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Postagens exclusivas Opasgarage:

ESTRIBOS

Os estribos do fusca datam a idade do projeto: anos 30. Naquele tempo e nos anos que se seguiram, era comum os carros possuírem estribos.

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PÁRA-CHOQUES NORJA

Fusca alemão modelo 1968. Em agosto de 1967, já como modelo 1968, os fuscas alemães ganharam novos pára-choques: os conhecidos pára-choques quadrados. Fusca 1300 e 1500 modelos

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EVOLUÇÃO DOS FARÓIS 1950-1959

Os Fuscas alemães (1950-1959) usavam faróis da marca Bosch ou Hella. Eram faróis simétricos com lâmpadas, 6v. As empresas Bosch e Hella eram fornecedores oficiais de faróis

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MORCEGO !

1952. Meia noite. Todos dormem. Não há vivalma na rua. Alguns morcegos trissavam ao longe. Contudo, aguçando os ouvidos, escutava-se outro tipo de ruído. Intermitente. Vinha de uma pequena garagem. Lá

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LIXEIRA

 Jogo rápido. Lixeira. Para ser instalada embaixo do painel. Feito em material plástico, com parafuso de fixação. Vale pelo anúncio, onde a lixeira aparece instalada

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PAINEL RALLYE MOTOMETER

  Um dos acessórios mais raros da era do fusca oval foi, indubitavelmente, o painel rallye feito pela alemã Motometer, especializada na fabricação de instrumentos de

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VIAJANDO NO TEMPO

Volte por um instante no tempo, caro leitor. Imagine-se nos anos 50. Joseph está ansioso com a viagem. Serão alguns dias na estrada. Há meses vem se preparando para

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FAROL DE MILHA DE CAPUZ

 A instalação clássica do farol de longo alcance (mais conhecido como farol de milha) no Fusca é feita, normalmente, nos suportes dos pára-choques ou sobre

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ÁGUAS DE LINDÓIA 2011

Algumas fotos do maior encontro de automóveis antigos da América Latina. Obviamente, sob o enfoque dos VWs a ar, peças e acessórios de época.

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PENTEADEIRA DE PUTA!

1963. Dezembro. Tempo de dar um presente para o fusca. Ou vários. Se exagerar, o povo não perdoa: vira penteadeira de puta! Enfeitados tal e

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CAFETEIRA

O europeu gosta de viajar. Se for com seu próprio carro, todo o conforto e conveniência são sempre bem-vindos. Por que não uma cafeteira no

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CHAPÉU DE BRUXA

O Fusca sempre esteve em constante evolução. Foram mais de 2.500 modificações ao longo dos anos. A maioria imperceptível ao público em geral. Afinal, o

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TROCA DE ÓLEO

Nos anos 50 e 60, a fábrica da Volkswagen recomendava que a troca de óleo do Fusca devia ocorrer a cada 2.500 km. Para controlar a

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TRAVA DE MAÇANETA INTERNA

 Antes de a Volkswagen do Brasil introduzir as maçanetas de gatilho e os pinos de porta – que ocorreu somente a partir de 1978 – era muito fácil abrir

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DÍNAMO DUPLO

O dínamo é um gerador de energia elétrica que serve para manter o sistema elétrico do fusca em funcionamento e recarregar a bateria. A função

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TRANS AIR

Curioso acessório nacional, anos 60/70, para encher o pneu vazio, em uma emergência.    Constituia-se de uma mangueira, que era conectada, em uma das pontas

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BEE CATCHER

Quem tem um fusca sabe da deficiência na entrada de ar em seu interior. As ventarolas originais ajudam nessa tarefa, porém foram desenvolvidos apetrechos adicionais com

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ALARGADOR DE BITOLA

O alargador de bitola surgiu para melhorar a estabilidade do fusca, principalmente em curvas. Anúncio acima é de fevereiro de 1972. Entre os diversos fabricantes da

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TRAVA DE CÂMBIO

Nos anos 60, depois da chave-geral (veja em http://opasgarage.blogspot.com/2011/04/chave-geral.html) e da trava da ventarola (conhecida popularmente como pega-ladrão) a trava de câmbio era o item

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PUTA QUE O PARIU!

Nomes populares para partes, peças, acessórios e tudo o mais relacionado ao Fusca são comuns. Amendoim, árvore, asa de morcego, avental, bacalhau, bacia, bagagito, balãozinho, banana, bananinha,

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CHAVE GERAL

Uma das maneiras que os proprietários encontravam para melhorar a segurança do Fusca era instalar uma chave geral, que cortava a corrente elétrica do carro. O funcionamento é

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DEFLETOR DE ÓLEO

Recebi do amigo EliSedan informações sobre uma peça mecânica que, apesar de ser original de linha de montagem do fusca, poucas pessoas conhecem, porque era removida

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Postagens exclusivas Opasgarage:

BRASÍLIA 1975

VERMELHO NOBRE L5003

A cor vermelho nobre foi utilizada pela VW do Brasil para os modelos 1975. Código da tinta é L5003. Código da Plaqueta é 030. Variant

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ANTI RUÍDO

ANTI-RUÍDO DO ASSOALHO

Assoalho do modelo Zwitter: sem manta. O anti-ruído do assoalho do Fusca, também conhecido por “manta” foi introduzido pela VW somente a partir de agosto

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NORDHOFF

500.000 VW NOS EUA

1960: 500.000 VWs exportados para os EUA. Os Estados Unidos sempre foi o principal mercado comprador dos veículos da Volkswagen. Lá, o Fusca também fez

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CONCESSIONÁRIAS

D. P. CLETO

Anúncio de 1951 do então desconhecido “Volkswagen”. A empresa D. P Cleto Ltda, então sediada no Rio de Janeiro, foi um os primeiros “autorizados” da

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FUSCA 1964

FUSCA 1964

Linha 1964: azul Atlântico e cinza prata. Cores novas. 1964 é um dos anos mais conturbados para definir questões acerca da originalidade do Fusca. Foi

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ENCONTROS

DNF 2020 CURITIBA

DNF Curitiba. O Dia Nacional do Fusca (DNF) é comemorado no Brasil dia 20 de janeiro de cada no. A data é especial no meio

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PROPAGANDA

CARRO ESPORTE X FUSCA

Antiga propaganda da VW do Brasil, com humor característico, do início dos anos de 1960, comparando um carro de corrida com o Fusca.

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BIANCO SAVINO

LANTERNAS DE KOMBI. ACESSÓRIOS

Lanternas traseiras para Kombi Corujinha.   Poucos foram os acessórios oferecidos para a Kombi, comparativamente com o Fusca. Por por ser um veículo – em

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KARMANN GHIA

AZUL MONTE BLANCO

A cor denominada Azul Monte Blanco foi utilizada exclusivamente em 1969 e 1970 pela VW do Brasil na pintura da carroceria do Karmann-Ghia.   A

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MENSAGEM AO ASSINANTE

Se você chegou até aqui, é porque valoriza conteúdos de qualidade. Frivolidades das redes sociais não tem espaço neste blog.  Parabéns. Poucos serão os leitores,

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BEM-BOLA

BEM-BOLA

Anúncio da década de 1960.   A empresa nacional Bem Bola Indústria de Auto Peças Ltda, então sediada na Av. Celso Garcia, 668, no bairro

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AQUECEDORES A GASOLINA

EBERSPÄCHER: O AQUECEDOR

Europa e EUA: invernos rigorosos.   Em boa parte da Europa, EUA e Canadá, regiões em que o Fusca foi amplamente comercializado, os invernos são

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FUSCA 1965 ALEMÃO

VENENO BELGA

Mach 1: customização oficial.    Mach 1 é o nome atribuído a uma série limitada de Fuscas customizados produzidos em meados da década de 1960

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BADGES

DAS

Escudo da DAS. DAS: empresa alemã fundada em 1928 na cidade de Berlim, sob o nome DAS Deutcher Automobil Schutz Aktiengesellschaft. DAS são as letras

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ANSER

MACACO INFLÁVEL ANSER

Anúncio da Anser. Anser foi uma empresa nacional localizada na Av. Duque de Caxias, 179, São Paulo (SP), fabricante, na segunda metade da década de

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FUSCA 1966

1966

Anúncio da VW de março de 1966.   Ano após ano, a Volkswagen do Brasil batia recordes de produção nas décadas de 60. Não podia ser

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KACO

KACO

Luz de emergência da Kaco: providencial em lugares escuros. Kaco é uma empresa alemã fabricante de juntas para motores, retentores e demais vedações para a

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NEW OLD STOCK

NEW OLD STOCK (NOS)

NOS são as iniciais da expressão inglesa “New Old Stock”, que significa peça nova de estoque antigo. É uma peça fabricada em data longínqua, porém,

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PUNTA-TACO

PUNTA-TACO

Punta-taco. Punta-taco é uma técnica de direção utilizada para otimizar o contorno de curvas, muito comum em corridas de automóveis, no qual o piloto aciona

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FUSCA 1993

VERMELHO SPORT L5055

Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1993 e 1996.  Código Universal: L5055. Código de plaqueta: 013. Fusca Itamar na cor vermelho Sport.   Etiqueta

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FUSCA 1995

VERDE NICE

Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1995 e 1996, incluindo o Série Ouro.  

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FUSCA 1996

VERMELHO DAKAR

Cor metálica utilizada pela VW do Brasil em 1996 no Fusca Série Ouro. Código L-5070. Fusca 1996 Série Ouro na cor vermelho Dakar.   Etiqueta

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BARDAHL

LIMPADOR DA VARETA DE ÓLEO

“Tudo anda bem com Bardahl”. A empresa Bardahl, fundada em 1939 nos EUA pelo imigrante norueguês Ole Bardahl, é conhecida fabricante de aditivos e lubricantes

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FUSCA 1954

CORES 1954-1955

Cores usadas pela VW da Alemanha nos Fuscas fabricados entre janeiro de 1954 a fevereiro de 1955.    

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SUPORTE DO CARBURADOR 1100/1200

SUPORTE DO CARBURADOR 1100/1200

Suporte do carburador.   A partir de 1949 a VW introduziu um suporte na base do carburador para dar mais estabilidade ao conjunto de alimentação

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