Garanta sua assinatura agora

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

FUSCA 1972

FUSCA 1300 1972

Em 1972 o Fusca 1300 dividia a linha de montagem com o Fusca 1500, conhecido por Fuscão. Em razão desse apelido, o 1300 passou a

Leia mais »
PLANSCH-STOP

PLANSCH-STOP

Plansch-Stop: acessório alemão.   O Plansch-Stop é um acessório alemão fabricado na década de 1950 que consiste em uma junta de vedação instalada sob a

Leia mais »
FUSCA 1966

FUSCA 1966

Linha de produção do Fusca em 1966. Na década de 1960, ano após ano, a Volkswagen do Brasil batia recordes de produção. Não podia ser

Leia mais »
KOMBI 1980

KOMBI 1980

Kombi 1980. O modelo 1980 da Kombi, lançado em outubro de 1979, trouxe poucas inovações em relação ao modelo anterior.  Uma das novidades foi a

Leia mais »
BRASÍLIA 1973

BRASÍLIA 1973

Brasília 1973. O Brasília, carro de design 100% nacional, projetado por José Vicente Martins e Márcio Piancastelli, teve seu lançamento oficial ocorrido no dia 08

Leia mais »
DEBRUM DO PARA-LAMA

DEBRUM DO PARA-LAMA

Debrum do para-lama. O debrum do para-lama (em inglês: fender beading), também conhecido por vivo ou galão, é o material utilizado entre os para-lamas e

Leia mais »
ANTENA DE MEIO-FIO

SENSOR DE MEIO-FIO

O sensor de meio-fio auxiliava o ato de estacionar. O sensor ou antena de meio fio é um acessório de época que tem por objetivo

Leia mais »
FUSCA 1962

FUSCA 1962

Fusca 1962. O Fusca modelo 1962 foi lançado em 22 de janeiro de 1962 pela Volkswagen do Brasil, chassi nº B 056.577. A partir dessa

Leia mais »
ADORNO PLASTICO DE CALOTA

ADORNO PLÁSTICO DE CALOTA

  Adorno de calotas.   O adorno ou disco plástico, inserido entre a calota e a roda, é um acessório alemão bastante simples para embelezar

Leia mais »
FUSCA 1960

FUSCA 1960

Fusca 1960 na cor verde mango. O Fusca modelo 1960 foi lançado no Brasil no dia 28 de setembro de 1959, depois que a Volkswagen

Leia mais »
FUSCA 1959

AZUL GELEIRA L334

Azul geleira.    Cor utilizada pela VW do Brasil entre setembro de 1959 e outubro de 1960. Código L334.

Leia mais »
1600

FUSCA 1600 (1975-1982)

Fusca 1600. O Fusca 1600 foi uma versão do besouro fabricada entre maio de 1975 a junho de 1982, sucedendo o Fusca 1600-S, conhecido por

Leia mais »
BIG-M

RADIO MOTOROLA

Rádio Motorola para Fusca em anúncio de julho de 1963. A empresa Motorola foi fundada em 1928 na cidade de Chicago, Illinois, por Paul V.

Leia mais »
DIFERENCIAL TRAVANTE DA KOMBI

DIFERENCIAL TRAVANTE DA KOMBI

Lama: elemento natural da Kombi equipada com diferencial travante. O diferencial travante da Kombi era um opcional disponível para a velha senhora introduzido pela Volkswagen

Leia mais »
DOURADO

METALÚRGICA DOURADO

Estojo de ferramentas fabricado pela Metalúrgica Dourado. A empresa nacional Metalúrgica Dourado foi um conhecido fabricante de macacos e estojos de ferramentas para Fusca, Kombi,

Leia mais »
KOMBI 1964

KOMBI 1964

  Kombi 1964. A Kombi 1964 foi numerada a partir do chassi de nº B4 070.309 (janeiro) até o chassi de nº B4 082.742 (dezembro).

Leia mais »
KOMBI 1965

KOMBI 1965

Kombi 1965. A Kombi 1965 era disponível para o grande público nas versões Luxo (tipo 204), Standard (tipo 231), Furgão (tipo 211), 6 Portas (tipo

Leia mais »
BRUCE MEYERS

BUGGY MEYERS MANX

Buggy Meyers Manx: a origem de um estilo. Bruce Franklin Meyers (1926-2021) é considerado o inventor do buggy, veículo com carroceria em fibra de vidro

Leia mais »
FUSCA 1967

FUSCA 1967

Fusca 1967 Luxo. O Fusca modelo 1967 foi lançado no dia 16 de janeiro de 1967, começando pelo chassi nº B7 336.101 e terminando o

Leia mais »
FORRAÇÃO DE TETO

FORRAÇÃO DE TETO 1960-1973

  Padrão da forração de teto de 1965 a 1973. A forração de teto do tipo pintadinho/furadinho foi introduzida pela Volkswagen do Brasil em 1960.

Leia mais »
CAPO DO PORTA-MALAS

DOBRADIÇA DO CAPÔ DIANTEIRO

Dobradiça do capô dianteiro. A dobradiça, braço ou suporte do capô dianteiro é um conjunto de duas peças metálicas que sustentam o a tampa do

Leia mais »

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

AZUL DIAMANTE L50BR

Cor utilizada pela VW do Brasil no período de 1970 a 1972. Código L50BR. Na Alemanha foi utilizada entre agosto de 1968 a julho de

Leia mais »

FAMA

FAMA. Empresa fabricante de maçanetas, fechaduras, batentes e outros produtos automotivos. Foi fornecedora oficial de peças à VW do Brasil. Acima, fecho do capô da

Leia mais »

APPIA

Batente de proteção de pára-choque feito pela APPIA. A Metalúrgica APPIA Ltda., localizada na Avenida Brás de Pina, 749, Penha Circular, então estado da Guanabara

Leia mais »

MARROM SAVANA L7005

Cor utilizada pela VW Brasil entre 1976 e 1977. No Fusca, a cor Marron Savana saiu apenas na linha 1976. Código L7005. VW Sedan 1300-L 1976.

Leia mais »

VERDE MÍSTICO L1312

Verde Místico, código L1312, cor utilizada pela VW Brasil entre 1973 e 1975.  VW SP2.  VW Brasília.  VW Sedan. VW Variant (foto do site www.fuscaclubearea.blogspot.com).

Leia mais »

AVON

A AVON foi durante muitos anos a maior empresa em vendas diretas do mundo. Fundada nos EUA, está há mais de 125 anos no mercado, produz

Leia mais »

EXTINTOR DE INCÊNDIO

Até o ano de 1969, o Fusca não vinha equipado de fábrica com extintor de incêndio. A obrigatoriedade do uso de extintor de incêndio em veículos

Leia mais »

SUSPENSÃO DIANTEIRA

Até 1956 o Fusca era equipado de fábrica com uma trava nos parafusos dos amortecedores dianteiros. Veja acima a vista explodida da suspensão, peça nº

Leia mais »

O PAPO É SEGURANÇA!

O cinto de segurança é um dispositivo – como o próprio nome sugere – de segurança dos ocupantes do automóvel, impedindo, no caso de alguma

Leia mais »

GRAVADOR PARA FUSCA

  Já tínhamos abordado, em tópico passado, acerca do uso de vitrola no Fusca (veja aqui). Agora, é a vez do gravador para Fusca, desenvolvido

Leia mais »

RABO DE PEIXE

De antemão, peço escusas, caro leitor, por começar este tópico com a foto de um Cadillac. Nada contra os admiradores da marca. Ocorre, que considero o

Leia mais »

SABONETEIRA

Dá-se o nome de saboneteira ao protetor localizado na parte posterior da maçaneta externa do Fusca. O apelido surgiu pela semelhança com o formato do

Leia mais »

ZAMAC

Zamac é o nome de uma liga metálica empregada no fabrico de numerosos produtos na indústria automobilística, ferragista, moveleira, eletro-eletrônica, calçadista, naval, dentre outros. Dentre

Leia mais »

O PATINHO QUE VIROU CISNE!

 Causou certo espanto quando aquele carrinho surgiu para o mundo no início dos anos 50. Recusado pelos ingleses ao final da segunda guerra, que não viram

Leia mais »

METALÚRGICA CARTO

A METALÚRGICA CARTO LTDA., então localizada na Av. Interlagos, 1.740, Bairro Campo Grande, São Paulo (SP), foi fabricante de peças e acessórios para veículos, tais

Leia mais »

CARA DE GATO

O Fusca possuía um emblema VW que era localizado na parte superior do capô do porta-malas, bem ao centro, próximo do pára-brisas. Tinha formato circular com

Leia mais »

PUMAKIT

Veneno para o besouro! A PUMA VEÍCULOS E MOTORES LTDA, então localizada na Av. Presidente Wilson, 4413, São Paulo (SP), fabricante dos veículos da marca

Leia mais »

EXTENSOR DA TORNEIRINHA

Até o início de 1961 o Fusca não possuía marcador de combustível. O medidor de combustível só foi introduzido em abril de 1961, a partir

Leia mais »

SÃO CRISTÓVÃO

Para os católicos, São Cristóvão é o santo protetor dos viajantes e motoristas e padroeiro dos taxistas. Seu dia é comemorado todo dia 25 de

Leia mais »

CORRENTES DE PNEU

Em dias de muita neve ou lama, andar de Fusca exige um acessório importante: as correntes de pneu.    O objetivo principal das correntes é evitar

Leia mais »

O FRIO CHEGOU!

O frio chegou pra valer!  Em Curitiba, depois de 38 anos, voltou a nevar.  Mesmo nesses dias de inverno, tire seu Fusca da garagem, dê uma

Leia mais »

RELÓGIO PARA KOMBI

Apesar de a Kombi ser um ótimo carro para passeios em família, a maioria delas foi – e ainda é – destinada ao trabalho.  Exceto pela

Leia mais »

MALAS DE VIAGEM IKA

Viajar com o Fusca, em família numerosa, sempre representou um desafio, uma vez que o besouro não é dotado de um porta-malas generoso. De qualquer

Leia mais »

HINO DO CAROCHA

Hino em homenagem ao Fusca, composto em Paços de Brandão, Portugal, por uma Associação de amigos do Fusca. Foi cantado pela primeira vez no II

Leia mais »

DATA

Diversas partes, peças e acessórios do Fusca possuem o ano de fabricação. Importante ficar atento a esse detalhe, tanto para identificar aspectos de originalidade do

Leia mais »

ENCOSTO PALHINHA

Nos anos 50 e 60 os bancos do Fusca tinham uma função básica: acomodar o motorista e passageiros. E só! Naquele tempo, não havia uma

Leia mais »

ALLMETAL

Anúncio de maio de 1962. Os batentes de proteção dos para-choques do Fusca foram acessórios quase que obrigatórios nos anos 60. Várias modelos estavam disponíveis

Leia mais »

ESPELHO RETROVISOR INTERNO SWF

A firma alemã SWF (Special Werkzeugfabrik Feuerbach), fabricante de diversos componentes elétricos para o Fusca (bananinhas, relês, luz de ré, chaves de seta, limpadores de pára-brisas,

Leia mais »

PORTA-TRECO PARA KOMBI

Anúncio de Setembro de 1963. A INDÚSTRIA DUEFF, da cidade de São Paulo, fabricou nos anos 60 porta-trecos exclusivos para a Kombi (também chamado de

Leia mais »

PETRACCO-NICOLI

  A INDÚSTRIA PETRACCO-NICOLI S.A., localizada na Rua Florêncio de Abreu, 180, São Paulo (SP) e com fábrica na Rua dos Alpes, 124, Bairro Cambuci,

Leia mais »

FILTRO DE GASOLINA

Anúncio de dezembro de 1960. A empresa INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PEÇAS PARA AUTOMÓVEIS BROSOL LTDA., localizada na Rua Dutra Rodrigues, 131, foi fundada no

Leia mais »

SAIA H

  Painel traseiro no padrão H. Dá-se o nome de Saia H ao painel traseiro utilizado nos Fuscas fabricados até o modelo 1966 (todos os Fuscas

Leia mais »

CHAVE DE SETA 4 X 1

Acessório alemão dos anos 50. Trata-se de um conjunto com 3 (três) chaves: duas laterais (uma em cada lado) e uma chave menor na parte superior. Pura

Leia mais »