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Postagens exclusivas Opasgarage:
SANDRINI. O VOLANTE HERMANO
Os volantes da marca SANDRINI, fabricados na Argentina, foram importados para o Brasil nos anos 70 e 80. Eram volantes marcadamente esportivos. Equipou a maioria
ESCAPAMENTOS NORMA
A Norma Escapamentos, empresa sediada no Rio de Janeiro, fabricou escapamentos esportivos para a linha Volkswagen nos anos 70. A bandeira quadriculada ao lado de
VENTILADOR HELLA
Sem sombra de dúvidas, o ventilador mais cobiçado para o Fusca, principalmente os split e ovais, é o ventilador fabricado pela empresa alemã HELLA. Esse
MINI PORTA-TRECO
Diversos foram os tipos de porta-objetos feitos para serem utilizados no Fusca. Um deles foi o mini porta-treco instalado sob o painel, do lado do
PORTA-LANTERNA
Possuir uma lanterna no interior do veículo é sempre útil. Para facilitar o acesso e a guarda da lanterna, recomendável usar-se um porta-lanterna fixado na
KOBASIL
A empresa brasileira KOBASIL UNIVERSO criou no início dos anos 70 um pisca-pisca sequencial para uso exclusivo do VW 1500. Uma sequência de luzes acendia-se
PREGOS
O prego ou cravo roscado, peça original de nº 111.701.624 A, é utilizado no Fusca na fixação de parte do revestimento interno e junto com
1955
Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1955. O chassi nº 1-781.885
PORCA REGULADORA DO CABO DA EMBREAGEM
Um pouco sobre as diferenças da porca reguladora do cabo de comando da embreagem do Fusca. Até maio de 1968, a porca reguladora era sextavada
ARPRA
A METALÚRGICA ARPRA LTDA. foi uma importante indústria paulistana fabricante de miniaturas, principalmente de caminhões na escala 1:50. Fabricou miniaturas de Volvos, Scanias e Mercedes
KOJI
A empresa paulistana INDÚSTRIA E COMÉRCIO KOJI LTDA., fabricou, nos anos 70, diversos acessórios para o Fusca: volantes esportivos, forração lateral personalizada, encosto de cabeça,
OS NÚMEROS DO FUSCA 1950-1964
O Fusca possui diversos números que o identificam, tais como o número do chassi, número da suspensão dianteira, número da caixa de câmbio (ou suspensão
TELA DE PROTEÇÃO DO CAPÔ E PARA-LAMAS
Acessório de época, usado nos EUA e Austrália, a tela protetora da parte dianteira do Fusca (capô e pára-lamas) evitava que insetos pudessem sujar demasiadamente
1956
Fusca 1956. Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1956. O
1954
Fusca 1954, Strato Silver metálico, Código L227. Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas
1951
Fusca 1951, cor Azure Blue, Código L36. Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria
CAPA DE PROTEÇÃO DO CAPÔ DIANTEIRO
A capa de proteção do capô dianteiro é um acessório de época que tinha por função proteger o capô contra pequenos pedriscos que podiam danificar
1950
Fusca 1950. Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1950. O chassi
CHAPAS DEFLETORAS DE ARREFECIMENTO DO AR
As duas chapas defletoras de arrefecimento utilizadas nos motores refrigerados a ar da VW têm por função direcionar o fluxo de ar forçado para as
VARETA DE ÓLEO 1200 x 1300
Diferenças entre a vareta de óleo do motor 1200 x 1300 e demais motores VW a ar. A vareta de cima é do 1200; a
LUZ DE ADVERTÊNCIA DO FREIO DE MÃO
Lembro-me a primeira vez que fui com o Fusca de meu pai à Faculdade. Mal e mal sabia dirigir, muito menos perceber alguma anormalidade no
MAPA RODOVIÁRIO
Em viagens mais longas com seu Fusca, leve consigo um mapa rodoviário. Irá ajudá-lo na direção a ser seguida. Até pouco tempo atrás, o mapa
AZUL COBALTO – L1231
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1969 no Fusca e Kombi Luxo. Código L1231. Fusca 1969, azul cobalto, em manutenção em oficina de Curitiba.
TAMPA, COPINHO OU CALOTINHA DO TAMBOR DIANTEIRO
O copinho ou tampa do tambor dianteiro da roda do Fusca é diferente para a roda com 5 furos (utilizada até outubro de 1974, exceto
O FUSCA DO PADRE (OU AS CORES LITÚRGICAS DE UM FUSCA CONSAGRADO)
Ao chegar na oficina, deparei-me com um Fusca todo colorido que de plano me chamou a atenção.
INCOPLAST
A empresa INCOPLAST Indústria e Comércio de Botões e Derivados de Plásticos Ltda., de São Paulo (SP), fabricou belos botões de acrílico para o painel
RAIO
RAIO. Empresa fabricante de parafusos e arruelas. Foi fornecedora oficial da VW do Brasil juntamente com a MAPRI, FANAUPE e FIBAM. Parafuso RAIO de uma
BUJÃO DO ESCOAMENTO DO ÓLEO DO MOTOR
Os motores 1200 do Fusca, fabricados até julho de 1959, motor nº 3.072.319, possuíam o bujão de escoamento do óleo no próprio bloco do motor.
DEFLETOR DO CAPÔ DIANTEIRO
O uso de um defletor sobre o capô do Fusca era algo relativamente comum nos EUA e Europa, principalmente nos anos 50. A finalidade do
TAMPA DA CARCAÇA DA VENTOINHA
Diferença entre as tampas da carcaça da ventoinha nos motores de 6 e 12 volts. No motor VW a ar de 6 volts, a furação
A ASA DA PANAIR NO FUSCA
Por: Laércio Becker, de Curitiba-PR “Descobri que as coisas mudam E que tudo é pequeno Nas asas da Panair.” (Milton Nascimento e
ESTOJO DE PRIMEIROS SOCORROS
O kit de primeiros socorros pode, a depender da situação, constituir-se em auxílio em pequenos acidentes envolvendo os ocupantes do veículo. Anúncio de maio
AZUL ASTRAL METÁLICO L1338
Quando vi aquela TL à minha frente, logo percebi que se tratava de um carro íntegro. Mas, o que mais me chamou a atenção foi
EDMORBA
Edmorba, Acessórios e Peças para Autos Ltda, é uma empresa de distribuição de acessórios automotivos, fundada em São Paulo (SP) no ano de 1962. O
BACALHAU
O reforço da fixação do suporte do pára-choque traseiro ficou conhecido no Brasil como bacalhau ou língua de vaca, a depender da região. Ao longo
BAGAGEIRO BRASILIENSE
Bagageiros ou porta-bagagens eram comumente instalados no teto do veículo. Acessório que desde os anos 50 equipou o Fusca. De utilidade inegável, aumentava a capacidade
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ABARTH: UM ESCORPIÃO PEDE PASSAGEM!
Logomarca da ABARTH. ABARTH é uma empresa italiana fundada em 1949 por Carlo Abarth, na cidade de Bologna, voltada à construção de carros esportivos e de competição, além
SÉRIE LOVE: 25 ANOS AMANDO O FUSCA
Série Love: designação popular dada ao Fusca Série Especial lançado em 1984 para comemorar os 25 anos de produção do besouro no Brasil (1959-1984).
TARTARUGA DE KOMBI
Não! Aviso logo que não se trata de um acessório para deixar a Kombi mais vagarosa ou, ainda, para troçar com sua natural lerdeza. Bojo
RÁDIO TELEFUNKEN IA-51V
Rádio Telefunken modelo IA-51V. Rádios para os Fuscas split (1950-1952) sempre merecem um tópico à parte. São raros e caros. Via de regra, rádios
BAGAGITO
Chiqueirinho é a designação popular dada ao compartimento de bagagens do Fusca localizado atrás do banco traseiro. Chiqueiro é o local onde se criam porcos.
ESTABILIZADOR TRASEIRO
O estabilizador é uma barra transversal que interliga dois lados da suspensão de um veículo com vistas a aumentar a resistência à inclinação da
CABEÇOTE DA SUSPENSÃO
O cabeçote da suspensão dianteira do Fusca, também conhecido por “suporte do eixo dianteiro”, “cabeçote do chassi” ou, simplesmente “focinho de porco”, é parte integrante
SEMÁFORO
As cores do semáforo (ou sinaleiro, a depender da região) são universalmente compreensíveis e ditam as regras para uma convivência civilizada e segura no trânsito.
BORRACHA DO CAPÔ DIANTEIRO
A junta vedadora da tampa da mala, também chamada de borracha do capô dianteiro ou guarnição de vedação do porta-malas, acompanhou o Fusca desde sua concepção
RÁDIO PHILIPS AUTOSUPER 491
Anúncio de 1951. O desejo de todo motorista. É assim que a PHILIPS anunciava, no início de 1950, seu rádio automotivo modelo Autosuper 491, que
LIMPADOR DE PÁRA-BRISA ELÉTRICO
Anúncio de janeiro de 1977. O limpador de pára-brisa original do Fusca era acionado por meio de um sistema de pressão de ar, que,
PARAFUSOS DA DOBRADIÇA DA PORTA
1950-Fev/1963. Entre as diversas modificações que foram sendo feitas no Fusca ao longo dos anos, destacamos, hoje, a evolução da dobradiça da porta. De 1950
PORTA-LUVAS DE KOMBI
Porta-objetos da Kombi. Diferentemente do Fusca, a Kombi fabricada até 1975 possui um generoso porta-treco embaixo do painel onde podiam ser acomodados toda sorte de pequenos
CALHA DE VENTO E CHUVA
Calha de chuva e vento: maior conforto ao motorista e passageiros. A calha de chuva, acessório bastante comum desde a década de 1950, tem a função de
GRADE DE PROTEÇÃO FRONTAL
Kombi protegida. É consabido que a Kombi, dado seu design peculiar, incute no motorista a sensação de que, numa colisão frontal, os danos físicos podem ser de
1957
Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1957. O chassi nº
QUE TIPO É ESSE?
Fusca: tipo 1. Chama-se “Tipo” a designação numérica ou alfanumérica utilizada pela Volkswagen para identificar seus diversos modelos de veículos ou motores industriais. A utilização
PAINEL DE JACARANDÁ
Jacarandá: madeira nobre. O Jacarandá, também conhecido como Jacarandá-da-bahia, é uma árvore nativa do Brasil e, atualmente, é apenas encontrada no seu estado natural no
ECKEL
Entre os diversos modelos da bagageiros de teto para o Fusca disponíveis nos anos de 1950 e 1960, destaca-se os fabricados pela empresa alemã HEINRICH
RÁDIO COLARADI
Anúncio de agosto de 1968. Os rádios COLARADI foram fabricados pela empresa paulistana Eletrônica Colaradi Ltda, localizada na Rua Francisco Dias Velho, 915, Brooklin, na altura do
CASTANHO METÁLICO – L1272
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1973 e 1974, nos veículos SP1, SP2, TL (1973) e SP1, SP2, TL, Variant, Brasília e Karmann-Ghia TC
GATO STOP-SOM
Há mais afinidades entre o gato e o Fusca do que se possa imaginar. Para afastar a ação dos “gatunos” (ladrão, larápio), diversos dispositivos de
CADEADO DO PNEU SOBRESSALENTE
Fusca 1950 com estepe preso com cadeado. Na primeira metade da década de 1940, por conta do avanço da Segunda Grande Guerra, o acesso da
BIZZ-BIZZ-BIZZZUUUUMMM!
O Bizorrão em exibição em Águas de Lindóia em 2007. O Bizorrão ou Super Fuscão foi um besouro esportivo fabricado pela VW do Brasil entre
HS
Anúncio de 1971. A empresa brasileira HS, sediada na cidade de São Paulo (SP), foi fabricante de regulador de voltagem, relês para buzina, dínamos, faróis
ETIQUETA DE CONTROLE DE REVISÕES E LUBRIFICAÇÕES
Em maio de 1969 a Volkswagen do Brasil introduziu uma etiqueta gomada para ser fixada na coluna A dos veículos por ela produzidos na
BAGAGEIRO TRASEIRO
Uma das maneiras de aumentar a capacidade de carga do Fusca é instalar um bagageiro no teto do besouro. Mas e se o Fusca for
EVOLUÇÃO DO LIMITADOR DE PORTA
Fusca split: limitador de porta em formato de cinta. O limitador de abertura das portas, como o próprio nome sugere, tem a função de evitar
EVOLUÇÃO DA MAÇANETA DA TAMPA DO MOTOR
A maçaneta em forma de L, conhecida no Brasil como rabo de tatu, foi utilizada no Fusca até setembro de 1952. Como opcional de fábrica,
MOLA ANTI-FURTO
Anúncio de maio de 1982. Mola anti-furto de combustível. A mola anti-furto foi um dispositivo bastante prático que tinha por função dificultar o furto de
OS 10 MANDAMENTOS DO FUSCA
1. Amarás o Fusca sobre todas as coisas. 2. Não se importarás com os comentários do vizinho. 3. Guardarás os domingos e encontros em sua
TRAVA DE GASOLINA
Anúncio de janeiro de 1971. No final da década de 1960 começaram a surgir no mercado as primeiras travas de combustível, equipamento de segurança que
REBOQUE KARMANN-GHIA
Os reboques feitos pela Karmann-Ghia do Brasil ainda hoje despertam paixões. Aumentava, em muito, a capacidade de carga do veículo, principalmente se fosse um Fusca.
FILTRO MAGNÉTICO
Anúncio de março de 1974. Um dos acessórios mecânicos de grande utilidade para a vida útil do motor do Fusca é o filtro magnético. Por
TRAVESSEIRINHO ANTI-RUÍDO
Introduzido no Fusca em 1946, o anti-ruído localizado na coluna traseira, no final da longarina de teto, próximo da janela traseira, recebeu o apelido de
PINO DA DOBRADIÇA DA PORTA
Pino da dobradiça de porta até setembro de 1968. Um dos detalhes da originalidade do Fusca que deve ser observado ao se comprar um besouro,