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CALIBRADOR DE PNEUS
Anúncio de setembro de 1964. Manter a correta calibragem é essencial para prolongar a vida útil dos pneus. Além disso, é questão de segurança, pois evita
LINDBERGH: DO AVIÃO AO FUSCA
Charles Lindbergh, aviador, em foto dos anos 20. A vida de Charles Lindbergh é uma das biografias mais fascinantes do século XX. Quem tiver oportunidade
LUZ DE LEITURA
Na época em que o motorista, para traçar o melhor trajeto, dependia, essencialmente, de um mapa, uma luz de leitura direcional vinha bem a calhar, principalmente em
CALOTA CUBO RÁPIDO
Calota cubo rápido, da EMPI. A roda de cubo rápido sempre foi sinônimo de esportividade num carro. Era utilizada para facilitar a troca do pneu,
LUZ DE ESTACIONAMENTO
Nos anos 50 a luz de estacionamento – indicativa da presença de um veículo parado – ainda não havia sido incorporada ao fusca. Por causa
ENCONTRO POMERODE 2011 – VOLKS FRIENDS
Organizado pelo Pomer Volks Fusca Clube, aconteceu neste domingo, 04.12.2011, um dos maiores encontros de fuscas do sul do Brasil, o 5º Volks Friends. Pomerode
TRAVA DO FREIO DE MÃO
Anúncio de janeiro de 1969. A Fábrica de Maçanetas Universal Ltda (ou UNIVEL) além de ter produzido maçanetas e consoles – http://opasgarage.blogspot.com/search/label/CONSOLES – para o fusca, desenvolveu
RÁDIO BLAUPUNKT DERBY (PIC-NIC)
Rádios …. ah os rádios, fascinantes rádios. Até hoje, uma das primeiras providências de quem compra um carro novo é instalar um radinho. Apenas os modelos top de
PARAFUSOS
Para quem está restaurando um Fusca alemão ou mesmo para quem se propuser a avaliar sua originalidade, fique atento aos parafusos! Eles falam muito da
DESCANSA PÉS DO PASSAGEIRO
Uma das cerca de 2.500 modificações ocorridas no fusca ao longo dos anos, foi a introdução, em agosto de 1959, do descanso inclinado para os
RELÓGIO DE PORTA-LUVAS
Os relógios para o fusca sempre foram acessórios desejados. Davam um ar de sofisticação ao besouro. Havia diversos modelos à disposição, instalados nos mais diversos lugares
LANTERNÃO L. HUBER. O PREDECESSOR DA FAFÁ NO BRASIL
Logo nos primeiros anos de produção do fusca no Brasil, começaram a surgir diferenças, ainda que sutis, com o besouro produzido na Alemanha. Esse descompasso tornou-se mais marcante a
MARCADOR DE COMBUSTÍVEL – VDO
A empresa VDO (http://www.vdo.com.br/) foi fundada por Adolf Schindling no final da década de 1920, na cidade de Frankfurt, Alemanha. A VDO surgiu da incorporação de
PONTEIRA DE ESCAPAMENTO
O fusca, até julho de 1955, possuia apenas uma ponteira de escapamento. Essa ponteira saia do silencioso do fusca por baixo da saia traseira, que,
BÚSSOLA
Catálogo de acessórios de fusca (Poly Pad) dos anos 60. Nos tempos de GPS (acrônimo de “Global Positioning System”), falar em bússola parece ser uma
KITCAR
O fusca dominava a cena do mercado automobilístico nos anos 60. Era, verdadeiramente, o rei do pedaço. As fábricas de acessórios aproveitavam a pujança do fusca para
ASPIRADOR DE PÓ
Chega o fim de semana. Hora de lavar o fusquinha. É, sem dúvida, o momento de maior intimidade entre o dono e a pequena maravilha. Depois de
BECK
Lembro até hoje a primeira vez que ouvi esse nome: Beck. Um senhor do interior de São Paulo havia falecido e seu genro, organizando sua garagem após o
EQUALIZADOR MARANTZ
Saul B. Marantz (1911-1997) MARANTZ. A empresa fundada na década de 50 nos EUA por Saul B. Marantz, teve grande influência no desenvolvimento de sistemas de
RÉGUA PARA MARCAR O NÍVEL DE COMBUSTÍVEL
Até a 1a. série de 1961, o fusca não possuia marcador de combustível. Algo inimaginável nos dias atuais, afinal, como são saber quanto de combustível
LANTERNAS DIANTEIRAS
Muitos motoristas com mais idade têm, até hoje, o costume de usar os braços para auxiliar na sinalização da mudança de direção. São de uma época
UNISTRA
Abril de 1957. Partindo do conceito da física de que o espelho reflete a luz, foi lançado na Alemanha um acessório para Fusca chamado UNISTRA, acrônimo de Universal
GLUP! PLOC! POP! … BOLHA!
Há mais em comum entre a bolha e o Fusca do que podemos imaginar. E não se trata de nenhuma bolha especulativa – no mercado imobiliário
VACUÔMETRO DIVERTIDO PARA FUSCA!
O vacuômetro mede a depressão do ar na entrada do coletor de admissão. Serve tanto para monitorar o consumo de combustível, quanto para indicar diversas
LANTERNA TRASEIRA ELECTRIC
As lanternas do Fusca, de 1956 até 1961 eram iguais ao do modelo acima. Nesse período, o Fusca ainda usava as bananinhas como indicadores de direção.
“TIP TOP” E “INFLA-TIRE”
Anúncio de dezembro de 1968. Nos anos 60, a empresa Farloc do Brasil S.A. importou, para comercialização no Brasil, o kit TIP TOP. O kit consistia em
BEFOR
Anúncio de dezembro de 1968. A empresa paulistana B.C. Mar Ltda., localizada à Rua General Couto de Magalhães, 240, São Paulo (SP), citada também como
ADAPTADOR DE NARIZ DE PLACA
Adaptador de nariz de placa. No passado era muito comum os proprietários quererem atualizar o seu Fusca usado, dando-lhe um aspecto de modelo “último
VELOCÍMETRO
Vamos falar um pouco sobre originalidade do velocímetro do Fusca neste tópico. Acima, o velocímetro do Fusca até 1949, feito pela VDO, com um grande
GUIATEC
Anúncio de maio de 1968. A empresa brasileira Autotec Peças e Acessórios para Automóveis Ltda, de São Paulo, produziu nos anos 60 o produto chamado GUIATEC,
ESTRIBOS
Os estribos do fusca datam a idade do projeto: anos 30. Naquele tempo e nos anos que se seguiram, era comum os carros possuírem estribos.
RELÓGIO DE PAINEL 1957-1961
Os fuscas fabricados até o início de 1961 não vinham de fábrica com marcador de combustível. O fim da era do fusca oval e a
GELA SACO, ESFRIA BUNDA … PERAÍ, ESQUENTA TUDO!
Gela saco no Fusca todo mundo já ouvir falar, não é mesmo? Para propiciar a entrada de ar no veículo, os sedans fabricados a partir de 1950
PÁRA-CHOQUES NORJA
Fusca alemão modelo 1968. Em agosto de 1967, já como modelo 1968, os fuscas alemães ganharam novos pára-choques: os conhecidos pára-choques quadrados. Fusca 1300 e 1500 modelos
EVOLUÇÃO DOS FARÓIS 1950-1959
Os Fuscas alemães (1950-1959) usavam faróis da marca Bosch ou Hella. Eram faróis simétricos com lâmpadas, 6v. As empresas Bosch e Hella eram fornecedores oficiais de faróis
TOCA-DISCOS, VITROLA, PARA O FUSCA!
Nos anos 60, possuir uma vitrola dentro do carro para tocar seus LPs preferidos era algo para poucas pessoas. O toca fitas de cartucho e K7 surgiriam anos depois. Hoje, uma
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HERMES MACEDO
Lojas HM em São Bento do Sul (SC). A Hermes Macedo foi uma loja de departamentos fundada em Curitiba (PR) em 1932 pelos irmãos Astrogildo

LANTERNA PRA TODA OBRA!
Kombi 1976. Em outubro de 1975 a VW do Brasil lançava a nova Kombi modelo 1976, conhecida como “Clipper”, com diversas modificações em relação ao

POLAINAS PARA BRASÍLIA E VARIANT II
VW Variant II. A partir do lançamento da Variant II, ocorrido em novembro de 1977, a perua da VW passou a vir de fábrica

SAND L90
Sand. Cor utilizada pela VW alemã entre abril de 1951 a março de 1953. Código L90. Fusca 1952 na cor Sand. É uma tonalidade

AZURE BLUE L36
Azure Blue. Cor utilizada pela VW alemã de abril de 1951 a março de 1953. Código L36. Fusca 1953 Zwitter, na cor Azure Blue.

PASTEL GREEN – L11
Fusca na cor pastel green. Cor utilizada pela VW alemã entre julho de 1948 a janeiro de 1954. Código L11. Fusca Luxo 1950 na cor

CORAL RED L351
“Coral Red” ou vermelho coral. Cor utilizada pela VW alemã de abril de 1956, chassi nº 1.173.573 a julho de 1958, chassi nº 2.060.331. Código L351.

VERDE AGAVE L240
Cor utilizada pela VW da Alemanha entre abril de 1956 a julho de 1958. No Brasil, a cor foi utilizada em 1959 nas carrocerias do

VERMELHO RUBI L456
Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1958 a julho de 1964. Nos EUA a cor é chamada de “Ruby Red“. No Brasil,

VERDE MANGO L346
Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1959 e julho de 1960. No Brasil foi utilizada pela VW em 1960. Código L346. Fusca

VERDE JADE L349
Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1959 a julho de 1960. No Brasil foi usada pela VW entre 1959 e 1960. Código

AZUL GLACIAL L363
Cor utilizada pela VW alemã entre agosto de 1959 e julho de 1960. Na Alemanha essa cor é chamada de “Arktis“; nos EUA de “Arctic

GLACIER BLUE – L334
Cor metálica utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1957 a julho de 1958. Na Alemanha é chamada de Firn Blau e nos EUA de

RÁDIO INVICTUS
Anúncio de dezembro de 1968 do rádio Invictus instalado em um Fusca. Como os leitores do blog já sabem, o Fusca não saia de fábrica

ULTRAMAROON – L276
Ultramaroon. Cor utilizada pela VW alemã entre os anos de 1954 e 1955. Código L276. Fusca 1954 ragtop na cor ultramaroon. Tabela com combinação

LUZ TETO, CORTESIA OU PLAFONNIER
Luz de teto do Fusca. O plafonnier (em inglês: “dome light”, em alemão: “innenleuchte”), também chamado de luz de teto, luz de leitura ou

COBERTURA DA DOBRADIÇA DA JANELA LATERAL BASCULANTE
Fusca 1963: basculante era novidade! O vidro lateral basculante do Fusca foi introduzido no Brasil com o lançamento do modelo 1963, tendo perdurado, como equipamento

CINZA NÉVOA – L2021/35
Cor utilizada pela VW nos modelos 1995 e 1996 do Fusca. Código Universal L2021/035. Tonalidade da cor cinza névoa.

REBOQUE ALLSTATE
Allstate é uma marca pertencente à americana Sears de diversos produtos automotivos, tais como pneus, filtros de óleo, reguladores de voltagem, velas de ignição, almotolias,

ASSOALHO
Assoalho até 1975: retilíneo nas bordas. Dentre as diversas mudanças ocorridas no assoalho do Fusca, destacamos hoje, rapidamente, a diferença entre o assoalho do Fusca

A L A R M E S
O alarme veicular é um dispositivo eletrônico instalado no automóvel para evitar o roubo do próprio veículo ou de objetos que no interior dele se

PISCA ALERTA
Pisca de emergência. A Resolução nº 463, de 1973 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), obrigou que todos os veículos fabricados a partir de 31

KOMBI. PROTETOR DE JOELHO
Até 1960, o suporte fixador da coluna de direção da Kombi não possuía qualquer acabamento, Em maio daquele ano, a VW introduziu uma borracha

AZUL UNIVERSO – L3046
Cor utilizada pela VW do Brasil para o modelo 1983 do Fusca e Kombi. Código Universal: L3046. Código de plaqueta: 030.

A E R O L U S
Acessório alemão do início de 1950: AEROLUS, permite a entrada de ar ao interior do veículo, mesmo em dias de chuva, minimizando o embaçamento dos

INTERRUPTOR DA LUZ DE TETO
O Fusca passou a ser equipado com o interruptor da luz de teto a partir de 13 de abril de 1951, chassi nº 1-0241.638.

MARCADOR MANUAL
Tankfix alemão: hora de abastecer! Os marcadores manuais de controle da quilometragem percorrida pelo veículo, acessório de época da década de 1950 e 1960, podiam

FRISOS DO PAINEL
Fusca 1959. Em 1º de agosto de 1957, a partir do chassi nº 1.600.440, o Fusca sofreu diversas mudanças. As transformações mais visíveis foram

JANELAS CAPRI. ACESSÓRIO PARA A KOMBI
Anúncio da década de 1960. Comparativamente ao Fusca, para a Kombi havia uma quantidade bem menor de acessórios. Compreensível, afinal, a maioria absoluta da

KOMBI. BATENTE INFERIOR DA PORTA.
Destaque para o batente inferior da porta. O batente inferior da porta da Kombi, peça número 211.809.501.1, também chamado de contorno do pára-lama ou somente

MUFLA INTERNA
Muflas internas. Até 1961 o Fusca possuía um par de muflas internas, integrantes da carroceria do veículo, localizadas embaixo do banco traseiro, no lado direito

O ACESSÓRIO DO ACESSÓRIO. RECEPTOR DE ONDAS CURTAS.
Fusca oval com receptor de OC instalado embaixo do painel. O Fusca não saia de fábrica equipado com rádio. Era um acessório instalado posteriormente

FUSCA DO AMOR
Compacto de Rosa Maria: O Fusca do Amor. A cantora brasileira Rosa Maria foi precursora no Brasil ao associar, formalmente, o “amor” ao “Fusca”. Em

CHAVE DA PORTINHOLA DA KOMBI
Até outubro de 1970, a abertura da portinhola para acesso à tampa do tanque de combustível da Kombi era feita por uma chave que acompanhava

TRAILERS E REBOQUES
Acampar propicia maior contato com a natureza. O hábito de acampar, tão difundido na Europa e EUA onde há milhares de adeptos à cultura da

FUSCÃO PRETO
Almir Rogério e seu Fuscão Preto. Música no estilo sertanejo que fez estrondoso sucesso na voz de Almir Rogério no início da década de 1980.