Garanta sua assinatura agora

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

CORES FUSCAS ALEMÃES

MIGNONETTE GREEN L14

 Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre agosto de 1958 a julho de 1959. Em alemão a cor é conhecida por Reseda Grün. Código L14.

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

DIAMOND GREY L243

 Cor metálica utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1957 e julho de 1959. Código L243. Fusca 1958 na cor diamond grey.   Código

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

LIGHT BRONZE L245

 Cor metálica utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1957 e julho de 1958. Código L245. Fusca 1958 na cor light bronze.   Beetle

Leia mais »
ALAVANCA DO FREIO DE MÃO

FREIO DE MÃO A VARÃO

  Vista geral do sistema de funcionamento do freio de mão a varão.   Em abril de 1950 a Volkswagen alemã introduziu o sistema de

Leia mais »
FUSCA 1993

PRETO UNIVERSAL

Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil entre 1993 e 1995. Código L2077. Algumas tabelas dão conta de que o código universal do preto

Leia mais »
FUSCA 1995

BRANCO GEADA

Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil em 1995 e 1996. Código Universal: L8020. Fusca 1996 na cor branco Geada.     Etiqueta identificando

Leia mais »
FUSCA 1996

CINZA GRENOBLE METÁLICO

 Cor utilizada no Fusca pela Volkswagen do Brasil em 1996. Código L4001. Estima-se que cerca de 400 (quatrocentos) Fuscas foram pintados nessa cor. É também

Leia mais »
CORES FUSCAS NACIONAIS

BRANCO STAR

 Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil entre 1993 e 1994. Código Lazzuril: 1129. Código Universal L8012/011. Código de etiqueta: 011. Fusca 1994 na

Leia mais »
CORES FUSCAS NACIONAIS

VERDE PINUS METÁLICO L1447

 Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil entre 1993 e 1994. Código Universal: L1447. Código Lazzuril: 1447. Código de etiqueta: 082. Fusca 1994 na

Leia mais »
FUSCA 1959

TAPETES DO ASSOALHO 1959-1996

Tapetes inteiriços: 1959-1973. Já abordamos a evolução dos tapetes dos assoalhos de 1950-1955 (clique aqui para saber) e de 1956-1959 (clique aqui para mais informações).

Leia mais »
NISSEI

RÁDIO NISSEI

Rádio Nissei em um Karmann-Ghia. A empresa nacional Nissei S/A Indústria e Comércio foi uma importante fabricante de rádios (portáteis e de mesa), auto-rádios, toca-fitas,

Leia mais »
FUSCA 1500

KITCAR, MALETA EXCLUSIVA!

Maleta Kitcar. Já tratamos da maleta Kitcar neste blog (para saber mais, clique aqui). Todavia, hoje vamos falar de uma maleta da Kitcar exclusiva, bem

Leia mais »
FUSCA 1984

VERMELHO ROYAL 035

 Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil entre 1984 e 1985. Código Lazzuril: 1118. Código Universal: 035. Código de plaqueta: 035. Fusca 1984 na

Leia mais »
FUSCA 1984

BEGE VIME L7033

 Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil entre 1984 e 1986. Código Universal: L7033. Código de plaqueta: 034.  Fusca 1985 na cor bege vime.

Leia mais »
FUSCA 1985

AZUL MEDITERRÂNEO 41

Cor utilizada pela VW do Brasil em 1985. Código Lazzuril: 1120. Código Universal:  41. Código de plaqueta: 041.   Fusca 1985, na cor azul mediterrâneo.

Leia mais »
EVOLUÇÃO DA MANOPLA DE CÂMBIO

MANOPLA DO CÂMBIO

Manopla da alavanca do câmbio do Fusca.   A manopla de câmbio do Fusca é uma peça fixada na extremidade da alavanca, por meio de

Leia mais »
CALOTA INTEIRIÇA

CALOTA INTEIRIÇA

Calota inteiriça raiada: puro charme e sofisticação.   Todos sabem que o Fusca, em todas as suas versões, era equipado com uma calota que cobria,

Leia mais »
DEBRUM DA FORRAÇÃO LATERAL

DEBRUM DA FORRAÇÃO LATERAL

Fusca 1951: forração de porta com debrum. Desde a década de 1950, a forração lateral interna do Fusca Luxo possuía um debrum que envolvia esses

Leia mais »
BARNDOOR

BARNDOOR

Kombi Barndoor.     Kombi até fevereiro de 1955: tampa única na traseira: característica das Barndoors. As Kombis fabricadas até fevereiro de 1955, chassi nº

Leia mais »
CAPOTA DE KOMBI

CAPOTA DE KOMBI

  Kombi pick-up com capota na caçamba: acessório.   Enquanto a Kombi pick-up cabine simples foi lançada na Alemanha em 1952, sua estréia no Brasil

Leia mais »
ANTI RUÍDO DO PORTA-MALAS

FELTRO DO PORTA-MALAS

Fuscas Split e Oval: o feltro saia de fábrica.   O feltro de capô dianteiro do Fusca tinha a função de proteger a carroceria de

Leia mais »
ANTENAS TRUFFI

TRUFFI. MUITO ALÉM DA ANTENA

Setor de ferramentaria da fábrica da Truffi em 1954 . Empresa paulistana fundada por Victorio Truffi em 1952, principal fabricante de antenas para veículos do

Leia mais »
BAJA

FUSCA BAJA

  Fusca Baja. Os Fuscas Bajas surgiram na década de 1970 no sul da Califórnia como uma alternativa mais barata aos buggies que já faziam

Leia mais »
BRUCUTU

BRUCUTU

Brucutu.   O brucutu é o nome popular dado o ejetor de água do sistema de para-brisa, instalado entre o vidro do para-brisa e o

Leia mais »

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

AR QUENTE

FUSCA SEM AR QUENTE

Sistema de ar quente do Fusca. Uma dúvida recorrente entre os admiradores de Fuscas diz respeito à presença (ou ausência) das aletas do ar quente

Leia mais »
BRASÍLIA 1975

BRASÍLIA 1975

Brasília 1975. Características básicas: tipo 102, numeração de chassi com inicial BA e motor de 1.584 cm3, de 60 hp (SAE) de carburação simples com inicial

Leia mais »
CONTA-GIROS

CONTA-GIROS

Conta-giros para o Fusca! O conta-giros ou tacômetro é um equipamento que indica as rotações do motor do carro por minuto, permitindo ao motorista trocar

Leia mais »
MOTORÁDIO

RÁDIO MOTORÁDIO

Rádio Motorádio. A MOTORÁDIO foi uma empresa paulista fundada em 1942 pelo imigrante japonês Hiroshi Urushima em São Paulo, fabricante de rádios domésticos de mesa,

Leia mais »
BILSTEIN

O MACACO DO BESOURO

Macaco: ferramenta fundamental em qualquer veículo.   O macaco é uma ferramenta utilizada para auxiliar a troca dos pneus do Fusca, constituindo-se num equipamento de

Leia mais »
BANDEIRA QUADRICULADA

A MÍSTICA DA BANDEIRA QUADRICULADA

A mística da bandeira quadriculada: inspirando acessórios! A bandeira quadriculada é utilizada em corridas de automóveis e representa o fim da prova para os competidores.

Leia mais »
LIVRETE DE SERVIÇOS TÉCNICOS

LIVRETE DE SERVIÇOS TÉCNICOS

  Livrete de Serviços Técnicos.  Por ocasião da aquisição de um Fusca 0 km, o feliz proprietário recebia, junto com o Manual de Instruções, um

Leia mais »
ADMIRAL

TOCA-FITAS DE CARTUCHO

Toca-fitas de cartucho: acessório de época. Escutar a sua música preferida, quanto e quando quiser, é um complemento importante ao prazer de dirigir. Até o

Leia mais »
BEHR

VENTILADOR BEHR

Ventilador Behr instalado em um Fusca Split “standard”. Repare no cinzeiro na moldura central e no estojo de lâmpadas no porta-luvas, também acessórios. Empresa fundada

Leia mais »
FUSCA 1969

1969

O colorido dos veículos VW em 1969.   1969 foi a ano que o homem pisou na lua. Porém, aqui na terra o Fusca continuava

Leia mais »
1200

1200

Motor 1200: dezembro de 1953 a dezembro de 1966.   O motor 1200 do Fusca passou a ser utilizado a partir do dia 21 de

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

POLAR SILVER L324

Cor metálica utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre 4 de agosto de 1955 a julho de 1957. Código L324. Foi uma das cores mais populares

Leia mais »
ESCAPAMENTOS NORMA

CAVALO DE FERRO!

  Triciclo Renha. Paulo Sérgio Bittencourt de Souza Renha, ou simplesmente Paulo Renha, engenheiro mecânico de formação e projetista por vocação, criou na década de

Leia mais »
FUSCA 1982

MARROM CAFÉ L7027

 Cor utilizada pela VW do Brasil para os modelos 1982 (Fusca, Brasília, Passat, Gol e Voyage) e 1983 (Kombi Luxo com teto bege palha). Código

Leia mais »
TOSTÃO

TOSTÃO E SEU FUSCA!

Tostão, exímio jogador de futebol, e seu Fusca acessorizado!   Não há como não postar essas fotos de um Fusca pertencente ao jogador de futebol

Leia mais »
BRASÍLIA 1981

VERDE TRÓPICO L1422

 Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1981 e 1982. Código Universal: L1422. Código Lazzuril: 1105. Código de Plaqueta: 026. Em 1981 foi utilizada no

Leia mais »
TOURING CLUB

TOURING CLUB

Pedro Benjamim Cerqueira Lima, fundador do Touring Club do Brasil.   O Touring Club do Brasil foi fundado no dia 9 de novembro de 1923,

Leia mais »
BRASÍLIA 1978

VERDE MANTIQUEIRA LK1418

Cor metálica utilizada pela VW do Brasil em 1978 e 1979 nos veículos Brasília, Variant II e Passat. Código LK1418. Código de Plaqueta: 084. Brasília

Leia mais »
VARIANT II 1980

AZUL NOTURNO L3032

 Cor utilizada pela VW do Brasil em 1980 e 1981 nos veículos Fusca, Variant II, Brasilia, Gol e Passat. Em 1982 também a Kombi Luxo

Leia mais »
BRASÍLIA 1980

CINZA GRANIZO L2015

Cor utilizada pela VW do Brasil em 1980 na Brasília, Variant II, Gol e Passat. Código L2015. Código de plaqueta: 020.   Brasília 1980 na

Leia mais »
FUSCA 1963

FUSCA 1963

  Fusca 1963: vidro lateral basculante era umas das novidades.   O Fusca modelo 1963 foi lançado pela Volkswagen do Brasil em 2 de dezembro

Leia mais »
FUSCA 1976

VINCOS

Os principais vincos externos da carroceria. Os vincos em uma chapa metálica tem a função de aumentar a resistência torcional e física do material. Essa

Leia mais »
CRISTAIS PRADO

DA COZINHA AO AUTOMÓVEL!

Peças para o Fusca: fornecedores inusitados!   A expansão da indústria automobilística no Brasil, principalmente na década de 1960, incentivou diversas empresas já instaladas a

Leia mais »
CONDENSADOR

CONDENSADOR

Condensador.   Condensador instalado no lado externo do distribuidor do Fusca. O condensador ou capacitor, é uma peça integrante do sistema de ignição do Fusca,

Leia mais »
CHAMPAGNE

CHAMPAGNE PRA COMEMORAR!

Kombi 1978 na série especial Champagne.   Um espumante, ou mais especialmente um legítimo “champagne”, é sinônimo de celebração, sorvido em ocasiões muito especiais. Por

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

PRETO

Fusca preto. Sim, o Fusca nasceu preto! Foi uma cor bastante popular nas primeiras décadas da indústria automotiva. É famosa a frase atribuída a Henry

Leia mais »