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Postagens exclusivas Opasgarage:
AZUL PASTEL L391
Cor de código L391 utilizada pela VW do Brasil entre 1961 a 1968, assim distribuída: ANO VEÍCULO 1961 Fusca 1962 Fusca 1963 Fusca e Kombi
VERDE BERILO L478
Cor utilizada pela VW do Brasil entre outubro de 1960 e 1962. Código L478. Na Alemanha, a mesma cor foi utilizada entre agosto de 1960 a
BRANCO PAINA L9925
Cor utilizada pela VW do Brasil a partir do modelo 1981 até 1986. Código Universal: L9925. Código de Plaqueta: 021. VW Fusca 1983.
BEGE NILO L370
1) Cor utilizada pela VW da Alemanha entre março de 1955 a março de 1956. Código L370. Fusca 1956 na cor Nile Beige (Bege Nilo).
BEGE CLARO L-1075
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1969 e 1972. Código L-1075. VW Sedan 1300 1969. VW Kombi 1971.
AMARELO TEXAS L1364
Cor utilizada pela VW do Brasil exclusivamente em 1973. Código L1364. VW Sedan 1500.
AMARELO MANGA L1265
Cor utilizada pela VW Brasil entre 1971 e 1972. Código L1265. VW Sedan 1500.
ÓCULOS ANTIOFUSCANTE
Andar em pleno dia ensolarado pelas estradas e rodovias deste Brasil faz com que o motorista precise ter em mãos, ou melhor, no rosto, um
CANGALHA
Cangalha do Fusca. Nome popular dado ao painel dianteiro inferior do Fusca, por lembrar o artefato feito em madeira ou ferro, que se coloca no
VERDE MARÍTIMO L1402
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1973 e 1974. Também conhecido como Verde Prússia. Código Universal: L1402. Código de plaqueta: 025. VW Sedan 1300
OCRE MARAJÓ L1271
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1973 e 1974. Código L1271. VW Sedan 1500 1973. VW Brasília 1973. Kombi 1973.
THUNDER
Anúncio de dezembro de 1961. THUNDER Indústria e Comércio de Acessórios para Automóveis Ltda, então situada na Rua Santa Justina, 347, em São Paulo (SP),
GORDON
GORDON, empresa fabricante de acessórios para automóveis nos anos 60. Para o Fusca fabricou o espelho retrovisor interno com regulagem, do tipo dia/noite, que minimizava
AZUL DIAMANTE L50BR
Cor utilizada pela VW do Brasil no período de 1970 a 1972. Código L50BR. Na Alemanha foi utilizada entre agosto de 1968 a julho de
FAMA
FAMA. Empresa fabricante de maçanetas, fechaduras, batentes e outros produtos automotivos. Foi fornecedora oficial de peças à VW do Brasil. Acima, fecho do capô da
APPIA
Batente de proteção de pára-choque feito pela APPIA. A Metalúrgica APPIA Ltda., localizada na Avenida Brás de Pina, 749, Penha Circular, então estado da Guanabara
ABOTOADURAS E PRENDEDOR DE GRAVATA
Consideradas o ponto mais alto da elegância masculina, exprimindo o bom gosto de quem as usa, as abotoaduras podem ser consideradas uma verdadeira joia, a depender dos
MARROM SAVANA L7005
Cor utilizada pela VW Brasil entre 1976 e 1977. No Fusca, a cor Marron Savana saiu apenas na linha 1976. Código L7005. VW Sedan 1300-L 1976.
VERDE MÍSTICO L1312
Verde Místico, código L1312, cor utilizada pela VW Brasil entre 1973 e 1975. VW SP2. VW Brasília. VW Sedan. VW Variant (foto do site www.fuscaclubearea.blogspot.com).
AVON
A AVON foi durante muitos anos a maior empresa em vendas diretas do mundo. Fundada nos EUA, está há mais de 125 anos no mercado, produz
EXTINTOR DE INCÊNDIO
Até o ano de 1969, o Fusca não vinha equipado de fábrica com extintor de incêndio. A obrigatoriedade do uso de extintor de incêndio em veículos
SUSPENSÃO DIANTEIRA
Até 1956 o Fusca era equipado de fábrica com uma trava nos parafusos dos amortecedores dianteiros. Veja acima a vista explodida da suspensão, peça nº
O PAPO É SEGURANÇA!
O cinto de segurança é um dispositivo – como o próprio nome sugere – de segurança dos ocupantes do automóvel, impedindo, no caso de alguma
GRAVADOR PARA FUSCA
Já tínhamos abordado, em tópico passado, acerca do uso de vitrola no Fusca (veja aqui). Agora, é a vez do gravador para Fusca, desenvolvido
RABO DE PEIXE
De antemão, peço escusas, caro leitor, por começar este tópico com a foto de um Cadillac. Nada contra os admiradores da marca. Ocorre, que considero o
SABONETEIRA
Dá-se o nome de saboneteira ao protetor localizado na parte posterior da maçaneta externa do Fusca. O apelido surgiu pela semelhança com o formato do
ZAMAC
Zamac é o nome de uma liga metálica empregada no fabrico de numerosos produtos na indústria automobilística, ferragista, moveleira, eletro-eletrônica, calçadista, naval, dentre outros. Dentre
O PATINHO QUE VIROU CISNE!
Causou certo espanto quando aquele carrinho surgiu para o mundo no início dos anos 50. Recusado pelos ingleses ao final da segunda guerra, que não viram
METALÚRGICA CARTO
A METALÚRGICA CARTO LTDA., então localizada na Av. Interlagos, 1.740, Bairro Campo Grande, São Paulo (SP), foi fabricante de peças e acessórios para veículos, tais
CARA DE GATO
O Fusca possuía um emblema VW que era localizado na parte superior do capô do porta-malas, bem ao centro, próximo do pára-brisas. Tinha formato circular com
PUMAKIT
Veneno para o besouro! A PUMA VEÍCULOS E MOTORES LTDA, então localizada na Av. Presidente Wilson, 4413, São Paulo (SP), fabricante dos veículos da marca
EXTENSOR DA TORNEIRINHA
Até o início de 1961 o Fusca não possuía marcador de combustível. O medidor de combustível só foi introduzido em abril de 1961, a partir
SÃO CRISTÓVÃO
Para os católicos, São Cristóvão é o santo protetor dos viajantes e motoristas e padroeiro dos taxistas. Seu dia é comemorado todo dia 25 de
CORRENTES DE PNEU
Em dias de muita neve ou lama, andar de Fusca exige um acessório importante: as correntes de pneu. O objetivo principal das correntes é evitar
O FRIO CHEGOU!
O frio chegou pra valer! Em Curitiba, depois de 38 anos, voltou a nevar. Mesmo nesses dias de inverno, tire seu Fusca da garagem, dê uma
RELÓGIO PARA KOMBI
Apesar de a Kombi ser um ótimo carro para passeios em família, a maioria delas foi – e ainda é – destinada ao trabalho. Exceto pela
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EVOLUÇÃO DO CINZEIRO DO PAINEL
Os Fuscas modelo exportação (Luxo) e cabriolet fabricados a partir de 1950 saíam de fábrica com um cinzeiro no painel. O cinzeiro possuía um formato
LUZ DE NEBLINA
O tráfego rodoviário impõe uma série de inconvenientes aos motoristas, dentre os quais a neblina, em especial na região Sul e Sudeste do Brasil, principalmente
CALHA DE CHUVA
A calha de chuva é um acessório simples, barato e de fácil instalação, sendo uma boa solução para manter os vidros desembaçados em dias de
GARAGEM RETRÁTIL
Coisa de alemão. A empresa METALLBAU KARL LENDERS fabricou nos anos 50 uma garagem portátil que podia ser usada para guardar o Fusca. Era
REFORÇO DO BERÇO DO ESTEPE
É relativamente comum perceber em alguns Fuscas alemães dos anos 50 uma chapa adicional no berço do estepe. Há algumas divergências quanto à sua finalidade:
CELERON
Bucha de celeron do Fusca. Celeron é um laminado industrial, duro e denso, fabricado através de aplicação de calor e pressão em camadas de tecido
METALÚRGICA MICRO LTDA
Bocal de abastecimento do óleo do Fusca feito pela MICRO. A METALÚRGICA MICRO LTDA, sediada em São Paulo (SP), foi fabricante de peças para a
IRMÃOS LANTIERI LTDA
A empresa IRMÃOS LANTIERI LTDA foi uma das grande fabricantes de matéria-prima para a confecção de bancos para automóveis no Brasil. A empresa foi fundada
FORIN
A empresa FORIN S/A Indústria e Comércio foi fabricante de fechaduras, batentes de porta, trinco do capô e bocal de abastecimento do óleo do Fusca.
FORNECEDORES DE TAPETES
Tapetes da marca Fisco. Fisco. Não! Não se trata da Receita Federal, Estadual ou Municipal. Fisco é marca da empresa alemã Schoeps, fabricante de tapetes
BORCOL
Anúncio de dezembro de 1972. A BORCOL INDÚSTRIA DE BORRACHA LTDA., de São Paulo (SP), fundada em 1959, é a maior fabricante da América do
DIANA
Borracha do assoalho do Fusca feito pela DIANA. A empresa DIANA PRODUTOS TÉCNICOS DE BORRACHA S.A., de São Bernardo do Campo (SP), foi fornecedora oficial
ELASTIC
ELASTIC S/A Indústria de Artefatos de Borracha, de Diadema (SP), empresa fabricante de borrachas, fornecedora da VW do Brasil. Borracha da tampa do cabeçote do
NARIZ DE PLACA
A lanterna da placa de licença, como o próprio nome sugere, possui como função iluminar a placa visando uma melhor identificação do veículo à noite
PERUCA DE FUSCA
A extinta empresa carioca MENSANA PLÁSTICOS IND. COM. E REPRESENTAÇÕES LTDA., então localizada na Av. Paranapuan, 23-26, Loja G, Rio de Janeiro, então estado da
TRILHO-GUIA DOS BANCOS DIANTEIROS
Os bancos dianteiros dos Fuscas fabricados até 1955 não possuíam a travessa de reforço unindo os trilhos. A travessa entre os trilhos começou a ser utilizada somente
BEGE JANGADA L7012
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1978. Código L7012. Código de plaqueta: 004. VW Sedan 1300-L 1978.
AZUL BÁLTICO L3019
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1977 e 1979. No Fusca, foi utilizada entre 1978 e 1979. Em 1977 apenas Brasília, Variant e Passat.
AZUL COLONIAL L3022
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1978 e 1979. Código L3022. Código de plaqueta: 008. VW Sedan 1300-L 1978.
AMARELO JAVA L6012
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1977 e 1978. Código L6012. Código de plaqueta: 003. VW Sedan 1300-L 1977.
AZUL CAIÇARA L3000
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1974 e 1975. Código L3000. VW Sedan 1300 1974. Kombi Standard 1975. SP2 azul caiçara. Brasília 1974.
BEGE GOBI L80BR
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1969 apenas no Zé do Caixão. Código L80BR. VW 1600 (vulgo Zé do Caixão) 1969.
VERMELHO CEREJA L554
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1969 e 1971. Código L554. VW Sedan 1300 1969.
AZUL GOLFO L390
1) Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1958 a julho de 1964. Código L390. Nos EUA essa cor é chamada de “Gulf
VERDE GUARUJÁ L1218
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1972. Código L1218. VW Sedan 1500 1972.
VERDE TURQUESA L380
Cor utilizada pela VW do Brasil entre outubro de 1960 e 1963. Código L380. Na Alemanha, foi utilizada entre agosto de 1960 a julho de
VERDE FOLHA L1210
Cor utilizada pela VW entre 1969 e 1972. Código L1210. VW Sedan 1300 1969. VW 1600 (vulgo Zé do Caixão) 1969. VW Sedan 1300 1970
BRANCO POLAR L8003
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1976 e 1978. Código Lazzuril 1064. Código Universal: L8003. Código de plaqueta: 002. VW Brasília 1976.
VERDE CARIBE L1768
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1967 e 1968. Código L1768. VW Kombi Pick-Up 1968.
PRATA CONTINENTAL L4748
Cor metálica utilizada pela VW do Brasil em 1980. Código L4748. VW Sedan 1300 Série Prata 1980.
BEGE IPANEMA L7018
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1979 e 1980. Código L7018. VW Sedan 1300-L 1980.
VERMELHO MÁLAGA L5007
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1976 e 1977. Código L5007. VW Sedan 1300-L 1976. (fonte: www.clubedofuscasantacruz.com.br) Kombi Luxo 1977.
BRANCO LÓTUS L282
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1969 e 1980. No Fusca o Branco Lótus foi utilizado, no Brasil, entre 1969 e 1975; na Kombi,
BRANCO PÉROLA L87
Cor utilizada pela VW do Brasil em outubro de 1960 a 1968 (exceto entre a segunda quinzena de janeiro de 1964 e novembro de 1964).
VERMELHO GRANADA L650
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1966 e 1968. Código L650. VW Sedan 1300 1968.