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Postagens exclusivas Opasgarage:

FANIA

 Anúncio de dezembro de 1964.   A empresa FANIA Fábrica Nacional de Instrumentos Auto Veículos Ltda., foi fundada em 1961, em São Paulo (SP), atuando

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CINZA PRATA L23

Cor utilizada pela VW do Brasil a partir da segunda quinzena de janeiro de 1964 até 1966. Código L23. VW Sedan 1966.

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GEDORE

A mundialmente conhecida fábrica de ferramentas GEDORE foi fundada em 1919 na cidade de Remscheid, Alemanha pelos irmãos Otto, Willi e Karl Dowidat. GEDORE é o acrônimo

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CINZA CASCALHO L440

1) Cor utilizada pela VW alemã de agosto de 1959 a julho de 1960. Código L440. Código PPG 32061. Em alemão essa cor é chamada

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VERDE INDAIÁ L1417

Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1978 e 1980. No Fusca, foi utilizada apenas na linha 1979 e 1980. Código L1417. Código de plaqueta:

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VERMELHO MONTANA L30BR

Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1969 e 1973. Código L30BR. Entre 1969 e 1971 apenas o Karman-Ghia utilizou essa cor. Em 1972 toda

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AZUL SATURNO L3085

Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1993 e 1994. Código L-3085. Código de etiqueta: 045. VW Fusca 1993. Etiqueta da cor no Fusca Itamar.

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RETENTORES SABÓ

A SABÓ Indústria e Comércio de Auto Peças Ltda., é uma das maiores fabricantes mundiais em soluções para vedação e condução para a indústria automobilística.

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VERMELHO ROYAL L9959

Cor utilizada pela VW do Brasil para os modelos 1984 e 1985. Código L5033. Código de plaqueta: 035. No Fusca, a cor foi usada apenas

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VERDE CRISTALINO L6025

Cor utilizada pela VW do Brasil no Fusca Série Especial modelo 1985 e Fuscas 1986. Código LK-1430. Código de Plaqueta: 087. VW Fusca 1985.

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Postagens exclusivas Opasgarage:

MORCEGO !

1952. Meia noite. Todos dormem. Não há vivalma na rua. Alguns morcegos trissavam ao longe. Contudo, aguçando os ouvidos, escutava-se outro tipo de ruído. Intermitente. Vinha de uma pequena garagem. Lá

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LIXEIRA

 Jogo rápido. Lixeira. Para ser instalada embaixo do painel. Feito em material plástico, com parafuso de fixação. Vale pelo anúncio, onde a lixeira aparece instalada

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PAINEL RALLYE MOTOMETER

  Um dos acessórios mais raros da era do fusca oval foi, indubitavelmente, o painel rallye feito pela alemã Motometer, especializada na fabricação de instrumentos de

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VIAJANDO NO TEMPO

Volte por um instante no tempo, caro leitor. Imagine-se nos anos 50. Joseph está ansioso com a viagem. Serão alguns dias na estrada. Há meses vem se preparando para

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FAROL DE MILHA DE CAPUZ

 A instalação clássica do farol de longo alcance (mais conhecido como farol de milha) no Fusca é feita, normalmente, nos suportes dos pára-choques ou sobre

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ÁGUAS DE LINDÓIA 2011

Algumas fotos do maior encontro de automóveis antigos da América Latina. Obviamente, sob o enfoque dos VWs a ar, peças e acessórios de época.

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PENTEADEIRA DE PUTA!

1963. Dezembro. Tempo de dar um presente para o fusca. Ou vários. Se exagerar, o povo não perdoa: vira penteadeira de puta! Enfeitados tal e

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CAFETEIRA

O europeu gosta de viajar. Se for com seu próprio carro, todo o conforto e conveniência são sempre bem-vindos. Por que não uma cafeteira no

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CHAPÉU DE BRUXA

O Fusca sempre esteve em constante evolução. Foram mais de 2.500 modificações ao longo dos anos. A maioria imperceptível ao público em geral. Afinal, o

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TROCA DE ÓLEO

Nos anos 50 e 60, a fábrica da Volkswagen recomendava que a troca de óleo do Fusca devia ocorrer a cada 2.500 km. Para controlar a

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TRAVA DE MAÇANETA INTERNA

 Antes de a Volkswagen do Brasil introduzir as maçanetas de gatilho e os pinos de porta – que ocorreu somente a partir de 1978 – era muito fácil abrir

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DÍNAMO DUPLO

O dínamo é um gerador de energia elétrica que serve para manter o sistema elétrico do fusca em funcionamento e recarregar a bateria. A função

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TRANS AIR

Curioso acessório nacional, anos 60/70, para encher o pneu vazio, em uma emergência.    Constituia-se de uma mangueira, que era conectada, em uma das pontas

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BEE CATCHER

Quem tem um fusca sabe da deficiência na entrada de ar em seu interior. As ventarolas originais ajudam nessa tarefa, porém foram desenvolvidos apetrechos adicionais com

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ALARGADOR DE BITOLA

O alargador de bitola surgiu para melhorar a estabilidade do fusca, principalmente em curvas. Anúncio acima é de fevereiro de 1972. Entre os diversos fabricantes da

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TRAVA DE CÂMBIO

Nos anos 60, depois da chave-geral (veja em http://opasgarage.blogspot.com/2011/04/chave-geral.html) e da trava da ventarola (conhecida popularmente como pega-ladrão) a trava de câmbio era o item

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PUTA QUE O PARIU!

Nomes populares para partes, peças, acessórios e tudo o mais relacionado ao Fusca são comuns. Amendoim, árvore, asa de morcego, avental, bacalhau, bacia, bagagito, balãozinho, banana, bananinha,

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CHAVE GERAL

Uma das maneiras que os proprietários encontravam para melhorar a segurança do Fusca era instalar uma chave geral, que cortava a corrente elétrica do carro. O funcionamento é

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FREIO

Recebi do amigo EliSedan informações sobre uma peça mecânica que, apesar de ser original de linha de montagem do fusca, poucas pessoas conhecem, porque era removida

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TRAVA DE DIREÇÃO

Somente a partir do final de 1964, já como modelo 1965, o Fusca passou a ser equipado de fábrica com trava de direção. Até então, a ignição

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BANANINHA

Sinalizadores na linha de produção da VW alemã. O conjunto eletromecânico utilizado como indicador de direção do Fusca ficou conhecido aqui no Brasil como “bananinha”.

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BUZINA FANFARE

O som da buzina original do fusca é inconfundível. Beep-beep ! Faz parte da própria característica do carro. Porém, muitos proprietários, não satisfeitos com o

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ROSSI

Anúncio de junho de 1968. A Metalúrgica Rossi brindou o Fusca com diversos acessórios, a cada dia mais difícil de serem encontrados. O anúncio acima é

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