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Postagens exclusivas Opasgarage:

BRASÍLIA – TAMPA DO PORTA LUVAS
Brasília: espaço interno e sofisticação. O VW Brasília foi lançado oficialmente pela Volkswagen do Brasil no dia 8 de junho de 1973. Com

TOURING CLUB
Pedro Benjamim Cerqueira Lima, fundador do Touring Club do Brasil. O Touring Club do Brasil foi fundado no dia 9 de novembro de 1923,

VERDE MANTIQUEIRA LK1418
Cor metálica utilizada pela VW do Brasil em 1978 e 1979 nos veículos Brasília, Variant II e Passat. Código LK1418. Código de Plaqueta: 084. Brasília

AZUL NOTURNO L3032
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1980 e 1981 nos veículos Fusca, Variant II, Brasilia, Gol e Passat. Em 1982 também a Kombi Luxo

CINZA GRANIZO L2015
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1980 na Brasília, Variant II, Gol e Passat. Código L2015. Código de plaqueta: 020. Brasília 1980 na

FUSCA 1963
Fusca 1963: vidro lateral basculante era umas das novidades. O Fusca modelo 1963 foi lançado pela Volkswagen do Brasil em 2 de dezembro

VINCOS
Os principais vincos externos da carroceria. Os vincos em uma chapa metálica tem a função de aumentar a resistência torcional e física do material. Essa

DA COZINHA AO AUTOMÓVEL!
Peças para o Fusca: fornecedores inusitados! A expansão da indústria automobilística no Brasil, principalmente na década de 1960, incentivou diversas empresas já instaladas a

CONDENSADOR
Condensador. Condensador instalado no lado externo do distribuidor do Fusca. O condensador ou capacitor, é uma peça integrante do sistema de ignição do Fusca,

CHAMPAGNE PRA COMEMORAR!
Kombi 1978 na série especial Champagne. Um espumante, ou mais especialmente um legítimo “champagne”, é sinônimo de celebração, sorvido em ocasiões muito especiais. Por

EVOLUÇÃO DO BATENTE DA PORTA
Batente da fechadura de porta. O batente da porta, também conhecido por batente da fechadura da porta ou fecho da fechadura da porta, tem

PRETO
Fusca preto. Sim, o Fusca nasceu preto! Foi uma cor bastante popular nas primeiras décadas da indústria automotiva. É famosa a frase atribuída a Henry

MIGNONETTE GREEN L14
Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre agosto de 1958 a julho de 1959. Em alemão a cor é conhecida por Reseda Grün. Código L14.

DIAMOND GREY L243
Cor metálica utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1957 e julho de 1959. Código L243. Fusca 1958 na cor diamond grey. Código

LIGHT BRONZE L245
Cor metálica utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1957 e julho de 1958. Código L245. Fusca 1958 na cor light bronze. Beetle

FREIO DE MÃO A VARÃO
Vista geral do sistema de funcionamento do freio de mão a varão. Em abril de 1950 a Volkswagen alemã introduziu o sistema de

PRETO UNIVERSAL
Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil entre 1993 e 1995. Código L2077. Algumas tabelas dão conta de que o código universal do preto

BRANCO GEADA
Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil em 1995 e 1996. Código Universal: L8020. Fusca 1996 na cor branco Geada. Etiqueta identificando

CINZA GRENOBLE METÁLICO
Cor utilizada no Fusca pela Volkswagen do Brasil em 1996. Código L4001. Estima-se que cerca de 400 (quatrocentos) Fuscas foram pintados nessa cor. É também

EVOLUÇÃO DO LIMPADOR DE PÁRA-BRISA (1950-1966)
Limpador de pára-brisa: essencial em dias de chuva. Vamos abordar a evolução dos braços e palhetas do limpador do para-brisa do Fusca em

BRANCO STAR
Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil entre 1993 e 1994. Código Lazzuril: 1129. Código Universal L8012/011. Código de etiqueta: 011. Fusca 1994 na

VERDE PINUS METÁLICO L1447
Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil entre 1993 e 1994. Código Universal: L1447. Código Lazzuril: 1447. Código de etiqueta: 082. Fusca 1994 na

BEGE ATHENAS METÁLICO L7057
Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil entre 1993 e 1994. Código Universal L7057. Código de etiqueta: 128. Fusca 1994 na cor bege

TAPETES DO ASSOALHO 1959-1996
Tapetes inteiriços: 1959-1973. Já abordamos a evolução dos tapetes dos assoalhos de 1950-1955 (clique aqui para saber) e de 1956-1959 (clique aqui para mais informações).

RÁDIO NISSEI
Rádio Nissei em um Karmann-Ghia. A empresa nacional Nissei S/A Indústria e Comércio foi uma importante fabricante de rádios (portáteis e de mesa), auto-rádios, toca-fitas,

KITCAR, MALETA EXCLUSIVA!
Maleta Kitcar. Já tratamos da maleta Kitcar neste blog (para saber mais, clique aqui). Todavia, hoje vamos falar de uma maleta da Kitcar exclusiva, bem

VERMELHO ROYAL 035
Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil entre 1984 e 1985. Código Lazzuril: 1118. Código Universal: 035. Código de plaqueta: 035. Fusca 1984 na

BEGE VIME L7033
Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil entre 1984 e 1986. Código Universal: L7033. Código de plaqueta: 034. Fusca 1985 na cor bege vime.

AZUL MEDITERRÂNEO 41
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1985. Código Lazzuril: 1120. Código Universal: 41. Código de plaqueta: 041. Fusca 1985, na cor azul mediterrâneo.

MANOPLA DO CÂMBIO
Manopla da alavanca do câmbio do Fusca. A manopla de câmbio do Fusca é uma peça fixada na extremidade da alavanca, por meio de

PADRONAGEM DOS BANCOS (1967-1970)
Revestimento dos bancos a partir de 1967: faixa central em courvin trabalhado. Com o lançamento da linha 1967, além do novo motor 1300

CALOTA INTEIRIÇA
Calota inteiriça raiada: puro charme e sofisticação. Todos sabem que o Fusca, em todas as suas versões, era equipado com uma calota que cobria,

DEBRUM DA FORRAÇÃO LATERAL
Fusca 1951: forração de porta com debrum. Desde a década de 1950, a forração lateral interna do Fusca Luxo possuía um debrum que envolvia esses

TRAVA DO ENCOSTO DOS BANCOS DIANTEIROS
Botão para destravar o banco: novidade na linha 1976. Em novembro de 1975 a Volkswagen do Brasil lançou o modelo 1976 do Fusca. Entre

BARNDOOR
Kombi Barndoor. Kombi até fevereiro de 1955: tampa única na traseira: característica das Barndoors. As Kombis fabricadas até fevereiro de 1955, chassi nº
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EMBLEMA 1600
Fusca 1600: 1975-1982. O emblema 1600 foi usado na tampa do motor do Fusca entre maio de 1975 a junho de 1982, para identificar

1500 SUPER
1500 Super: bomba de óleo para motor refrigerado a ar. 1500 super foi uma marca de bomba de óleo para motores refrigerados a ar fabricada

VIDROBRÁS
Anúncio da Vidrobrás de dezembro de 1968. A firma Indústrias Reunidas Vidrobrás Ltda foi fundada no Brasil em 1944 e tinha representação na Praça Dom

FUSCA ITAMAR. CARROCERIA. CARACTERÍSTICAS
O Fusca Itamar, fabricado no Brasil entre 1993 a 1996, possui algumas características de carroceria peculiares, distinguindo-o do modelo que lhe precedeu (1986) em vários

RESPIRO DO TANQUE DE COMBUSTIVEL
Respiro do tanque de combustível do Fusca. O tanque de combustível pode acumular pressão excessiva pelo acúmulo de gases em seu interior, razão pela qual

BAGAGEIRO BEKOWA
Bagageiros BeKöWa. BeKöWa é uma conhecida marca alemã de bagageiros para veículos. A palavra BeKöWa é formada pelo acrônimo da razão social do fabricante Bernhard Körner,

ALETAS DE REFRIGERAÇÃO DO VW SP2
SP2: veículos de série com as aletas de refrigeração do motor. O VW SP2 foi lançado oficialmente em 26 de junho de 1972, representando

FRISOS DA CARROCERIA
Friso vincado do capô dianteiro (1950-1952). 1950-1952: Os frisos da carroceria foram introduzidos pela Volkswagen com o lançamento do Fusca Luxo ou Exportação ocorrido em

CERTIDÃO DE NASCIMENTO: FINALMENTE DISPONÍVEL!
Certidão de nascimento: finalmente disponível. Depois de décadas aguardando, finalmente os colecionados e aficionados pela marca poderão pedir a certidão de nascimento do seu xodó!

1970: 1.000.000 DE VOLKSWAGEN
8 de julho de 1970: a VW do Brasil atingiu a produção de 1.000.000 de veículos. No dia 8 de julho de 1970, por volta

ALAVANCA DE CÂMBIO HURST
Alavanca esportiva Hurst. A empresa americana Hurst-Campbell foi fundada em 1958 por George Hurst e Bill Campbell, inicialmente como uma oficina mecânica no

PQP TRASEIRO – ACESSÓRIO DE ÉPOCA
PQP móvel. Já tratamos outrora da evolução do PQP traseiro original do Fusca (para mais informações, clique aqui). Hoje abordaremos uma alça traseira que substituiu

AFOGADOR (1950-1996)
Acionamento do afogador: apenas com o motor frio. O afogador é um mecanismo que permite enriquecer a mistura ar-combustível do carburador, facilitando a partida quando

AVALIAÇÃO DE FUSCA 1300 STANDARD 1973 BRUNELLI
Fusca 1300 1973 Standard à venda na Brunelli Veículos Antigos. Seguindo nossa serie de avaliação de veículos à venda, avaliaremos hoje o Fusca

CORDONÊ (1973-1979)
Padrão de cordonê utilizado entre 1973-1975 (exceto 1300 Std). Entre 1974 e 1979 a Volkswagen do Brasil utilizou um courvin com listras coloridas na faixa

TOCA-FITAS DE CARTUCHO MECCA
Toca-fitas Mecca em uma Variant 1972. Já abordamos o toca-fitas de cartucho em um de nossos posts (para mais informações, clique aqui). Rapidamente hoje apresentamos um

EMBLEMA 1300
Emblema 1300. O emblema 1300 foi usado na tampa do motor do Fusca entre janeiro de 1967 a novembro de 1974. O dístico começou ser

VOLANTE PETRI PEALIT
Volante Petri Pealit. Nas décadas de 1930 a 1950 era comum alguns veículos serem equipados com volante do tipo banjo, caracterizado pelas hastes que

PORCA CASTELO
Porca castelo. Os cubos das rodas traseiras são fixados nos semieixos por meio de uma porca castelo de 36 mm e part number 311.501.221. Essa porca recebe

250.000 VOLKSWAGENS EM 1951!
Grande feito alcançado pela VW. No dia 5 de outubro de 1951 saiu da linha de produção da fábrica da Volkswagen em Wolfsburg,

LANTERNA DE EMERGÊNCIA NICE
Lanterna de emergência Nice. A empresa nacional FAE Ferragens e Aparelhos Elétricos S/A, fabricou nas décadas de 1970 e 1980, sob a marca

EVOLUÇÃO DA PLAQUETA DE IDENTIFICAÇÃO – 1970-1986
Plaqueta de identificação do chassi do Fusca. Vamos dar continuidade ao terceiro post envolvendo a evolução da plaqueta de identificação do Fusca. A evolução das

AUTOHAUS BUCHWINKLER
Concessionária Autohaus Buchwinkler encrustada entre as montanhas. A concessionária Autohaus Buchwinkler, localizada na cidade de Berchtesgaden, na Alemanha, é uma concessionária autorizada VW desde 1948, sendo

FUSCA 1977
Fusca modelo 1977. O Fusca modelo 1977 foi lançado em outubro de 1976, a partir do chassi BJ 449.873 (Fusca 1300) e BS 613.682 (Fusca

CESTA DE PIC-NIC STABBURET
A empresa Stabburet foi fundada por Gunnar Nilsen (1913-1984) em 1936 na cidade de Fredrikstad, Noruega. Popularmente conhecida como Stabbur-Nilsen, era fabricante de alimentos prontos

BIZORRÃO, VARIANT, TL, ZÉ DO CAIXÃO, SP2. RESERVATÓRIO DE ÁGUA DO PARA-BRISA. FUNÇÃO DA CAPA.
Reservatório de água instalado em um Bizorrão 1974. O reservatório de água do tipo bujãozinho foi utilizado no Zé do Caixão, Variant, TL, SP1/SP2

POLAINA
Polaina de proteção do para-lama. Um dos acessórios mais populares do Fusca foram as polainas instaladas nas extremidades do para-lamas, que tinham a função de

2º ENCONTRO BRASILEIRO DE VW CLÁSSICOS 2023
EBVW Clássicos 2023. Nos dias 1º, 2 e 3 de setembro de 2023 ocorreu o 2º Encontro Brasileiro de VW Clássicos, na cidade de

FUSCA 1975: 1300 x 1300-L
Fusca 1300 Standard 1975. Em novembro de 1974 a Volkswagen do Brasil lançou os modelos 1975 do Fusca. As versões disponíveis nessa ocasião eram o

1953. O PRIMEIRO OVAL
Fusca oval: lançado em março de 1953. No dia 10 de março de 1953 o primeiro Fusca oval saiu da linha de produção da fábrica

A DEMONIZAÇÃO DO ZÉ FRISINHO
Zé Frisinho: amor incondicional pelo Fusca! Faz tempo que estou querendo escrever sobre esse assunto. É comum se perceber no nosso meio uma série de

RELÓGIO NO CINZEIRO KIENZLE
Relógio de horas no cinzeiro. Os Fuscas Zwitter e ovais fabricados entre outubro de 1952 e agosto de 1957 vinham equipados de fábrica com

EVOLUÇÃO DO CINZEIRO TRASEIRO
Cinzeiro traseiro do Fusca. JUNHO DE 1949 A SETEMBRO DE 1952: Com o lançamento da versão Export/Deluxe em junho de 1949 (chassi 1-0106.639), foi introduzido

ATOGAS
Veneno alemão de época: Atogas. Dentre as diversas tentativas de melhorar a performance do Fusca na década de 1950, a empresa alemã Galmar

FUSCA 1955
Fusca 1955. O Fusca 1955 iniciou sua produção em janeiro de 1955. Naquela época a Volkswagen ainda não antecipava o lançamento do modelo seguinte

NÃO ACREDITE EM TUDO QUE VOCÊ LÊ NOS ANÚNCIOS DE CARROS ANTIGOS!
Fusca 1300-L 1975. Isso mesmo. Não acredito em tudo o que você lê em anúncios de carros antigos. Não importa quem seja o vendedor.