Garanta sua assinatura agora

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

ENCONTROS

DNF 2020 CURITIBA

DNF Curitiba. O Dia Nacional do Fusca (DNF) é comemorado no Brasil dia 20 de janeiro de cada no. A data é especial no meio

Leia mais »
PROPAGANDA

CARRO ESPORTE X FUSCA

Antiga propaganda da VW do Brasil, com humor característico, do início dos anos de 1960, comparando um carro de corrida com o Fusca.

Leia mais »
BIANCO SAVINO

LANTERNAS DE KOMBI. ACESSÓRIOS

Lanternas traseiras para Kombi Corujinha.   Poucos foram os acessórios oferecidos para a Kombi, comparativamente com o Fusca. Por por ser um veículo – em

Leia mais »
KARMANN GHIA

AZUL MONTE BLANCO

A cor denominada Azul Monte Blanco foi utilizada exclusivamente em 1969 e 1970 pela VW do Brasil na pintura da carroceria do Karmann-Ghia.   A

Leia mais »
Uncategorized

MENSAGEM AO ASSINANTE

Se você chegou até aqui, é porque valoriza conteúdos de qualidade. Frivolidades das redes sociais não tem espaço neste blog.  Parabéns. Poucos serão os leitores,

Leia mais »
BEM-BOLA

BEM-BOLA

Anúncio da década de 1960.   A empresa nacional Bem Bola Indústria de Auto Peças Ltda, então sediada na Av. Celso Garcia, 668, no bairro

Leia mais »
AQUECEDORES A GASOLINA

EBERSPÄCHER: O AQUECEDOR

Europa e EUA: invernos rigorosos.   Em boa parte da Europa, EUA e Canadá, regiões em que o Fusca foi amplamente comercializado, os invernos são

Leia mais »
FUSCA 1965 ALEMÃO

VENENO BELGA

Mach 1: customização oficial.    Mach 1 é o nome atribuído a uma série limitada de Fuscas customizados produzidos em meados da década de 1960

Leia mais »
BADGES

DAS

Escudo da DAS. DAS: empresa alemã fundada em 1928 na cidade de Berlim, sob o nome DAS Deutcher Automobil Schutz Aktiengesellschaft. DAS são as letras

Leia mais »
ANSER

MACACO INFLÁVEL ANSER

Anúncio da Anser. Anser foi uma empresa nacional localizada na Av. Duque de Caxias, 179, São Paulo (SP), fabricante, na segunda metade da década de

Leia mais »
FUSCA 1966

1966

Anúncio da VW de março de 1966.   Ano após ano, a Volkswagen do Brasil batia recordes de produção nas décadas de 60. Não podia ser

Leia mais »
KACO

KACO

Luz de emergência da Kaco: providencial em lugares escuros. Kaco é uma empresa alemã fabricante de juntas para motores, retentores e demais vedações para a

Leia mais »
NEW OLD STOCK

NEW OLD STOCK (NOS)

NOS são as iniciais da expressão inglesa “New Old Stock”, que significa peça nova de estoque antigo. É uma peça fabricada em data longínqua, porém,

Leia mais »
PUNTA-TACO

PUNTA-TACO

Punta-taco. Punta-taco é uma técnica de direção utilizada para otimizar o contorno de curvas, muito comum em corridas de automóveis, no qual o piloto aciona

Leia mais »
FUSCA 1993

VERMELHO SPORT L5055

Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1993 e 1996.  Código Universal: L5055. Código de plaqueta: 013. Fusca Itamar na cor vermelho Sport.   Etiqueta

Leia mais »
FUSCA 1995

VERDE NICE

Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1995 e 1996, incluindo o Série Ouro.  

Leia mais »
FUSCA 1996

VERMELHO DAKAR

Cor metálica utilizada pela VW do Brasil em 1996 no Fusca Série Ouro. Código L-5070. Fusca 1996 Série Ouro na cor vermelho Dakar.   Etiqueta

Leia mais »
BARDAHL

LIMPADOR DA VARETA DE ÓLEO

“Tudo anda bem com Bardahl”. A empresa Bardahl, fundada em 1939 nos EUA pelo imigrante norueguês Ole Bardahl, é conhecida fabricante de aditivos e lubricantes

Leia mais »
FUSCA 1954

CORES 1954-1955

Cores usadas pela VW da Alemanha nos Fuscas fabricados entre janeiro de 1954 a fevereiro de 1955.    

Leia mais »
SUPORTE DO CARBURADOR 1100/1200

SUPORTE DO CARBURADOR 1100/1200

Suporte do carburador.   A partir de 1949 a VW introduziu um suporte na base do carburador para dar mais estabilidade ao conjunto de alimentação

Leia mais »
PLAQUETA "MADE IN GERMANY"

MADE IN GERMANY

1949: lançamento da versão Luxo.   Em junho de 1949, com o lançamento da versão Luxo do Fusca, a VW começou a implementar seu ambicioso

Leia mais »
DEFLETOR DO QUEBRA-VENTO

DEFLETOR DO QUEBRA-VENTO

O defletor de ar instalado no quebra-vento é um acessório de época utilizado para redirecionar o vento que entra no interior da cabine em direção

Leia mais »
FUSCA 1971

LINHA VW 1971

Em agosto de 1970 a VW do Brasil lança os modelos 1971. Acima, propaganda de época mostrando o Fusca 1500, o Karmann-Ghia TC e o

Leia mais »
FORNECEDORES OFICIAIS VW

WAP

Lanternas WAP com luz de ré: um raro acessório de época. WAP é uma empresa brasileira fabricante de lanternas e demais guarnições plásticas e de

Leia mais »
FUSCA 1966

MODELINHO

Modelinho é a denominação popular dada ao Fusca fabricado entre outubro a dezembro de 1966, já com a carroceria de algumas características do modelo 1967.

Leia mais »
FRISOS NOS VIDROS

FRISOS NOS VIDROS

Até 1950 o Fusca saía de fábrica SEM os frisos nos vidros, ou melhor, nas borrachas dos vidros. Assim, um Fusca 1950 não tinha friso

Leia mais »

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

MORCEGO !

1952. Meia noite. Todos dormem. Não há vivalma na rua. Alguns morcegos trissavam ao longe. Contudo, aguçando os ouvidos, escutava-se outro tipo de ruído. Intermitente. Vinha de uma pequena garagem. Lá

Leia mais »

LIXEIRA

 Jogo rápido. Lixeira. Para ser instalada embaixo do painel. Feito em material plástico, com parafuso de fixação. Vale pelo anúncio, onde a lixeira aparece instalada

Leia mais »

PAINEL RALLYE MOTOMETER

  Um dos acessórios mais raros da era do fusca oval foi, indubitavelmente, o painel rallye feito pela alemã Motometer, especializada na fabricação de instrumentos de

Leia mais »

VIAJANDO NO TEMPO

Volte por um instante no tempo, caro leitor. Imagine-se nos anos 50. Joseph está ansioso com a viagem. Serão alguns dias na estrada. Há meses vem se preparando para

Leia mais »

FAROL DE MILHA DE CAPUZ

 A instalação clássica do farol de longo alcance (mais conhecido como farol de milha) no Fusca é feita, normalmente, nos suportes dos pára-choques ou sobre

Leia mais »

ÁGUAS DE LINDÓIA 2011

Algumas fotos do maior encontro de automóveis antigos da América Latina. Obviamente, sob o enfoque dos VWs a ar, peças e acessórios de época.

Leia mais »

PENTEADEIRA DE PUTA!

1963. Dezembro. Tempo de dar um presente para o fusca. Ou vários. Se exagerar, o povo não perdoa: vira penteadeira de puta! Enfeitados tal e

Leia mais »

CAFETEIRA

O europeu gosta de viajar. Se for com seu próprio carro, todo o conforto e conveniência são sempre bem-vindos. Por que não uma cafeteira no

Leia mais »

CHAPÉU DE BRUXA

O Fusca sempre esteve em constante evolução. Foram mais de 2.500 modificações ao longo dos anos. A maioria imperceptível ao público em geral. Afinal, o

Leia mais »

TROCA DE ÓLEO

Nos anos 50 e 60, a fábrica da Volkswagen recomendava que a troca de óleo do Fusca devia ocorrer a cada 2.500 km. Para controlar a

Leia mais »

TRAVA DE MAÇANETA INTERNA

 Antes de a Volkswagen do Brasil introduzir as maçanetas de gatilho e os pinos de porta – que ocorreu somente a partir de 1978 – era muito fácil abrir

Leia mais »

DÍNAMO DUPLO

O dínamo é um gerador de energia elétrica que serve para manter o sistema elétrico do fusca em funcionamento e recarregar a bateria. A função

Leia mais »

TRANS AIR

Curioso acessório nacional, anos 60/70, para encher o pneu vazio, em uma emergência.    Constituia-se de uma mangueira, que era conectada, em uma das pontas

Leia mais »

BEE CATCHER

Quem tem um fusca sabe da deficiência na entrada de ar em seu interior. As ventarolas originais ajudam nessa tarefa, porém foram desenvolvidos apetrechos adicionais com

Leia mais »

ALARGADOR DE BITOLA

O alargador de bitola surgiu para melhorar a estabilidade do fusca, principalmente em curvas. Anúncio acima é de fevereiro de 1972. Entre os diversos fabricantes da

Leia mais »

TRAVA DE CÂMBIO

Nos anos 60, depois da chave-geral (veja em http://opasgarage.blogspot.com/2011/04/chave-geral.html) e da trava da ventarola (conhecida popularmente como pega-ladrão) a trava de câmbio era o item

Leia mais »

PUTA QUE O PARIU!

Nomes populares para partes, peças, acessórios e tudo o mais relacionado ao Fusca são comuns. Amendoim, árvore, asa de morcego, avental, bacalhau, bacia, bagagito, balãozinho, banana, bananinha,

Leia mais »

CHAVE GERAL

Uma das maneiras que os proprietários encontravam para melhorar a segurança do Fusca era instalar uma chave geral, que cortava a corrente elétrica do carro. O funcionamento é

Leia mais »

FREIO

Recebi do amigo EliSedan informações sobre uma peça mecânica que, apesar de ser original de linha de montagem do fusca, poucas pessoas conhecem, porque era removida

Leia mais »

TRAVA DE DIREÇÃO

Somente a partir do final de 1964, já como modelo 1965, o Fusca passou a ser equipado de fábrica com trava de direção. Até então, a ignição

Leia mais »

BANANINHA

Sinalizadores na linha de produção da VW alemã. O conjunto eletromecânico utilizado como indicador de direção do Fusca ficou conhecido aqui no Brasil como “bananinha”.

Leia mais »

BUZINA FANFARE

O som da buzina original do fusca é inconfundível. Beep-beep ! Faz parte da própria característica do carro. Porém, muitos proprietários, não satisfeitos com o

Leia mais »

ROSSI

Anúncio de junho de 1968. A Metalúrgica Rossi brindou o Fusca com diversos acessórios, a cada dia mais difícil de serem encontrados. O anúncio acima é

Leia mais »