
ENCONTROS

DNF 2020 CURITIBA

DNF Curitiba. O Dia Nacional do Fusca (DNF) é comemorado no Brasil dia 20 de janeiro de cada no. A data é especial no meio

Leia mais »
PROPAGANDA

CARRO ESPORTE X FUSCA

Antiga propaganda da VW do Brasil, com humor característico, do início dos anos de 1960, comparando um carro de corrida com o Fusca.

Leia mais »
BIANCO SAVINO

LANTERNAS DE KOMBI. ACESSÓRIOS

Lanternas traseiras para Kombi Corujinha.   Poucos foram os acessórios oferecidos para a Kombi, comparativamente com o Fusca. Por por ser um veículo – em

Leia mais »
KARMANN GHIA

AZUL MONTE BLANCO

A cor denominada Azul Monte Blanco foi utilizada exclusivamente em 1969 e 1970 pela VW do Brasil na pintura da carroceria do Karmann-Ghia.   A

Leia mais »
Uncategorized

MENSAGEM AO ASSINANTE

Se você chegou até aqui, é porque valoriza conteúdos de qualidade. Frivolidades das redes sociais não tem espaço neste blog.  Parabéns. Poucos serão os leitores,

Leia mais »
BEM-BOLA

BEM-BOLA

Anúncio da década de 1960.   A empresa nacional Bem Bola Indústria de Auto Peças Ltda, então sediada na Av. Celso Garcia, 668, no bairro

Leia mais »
AQUECEDORES A GASOLINA

EBERSPÄCHER: O AQUECEDOR

Europa e EUA: invernos rigorosos.   Em boa parte da Europa, EUA e Canadá, regiões em que o Fusca foi amplamente comercializado, os invernos são

Leia mais »
FUSCA 1965 ALEMÃO

VENENO BELGA

Mach 1: customização oficial.    Mach 1 é o nome atribuído a uma série limitada de Fuscas customizados produzidos em meados da década de 1960

Leia mais »
BADGES

DAS

Escudo da DAS. DAS: empresa alemã fundada em 1928 na cidade de Berlim, sob o nome DAS Deutcher Automobil Schutz Aktiengesellschaft. DAS são as letras

Leia mais »

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

PONTEIRA DE ESCAPAMENTO

O fusca, até julho de 1955, possuia apenas uma ponteira de escapamento. Essa ponteira saia do silencioso do fusca por baixo da saia traseira, que,

Leia mais »

BÚSSOLA

Catálogo de acessórios de fusca (Poly Pad) dos anos 60. Nos tempos de GPS (acrônimo de “Global Positioning System”), falar em bússola parece ser uma

Leia mais »

KITCAR

O fusca dominava a cena do mercado automobilístico nos anos 60. Era, verdadeiramente, o rei do pedaço. As fábricas de acessórios aproveitavam a pujança do fusca para

Leia mais »

ASPIRADOR DE PÓ

Chega o fim de semana. Hora de lavar o fusquinha. É, sem dúvida, o momento de maior intimidade entre o dono e a pequena maravilha. Depois de

Leia mais »

BECK

Lembro até hoje a primeira vez que ouvi esse nome: Beck. Um senhor do interior de São Paulo havia falecido e seu genro, organizando sua garagem após o

Leia mais »

EQUALIZADOR MARANTZ

Saul B. Marantz (1911-1997) MARANTZ. A empresa fundada  na década de 50 nos EUA por Saul B. Marantz, teve grande influência no desenvolvimento de sistemas de

Leia mais »

LANTERNAS DIANTEIRAS

Muitos motoristas com mais idade têm, até hoje, o costume de usar os braços para auxiliar na sinalização da mudança de direção. São de uma época

Leia mais »

UNISTRA

Abril de 1957.  Partindo do conceito da física de que o espelho reflete a luz, foi lançado na Alemanha um acessório para Fusca chamado UNISTRA, acrônimo de Universal

Leia mais »

LANTERNA TRASEIRA ELECTRIC

 As lanternas do Fusca, de 1956 até 1961 eram iguais ao do modelo acima. Nesse período, o Fusca ainda usava as bananinhas como indicadores de direção. 

Leia mais »

BEFOR

Anúncio de dezembro de 1968. A empresa paulistana B.C. Mar Ltda., localizada à Rua General Couto de Magalhães, 240, São Paulo (SP), citada também como

Leia mais »

ADAPTADOR DE NARIZ DE PLACA

  Adaptador de nariz de placa. No passado era muito comum os proprietários quererem atualizar o seu Fusca usado, dando-lhe um aspecto de modelo “último

Leia mais »

VELOCÍMETRO

Vamos falar um pouco sobre originalidade do velocímetro do Fusca neste tópico. Acima, o velocímetro do Fusca até 1949, feito pela VDO, com um grande

Leia mais »

GUIATEC

Anúncio de maio de 1968. A empresa brasileira Autotec Peças e Acessórios para Automóveis Ltda, de São Paulo, produziu nos anos 60 o produto chamado GUIATEC,

Leia mais »

ESTRIBOS

Os estribos do fusca datam a idade do projeto: anos 30. Naquele tempo e nos anos que se seguiram, era comum os carros possuírem estribos.

Leia mais »

PÁRA-CHOQUES NORJA

Fusca alemão modelo 1968. Em agosto de 1967, já como modelo 1968, os fuscas alemães ganharam novos pára-choques: os conhecidos pára-choques quadrados. Fusca 1300 e 1500 modelos

Leia mais »

EVOLUÇÃO DOS FARÓIS 1950-1959

Os Fuscas alemães (1950-1959) usavam faróis da marca Bosch ou Hella. Eram faróis simétricos com lâmpadas, 6v. As empresas Bosch e Hella eram fornecedores oficiais de faróis

Leia mais »

MORCEGO !

1952. Meia noite. Todos dormem. Não há vivalma na rua. Alguns morcegos trissavam ao longe. Contudo, aguçando os ouvidos, escutava-se outro tipo de ruído. Intermitente. Vinha de uma pequena garagem. Lá

Leia mais »

LIXEIRA

 Jogo rápido. Lixeira. Para ser instalada embaixo do painel. Feito em material plástico, com parafuso de fixação. Vale pelo anúncio, onde a lixeira aparece instalada

Leia mais »

PAINEL RALLYE MOTOMETER

  Um dos acessórios mais raros da era do fusca oval foi, indubitavelmente, o painel rallye feito pela alemã Motometer, especializada na fabricação de instrumentos de

Leia mais »

VIAJANDO NO TEMPO

Volte por um instante no tempo, caro leitor. Imagine-se nos anos 50. Joseph está ansioso com a viagem. Serão alguns dias na estrada. Há meses vem se preparando para

Leia mais »

FAROL DE MILHA DE CAPUZ

 A instalação clássica do farol de longo alcance (mais conhecido como farol de milha) no Fusca é feita, normalmente, nos suportes dos pára-choques ou sobre

Leia mais »

ÁGUAS DE LINDÓIA 2011

Algumas fotos do maior encontro de automóveis antigos da América Latina. Obviamente, sob o enfoque dos VWs a ar, peças e acessórios de época.

Leia mais »

PENTEADEIRA DE PUTA!

1963. Dezembro. Tempo de dar um presente para o fusca. Ou vários. Se exagerar, o povo não perdoa: vira penteadeira de puta! Enfeitados tal e

Leia mais »