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Postagens exclusivas Opasgarage:

A DEMONIZAÇÃO DO ZÉ FRISINHO
Zé Frisinho: amor incondicional pelo Fusca! Faz tempo que estou querendo escrever sobre esse assunto. É comum se perceber no nosso meio uma série de

RELÓGIO NO CINZEIRO KIENZLE
Relógio de horas no cinzeiro. Os Fuscas Zwitter e ovais fabricados entre outubro de 1952 e agosto de 1957 vinham equipados de fábrica com

EVOLUÇÃO DO CINZEIRO TRASEIRO
Cinzeiro traseiro do Fusca. JUNHO DE 1949 A SETEMBRO DE 1952: Com o lançamento da versão Export/Deluxe em junho de 1949 (chassi 1-0106.639), foi introduzido

ATOGAS
Veneno alemão de época: Atogas. Dentre as diversas tentativas de melhorar a performance do Fusca na década de 1950, a empresa alemã Galmar

FUSCA 1955
Fusca 1955. O Fusca 1955 iniciou sua produção em janeiro de 1955. Naquela época a Volkswagen ainda não antecipava o lançamento do modelo seguinte

NÃO ACREDITE EM TUDO QUE VOCÊ LÊ NOS ANÚNCIOS DE CARROS ANTIGOS!
Fusca 1300-L 1975. Isso mesmo. Não acredito em tudo o que você lê em anúncios de carros antigos. Não importa quem seja o vendedor.

FUSCA 1958
Fusca modelo 1958: inúmeras novidades! O Fusca modelo 1958 foi lançado em 1º de agosto de 1957, a partir do chassi nº 1.600.440 e pôs

KOMBI 1975
Kombi 6 portas 1975. 1975 marca o último ano da Kombi Corujinha no Brasil. Diferente do que aconteceu na Alemanha, que teve o modelo descontinuado

AVALIAÇÃO DE FUSCA 1952 SPLIT DA L’ART DE L’AUTOMOBILE
Fusca 1952 à venda na L’Art. Seguimos com mais uma avaliação de um Fusca alemão do ano de 1952 à venda na empresa L’Art de

JUPITER GREY L225
Fusca Standard 1959 na cor Jupiter grey. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre março de 1953 a agosto de 1963 para os Fuscas Standard.

MEDIUM BLUE L37
Fusca 1951 na cor medium blue. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre julho de 1951 a julho de 1958 para os Fuscas Standard.

DARK BLUE L32
Fusca 1947 na cor dark blue. Cor utilizada na Alemanha nos Fuscas Standard até julho de 1951. Código L32.

PEARL GREY L21
Pearl Grey. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha nos Fuscas Standard até março de 1953. Código L21. Cor exclusiva dos Fuscas alemães Standard.

FJORD BLUE L434
Fusca Fjord Blue. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre agosto de 1958, chassi nº 2.060.332, e julho de 1959, chassi nº 2.528.667.

KALAHARI BEIGE L343
Kalahari Beige. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre agosto de 1958, chassi nº 2.060.332, e julho de 1959, chassi nº 2.528.667. Código

GARNET RED L358
Garnet Red. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha utilizada entre agosto de 1958, chassi nº 2.060.332, e julho de 1959, chassi nº 2.528.667.

PRAIRIE BEIGE L378
Fusca na cor prairie beige. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre abril de 1956, chassi nº 1.173.573 a julho de 1957, chassi nº 1.600.439.

DIAMOND GREEN L412
Diamond Green. Cor utilizada pela Volkswagen alemã entre abril de 1956, chassi nº 1.173.573 a julho de 1957, chassi nº 1.600.439. Código L412.

CHESTNUT BROWN L73
Chestnut brown. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre abril de 1951 a janeiro de 1954. Código L73.

MEDIUM BROWN L70
Fusca 1949 na cor medium brown. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre julho de 1948 a março de 1951. Código L70.

BORDEAUX RED L51
Fusca 1951 Bordeaux Red. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre julho de 1948 a março de 1951. Código L51.

KARMANN-GHIA 1970
Karmann-Ghia 1970. O Karmann-Ghia é um veículo de linhas esportivas lançado pela Volkswagen na Alemanha em julho de 1955. No Brasil, o veículo começou a

RODÍZIO DE PNEUS
Esquema do rodízio de pneus diagonais do Fusca e Kombi. A Volkswagen do Brasil recomendava o rodízio dos pneus diagonais de seus veículos (Fusca,

SAHARA BEIGE L272
Fusca 1953 na cor Sahara beige. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre março De 1953 a janeiro de 1954, código L272, podendo ser traduzida

ICELAND GREEN L213
Fusca 1955 na cor Iceland green. A cor Iceland green foi utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre janeiro de 1954, chassi nº 1-575.415, a fevereiro de

LIGHT BEIGE L275
Fusca 1954 na cor light beige. A cor light beige (bege claro) foi utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre janeiro de 1954, chassi nº 1-575.415,

JUNGLE GREEN L315
Fusca 1956 na cor jungle green. A cor jungle green (verde floresta), código L315, foi utilizada entre março de 1955, a partir do chassi nº

REED GREEN – L313
Fusca 1956 na cor reed green. A cor reed green (verde cana), código L313, foi utilizada entre março de 1955, a partir do chassi nº 1-823

PLATTENWAGEN: O COMEÇO DE TUDO!
Antiga foto do Plattenwagen de 1946. Plattenwagen é o nome alemão de um veículo plataforma desenvolvido em 1946 dentro da fábrica da Volkswagen em Wolfsburg

BEGE EQUATORIAL – LK 7032
Fusca 1985 na cor bege equatorial metálico. Cor metálica utilizada pela Volkswagen do Brasil entre 1983 e 1985, código LK 7032, código de plaqueta: 096.

QUE LANTERNA É ESSA?
Lanternas do tipo pata de cavalo sem luz de ré. Com a grande facilidade de importação de peças para nossos besouros, começou a aparecer

MERLI
Anúncio de setembro de 1963. A empresa Indústria Merli de Auto Peças S/A, então localizada na Rua Adolfo Gordo, nº 124, São Paulo

NÃO ENTRE NUMA FRIA! CUIDADOS COM OS CABRITOS.
Vendedor anunciando a venda de um Zwitter 1952. Na data de hoje deparei-me com um anúncio da venda de um Fusca Zwitter 1952, documentado,

EVOLUÇÃO DAS TAMPAS DO BERÇO DE ESTEPE (1950-1996)
Retirada do varão do freio de mão. Para propiciar a retirada do varão do freio de mão da alavanca de câmbio, o Fusca possuía

FUSCA GTV
Fusca GTV MK IV 1966. A empresa EMPI, acrônimo de European Motor Products, Incorporated, foi fundada em 1956 por Joe Vittone, na cidade de Riverside, Califórnia.

MAÇANETA WALROD
Maçaneta de levantamento de vidro da marca Walrod. A empresa INDÚSTRIA WALROD ENGENHARIA MECÂNICA LTDA., sediada em São Paulo (SP), iniciou suas atividades na fabricação
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Postagens exclusivas Opasgarage:

EVOLUÇÃO DO DESCANSA-BRAÇO
Porta esquerda SEM descansa-braço (1950-1977). O descansa-braço, também chamado de apoio de braço, ou ainda, de puxador da porta, era um equipamento fixado na forração interna

QUEM AMA O FEIO BONITO LHE PARECE
VW Country Buggy: utilitário feito na Austrália. O Country Buggy foi um veículo produzido pela VW da Austrália (VW Australasia) entre 1967 e 1968,

RÁDIO YAMAGUSHI
Rádio Yamgushi instalado em um Fusca 1968. Extinta empresa paulistana fabricante de rádios automotivos. Rádio Yamagushi em ação!

VW ILTIS
VW Iltis (Tipo 183). O VW Iltis foi um veículo militar utilizado pelas forças militares da Alemanha, Canadá e Bélgica, com tração nas 4

FASCINAÇÃO
Sempre chamou-me a atenção o fascínio que o Fusca exerce sobre as crianças. Elas não tem a mínima ideia do que é um Mustang,

SUSPENSÃO POR EMBUCHAMENTO E PIVÔ.
Suspensão dianteira: montagem na fábrica. A suspensão dianteira do Fusca, composta de barras de torção transversais, feitas de aço laminado, dispostas dentro de dois

HERMES MACEDO
Lojas HM em São Bento do Sul (SC). A Hermes Macedo foi uma loja de departamentos fundada em Curitiba (PR) em 1932 pelos irmãos Astrogildo

LANTERNA PRA TODA OBRA!
Kombi 1976. Em outubro de 1975 a VW do Brasil lançava a nova Kombi modelo 1976, conhecida como “Clipper”, com diversas modificações em relação ao

POLAINAS PARA BRASÍLIA E VARIANT II
VW Variant II. A partir do lançamento da Variant II, ocorrido em novembro de 1977, a perua da VW passou a vir de fábrica

SAND L90
Sand. Cor utilizada pela VW alemã entre abril de 1951 a março de 1953. Código L90. Fusca 1952 na cor Sand. É uma tonalidade

AZURE BLUE L36
Azure Blue. Cor utilizada pela VW alemã de abril de 1951 a março de 1953. Código L36. Fusca 1953 Zwitter, na cor Azure Blue.

PASTEL GREEN – L11
Fusca na cor pastel green. Cor utilizada pela VW alemã entre julho de 1948 a janeiro de 1954. Código L11. Fusca Luxo 1950 na cor

CORAL RED L351
“Coral Red” ou vermelho coral. Cor utilizada pela VW alemã de abril de 1956, chassi nº 1.173.573 a julho de 1958, chassi nº 2.060.331. Código L351.

VERDE AGAVE L240
Cor utilizada pela VW da Alemanha entre abril de 1956 a julho de 1958. No Brasil, a cor foi utilizada em 1959 nas carrocerias do

VERMELHO RUBI L456
Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1958 a julho de 1964. Nos EUA a cor é chamada de “Ruby Red“. No Brasil,

VERDE MANGO L346
Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1959 e julho de 1960. No Brasil foi utilizada pela VW em 1960. Código L346. Fusca

VERDE JADE L349
Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1959 a julho de 1960. No Brasil foi usada pela VW entre 1959 e 1960. Código

AZUL GLACIAL L363
Cor utilizada pela VW alemã entre agosto de 1959 e julho de 1960. Na Alemanha essa cor é chamada de “Arktis“; nos EUA de “Arctic

GLACIER BLUE – L334
Cor metálica utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1957 a julho de 1958. Na Alemanha é chamada de Firn Blau e nos EUA de

RÁDIO INVICTUS
Anúncio de dezembro de 1968 do rádio Invictus instalado em um Fusca. Como os leitores do blog já sabem, o Fusca não saia de fábrica

ULTRAMAROON – L276
Ultramaroon. Cor utilizada pela VW alemã entre os anos de 1954 e 1955. Código L276. Fusca 1954 ragtop na cor ultramaroon. Tabela com combinação

LUZ TETO, CORTESIA OU PLAFONNIER
Luz de teto do Fusca. O plafonnier (em inglês: “dome light”, em alemão: “innenleuchte”), também chamado de luz de teto, luz de leitura ou

COBERTURA DA DOBRADIÇA DA JANELA LATERAL BASCULANTE
Fusca 1963: basculante era novidade! O vidro lateral basculante do Fusca foi introduzido no Brasil com o lançamento do modelo 1963, tendo perdurado, como equipamento

CINZA NÉVOA – L2021/35
Cor utilizada pela VW nos modelos 1995 e 1996 do Fusca. Código Universal L2021/035. Tonalidade da cor cinza névoa.

REBOQUE ALLSTATE
Allstate é uma marca pertencente à americana Sears de diversos produtos automotivos, tais como pneus, filtros de óleo, reguladores de voltagem, velas de ignição, almotolias,

ASSOALHO
Assoalho até 1975: retilíneo nas bordas. Dentre as diversas mudanças ocorridas no assoalho do Fusca, destacamos hoje, rapidamente, a diferença entre o assoalho do Fusca

A L A R M E S
O alarme veicular é um dispositivo eletrônico instalado no automóvel para evitar o roubo do próprio veículo ou de objetos que no interior dele se

PISCA ALERTA
Pisca de emergência. A Resolução nº 463, de 1973 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), obrigou que todos os veículos fabricados a partir de 31

KOMBI. PROTETOR DE JOELHO
Até 1960, o suporte fixador da coluna de direção da Kombi não possuía qualquer acabamento, Em maio daquele ano, a VW introduziu uma borracha

AZUL UNIVERSO – L3046
Cor utilizada pela VW do Brasil para o modelo 1983 do Fusca e Kombi. Código Universal: L3046. Código de plaqueta: 030.

A E R O L U S
Acessório alemão do início de 1950: AEROLUS, permite a entrada de ar ao interior do veículo, mesmo em dias de chuva, minimizando o embaçamento dos

INTERRUPTOR DA LUZ DE TETO
O Fusca passou a ser equipado com o interruptor da luz de teto a partir de 13 de abril de 1951, chassi nº 1-0241.638.

MARCADOR MANUAL
Tankfix alemão: hora de abastecer! Os marcadores manuais de controle da quilometragem percorrida pelo veículo, acessório de época da década de 1950 e 1960, podiam

FRISOS DO PAINEL
Fusca 1959. Em 1º de agosto de 1957, a partir do chassi nº 1.600.440, o Fusca sofreu diversas mudanças. As transformações mais visíveis foram

JANELAS CAPRI. ACESSÓRIO PARA A KOMBI
Anúncio da década de 1960. Comparativamente ao Fusca, para a Kombi havia uma quantidade bem menor de acessórios. Compreensível, afinal, a maioria absoluta da

KOMBI. BATENTE INFERIOR DA PORTA.
Destaque para o batente inferior da porta. O batente inferior da porta da Kombi, peça número 211.809.501.1, também chamado de contorno do pára-lama ou somente