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FUSCA 1970 1300 SEGUNDA SÉRIE

FUSCA 1300 1971

Fusca 1300 modelo 1971. No dia 3 de agosto de 1970 foi lançado o Fusca modelo 1971, com profundas alterações de carroceria em relação ao

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ALTO-FALANTE

ALTO-FALANTE PARA FUSCA

Fusca split equipado com rádio e alto-falante. Durante décadas, o Fusca saia de fábrica sem rádio, equipamento que era considerado acessório, instalado posteriormente pelo proprietário

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NORDLAND

VISORES DE SOL PARA FUSCA

  Fusca da década de 1950 equipado com sunvisor. O Fusca sempre foi equipado com quebra-sol, equipamento destinado a minimizar o ofuscamento dos olhos provocado

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FUSCA 1970

FUSCA 1970

Fusca 1970. O Fusca modelo 1970 foi lançado em novembro de 1969, com poucas alterações em relação ao modelo anterior. É comum distinguir o Fusca

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FUSCA 1968

FUSCA 1968

Fusca 1968. O Fusca modelo 1968 foi lançado em janeiro daquele ano. A grande mudança ocorrida foi a implantação do sistema elétrico 12 (doze) volts

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EVOLUÇÃO DO VOLANTE (1950-1959)

VOLANTE DE DIREÇÃO (1950-1959)

Volante corcunda do Fusca. 1950-1952: Nesse período o Fusca Luxo utilizou o volante conhecido popularmente como asa de morcego, dado o formato semelhante à asa

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BLUE DOT

BLUE DOT

Blue dot na lanterna de um Fusca. O uso de lanternas com ponto azul nos automóveis remonta à década de 1930 nos Estados Unidos e

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COLETOR DE ADMISSÃO

COLETOR DE ADMISSÃO (1948-1966)

Coletor de admissão do Fusca. O coletor ou tubo de admissão (em inglês: intake manifold, em alemão: Ansaugkrümmer) é a peça responsável por levar o

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FUSCA 1945

FUSCA 1945/6

Fusca 1946. Em 1945, com o fim de Segunda Guerra Mundial, coube ao exército britânico, sob a batuta do major inglês Ivan Hirst (1916-2000), do Corpo

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FUSCA 1972

FUSCA 1300 1972

Em 1972 o Fusca 1300 dividia a linha de montagem com o Fusca 1500, conhecido por Fuscão. Em razão desse apelido, o 1300 passou a

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PLANSCH-STOP

PLANSCH-STOP

Plansch-Stop: acessório alemão.   O Plansch-Stop é um acessório alemão fabricado na década de 1950 que consiste em uma junta de vedação instalada sob a

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FUSCA 1966

FUSCA 1966

Linha de produção do Fusca em 1966. Na década de 1960, ano após ano, a Volkswagen do Brasil batia recordes de produção. Não podia ser

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KOMBI 1980

KOMBI 1980

Kombi 1980. O modelo 1980 da Kombi, lançado em outubro de 1979, trouxe poucas inovações em relação ao modelo anterior.  Uma das novidades foi a

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BRASÍLIA 1973

BRASÍLIA 1973

Brasília 1973. O Brasília, carro de design 100% nacional, projetado por José Vicente Martins e Márcio Piancastelli, teve seu lançamento oficial ocorrido no dia 08

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DEBRUM DO PARA-LAMA

DEBRUM DO PARA-LAMA

Debrum do para-lama. O debrum do para-lama (em inglês: fender beading), também conhecido por vivo ou galão, é o material utilizado entre os para-lamas e

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ANTENA DE MEIO-FIO

SENSOR DE MEIO-FIO

O sensor de meio-fio auxiliava o ato de estacionar. O sensor ou antena de meio fio é um acessório de época que tem por objetivo

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FUSCA 1962

FUSCA 1962

Fusca 1962. O Fusca modelo 1962 foi lançado em 22 de janeiro de 1962 pela Volkswagen do Brasil, chassi nº B 056.577. A partir dessa

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ADORNO PLASTICO DE CALOTA

ADORNO PLÁSTICO DE CALOTA

  Adorno de calotas.   O adorno ou disco plástico, inserido entre a calota e a roda, é um acessório alemão bastante simples para embelezar

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FUSCA 1960

FUSCA 1960

Fusca 1960 na cor verde mango. O Fusca modelo 1960 foi lançado no Brasil no dia 28 de setembro de 1959, depois que a Volkswagen

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FUSCA 1959

AZUL GELEIRA L334

Azul geleira.    Cor utilizada pela VW do Brasil entre setembro de 1959 e outubro de 1960. Código L334.

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1600

FUSCA 1600 (1975-1982)

Fusca 1600. O Fusca 1600 foi uma versão do besouro fabricada entre maio de 1975 a junho de 1982, sucedendo o Fusca 1600-S, conhecido por

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BIG-M

RADIO MOTOROLA

Rádio Motorola para Fusca em anúncio de julho de 1963. A empresa Motorola foi fundada em 1928 na cidade de Chicago, Illinois, por Paul V.

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DIFERENCIAL TRAVANTE DA KOMBI

DIFERENCIAL TRAVANTE DA KOMBI

Lama: elemento natural da Kombi equipada com diferencial travante. O diferencial travante da Kombi era um opcional disponível para a velha senhora introduzido pela Volkswagen

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DOURADO

METALÚRGICA DOURADO

Estojo de ferramentas fabricado pela Metalúrgica Dourado. A empresa nacional Metalúrgica Dourado foi um conhecido fabricante de macacos e estojos de ferramentas para Fusca, Kombi,

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AZUL PASTEL L391

Cor de código L391 utilizada pela VW do Brasil entre 1961 a 1968, assim distribuída: ANO VEÍCULO 1961 Fusca 1962 Fusca 1963 Fusca e Kombi

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VERDE BERILO L478

Cor utilizada pela VW do Brasil entre outubro de 1960 e 1962. Código L478. Na Alemanha, a mesma cor foi utilizada entre agosto de 1960 a

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BRANCO PAINA L9925

Cor utilizada pela VW do Brasil a partir do modelo 1981 até 1986. Código Universal: L9925. Código de Plaqueta: 021. VW Fusca 1983.

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BEGE NILO L370

1) Cor utilizada pela VW da Alemanha entre março de 1955 a março de 1956. Código L370. Fusca 1956 na cor Nile Beige (Bege Nilo).

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ÓCULOS ANTIOFUSCANTE

Andar em pleno dia ensolarado pelas estradas e rodovias deste Brasil faz com que o motorista  precise ter em mãos, ou melhor, no rosto, um

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CANGALHA

Cangalha do Fusca. Nome popular dado ao painel dianteiro inferior do Fusca, por lembrar o artefato feito em madeira ou ferro, que se coloca no

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VERDE MARÍTIMO L1402

Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1973 e 1974. Também conhecido como Verde Prússia. Código Universal: L1402. Código de plaqueta: 025. VW Sedan 1300

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THUNDER

Anúncio de dezembro de 1961.  THUNDER Indústria e Comércio de Acessórios para Automóveis Ltda, então situada na Rua Santa Justina, 347, em São Paulo (SP),

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GORDON

 GORDON, empresa fabricante de acessórios para automóveis nos anos 60. Para o Fusca fabricou o espelho retrovisor interno com regulagem, do tipo dia/noite, que minimizava

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AZUL DIAMANTE L50BR

Cor utilizada pela VW do Brasil no período de 1970 a 1972. Código L50BR. Na Alemanha foi utilizada entre agosto de 1968 a julho de

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FAMA

FAMA. Empresa fabricante de maçanetas, fechaduras, batentes e outros produtos automotivos. Foi fornecedora oficial de peças à VW do Brasil. Acima, fecho do capô da

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APPIA

Batente de proteção de pára-choque feito pela APPIA. A Metalúrgica APPIA Ltda., localizada na Avenida Brás de Pina, 749, Penha Circular, então estado da Guanabara

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MARROM SAVANA L7005

Cor utilizada pela VW Brasil entre 1976 e 1977. No Fusca, a cor Marron Savana saiu apenas na linha 1976. Código L7005. VW Sedan 1300-L 1976.

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VERDE MÍSTICO L1312

Verde Místico, código L1312, cor utilizada pela VW Brasil entre 1973 e 1975.  VW SP2.  VW Brasília.  VW Sedan. VW Variant (foto do site www.fuscaclubearea.blogspot.com).

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AVON

A AVON foi durante muitos anos a maior empresa em vendas diretas do mundo. Fundada nos EUA, está há mais de 125 anos no mercado, produz

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EXTINTOR DE INCÊNDIO

Até o ano de 1969, o Fusca não vinha equipado de fábrica com extintor de incêndio. A obrigatoriedade do uso de extintor de incêndio em veículos

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SUSPENSÃO DIANTEIRA

Até 1956 o Fusca era equipado de fábrica com uma trava nos parafusos dos amortecedores dianteiros. Veja acima a vista explodida da suspensão, peça nº

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O PAPO É SEGURANÇA!

O cinto de segurança é um dispositivo – como o próprio nome sugere – de segurança dos ocupantes do automóvel, impedindo, no caso de alguma

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GRAVADOR PARA FUSCA

  Já tínhamos abordado, em tópico passado, acerca do uso de vitrola no Fusca (veja aqui). Agora, é a vez do gravador para Fusca, desenvolvido

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RABO DE PEIXE

De antemão, peço escusas, caro leitor, por começar este tópico com a foto de um Cadillac. Nada contra os admiradores da marca. Ocorre, que considero o

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SABONETEIRA

Dá-se o nome de saboneteira ao protetor localizado na parte posterior da maçaneta externa do Fusca. O apelido surgiu pela semelhança com o formato do

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ZAMAC

Zamac é o nome de uma liga metálica empregada no fabrico de numerosos produtos na indústria automobilística, ferragista, moveleira, eletro-eletrônica, calçadista, naval, dentre outros. Dentre

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O PATINHO QUE VIROU CISNE!

 Causou certo espanto quando aquele carrinho surgiu para o mundo no início dos anos 50. Recusado pelos ingleses ao final da segunda guerra, que não viram

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METALÚRGICA CARTO

A METALÚRGICA CARTO LTDA., então localizada na Av. Interlagos, 1.740, Bairro Campo Grande, São Paulo (SP), foi fabricante de peças e acessórios para veículos, tais

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CARA DE GATO

O Fusca possuía um emblema VW que era localizado na parte superior do capô do porta-malas, bem ao centro, próximo do pára-brisas. Tinha formato circular com

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PUMAKIT

Veneno para o besouro! A PUMA VEÍCULOS E MOTORES LTDA, então localizada na Av. Presidente Wilson, 4413, São Paulo (SP), fabricante dos veículos da marca

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EXTENSOR DA TORNEIRINHA

Até o início de 1961 o Fusca não possuía marcador de combustível. O medidor de combustível só foi introduzido em abril de 1961, a partir

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SÃO CRISTÓVÃO

Para os católicos, São Cristóvão é o santo protetor dos viajantes e motoristas e padroeiro dos taxistas. Seu dia é comemorado todo dia 25 de

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CORRENTES DE PNEU

Em dias de muita neve ou lama, andar de Fusca exige um acessório importante: as correntes de pneu.    O objetivo principal das correntes é evitar

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O FRIO CHEGOU!

O frio chegou pra valer!  Em Curitiba, depois de 38 anos, voltou a nevar.  Mesmo nesses dias de inverno, tire seu Fusca da garagem, dê uma

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RELÓGIO PARA KOMBI

Apesar de a Kombi ser um ótimo carro para passeios em família, a maioria delas foi – e ainda é – destinada ao trabalho.  Exceto pela

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