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Postagens exclusivas Opasgarage:

KOMBI TETO ALTO
O teto alto para a Kombi foi um equipamento fabricado pela Karmann-Ghia do Brasil na década de 1980, visando aumentar sua área útil em aproximadamente

EVOLUÇÃO DA BOMBA DE GASOLINA
Bomba de gasolina do Fusca. A bomba de gasolina é um componente de acionamento mecânico utilizado nos motores refrigerados a ar para bombear o combustível

LORENZ
Rádio Lorenz. Lorenz é uma marca alemã de rádios automotivos que equiparam os Fuscas Split e Porsche no início da década de 1950 e 1960

DEFLETOR DE CHUVA
Defletor de chuva no quebra-vento. Nos idos da década de 1950 e 1960, foi desenvolvido na Alemanha um acessório bastante útil em dias de

BOTÃO DE IGNIÇÃO (1950-1953)
Fusca 1950: ignição acionada por um botão no painel. Para quem não sabe, a ignição do motor do Fusca, nos seus primeiros anos de

CHAPA DE REFORÇO DO CAPÔ DIANTEIRO
Capô dianteiro do Fusca. O capô dianteiro passou para uma série de modificações ao longo da trajetória do Fusca, muitas das quais já foram abordadas

KITÃO VICSA. A SALVAÇÃO DOS FRACOS E OPRIMIDOS
Vicsa equipando e patrocinando os Fuscas da Divisão 3 em foto de 1973. A Ferropeças Villares S/A, com sede em São Bernardo do Campo (SP),

RELÓGIO DE HORAS NA HASTE DO ESPELHO RETROVISOR INTERNO
Relógio de horas VDO. Na década de 1950 a empresa alemã VDO desenvolveu um relógio de horas para ser usado no Fusca, instalado

EVOLUÇÃO DOS CILINDROS DE FREIOS (1950-1966)
Montando o prato de freio do Fusca na fábrica da VW na Alemanha. O sistema de freio tem a função de desacelerar e parar completamente

O ÚLTIMO DA ESPÉCIE
Fusca Standard. A “lanterninha” é a mais longeva das lanternas traseiras que equiparam o Fusca. Foi utilizada por mais de 20 (vinte) anos, entre

BEGE PALHA – L7026
Fusca 1982 Standard na cor bege palha. A cor bege palha foi utilizada pela Volkswagen do Brasil entre 1981 e 1984, código L7026. Código

OURO METÁLICO – LK1263
VW TL 1970. A cor ouro metálico foi introduzida pela Volkswagen do Brasil em agosto de 1970, juntamente com o lançamento de seu

BEGE TRIGO – L7025
Fusca 1982 1300-L na cor bege trigo. A cor bege trigo foi utilizada pela Volkswagen do Brasil entre 1981 a 1983. Código L7025, código

AZUL LAGUNA – L3040
Fusca 1982 na cor azul Laguna. A cor azul Laguna foi utilizada pela Volkswagen do Brasil entre 1982 e 1983, código L3040. Código de plaqueta:

SNOW TRACK
Snow Track: equipado como motor refrigerado a ar da VW. O veículo Snow Track foi desenvolvido em 1954 pela empresa sueca de equipamentos agrícolas denominada AB

ADAC
ADAC: maior clube de automóveis da Europa. ADAC é o maior clube de automobilismo da Alemanha, com atuação em toda a Europa e cerca de

PAINEL COCKPIT VDO
Painel Cockpit da VDO. Em 1982 o Fusca passou a ser equipado de fábrica com o “painel quadrado”, ou seja, os instrumentos de

EM TEMPOS DE GUERRA, UM VEÍCULO DISFARÇADO DE TANQUE: KÜBELWAGEN TIPO 823
Kübelwagen tipo 823: um tanque disfarçado. Todos sabem que Ferdinand Porsche, a pedido de Adolf Hitler, foi o responsável pela criação do KDF-Wagen, que viria

VERDE MÁRMORE METÁLICO – LK7024
Brasília modelo 1982 do acervo da VW do Brasil. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil nos modelos 1982 e 1983. Foi utilizada na Brasília em

SUPORTE RÁDIO/ALTO FALANTE PARA FUSCA 1500
Suporte para rádio e alto-falante: instalado embaixo do painel. Na década de 1970 surgiu um suporte para instalação de rádio e alto-falante feito especialmente

RODAS FUCHS
Rodas Fuchs no modelo 911S. As rodas Fuchs notabilizaram-se em todo o mundo pelo fato de terem sido utilizadas no modelo utilizado pelo Porsche 911

AVALIAÇÃO FUSCA 1959 – BRUNELLI VEÍCULOS
Fusca 1959. Continuando a série sobre avaliação de veículos à venda, hoje é a vez do Fusca 1959, disponível na Brunelli Veículos Antigos, conhecido vendedor

EVOLUÇÃO DA MAÇANETA DO CAPÔ DIANTEIRO
Maçaneta ou alça do capô dianteiro. A alça ou maçaneta do capô dianteiro do Fusca é uma peça fixada em sua parte externa, em formato

AVALIAÇÃO DE FUSCA 1300-L 1976 – L’ ART AUTOMOBILE
Inauguramos, com este post, uma rápida avaliação de aspectos de originalidade de veículos à venda no mercado, dado o elevado investimento para sua aquisição, principalmente

AZUL REAL, DOVE BLUE, TAUBENBLAU – L31
Fusca 1967 na cor azul Real. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil entre 1967 e 1968 nos Fuscas e Kombi Luxo (com teto L87 branco

FUSCA 1980
Fusca 1980. O Fusca modelo 1980 foi lançado em outubro de 1979, a partir do chassi nº BJ 998.010 (Fusca 1300 e 1300-L). Naquele

VERMELHO DEL REY – L5017
Fusca 1980 1300 Std na cor vermelho Del Rey. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil em 1979 para a Brasília, Passat e Variant II e,

BRANCO ALASCA – L8010
Fusca branco Alasca 1979. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil para os modelos 1979 e 1980 para Fusca, Brasília, Passat e Variant II. Código L8010.

ACESSORIO OFICIAL VW: IGNIÇÃO ELETRÔNICA PARA DISTRIBUIDOR COM PLATINADO
Catálogo de acessórios da Volkswagen do Brasil do ano de 1979. Repare na ignição eletrônica em cima do rádio. Na segunda metade da década

FUMAGALLI. O IMPÉRIO DAS RODAS DE AÇO!
Fusca 1969 equipado com rodas esportivas Fumagalli. A empresa Fumagalli S/A Indústria e Comércio, fabricante nacional de rodas para a indústria automobilística, foi fundada no

RÁDIO BLAUPUNKT: WOLFSBURG E EMDEN
Radio Blaupunkt Emden instalado em um Fusca alemão 1500 cabriolet de 1968. O rádio é, certamente, um dos acessórios do Fusca mais populares em

O 100.000º FUSCA BRASILEIRO
O 100.000º Fusca produzido no Brasil. Nos primeiros dias de fevereiro de 1963, a Volkswagen do Brasil comemorou a produção do 100.000º Fusca fabricado

VDM. DE AVIÕES A CARROS. DE HÉLICES A VOLANTES.
Não bastasse ser um Hebmüller, o volante é VDM. VDM é uma empresa alemã do ramo de metalurgia, que foi fornecedora oficial da VW de

ARO DE BUZINA MODELO ARANHA
Aro de buzina modelo teia de aranha. Dentre os infindáveis acessórios fabricados para o Fusca, desenvolveu-se, aqui no Brasil, um aro de buzina exclusivo para

EVOLUÇÃO DA FECHADURA DO CAPÔ DIANTEIRO
Fechadura inferior utilizado de 1950-1958. O fechamento do capô dianteiro do Fusca opera-se por meio de uma fechadura instalada na saia dianteira, que se encaixa

EVOLUÇÃO DA PLAQUETA DE IDENTIFICAÇÃO – 1960-1969
Plaqueta alemã: somente utilizada nos primeiros meses de 1960. Plaqueta 1960-1962. Volkswagen do Brasil S/A Tipo 11/ … Chassis Nº … Peso Bruto permitido Kg.
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Postagens exclusivas Opasgarage:
BEGE ALABASTRO L7001
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1974 e 1977. Código L7001. VW Sedan 1976.
VERMELHO ROYAL L9959
Cor utilizada pela VW do Brasil para os modelos 1984 e 1985. Código L5033. Código de plaqueta: 035. No Fusca, a cor foi usada apenas
VERDE CRISTALINO L6025
Cor utilizada pela VW do Brasil no Fusca Série Especial modelo 1985 e Fuscas 1986. Código LK-1430. Código de Plaqueta: 087. VW Fusca 1985.
VERMELHO CAPRI L9976
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1985 e 1986. Código L9976. Código de plaqueta: 072. VW Fusca 1986.
VERDE AMAZONAS OU JAVA GREEN – L518
1) Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1963 a julho de 1967. Código L518. Nos EUA essa cor é chamada de “Java
AZUL ATLÂNTICO L360
Cor utilizada pela VW do Brasil entre a segunda quinze de janeiro de 1964 e 1966. Código L360. VW Sedan 1964.
AZUL PASTEL L391
Cor de código L391 utilizada pela VW do Brasil entre 1961 a 1968, assim distribuída: ANO VEÍCULO 1961 Fusca 1962 Fusca 1963 Fusca e Kombi
VERDE BERILO L478
Cor utilizada pela VW do Brasil entre outubro de 1960 e 1962. Código L478. Na Alemanha, a mesma cor foi utilizada entre agosto de 1960 a
BRANCO PAINA L9925
Cor utilizada pela VW do Brasil a partir do modelo 1981 até 1986. Código Universal: L9925. Código de Plaqueta: 021. VW Fusca 1983.
BEGE NILO L370
1) Cor utilizada pela VW da Alemanha entre março de 1955 a março de 1956. Código L370. Fusca 1956 na cor Nile Beige (Bege Nilo).
BEGE CLARO L-1075
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1969 e 1972. Código L-1075. VW Sedan 1300 1969. VW Kombi 1971.
AMARELO TEXAS L1364
Cor utilizada pela VW do Brasil exclusivamente em 1973. Código L1364. VW Sedan 1500.
AMARELO MANGA L1265
Cor utilizada pela VW Brasil entre 1971 e 1972. Código L1265. VW Sedan 1500.
ÓCULOS ANTIOFUSCANTE
Andar em pleno dia ensolarado pelas estradas e rodovias deste Brasil faz com que o motorista precise ter em mãos, ou melhor, no rosto, um
CANGALHA
Cangalha do Fusca. Nome popular dado ao painel dianteiro inferior do Fusca, por lembrar o artefato feito em madeira ou ferro, que se coloca no
VERDE MARÍTIMO L1402
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1973 e 1974. Também conhecido como Verde Prússia. Código Universal: L1402. Código de plaqueta: 025. VW Sedan 1300
OCRE MARAJÓ L1271
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1973 e 1974. Código L1271. VW Sedan 1500 1973. VW Brasília 1973. Kombi 1973.
THUNDER
Anúncio de dezembro de 1961. THUNDER Indústria e Comércio de Acessórios para Automóveis Ltda, então situada na Rua Santa Justina, 347, em São Paulo (SP),
GORDON
GORDON, empresa fabricante de acessórios para automóveis nos anos 60. Para o Fusca fabricou o espelho retrovisor interno com regulagem, do tipo dia/noite, que minimizava
AZUL DIAMANTE L50BR
Cor utilizada pela VW do Brasil no período de 1970 a 1972. Código L50BR. Na Alemanha foi utilizada entre agosto de 1968 a julho de
FAMA
FAMA. Empresa fabricante de maçanetas, fechaduras, batentes e outros produtos automotivos. Foi fornecedora oficial de peças à VW do Brasil. Acima, fecho do capô da
APPIA
Batente de proteção de pára-choque feito pela APPIA. A Metalúrgica APPIA Ltda., localizada na Avenida Brás de Pina, 749, Penha Circular, então estado da Guanabara
ABOTOADURAS E PRENDEDOR DE GRAVATA
Consideradas o ponto mais alto da elegância masculina, exprimindo o bom gosto de quem as usa, as abotoaduras podem ser consideradas uma verdadeira joia, a depender dos
MARROM SAVANA L7005
Cor utilizada pela VW Brasil entre 1976 e 1977. No Fusca, a cor Marron Savana saiu apenas na linha 1976. Código L7005. VW Sedan 1300-L 1976.
VERDE MÍSTICO L1312
Verde Místico, código L1312, cor utilizada pela VW Brasil entre 1973 e 1975. VW SP2. VW Brasília. VW Sedan. VW Variant (foto do site www.fuscaclubearea.blogspot.com).
AVON
A AVON foi durante muitos anos a maior empresa em vendas diretas do mundo. Fundada nos EUA, está há mais de 125 anos no mercado, produz
EXTINTOR DE INCÊNDIO
Até o ano de 1969, o Fusca não vinha equipado de fábrica com extintor de incêndio. A obrigatoriedade do uso de extintor de incêndio em veículos
SUSPENSÃO DIANTEIRA
Até 1956 o Fusca era equipado de fábrica com uma trava nos parafusos dos amortecedores dianteiros. Veja acima a vista explodida da suspensão, peça nº
O PAPO É SEGURANÇA!
O cinto de segurança é um dispositivo – como o próprio nome sugere – de segurança dos ocupantes do automóvel, impedindo, no caso de alguma
GRAVADOR PARA FUSCA
Já tínhamos abordado, em tópico passado, acerca do uso de vitrola no Fusca (veja aqui). Agora, é a vez do gravador para Fusca, desenvolvido
RABO DE PEIXE
De antemão, peço escusas, caro leitor, por começar este tópico com a foto de um Cadillac. Nada contra os admiradores da marca. Ocorre, que considero o
SABONETEIRA
Dá-se o nome de saboneteira ao protetor localizado na parte posterior da maçaneta externa do Fusca. O apelido surgiu pela semelhança com o formato do
ZAMAC
Zamac é o nome de uma liga metálica empregada no fabrico de numerosos produtos na indústria automobilística, ferragista, moveleira, eletro-eletrônica, calçadista, naval, dentre outros. Dentre
O PATINHO QUE VIROU CISNE!
Causou certo espanto quando aquele carrinho surgiu para o mundo no início dos anos 50. Recusado pelos ingleses ao final da segunda guerra, que não viram
METALÚRGICA CARTO
A METALÚRGICA CARTO LTDA., então localizada na Av. Interlagos, 1.740, Bairro Campo Grande, São Paulo (SP), foi fabricante de peças e acessórios para veículos, tais
CARA DE GATO
O Fusca possuía um emblema VW que era localizado na parte superior do capô do porta-malas, bem ao centro, próximo do pára-brisas. Tinha formato circular com