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LAVADOR DE PÁRA-BRISA BALEATO
O Fusca fabricado até 1959 não vinha de fábrica com o lavador de pára-brisa. Somente a partir de 1960 a VW do Brasil introduziu o
ORGANIZADOR DE PORTA-LUVAS
Anúncio de junho de 1968. Divisor, separador, organizador do porta-luvas. Seja qual nome queira dar, ele é útil, principalmente para organizar aquelas pequenas coisas que
VASO DE FLOR PARA O PAINEL DO FUSCA!
Certos modismos não se explicam. Os vasinhos de flores instalados no painel dos carros eram uma mania na Europa nos anos 50 e 60. Os
TETO SOLAR KARMANN GHIA
A empresa alemã Karmann iniciou suas atividade em 1784 em Osnabrück, na Alemanha. No final de 1949 começou uma parceria com a Volkswagen alemã, fabricando
VENEZIANAS
As venezianas (ou persianas) para carros foram moda nos anos 50 e 60. Foram usadas nos Fuscas split, … … ovais, … … nos Fuscas com vigia
BATENTES DE PROTEÇÃO DO PÁRA-CHOQUES VERMELHOS
O vermelho sempre esteve associado à esportividade nos carros. Pequenos detalhes também propiciam esse efeito. Nos anos 50, na Alemanha, era oferecido batentes de proteção
HELLO, BYE BYE!
Acessório típico do final dos anos 70 e início dos anos 80. Não tinha nenhuma utilidade prática. Não passava de uma brincadeira para quem vinha
POLEIROS DE PÁRA-CHOQUES
Todos os Fuscas fabricados até abril de 1955 não possuiam os protetores superiores de pára-choques em forma tubular, conhecidos aqui no Brasil como poleiros, uma
CATAVENTO KADRON
A Kadron Engenharia Indústria e Comércio Ltda., com endereço na Rua da Paz, 2094, Santo Amaro, São Paulo (SP), foi uma das grandes indústrias no
VINCADAS E LISAS
O vinco é um sinal ou sulco que fica em algo que se dobrou. O vinco aparece em qualquer tipo de material, tais como tecido,
BUZINA FER
A empresa alemã FER fabricava buzinas duplas para serem adicionadas a qualquer veículo. Essas buzinas chegaram a ser vendidas no Brasil nos anos 60. Acima,
BRASÃO DO CAPUZ
O brasão localizado ao final do friso do capuz dianteiro foi introduzido no Fusca de luxo (modelo exportação) em abril de 1951. O Fusca standard não
MALETA DE PIQUENIQUE CONAP
Como é bom um piquenique! Junto com a família, então! Se o passeio incluir o Fusca, vai-se ao paraíso! Conforme definição da amiga “Wikipedia” “um convescote
SEU FUSCA NÃO PODE PARAR!
Hoje em dia, para quem tem carros antigos movidos a bateria de 6v, ter um carregador de bateria é quase que obrigatório. No início dos
RADIO ZILOMAG
A Zilomag era tradicional fabricante de rádios nos anos 60. De Aero Willys a Fuscas. Para todos os carros nacionais. Fabricou rádios de 6 e
LANCHEIRA KOMBI
Acampar com uma Kombi é um prazer indescritível. Porém, se esse sonho está muito distante, resta-nos um lanchinho temático. Para quem gosta de automobilia essa lancheira
RADIO AKKORD AUTOTRANSISTOR
Com o lançamento do Fusca com o vidro traseiro quadrado, ocorrido em agosto de 1957, a empresa alemã Akkord-Radio GMBH Herxheim/Pfalz, lançou um modelo do
LUZ DE EMERGÊNCIA ENDERS
A empresa alemã ENDERS era especialista na fabricação de produtos para camping, tais como cadeiras, mesas, equipamentos de iluminação e, principalmente, fogões portáteis. Folder
TANQUE EXTRA DE GASOLINA FISCHER
A empresa alemã F. & R. Fischer criou, no início dos anos 50, um tanque de combustível adicional para o fusca. A ausência de marcador de
DISCO DE VINIL
Há quem não troque o som do velho disco de vinil pelo puríssimo som em CD ou MP3. Aquele chiadinho realmente dá saudade. Naquela época,
A BANDA VOLKSWAGEN
Você sabia que a Volkswagen do Brasil tinha uma banda? Não, não é a banda “Pardal e seus Rapazes”. Tinha por nome “A Banda Volkswagen”.
MARCADOR DE COMBUSTÍVEL MOTOMETER
Anúncio de maio de 1956. Como os leitores deste blog sabem, o Fusca não tinha marcador de combustível até meados de 1961. Para suprir
FRISO PROTETOR LATERAL
Anúncio de novembro de 1979. O friso protetor lateral foi uma febre no final dos anos 70 e início dos anos 80. Não era usado
PALÁCIO DA ALVORADA
Em 1960 Brasília, Capital do Brasil, foi inaugurada. Dois anos antes porém, em 1958, o Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente do Brasil, já
TETO DE VINIL
Aqui no Brasil, nos anos 60 e 70, era comum os carros mais luxosos possuírem revestimento de vinil no teto, quer como item opcional –
SACADOR DE CALOTA
Tirar a calota do Fusca com a ferramenta adequada é sempre recomendável. Nada de tentar tirá-la com uma chave de fenda, você poderá arranhar a
DEFLETOR DA CAIXA DO AR QUENTE
O sistema de ar quente do fusca, além de – obviamente – aquecer o interior do veículo nos dias mais frios, ajudava desembaçar o pára-brisa.
O SONHO DE TER UM KDF!
A fábrica da atual Volkswagen teve sua pedra fundamental lançada em 1938 na Alemanha, onde hoje se situa a cidade de Wolfsburg. O Fusca foi
PESCANDO DE FUSCA!
Homem pescando à beira do Rio Aller, ao lado da Fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, Alemanha. Foto de 1959. Apesar de nem todos gostarem, o
VISUALIZADOR DE SEMÁFORO
É comum, até mesmo nos dias atuais, o motorista ter dificuldade de enxergar o semáforo, principalmente quando for o primeiro da fila aguardando o sinal
VISITA À GARAGEM DO VOVÔ
“Como a ave que volta ao ninho antigo Depois de um longo e tenebroso inverno Eu quis também rever o lar paterno O meu primeiro
LOGOTIPO VW
Uma das maneiras de se observar o nível de originalidade de um Fusca é ficar atento à existência do logotipo VW ou VW/Audi nas partes
CONDUÍTE DO CABO VELOCIMETRO
Cano-guia do cabo do velocímetro em um Fusca split. Todos os Fuscas fabricados até o início de 1964, com tanque alto, possuíam um conduíte metálico que
O CAMPEÃO DO MUNDO!
Data histórica. O dia 17 de fevereiro de 1972 foi uma data especial para a Volkswagen: finalmente o Fusca superara a marca de produção do
COMUTADOR DE LUZ ALTA E BAIXA
Dirigir à noite exige habilidades extras do motorista. Boa visão, reflexos em dia, cautela e controle dos comandos do veículo são essenciais para uma direção segura. No
TAPETE DO TÚNEL
Feito em borracha, esse tapete era colocado sobre o túnel central do chassi do fusca. Acessório de época, obviamente. A peculiariedade desse tapete é
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HERMES MACEDO
Lojas HM em São Bento do Sul (SC). A Hermes Macedo foi uma loja de departamentos fundada em Curitiba (PR) em 1932 pelos irmãos Astrogildo

LANTERNA PRA TODA OBRA!
Kombi 1976. Em outubro de 1975 a VW do Brasil lançava a nova Kombi modelo 1976, conhecida como “Clipper”, com diversas modificações em relação ao

POLAINAS PARA BRASÍLIA E VARIANT II
VW Variant II. A partir do lançamento da Variant II, ocorrido em novembro de 1977, a perua da VW passou a vir de fábrica

SAND L90
Sand. Cor utilizada pela VW alemã entre abril de 1951 a março de 1953. Código L90. Fusca 1952 na cor Sand. É uma tonalidade

AZURE BLUE L36
Azure Blue. Cor utilizada pela VW alemã de abril de 1951 a março de 1953. Código L36. Fusca 1953 Zwitter, na cor Azure Blue.

PASTEL GREEN – L11
Fusca na cor pastel green. Cor utilizada pela VW alemã entre julho de 1948 a janeiro de 1954. Código L11. Fusca Luxo 1950 na cor

CORAL RED L351
“Coral Red” ou vermelho coral. Cor utilizada pela VW alemã de abril de 1956, chassi nº 1.173.573 a julho de 1958, chassi nº 2.060.331. Código L351.

VERDE AGAVE L240
Cor utilizada pela VW da Alemanha entre abril de 1956 a julho de 1958. No Brasil, a cor foi utilizada em 1959 nas carrocerias do

VERMELHO RUBI L456
Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1958 a julho de 1964. Nos EUA a cor é chamada de “Ruby Red“. No Brasil,

VERDE MANGO L346
Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1959 e julho de 1960. No Brasil foi utilizada pela VW em 1960. Código L346. Fusca

VERDE JADE L349
Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1959 a julho de 1960. No Brasil foi usada pela VW entre 1959 e 1960. Código

AZUL GLACIAL L363
Cor utilizada pela VW alemã entre agosto de 1959 e julho de 1960. Na Alemanha essa cor é chamada de “Arktis“; nos EUA de “Arctic

GLACIER BLUE – L334
Cor metálica utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1957 a julho de 1958. Na Alemanha é chamada de Firn Blau e nos EUA de

RÁDIO INVICTUS
Anúncio de dezembro de 1968 do rádio Invictus instalado em um Fusca. Como os leitores do blog já sabem, o Fusca não saia de fábrica

ULTRAMAROON – L276
Ultramaroon. Cor utilizada pela VW alemã entre os anos de 1954 e 1955. Código L276. Fusca 1954 ragtop na cor ultramaroon. Tabela com combinação

LUZ TETO, CORTESIA OU PLAFONNIER
Luz de teto do Fusca. O plafonnier (em inglês: “dome light”, em alemão: “innenleuchte”), também chamado de luz de teto, luz de leitura ou

COBERTURA DA DOBRADIÇA DA JANELA LATERAL BASCULANTE
Fusca 1963: basculante era novidade! O vidro lateral basculante do Fusca foi introduzido no Brasil com o lançamento do modelo 1963, tendo perdurado, como equipamento

CINZA NÉVOA – L2021/35
Cor utilizada pela VW nos modelos 1995 e 1996 do Fusca. Código Universal L2021/035. Tonalidade da cor cinza névoa.

REBOQUE ALLSTATE
Allstate é uma marca pertencente à americana Sears de diversos produtos automotivos, tais como pneus, filtros de óleo, reguladores de voltagem, velas de ignição, almotolias,

ASSOALHO
Assoalho até 1975: retilíneo nas bordas. Dentre as diversas mudanças ocorridas no assoalho do Fusca, destacamos hoje, rapidamente, a diferença entre o assoalho do Fusca

A L A R M E S
O alarme veicular é um dispositivo eletrônico instalado no automóvel para evitar o roubo do próprio veículo ou de objetos que no interior dele se

PISCA ALERTA
Pisca de emergência. A Resolução nº 463, de 1973 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), obrigou que todos os veículos fabricados a partir de 31

KOMBI. PROTETOR DE JOELHO
Até 1960, o suporte fixador da coluna de direção da Kombi não possuía qualquer acabamento, Em maio daquele ano, a VW introduziu uma borracha

AZUL UNIVERSO – L3046
Cor utilizada pela VW do Brasil para o modelo 1983 do Fusca e Kombi. Código Universal: L3046. Código de plaqueta: 030.

A E R O L U S
Acessório alemão do início de 1950: AEROLUS, permite a entrada de ar ao interior do veículo, mesmo em dias de chuva, minimizando o embaçamento dos

INTERRUPTOR DA LUZ DE TETO
O Fusca passou a ser equipado com o interruptor da luz de teto a partir de 13 de abril de 1951, chassi nº 1-0241.638.

MARCADOR MANUAL
Tankfix alemão: hora de abastecer! Os marcadores manuais de controle da quilometragem percorrida pelo veículo, acessório de época da década de 1950 e 1960, podiam

FRISOS DO PAINEL
Fusca 1959. Em 1º de agosto de 1957, a partir do chassi nº 1.600.440, o Fusca sofreu diversas mudanças. As transformações mais visíveis foram

JANELAS CAPRI. ACESSÓRIO PARA A KOMBI
Anúncio da década de 1960. Comparativamente ao Fusca, para a Kombi havia uma quantidade bem menor de acessórios. Compreensível, afinal, a maioria absoluta da

KOMBI. BATENTE INFERIOR DA PORTA.
Destaque para o batente inferior da porta. O batente inferior da porta da Kombi, peça número 211.809.501.1, também chamado de contorno do pára-lama ou somente

MUFLA INTERNA
Muflas internas. Até 1961 o Fusca possuía um par de muflas internas, integrantes da carroceria do veículo, localizadas embaixo do banco traseiro, no lado direito

O ACESSÓRIO DO ACESSÓRIO. RECEPTOR DE ONDAS CURTAS.
Fusca oval com receptor de OC instalado embaixo do painel. O Fusca não saia de fábrica equipado com rádio. Era um acessório instalado posteriormente

FUSCA DO AMOR
Compacto de Rosa Maria: O Fusca do Amor. A cantora brasileira Rosa Maria foi precursora no Brasil ao associar, formalmente, o “amor” ao “Fusca”. Em

CHAVE DA PORTINHOLA DA KOMBI
Até outubro de 1970, a abertura da portinhola para acesso à tampa do tanque de combustível da Kombi era feita por uma chave que acompanhava

TRAILERS E REBOQUES
Acampar propicia maior contato com a natureza. O hábito de acampar, tão difundido na Europa e EUA onde há milhares de adeptos à cultura da

FUSCÃO PRETO
Almir Rogério e seu Fuscão Preto. Música no estilo sertanejo que fez estrondoso sucesso na voz de Almir Rogério no início da década de 1980.