Garanta sua assinatura agora

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

REGULADOR DE VOLTAGEM

Originalidade. Para quem é detalhista, interessante começar a observar, também, os aspectos de originalidade do motor dos Fuscas. Não tenho dúvidas que o proprietário que pretende ver

Leia mais »

PNEUS

Os primeiros fuscas usavam pneus aro 16 (mais finos e mais altos, medida 5:00/16). O fusca com aro 16 perdurou até outubro de 1952. A

Leia mais »

PAINEL ACOLCHOADO

Nos idos dos anos 60, acolchoar a parte superior do painel era uma opção para quem queria personalizar o seu fusca. Alguns chamam esse acessório de “bigode”

Leia mais »

BERND REUTERS

Bernd Reuters (1901-1958) Os prospectos de venda criados pela Volkswagen nos anos 50 constituem-se em verdadeiras obras de arte. Quem já teve a oportunidade de

Leia mais »

DESEMBAÇADOR

1954. Desembaçador do tipo bastão instalado em um fusca oval. Como se sabe, a circulação de ar do fusca sempre foi um problema, pelo fato do

Leia mais »

VOLKS ENFEITADO

Assim começa o título das poucas reportagens da Revista Quatro Rodas tratando de acessórios para o Fusca. É datada de setembro de 1964. O chamamento

Leia mais »

PROTETOR GRELHA

Esse também é de 1950. Era um protetor colocado na grelha do compartimento do motor do fusca. Tinha por função proteger a grelha da neve

Leia mais »

FLAGPOLE, BALIZA

Baliza: acessório útil. Acessório muito comum nos EUA e Alemanha, a baliza tinha por finalidade precípua auxiliar nas manobras em lugares estreitos, principalmente próximo a

Leia mais »

KARMANN GHIA

Acessórios para Karmann-Ghia são raros. Aí vai um. Um quebra-vento de acrílico feitos por Plásticos London, de São Paulo, Já que muitos sentiam falta do quebra vento

Leia mais »

ASSOALHO

Originalidade. Acima, diferenças entre o assoalho usado no Fusca até 1955 (assoalho à direita) e do modelo 1956 em diante (assoalho à esquerda). A grande

Leia mais »

CONSOLES

Anúncio de dezembro de 1968. A Fábrica de Maçanetas Universal, além de fabricar as maçanetas internas e externas para o fusca, desenvolveu um console que era

Leia mais »

VARIG

Interessante (e rara) a foto abaixo, scanneada da revista alemã Gute Fahrt de dezembro de 1958. Os alemães estavam admirados que, no Brasil, com meios

Leia mais »

FÓRMULA VEE

Em 1970 a Volkswagen lançou uma linha de acessórios exclusiva, que denominou de Fórmula Vee, inspirada nos carros de competição de mesmo nome. A Fórmula Vee existia

Leia mais »

HAZET

Estande da Hazet nos anos 50. A empresa HAZET, sediada na Alemanha, foi fundada em 1868 por Hermann Zerver. HAZET é uma composição da pronúncia,

Leia mais »

LUZ DE RÉ

Um dos acessórios mais úteis para o fusca. O fusca, em boa parte de sua produção, não vinha com luz de ré. Era um acessório muito

Leia mais »

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

CORES FUSCAS ALEMÃES

PRETO

Fusca preto. Sim, o Fusca nasceu preto! Foi uma cor bastante popular nas primeiras décadas da indústria automotiva. É famosa a frase atribuída a Henry

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

MIGNONETTE GREEN L14

 Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre agosto de 1958 a julho de 1959. Em alemão a cor é conhecida por Reseda Grün. Código L14.

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

DIAMOND GREY L243

 Cor metálica utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1957 e julho de 1959. Código L243. Fusca 1958 na cor diamond grey.   Código

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

LIGHT BRONZE L245

 Cor metálica utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1957 e julho de 1958. Código L245. Fusca 1958 na cor light bronze.   Beetle

Leia mais »
ALAVANCA DO FREIO DE MÃO

FREIO DE MÃO A VARÃO

  Vista geral do sistema de funcionamento do freio de mão a varão.   Em abril de 1950 a Volkswagen alemã introduziu o sistema de

Leia mais »
FUSCA 1993

PRETO UNIVERSAL

Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil entre 1993 e 1995. Código L2077. Algumas tabelas dão conta de que o código universal do preto

Leia mais »
FUSCA 1995

BRANCO GEADA

Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil em 1995 e 1996. Código Universal: L8020. Fusca 1996 na cor branco Geada.     Etiqueta identificando

Leia mais »
FUSCA 1996

CINZA GRENOBLE METÁLICO

 Cor utilizada no Fusca pela Volkswagen do Brasil em 1996. Código L4001. Estima-se que cerca de 400 (quatrocentos) Fuscas foram pintados nessa cor. É também

Leia mais »
CORES FUSCAS NACIONAIS

BRANCO STAR

 Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil entre 1993 e 1994. Código Lazzuril: 1129. Código Universal L8012/011. Código de etiqueta: 011. Fusca 1994 na

Leia mais »
CORES FUSCAS NACIONAIS

VERDE PINUS METÁLICO L1447

 Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil entre 1993 e 1994. Código Universal: L1447. Código Lazzuril: 1447. Código de etiqueta: 082. Fusca 1994 na

Leia mais »
FUSCA 1959

TAPETES DO ASSOALHO 1959-1996

Tapetes inteiriços: 1959-1973. Já abordamos a evolução dos tapetes dos assoalhos de 1950-1955 (clique aqui para saber) e de 1956-1959 (clique aqui para mais informações).

Leia mais »
NISSEI

RÁDIO NISSEI

Rádio Nissei em um Karmann-Ghia. A empresa nacional Nissei S/A Indústria e Comércio foi uma importante fabricante de rádios (portáteis e de mesa), auto-rádios, toca-fitas,

Leia mais »
FUSCA 1500

KITCAR, MALETA EXCLUSIVA!

Maleta Kitcar. Já tratamos da maleta Kitcar neste blog (para saber mais, clique aqui). Todavia, hoje vamos falar de uma maleta da Kitcar exclusiva, bem

Leia mais »
FUSCA 1984

VERMELHO ROYAL 035

 Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil entre 1984 e 1985. Código Lazzuril: 1118. Código Universal: 035. Código de plaqueta: 035. Fusca 1984 na

Leia mais »
FUSCA 1984

BEGE VIME L7033

 Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil entre 1984 e 1986. Código Universal: L7033. Código de plaqueta: 034.  Fusca 1985 na cor bege vime.

Leia mais »
FUSCA 1985

AZUL MEDITERRÂNEO 41

Cor utilizada pela VW do Brasil em 1985. Código Lazzuril: 1120. Código Universal:  41. Código de plaqueta: 041.   Fusca 1985, na cor azul mediterrâneo.

Leia mais »
EVOLUÇÃO DA MANOPLA DE CÂMBIO

MANOPLA DO CÂMBIO

Manopla da alavanca do câmbio do Fusca.   A manopla de câmbio do Fusca é uma peça fixada na extremidade da alavanca, por meio de

Leia mais »
CALOTA INTEIRIÇA

CALOTA INTEIRIÇA

Calota inteiriça raiada: puro charme e sofisticação.   Todos sabem que o Fusca, em todas as suas versões, era equipado com uma calota que cobria,

Leia mais »
DEBRUM DA FORRAÇÃO LATERAL

DEBRUM DA FORRAÇÃO LATERAL

Fusca 1951: forração de porta com debrum. Desde a década de 1950, a forração lateral interna do Fusca Luxo possuía um debrum que envolvia esses

Leia mais »
BARNDOOR

BARNDOOR

Kombi Barndoor.     Kombi até fevereiro de 1955: tampa única na traseira: característica das Barndoors. As Kombis fabricadas até fevereiro de 1955, chassi nº

Leia mais »
CAPOTA DE KOMBI

CAPOTA DE KOMBI

  Kombi pick-up com capota na caçamba: acessório.   Enquanto a Kombi pick-up cabine simples foi lançada na Alemanha em 1952, sua estréia no Brasil

Leia mais »
ANTI RUÍDO DO PORTA-MALAS

FELTRO DO PORTA-MALAS

Fuscas Split e Oval: o feltro saia de fábrica.   O feltro de capô dianteiro do Fusca tinha a função de proteger a carroceria de

Leia mais »
ANTENAS TRUFFI

TRUFFI. MUITO ALÉM DA ANTENA

Setor de ferramentaria da fábrica da Truffi em 1954 . Empresa paulistana fundada por Victorio Truffi em 1952, principal fabricante de antenas para veículos do

Leia mais »
BAJA

FUSCA BAJA

  Fusca Baja. Os Fuscas Bajas surgiram na década de 1970 no sul da Califórnia como uma alternativa mais barata aos buggies que já faziam

Leia mais »
BRUCUTU

BRUCUTU

Brucutu.   O brucutu é o nome popular dado o ejetor de água do sistema de para-brisa, instalado entre o vidro do para-brisa e o

Leia mais »