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Postagens exclusivas Opasgarage:
HAGUS
Hagus: potência alemã. A empresa Hagus, sediada na Alemanha, foi fabricante de diversas peças e acessórios para o Fusca desde a década de 1950. Foi,
AMARELO CAJU – L1362
Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil em 1973. Código Universal: L1362. Código Glasurit: VW 3109. Código de Plaqueta: 010.
FUSCA 1300 1973. CARACTERÍSTICAS.
Fusca 1300 modelo 1973, na incomum cor azul arara. Conhecido popularmente como canela seca pelo fato de ter a bitola traseira menor que a do
FUSCA. AS NOVIDADES DO MODELO 1973
Linha 1973 do Fusca. O modelo 1973 do Fusca foi lançado em novembro de 1972 e trouxe alterações significativas às versões existentes, principalmente no
ELASTIC
Elastic: um dos principais fornecedores de guarnições de borracha da VW. A empresa Elastic S/A Indústria de Artefatos de Borracha, sediada em Diadema (SP), foi
ETIQUETA DO NÚMERO DO CHASSI NO PARA-BRISA
1959. Ao longo de sua história, o Fusca teve uma série de etiquetas colocadas na carroceria pela própria VW durante o processo de montagem.
WEEK-END
Bagageiros Week-End. A empresa Porta-Bagagens Week-End Ltda, então sediada na Praça das Bandeiras, nº 215, na cidade de São Paulo, fundada por Luis M. dos
ADORNO DE PLACA DE CIDADES
Adorno de placa da cidade de Curitiba. Entre a década de 1950 e 1960 era comum a colocação de um adorno junto à placa
NIVEL BREK
Nivel Brek: tecnologia old school. Na década de 1970 foi desenvolvido um interessante acessório destinado a facilitar a verificação do nível do fluido de
COBRE METÁLICO L7004
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1975 e 1977 para os seguintes modelos refrigerados a ar: TL, Variant, Brasília e SP1/SP2. Código Universal: L7004.
VERDE AMAZONAS METÁLICO L417
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1972 para os modelos Variant, TL e SP1/SP2. SP1 verde amazonas metálico. Catálogo de cores oficial VW.
VERDE MENTOL L1314
Cor metálica utilizada pela VW do Brasil entre 1973 a 1974, para modelos TL, Variant, SP1/SP2 e Brasília. Código de plaqueta: 092. Variant na
ALDO AUTO CAPAS
Anúncio de março de 1974. Empresa sediada em Porto Alegre (RS), Aldo Auto Capas foi fundada em 1966 por Aldo Besson. A empresa era especializada
MANUAL ZWITTER EM PORTUGUÊS
Aos amigos assinantes deste blog, disponibilizamos o raro Manual em Português do Fusca Zwitter (1952-1953), que pode ser visualizado clicando aqui.
ESTAMPOTEC
Estampotec. A empresa paulistana Mecânica Industrial Estampotec Ltda, então situada na Rua Maria Cândida, 1159, Vila Guilherme, cidade de São Paulo, fabricou vários acessórios para
O DREUX ESPECIAL
Pesquisa e texto: João Cesar Santos (nosso assinante e colaborador, com orgulho) Haroldo Dreux era diferente dos outros pilotos, sempre gostou mais da técnica que da
BICÃO
Superador de altura Bicão. A marca nacional “Bicão” desenvolveu no a década de 1970 alguns acessórios para o Fusca e Kombi aproveitando-se do natural
HOFFMAN. O PAI DO CARRO EUROPEU NA AMÉRICA
Maximilian Edwin Hoffmann (1904-1981) Para quem acompanha as discussões em fóruns especializados dos EUA acerca de Fuscas alemães da década de 1950, volta e
VERMELHO NOBRE L5003
A cor vermelho nobre foi utilizada pela VW do Brasil para os modelos 1975. Código da tinta é L5003. Código da Plaqueta é 030. Variant
ANTI-RUÍDO DO ASSOALHO
Assoalho do modelo Zwitter: sem manta. O anti-ruído do assoalho do Fusca, também conhecido por “manta” foi introduzido pela VW somente a partir de agosto
500.000 VW NOS EUA
1960: 500.000 VWs exportados para os EUA. Os Estados Unidos sempre foi o principal mercado comprador dos veículos da Volkswagen. Lá, o Fusca também fez
D. P. CLETO
Anúncio de 1951 do então desconhecido “Volkswagen”. A empresa D. P Cleto Ltda, então sediada no Rio de Janeiro, foi um os primeiros “autorizados” da
FUSCA 1964
Linha 1964: azul Atlântico e cinza prata. Cores novas. 1964 é um dos anos mais conturbados para definir questões acerca da originalidade do Fusca. Foi
CERTIDÃO DE NASCIMENTO – COMO PEDIR
Todo veículo fabricado pela Volkswagen da Alemanha, tais como Fusca, Kombi e Karmann-Ghia, pode ter seus registros disponibilizados aos proprietários por solicitação à empresa e
DNF 2020 CURITIBA
DNF Curitiba. O Dia Nacional do Fusca (DNF) é comemorado no Brasil dia 20 de janeiro de cada no. A data é especial no meio
CARRO ESPORTE X FUSCA
Antiga propaganda da VW do Brasil, com humor característico, do início dos anos de 1960, comparando um carro de corrida com o Fusca.
PLAQUETA DE IDENTIFICAÇÃO DA CARROCERIA
Localização da plaqueta no Fusca. da saia dianteira do Fusca por meio de 2 (dois) rebites, cujos números codificados dão informações acerca da carroceria do
LANTERNAS DE KOMBI. ACESSÓRIOS
Lanternas traseiras para Kombi Corujinha. Poucos foram os acessórios oferecidos para a Kombi, comparativamente com o Fusca. Por por ser um veículo – em
AZUL MONTE BLANCO
A cor denominada Azul Monte Blanco foi utilizada exclusivamente em 1969 e 1970 pela VW do Brasil na pintura da carroceria do Karmann-Ghia. A
EVOLUÇÃO DOS FARÓIS 1959-1996
Agosto de 1959 a julho de 1962: nesse período, o Fusca saia de fábrica com faróis do tipo sealed beam, de produção local, com a marca Arteb-Hella,
LAVADOR DE PÁRA-BRISA HELPHOS
O Fusca, até 1959, saia de fábrica sem qualquer equipamento para auxiliar na limpeza do para-brisa. O lavador ou limpador de para-brisa tem a função
CAPAS DE PEDAL. EVOLUÇÃO E ACESSÓRIOS
Até final de outubro de 1949; Abordaremos neste tópico a evolução das capas de pedal e os acessórios de época utilizados nas pedaleiras. Out-1949/Dez-1953. Até
MENSAGEM AO ASSINANTE
Se você chegou até aqui, é porque valoriza conteúdos de qualidade. Frivolidades das redes sociais não tem espaço neste blog. Parabéns. Poucos serão os leitores,
BEM-BOLA
Anúncio da década de 1960. A empresa nacional Bem Bola Indústria de Auto Peças Ltda, então sediada na Av. Celso Garcia, 668, no bairro
EBERSPÄCHER: O AQUECEDOR
Europa e EUA: invernos rigorosos. Em boa parte da Europa, EUA e Canadá, regiões em que o Fusca foi amplamente comercializado, os invernos são
VENENO BELGA
Mach 1: customização oficial. Mach 1 é o nome atribuído a uma série limitada de Fuscas customizados produzidos em meados da década de 1960
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SANDRINI. O VOLANTE HERMANO
Os volantes da marca SANDRINI, fabricados na Argentina, foram importados para o Brasil nos anos 70 e 80. Eram volantes marcadamente esportivos. Equipou a maioria
ESCAPAMENTOS NORMA
A Norma Escapamentos, empresa sediada no Rio de Janeiro, fabricou escapamentos esportivos para a linha Volkswagen nos anos 70. A bandeira quadriculada ao lado de
VENTILADOR HELLA
Sem sombra de dúvidas, o ventilador mais cobiçado para o Fusca, principalmente os split e ovais, é o ventilador fabricado pela empresa alemã HELLA. Esse
MINI PORTA-TRECO
Diversos foram os tipos de porta-objetos feitos para serem utilizados no Fusca. Um deles foi o mini porta-treco instalado sob o painel, do lado do
PORTA-LANTERNA
Possuir uma lanterna no interior do veículo é sempre útil. Para facilitar o acesso e a guarda da lanterna, recomendável usar-se um porta-lanterna fixado na
KOBASIL
A empresa brasileira KOBASIL UNIVERSO criou no início dos anos 70 um pisca-pisca sequencial para uso exclusivo do VW 1500. Uma sequência de luzes acendia-se
PREGOS
O prego ou cravo roscado, peça original de nº 111.701.624 A, é utilizado no Fusca na fixação de parte do revestimento interno e junto com
1955
Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1955. O chassi nº 1-781.885
PORCA REGULADORA DO CABO DA EMBREAGEM
Um pouco sobre as diferenças da porca reguladora do cabo de comando da embreagem do Fusca. Até maio de 1968, a porca reguladora era sextavada
ARPRA
A METALÚRGICA ARPRA LTDA. foi uma importante indústria paulistana fabricante de miniaturas, principalmente de caminhões na escala 1:50. Fabricou miniaturas de Volvos, Scanias e Mercedes
KOJI
A empresa paulistana INDÚSTRIA E COMÉRCIO KOJI LTDA., fabricou, nos anos 70, diversos acessórios para o Fusca: volantes esportivos, forração lateral personalizada, encosto de cabeça,
OS NÚMEROS DO FUSCA 1950-1964
O Fusca possui diversos números que o identificam, tais como o número do chassi, número da suspensão dianteira, número da caixa de câmbio (ou suspensão
TELA DE PROTEÇÃO DO CAPÔ E PARA-LAMAS
Acessório de época, usado nos EUA e Austrália, a tela protetora da parte dianteira do Fusca (capô e pára-lamas) evitava que insetos pudessem sujar demasiadamente
1956
Fusca 1956. Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1956. O
1954
Fusca 1954, Strato Silver metálico, Código L227. Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas
1951
Fusca 1951, cor Azure Blue, Código L36. Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria
CAPA DE PROTEÇÃO DO CAPÔ DIANTEIRO
A capa de proteção do capô dianteiro é um acessório de época que tinha por função proteger o capô contra pequenos pedriscos que podiam danificar
1950
Fusca 1950. Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1950. O chassi
CHAPAS DEFLETORAS DE ARREFECIMENTO DO AR
As duas chapas defletoras de arrefecimento utilizadas nos motores refrigerados a ar da VW têm por função direcionar o fluxo de ar forçado para as
VARETA DE ÓLEO 1200 x 1300
Diferenças entre a vareta de óleo do motor 1200 x 1300 e demais motores VW a ar. A vareta de cima é do 1200; a
LUZ DE ADVERTÊNCIA DO FREIO DE MÃO
Lembro-me a primeira vez que fui com o Fusca de meu pai à Faculdade. Mal e mal sabia dirigir, muito menos perceber alguma anormalidade no
MAPA RODOVIÁRIO
Em viagens mais longas com seu Fusca, leve consigo um mapa rodoviário. Irá ajudá-lo na direção a ser seguida. Até pouco tempo atrás, o mapa
AZUL COBALTO – L1231
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1969 no Fusca e Kombi Luxo. Código L1231. Fusca 1969, azul cobalto, em manutenção em oficina de Curitiba.
TAMPA, COPINHO OU CALOTINHA DO TAMBOR DIANTEIRO
O copinho ou tampa do tambor dianteiro da roda do Fusca é diferente para a roda com 5 furos (utilizada até outubro de 1974, exceto
O FUSCA DO PADRE (OU AS CORES LITÚRGICAS DE UM FUSCA CONSAGRADO)
Ao chegar na oficina, deparei-me com um Fusca todo colorido que de plano me chamou a atenção.
INCOPLAST
A empresa INCOPLAST Indústria e Comércio de Botões e Derivados de Plásticos Ltda., de São Paulo (SP), fabricou belos botões de acrílico para o painel
RAIO
RAIO. Empresa fabricante de parafusos e arruelas. Foi fornecedora oficial da VW do Brasil juntamente com a MAPRI, FANAUPE e FIBAM. Parafuso RAIO de uma
BUJÃO DO ESCOAMENTO DO ÓLEO DO MOTOR
Os motores 1200 do Fusca, fabricados até julho de 1959, motor nº 3.072.319, possuíam o bujão de escoamento do óleo no próprio bloco do motor.
DEFLETOR DO CAPÔ DIANTEIRO
O uso de um defletor sobre o capô do Fusca era algo relativamente comum nos EUA e Europa, principalmente nos anos 50. A finalidade do
TAMPA DA CARCAÇA DA VENTOINHA
Diferença entre as tampas da carcaça da ventoinha nos motores de 6 e 12 volts. No motor VW a ar de 6 volts, a furação
A ASA DA PANAIR NO FUSCA
Por: Laércio Becker, de Curitiba-PR “Descobri que as coisas mudam E que tudo é pequeno Nas asas da Panair.” (Milton Nascimento e
ESTOJO DE PRIMEIROS SOCORROS
O kit de primeiros socorros pode, a depender da situação, constituir-se em auxílio em pequenos acidentes envolvendo os ocupantes do veículo. Anúncio de maio
AZUL ASTRAL METÁLICO L1338
Quando vi aquela TL à minha frente, logo percebi que se tratava de um carro íntegro. Mas, o que mais me chamou a atenção foi
EDMORBA
Edmorba, Acessórios e Peças para Autos Ltda, é uma empresa de distribuição de acessórios automotivos, fundada em São Paulo (SP) no ano de 1962. O
BACALHAU
O reforço da fixação do suporte do pára-choque traseiro ficou conhecido no Brasil como bacalhau ou língua de vaca, a depender da região. Ao longo
BAGAGEIRO BRASILIENSE
Bagageiros ou porta-bagagens eram comumente instalados no teto do veículo. Acessório que desde os anos 50 equipou o Fusca. De utilidade inegável, aumentava a capacidade