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EMBLEMA 1600
Fusca 1600: 1975-1982. O emblema 1600 foi usado na tampa do motor do Fusca entre maio de 1975 a junho de 1982, para identificar

1500 SUPER
1500 Super: bomba de óleo para motor refrigerado a ar. 1500 super foi uma marca de bomba de óleo para motores refrigerados a ar fabricada

VIDROBRÁS
Anúncio da Vidrobrás de dezembro de 1968. A firma Indústrias Reunidas Vidrobrás Ltda foi fundada no Brasil em 1944 e tinha representação na Praça Dom

FUSCA ITAMAR. CARROCERIA. CARACTERÍSTICAS
O Fusca Itamar, fabricado no Brasil entre 1993 a 1996, possui algumas características de carroceria peculiares, distinguindo-o do modelo que lhe precedeu (1986) em vários

RESPIRO DO TANQUE DE COMBUSTIVEL
Respiro do tanque de combustível do Fusca. O tanque de combustível pode acumular pressão excessiva pelo acúmulo de gases em seu interior, razão pela qual

BAGAGEIRO BEKOWA
Bagageiros BeKöWa. BeKöWa é uma conhecida marca alemã de bagageiros para veículos. A palavra BeKöWa é formada pelo acrônimo da razão social do fabricante Bernhard Körner,

ALETAS DE REFRIGERAÇÃO DO VW SP2
SP2: veículos de série com as aletas de refrigeração do motor. O VW SP2 foi lançado oficialmente em 26 de junho de 1972, representando

FRISOS DA CARROCERIA
Friso vincado do capô dianteiro (1950-1952). 1950-1952: Os frisos da carroceria foram introduzidos pela Volkswagen com o lançamento do Fusca Luxo ou Exportação ocorrido em

CERTIDÃO DE NASCIMENTO: FINALMENTE DISPONÍVEL!
Certidão de nascimento: finalmente disponível. Depois de décadas aguardando, finalmente os colecionados e aficionados pela marca poderão pedir a certidão de nascimento do seu xodó!

1970: 1.000.000 DE VOLKSWAGEN
8 de julho de 1970: a VW do Brasil atingiu a produção de 1.000.000 de veículos. No dia 8 de julho de 1970, por volta

ALAVANCA DE CÂMBIO HURST
Alavanca esportiva Hurst. A empresa americana Hurst-Campbell foi fundada em 1958 por George Hurst e Bill Campbell, inicialmente como uma oficina mecânica no

PQP TRASEIRO – ACESSÓRIO DE ÉPOCA
PQP móvel. Já tratamos outrora da evolução do PQP traseiro original do Fusca (para mais informações, clique aqui). Hoje abordaremos uma alça traseira que substituiu

AFOGADOR (1950-1996)
Acionamento do afogador: apenas com o motor frio. O afogador é um mecanismo que permite enriquecer a mistura ar-combustível do carburador, facilitando a partida quando

AVALIAÇÃO DE FUSCA 1300 STANDARD 1973 BRUNELLI
Fusca 1300 1973 Standard à venda na Brunelli Veículos Antigos. Seguindo nossa serie de avaliação de veículos à venda, avaliaremos hoje o Fusca

CORDONÊ (1973-1979)
Padrão de cordonê utilizado entre 1973-1975 (exceto 1300 Std). Entre 1974 e 1979 a Volkswagen do Brasil utilizou um courvin com listras coloridas na faixa

TOCA-FITAS DE CARTUCHO MECCA
Toca-fitas Mecca em uma Variant 1972. Já abordamos o toca-fitas de cartucho em um de nossos posts (para mais informações, clique aqui). Rapidamente hoje apresentamos um

EMBLEMA 1300
Emblema 1300. O emblema 1300 foi usado na tampa do motor do Fusca entre janeiro de 1967 a novembro de 1974. O dístico começou ser

VOLANTE PETRI PEALIT
Volante Petri Pealit. Nas décadas de 1930 a 1950 era comum alguns veículos serem equipados com volante do tipo banjo, caracterizado pelas hastes que

PORCA CASTELO
Porca castelo. Os cubos das rodas traseiras são fixados nos semieixos por meio de uma porca castelo de 36 mm e part number 311.501.221. Essa porca recebe

250.000 VOLKSWAGENS EM 1951!
Grande feito alcançado pela VW. No dia 5 de outubro de 1951 saiu da linha de produção da fábrica da Volkswagen em Wolfsburg,

LANTERNA DE EMERGÊNCIA NICE
Lanterna de emergência Nice. A empresa nacional FAE Ferragens e Aparelhos Elétricos S/A, fabricou nas décadas de 1970 e 1980, sob a marca

EVOLUÇÃO DA PLAQUETA DE IDENTIFICAÇÃO – 1970-1986
Plaqueta de identificação do chassi do Fusca. Vamos dar continuidade ao terceiro post envolvendo a evolução da plaqueta de identificação do Fusca. A evolução das

AUTOHAUS BUCHWINKLER
Concessionária Autohaus Buchwinkler encrustada entre as montanhas. A concessionária Autohaus Buchwinkler, localizada na cidade de Berchtesgaden, na Alemanha, é uma concessionária autorizada VW desde 1948, sendo

FUSCA 1977
Fusca modelo 1977. O Fusca modelo 1977 foi lançado em outubro de 1976, a partir do chassi BJ 449.873 (Fusca 1300) e BS 613.682 (Fusca

CESTA DE PIC-NIC STABBURET
A empresa Stabburet foi fundada por Gunnar Nilsen (1913-1984) em 1936 na cidade de Fredrikstad, Noruega. Popularmente conhecida como Stabbur-Nilsen, era fabricante de alimentos prontos

BIZORRÃO, VARIANT, TL, ZÉ DO CAIXÃO, SP2. RESERVATÓRIO DE ÁGUA DO PARA-BRISA. FUNÇÃO DA CAPA.
Reservatório de água instalado em um Bizorrão 1974. O reservatório de água do tipo bujãozinho foi utilizado no Zé do Caixão, Variant, TL, SP1/SP2

POLAINA
Polaina de proteção do para-lama. Um dos acessórios mais populares do Fusca foram as polainas instaladas nas extremidades do para-lamas, que tinham a função de

2º ENCONTRO BRASILEIRO DE VW CLÁSSICOS 2023
EBVW Clássicos 2023. Nos dias 1º, 2 e 3 de setembro de 2023 ocorreu o 2º Encontro Brasileiro de VW Clássicos, na cidade de

FUSCA 1975: 1300 x 1300-L
Fusca 1300 Standard 1975. Em novembro de 1974 a Volkswagen do Brasil lançou os modelos 1975 do Fusca. As versões disponíveis nessa ocasião eram o

1953. O PRIMEIRO OVAL
Fusca oval: lançado em março de 1953. No dia 10 de março de 1953 o primeiro Fusca oval saiu da linha de produção da fábrica

A DEMONIZAÇÃO DO ZÉ FRISINHO
Zé Frisinho: amor incondicional pelo Fusca! Faz tempo que estou querendo escrever sobre esse assunto. É comum se perceber no nosso meio uma série de

RELÓGIO NO CINZEIRO KIENZLE
Relógio de horas no cinzeiro. Os Fuscas Zwitter e ovais fabricados entre outubro de 1952 e agosto de 1957 vinham equipados de fábrica com

EVOLUÇÃO DO CINZEIRO TRASEIRO
Cinzeiro traseiro do Fusca. JUNHO DE 1949 A SETEMBRO DE 1952: Com o lançamento da versão Export/Deluxe em junho de 1949 (chassi 1-0106.639), foi introduzido

ATOGAS
Veneno alemão de época: Atogas. Dentre as diversas tentativas de melhorar a performance do Fusca na década de 1950, a empresa alemã Galmar

FUSCA 1955
Fusca 1955. O Fusca 1955 iniciou sua produção em janeiro de 1955. Naquela época a Volkswagen ainda não antecipava o lançamento do modelo seguinte

NÃO ACREDITE EM TUDO QUE VOCÊ LÊ NOS ANÚNCIOS DE CARROS ANTIGOS!
Fusca 1300-L 1975. Isso mesmo. Não acredito em tudo o que você lê em anúncios de carros antigos. Não importa quem seja o vendedor.
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EVOLUÇÃO DO CINZEIRO DO PAINEL
Os Fuscas modelo exportação (Luxo) e cabriolet fabricados a partir de 1950 saíam de fábrica com um cinzeiro no painel. O cinzeiro possuía um formato
LUZ DE NEBLINA
O tráfego rodoviário impõe uma série de inconvenientes aos motoristas, dentre os quais a neblina, em especial na região Sul e Sudeste do Brasil, principalmente
CALHA DE CHUVA
A calha de chuva é um acessório simples, barato e de fácil instalação, sendo uma boa solução para manter os vidros desembaçados em dias de
GARAGEM RETRÁTIL
Coisa de alemão. A empresa METALLBAU KARL LENDERS fabricou nos anos 50 uma garagem portátil que podia ser usada para guardar o Fusca. Era
REFORÇO DO BERÇO DO ESTEPE
É relativamente comum perceber em alguns Fuscas alemães dos anos 50 uma chapa adicional no berço do estepe. Há algumas divergências quanto à sua finalidade:
CELERON
Bucha de celeron do Fusca. Celeron é um laminado industrial, duro e denso, fabricado através de aplicação de calor e pressão em camadas de tecido
METALÚRGICA MICRO LTDA
Bocal de abastecimento do óleo do Fusca feito pela MICRO. A METALÚRGICA MICRO LTDA, sediada em São Paulo (SP), foi fabricante de peças para a
IRMÃOS LANTIERI LTDA
A empresa IRMÃOS LANTIERI LTDA foi uma das grande fabricantes de matéria-prima para a confecção de bancos para automóveis no Brasil. A empresa foi fundada
FORIN
A empresa FORIN S/A Indústria e Comércio foi fabricante de fechaduras, batentes de porta, trinco do capô e bocal de abastecimento do óleo do Fusca.
FORNECEDORES DE TAPETES
Tapetes da marca Fisco. Fisco. Não! Não se trata da Receita Federal, Estadual ou Municipal. Fisco é marca da empresa alemã Schoeps, fabricante de tapetes
BORCOL
Anúncio de dezembro de 1972. A BORCOL INDÚSTRIA DE BORRACHA LTDA., de São Paulo (SP), fundada em 1959, é a maior fabricante da América do
DIANA
Borracha do assoalho do Fusca feito pela DIANA. A empresa DIANA PRODUTOS TÉCNICOS DE BORRACHA S.A., de São Bernardo do Campo (SP), foi fornecedora oficial
ELASTIC
ELASTIC S/A Indústria de Artefatos de Borracha, de Diadema (SP), empresa fabricante de borrachas, fornecedora da VW do Brasil. Borracha da tampa do cabeçote do
NARIZ DE PLACA
A lanterna da placa de licença, como o próprio nome sugere, possui como função iluminar a placa visando uma melhor identificação do veículo à noite
PERUCA DE FUSCA
A extinta empresa carioca MENSANA PLÁSTICOS IND. COM. E REPRESENTAÇÕES LTDA., então localizada na Av. Paranapuan, 23-26, Loja G, Rio de Janeiro, então estado da
TRILHO-GUIA DOS BANCOS DIANTEIROS
Os bancos dianteiros dos Fuscas fabricados até 1955 não possuíam a travessa de reforço unindo os trilhos. A travessa entre os trilhos começou a ser utilizada somente
BEGE JANGADA L7012
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1978. Código L7012. Código de plaqueta: 004. VW Sedan 1300-L 1978.
AZUL BÁLTICO L3019
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1977 e 1979. No Fusca, foi utilizada entre 1978 e 1979. Em 1977 apenas Brasília, Variant e Passat.
AZUL COLONIAL L3022
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1978 e 1979. Código L3022. Código de plaqueta: 008. VW Sedan 1300-L 1978.
AMARELO JAVA L6012
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1977 e 1978. Código L6012. Código de plaqueta: 003. VW Sedan 1300-L 1977.
AZUL CAIÇARA L3000
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1974 e 1975. Código L3000. VW Sedan 1300 1974. Kombi Standard 1975. SP2 azul caiçara. Brasília 1974.
BEGE GOBI L80BR
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1969 apenas no Zé do Caixão. Código L80BR. VW 1600 (vulgo Zé do Caixão) 1969.
VERMELHO CEREJA L554
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1969 e 1971. Código L554. VW Sedan 1300 1969.
AZUL GOLFO L390
1) Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1958 a julho de 1964. Código L390. Nos EUA essa cor é chamada de “Gulf
VERDE GUARUJÁ L1218
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1972. Código L1218. VW Sedan 1500 1972.
VERDE TURQUESA L380
Cor utilizada pela VW do Brasil entre outubro de 1960 e 1963. Código L380. Na Alemanha, foi utilizada entre agosto de 1960 a julho de
VERDE FOLHA L1210
Cor utilizada pela VW entre 1969 e 1972. Código L1210. VW Sedan 1300 1969. VW 1600 (vulgo Zé do Caixão) 1969. VW Sedan 1300 1970
BRANCO POLAR L8003
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1976 e 1978. Código Lazzuril 1064. Código Universal: L8003. Código de plaqueta: 002. VW Brasília 1976.
VERDE CARIBE L1768
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1967 e 1968. Código L1768. VW Kombi Pick-Up 1968.
PRATA CONTINENTAL L4748
Cor metálica utilizada pela VW do Brasil em 1980. Código L4748. VW Sedan 1300 Série Prata 1980.
BEGE IPANEMA L7018
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1979 e 1980. Código L7018. VW Sedan 1300-L 1980.
VERMELHO MÁLAGA L5007
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1976 e 1977. Código L5007. VW Sedan 1300-L 1976. (fonte: www.clubedofuscasantacruz.com.br) Kombi Luxo 1977.
BRANCO LÓTUS L282
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1969 e 1980. No Fusca o Branco Lótus foi utilizado, no Brasil, entre 1969 e 1975; na Kombi,
BRANCO PÉROLA L87
Cor utilizada pela VW do Brasil em outubro de 1960 a 1968 (exceto entre a segunda quinzena de janeiro de 1964 e novembro de 1964).
VERMELHO GRANADA L650
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1966 e 1968. Código L650. VW Sedan 1300 1968.