Garanta sua assinatura agora

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

PNEUS

Os primeiros fuscas usavam pneus aro 16 (mais finos e mais altos, medida 5:00/16). O fusca com aro 16 perdurou até outubro de 1952. A

Leia mais »

PAINEL ACOLCHOADO

Nos idos dos anos 60, acolchoar a parte superior do painel era uma opção para quem queria personalizar o seu fusca. Alguns chamam esse acessório de “bigode”

Leia mais »

BERND REUTERS

Bernd Reuters (1901-1958) Os prospectos de venda criados pela Volkswagen nos anos 50 constituem-se em verdadeiras obras de arte. Quem já teve a oportunidade de

Leia mais »

DESEMBAÇADOR

1954. Desembaçador do tipo bastão instalado em um fusca oval. Como se sabe, a circulação de ar do fusca sempre foi um problema, pelo fato do

Leia mais »

VOLKS ENFEITADO

Assim começa o título das poucas reportagens da Revista Quatro Rodas tratando de acessórios para o Fusca. É datada de setembro de 1964. O chamamento

Leia mais »

PROTETOR GRELHA

Esse também é de 1950. Era um protetor colocado na grelha do compartimento do motor do fusca. Tinha por função proteger a grelha da neve

Leia mais »

FLAGPOLE, BALIZA

Baliza: acessório útil. Acessório muito comum nos EUA e Alemanha, a baliza tinha por finalidade precípua auxiliar nas manobras em lugares estreitos, principalmente próximo a

Leia mais »

KARMANN GHIA

Acessórios para Karmann-Ghia são raros. Aí vai um. Um quebra-vento de acrílico feitos por Plásticos London, de São Paulo, Já que muitos sentiam falta do quebra vento

Leia mais »

ASSOALHO

Originalidade. Acima, diferenças entre o assoalho usado no Fusca até 1955 (assoalho à direita) e do modelo 1956 em diante (assoalho à esquerda). A grande

Leia mais »

CONSOLES

Anúncio de dezembro de 1968. A Fábrica de Maçanetas Universal, além de fabricar as maçanetas internas e externas para o fusca, desenvolveu um console que era

Leia mais »

VARIG

Interessante (e rara) a foto abaixo, scanneada da revista alemã Gute Fahrt de dezembro de 1958. Os alemães estavam admirados que, no Brasil, com meios

Leia mais »

FÓRMULA VEE

Em 1970 a Volkswagen lançou uma linha de acessórios exclusiva, que denominou de Fórmula Vee, inspirada nos carros de competição de mesmo nome. A Fórmula Vee existia

Leia mais »

HAZET

Estande da Hazet nos anos 50. A empresa HAZET, sediada na Alemanha, foi fundada em 1868 por Hermann Zerver. HAZET é uma composição da pronúncia,

Leia mais »

LUZ DE RÉ

Um dos acessórios mais úteis para o fusca. O fusca, em boa parte de sua produção, não vinha com luz de ré. Era um acessório muito

Leia mais »

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

KOMBI 1966

KOMBI 1966

  Kombi 1966.    Cores Disponíveis para linha Kombi de 1966: Nome da Cor Código da Cor Versão Azul Atlântico L360 Kombi Luxo Azul Pastel

Leia mais »
BOSCH

WALITA

Walita Auto-Peças S/A. A Wapsa, empresa nacional de equipamentos elétricos para a linha automotiva, nasceu Walita.   Fábrica da Walita Auto-Peças S/A, em Santo Amaro,

Leia mais »
BEGE FUSCAS NACIONAIS

BEGE AREIA – L572

Cor utilizada pela VW do Brasil  a partir da segunda quinzena de janeiro de 1964 para o Fusca e Kombi Luxo. A mesma cor foi

Leia mais »
BUCHA DO VARÃO DO CÂMBIO

BUCHA DO VARÃO DO CÂMBIO

A haste de ligação entre a alavanca e a caixa de câmbio é chamada popularmente de varão. Curiosamente, até o ano de 1959, o varão

Leia mais »
FUSCA 1952

1952

Fusca 1952.   Tabela  com   os   números  de  chassi, motor,  caixa de câmbio,  quadro  da suspensão dianteira e carroceria  dos Fuscas fabricados em 1952.

Leia mais »
BROSOL

CARBURADORES SOLEX/BROSOL

Anúncio da DVG/Solex de 1952. Até consolidação do sistema eletrônico de injeção de combustível, o carburador foi elemento essencial da tecnologia do motor, responsável por

Leia mais »
BECKER

RADIO BECKER

Rádio Becker Monza. A Becker Radio, empresa alemã fundada em 1945 por Max Egon Becker (1918-1993), foi, por muitos anos, a fornecedora oficial de rádios

Leia mais »
FUSCA 1955 x 1956 - DIFERENÇAS

TRINCO DO QUEBRA-VENTO

Diferenças entre o trinco do quebra-vento do Fusca entre outubro de 1952 a agosto de 1955 e o trinco utilizado a partir do modelo 1956

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

TEXAS BROWN – L271

Fusca na cor Texas Brown. Cor utilizada pela VW alemã entre janeiro de 1954 a fevereiro de 1955. Código L271. Fusca 1955 na cor Texas

Leia mais »
ARO DE BUZINA DA KOMBI

ENFEITANDO A VELHA SENHORA

Na década de 1950 o mercado já ofertava para o Fusca uma gama generosa de acessórios. Para a Kombi contudo, veículo destinado precipuamente ao trabalho,

Leia mais »
FUSCA 1964

SAIA DIANTEIRA: 4T E 3T

Atendendo a pedidos, vamos tratar rapidamente acerca das mudanças ocorridas no “lay-out” da saia dianteira do Fusca, apenas na parte totalmente coberta pelo capô. É

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

L 19 ATLANTIC GREEN

Cor utilizada pela VW alemã entre março de 1953 a dezembro de 1953. Código L 19. Em inglês é Atlantic Green. Em alemão Atlantikgrün. Verde

Leia mais »
AZUL FUSCAS ALEMÃES

L 227 STRATO SILVER

Fusca na cor strato silver metálica. Cor metálica utilizada pela VW alemã de 01.01.1954 a 31.03.1956. Código L227. Em alemão é chamada de Stratosilber.  

Leia mais »
AZUL FUSCAS ALEMÃES

L 331 HORIZON BLUE

Horizon blue. Cor utilizada pela Volkswagen alemã entre abril de 1956, chassi nº 1.173.573 a julho de 1957, chassi nº 1.600.439. Código L-331. Horizontblau,  em alemão.

Leia mais »
BAD CAMBERG

BAD CAMBERG

Bad Camberg é uma cidadezinha de quinze mil habitantes localizada na Alemanha, distante 44 km de Frankfurt, onde ocorre, a cada quatro anos, um encontro

Leia mais »
COMFORT

REDINHAS SUSPENSAS

Porta-treco em formato de rede em um Fusca split.   Para otimizar o espaço do Fusca, principalmente para a acomodação de pequenos objetos, o mercado

Leia mais »
INVICTUS

JET AIR

Ventilador Jet Air instalado em Fusca 1500 1973.   Sabidamente o sistema de ventilação interna do Fusca sempre foi deficiente. A abertura do quebra-vento é

Leia mais »
PROTETOR INTERNO DO PÁRA-LAMA

PROTETOR INTERNO DO PÁRA-LAMA

Na década de 1970 e 1980 era comum instalar-se no Fusca um protetor interno dos pára-lamas visando proteger a pintura interna de areia, pedriscos, pedras

Leia mais »
CORES

LARANJA BITTERSWEET

Cor introduzida pela VW do Brasil em janeiro de 1971, código L-1253, utilizada nos Fuscas 1300 e 1500 apenas nesse ano. Fusca 1500, ano 1971.

Leia mais »
NARIZ DE PLACA

NARIZINHO: DIFERENÇAS

Muitos confundem o nariz de placa utilizado no Fusca a partir do modelo Zwitter com o introduzido a partir do modelo 1958. Apesar de aparentemente

Leia mais »
FORRAÇÃO LATERAL 1958-1959

FORRAÇÃO LATERAL 1958 E 1959

Fusca 1959. A partir do lançamento do modelo 1958, ocorrido em agosto de 1957, o Fusca passou a ter novo padrão de forrações laterais, agora

Leia mais »
CADEIRA INFANTIL

CADEIRA INFANTIL

Cadeira infantil. Antigamente, não havia maiores preocupações quanto à preservação da integridade física dos passageiros do veículo, principalmente as crianças. Lembremos que o cinto de

Leia mais »
CORES

MARROM ESCURO

Cor utilizada pela VW do Brasil exclusivamente em 1972 para Fusca 1300 e 1500. Código universal desconhecido. Tintas Wanda o código é Wandalac 00031/Wandacar 00031.

Leia mais »
1100 X 1200

MOTOR 1100 x 1200

Motor 1100.   Via de regra, percebe-se muitas dúvidas, inclusive entre os próprios fusqueiros, sobre até quando foi utilizado o motor 1100 do Fusca.  

Leia mais »
APRILIA

COMO FIXAR UM FAROL AUXILIAR?

Farol auxiliar instalado em um Fusca 1960. Tão importante quanto conseguir um belo par de farol auxiliar antigo para equipar seu Fusca, é instalá-lo da maneira

Leia mais »