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Postagens exclusivas Opasgarage:

LISTA DE DN
Servopa: DN nº 54. A sigla “DN” se origina da expressão “Dienst Nummer” (em alemão) ou “Dealer Number” (em inglês), relacionada ao número interno atribuído

LUVAS PARA DIRIGIR
Luvas para dirigir: charme que remete aos bons e velhos tempos. O uso de luvas para dirigir remonta aos primórdios da indústria automobilística ainda no

EQUIPE KOHLBACH
O Fusca nº 7 da Equipe Kohlbach. A empresa Kohlbach Motores Elétricos foi fundada em 1945 por Heinz Rodolfo Kohlbach e Bertha Gertrude Ilse Kohlbach,

1.000.000 DE KOMBIS
1962: 1.000.000 de Kombis produzidas na Alemanha. A Volkswagen começou a produzir a Kombi em março de 1950 na cidade de Wolfsburg. Todavia, em

EVOLUÇÃO DA ALÇA DE SEGURANÇA (PQP) DO TETO
Alça de segurança para o passageiro de trás em um Fusca 1952. A alça de teto do Fusca, também conhecido como alça de segurança ou

1969: 2.000.000 DE VEÍCULOS PRODUZIDOS NO BRASIL
Karmann-Ghia. Em março de 1969 foi comemorado a produção de 2.000.000 de veículos fabricados no Brasil (incluindo todas as montadoras nacionais). O evento de comemoração

MAÇANETA DA JANELA BASCULANTE DA KOMBI CORUJINHA. DIFERENÇAS.
Janelas laterais basculantes na Kombi. As janelas basculantes da Kombi, em número de 4 (quatro), utilizadas tanto no modelo Standard quanto na versão Luxo, possuem

FUSCA 1965
Fusca 1965, com teto solar. O modelo 1965 do Fusca foi lançado no final de novembro de 1964, a partir do chassi nº B4 190.501.

ACESSÓRIOS DE ÉPOCA PARA O FUSCA 1500
Acessórios de época para o Fuscão. O Fusca 1500 teve vida relativamente curta. Lançado em agosto de 1970, perdurou até abril de 1975,

UM FUSCA. UM HOMEM. E 2.600.000 KM RODADOS
O Fusca: a máquina guerreira! Albert Klein é o motorista que detém o recorde mundial de quilometragem percorrida com um Fusca, num total de 1.613.281

ÓCULOS DO FUSCA
Óculos do Fusca: não é o que parece. Óculos é a designação popular dada à forração que envolve o quadro do vidro traseiro do Fusca,

RUDOLF WILHELM KARL LEIDING. SUA IMPORTÂNCIA PARA A VW DO BRASIL.
Rudolf Leiding na linha de produção do Zé do Caixão em São Bernardo do Campo. Rudolf Wilhelm Karl Leiding foi um dos nomes mais importantes

CARRAPATINHO
Carrapatinho cinza: novidade em 1968. Carrapatinho é a designação popular dada à forração interna utilizada no Fusca para cobrir as caixas de rodas internas, cangalha,

VENENO DE ÉPOCA: DUPLA CARBURAÇÃO EXPRESS PARA MOTOR 1.100 e 1200
Veneno de época: como aumentar a potência do motor do Fusca. A dupla carburação da marca Express foi desenvolvida para o Fusca no início

EVOLUÇÃO DO LIMPADOR DE PARA-BRISA (1966-1996)
Limpador do para-brisa no Fusca. Conforme prometido, abordaremos hoje a segunda parte da evolução do limpador de para-brisa, desta feita, de 1966 a 1996. A

400.000 KOMBIS
Dia de festa: 400.000 Kombis produzidas em 1975. Em junho de 1975 a Volkswagen do Brasil comemorou a produção da 400.000ª Kombi: uma modelo

VIDROS TRIPLEX
Anúncio da empresa de setembro de 1963. A empresa Triplex do Brasil Ltda foi um fabricante de vidros e fornecedor oficial da VW

PRODUTOS ESSO PARA O FUSCA
Esso: extinta marca de postos de combustível. Os postos Esso iniciaram suas atividades no Brasil em 1912 e, após 100 (cem) anos em terras tupiniquins,

TRAJETÓRIA DO ENCOSTO DE CABEÇA. DE ACESSÓRIO A EQUIPAMENTO ORIGINAL.
Encosto de cabeça: acessório utilizado desde a década de 1950. O encosto de cabeça, também conhecido como “apoio de cabeça” ou “cabeceira”, tem a função

TRAVESSEIRO KAMEI
Travesseiro da Kamei. Kamei é uma empresa alemão fundada em 1949 na Alemanha, especializada em acessórios para a linha VW. O nome Kamei (pronuncia-se

RODAS TITANIO
Rodas Titanio: coqueluche da década de 1970. As rodas de liga leve tiveram o seu auge no Brasil na década de 1970. Lançadas como

250.000ª VARIANT
250.000ª Variant na linha de produção. No início de novembro de 1976, a Volkswagen do Brasil comemorou a produção da 250.00ª Variant, um modelo 1977.

EVOLUÇÃO DO QUEBRA-SOL
Quebra-Sol do Fusca. 1950-1957: Nesse período, o Fusca saia de fábrica com o quebra-sol instalado apenas do lado do motorista, encaixado no espelho retrovisor

FUSCA 1967: DIFERENÇA NAS MANGUEIRAS DO AR QUENTE
Fusca 1967: novo motor, agora com 1300 cm3. Em 1967 a VW do Brasil introduziu um novo motor para o Fusca, de 1.300 cm3, aposentando

BOUTIQUE DOS AUTOMÓVEIS
Boutique dos Automóveis: loja de acessórios automotivos de Juiz de Fora (MG). Boutique dos Automóveis é o nome de uma loja de acessórios automotivos fundada

EVOLUÇÃO DO ESPELHO RETROVISOR EXTERNO
Janeiro de 1969 a maio de 1969: braço longo. Como os leitores deste site sabem, o Fusca até 1968 vinha de fábrica sem o espelho

MOTOR 1200-BR
Etiqueta com a identificação 1200-BR na capelinha. A partir de janeiro de 1967, a Volkswagen do Brasil lançou o Fusca com motor 1300, aposentando o

VIDROS SANTA MARINA
Foto antiga da fábrica da Santa Marina, em São Paulo (SP). A empresa Santa Marina foi uma fabricante brasileira de vidros para o Fusca, fornecedora

BOTÃO DE BUZINA DO VOLANTE CÁLICE
Botão de buzina do volante cálice em imagem de 1963. Um detalhe que às vezes passa despercebido para quem está restaurando um Fusca

CALOTA PARA RODA 4 FUROS CROMADA. DIFERENÇAS ENTRE A ORIGINAL E PARALELA
Fusca 1500 1972 com calota cromada. Em agosto de 1970, com o lançamento da linha 1971 do Fusca, a VW do Brasil lançou uma

VENENO DE ÉPOCA: DUPLA CARBURAÇÃO DIETZ PARA FUSCA 1200
Veneno de época: dupla carburação Dietz. Dietz foi uma marca americana de kit de dupla carburação para o Fusca 1100 e 1200, fabricada na década

HEBMÜLLER TETO RÍGIDO E STOLL COUPÉ. DUPLA ÚNICA!
Protótipo do Hebmüller com teto rígido (hard top). A empresa Stoll é uma alemã fundada na cidade de Bad Hauheim pela família Stoll, conhecida

REBITES PRA QUE TE QUERO!
Tipos de rebites. O rebite é uma pequena haste cilíndrica de metal, com cabeça cônica ou fendida em uma das extremidades destinada a ser

EVOLUÇÃO DA CAIXA DE DIREÇÃO DO FUSCA
Caixa de direção do Fusca: fixada no quadro da suspensão dianteira do Fusca. A caixa de direção passou por uma série de modificações ao

BRASÃO DO CAPÔ DO FUSCA 1200 NACIONAL. DIFERENÇAS
Brasão do capô do Fusca 1200 nacional. Como os leitores deste blog já sabem, o brasão do capô dianteiro do Fusca, em homenagem a São

EMBLEMAS DE CONCESSIONÁRIAS
Emblema da concessionária curitibana Pavema. Desde a década de 1950 as revendedoras autorizadas Volkswagen se utilizavam de plaquetas ou emblemas fixadas no Fusca e
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AZUL PASTEL L391
Cor de código L391 utilizada pela VW do Brasil entre 1961 a 1968, assim distribuída: ANO VEÍCULO 1961 Fusca 1962 Fusca 1963 Fusca e Kombi
VERDE BERILO L478
Cor utilizada pela VW do Brasil entre outubro de 1960 e 1962. Código L478. Na Alemanha, a mesma cor foi utilizada entre agosto de 1960 a
BRANCO PAINA L9925
Cor utilizada pela VW do Brasil a partir do modelo 1981 até 1986. Código Universal: L9925. Código de Plaqueta: 021. VW Fusca 1983.
BEGE NILO L370
1) Cor utilizada pela VW da Alemanha entre março de 1955 a março de 1956. Código L370. Fusca 1956 na cor Nile Beige (Bege Nilo).
BEGE CLARO L-1075
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1969 e 1972. Código L-1075. VW Sedan 1300 1969. VW Kombi 1971.
AMARELO TEXAS L1364
Cor utilizada pela VW do Brasil exclusivamente em 1973. Código L1364. VW Sedan 1500.
AMARELO MANGA L1265
Cor utilizada pela VW Brasil entre 1971 e 1972. Código L1265. VW Sedan 1500.
ÓCULOS ANTIOFUSCANTE
Andar em pleno dia ensolarado pelas estradas e rodovias deste Brasil faz com que o motorista precise ter em mãos, ou melhor, no rosto, um
CANGALHA
Cangalha do Fusca. Nome popular dado ao painel dianteiro inferior do Fusca, por lembrar o artefato feito em madeira ou ferro, que se coloca no
VERDE MARÍTIMO L1402
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1973 e 1974. Também conhecido como Verde Prússia. Código Universal: L1402. Código de plaqueta: 025. VW Sedan 1300
OCRE MARAJÓ L1271
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1973 e 1974. Código L1271. VW Sedan 1500 1973. VW Brasília 1973. Kombi 1973.
THUNDER
Anúncio de dezembro de 1961. THUNDER Indústria e Comércio de Acessórios para Automóveis Ltda, então situada na Rua Santa Justina, 347, em São Paulo (SP),
GORDON
GORDON, empresa fabricante de acessórios para automóveis nos anos 60. Para o Fusca fabricou o espelho retrovisor interno com regulagem, do tipo dia/noite, que minimizava
AZUL DIAMANTE L50BR
Cor utilizada pela VW do Brasil no período de 1970 a 1972. Código L50BR. Na Alemanha foi utilizada entre agosto de 1968 a julho de
FAMA
FAMA. Empresa fabricante de maçanetas, fechaduras, batentes e outros produtos automotivos. Foi fornecedora oficial de peças à VW do Brasil. Acima, fecho do capô da
APPIA
Batente de proteção de pára-choque feito pela APPIA. A Metalúrgica APPIA Ltda., localizada na Avenida Brás de Pina, 749, Penha Circular, então estado da Guanabara
ABOTOADURAS E PRENDEDOR DE GRAVATA
Consideradas o ponto mais alto da elegância masculina, exprimindo o bom gosto de quem as usa, as abotoaduras podem ser consideradas uma verdadeira joia, a depender dos
MARROM SAVANA L7005
Cor utilizada pela VW Brasil entre 1976 e 1977. No Fusca, a cor Marron Savana saiu apenas na linha 1976. Código L7005. VW Sedan 1300-L 1976.
VERDE MÍSTICO L1312
Verde Místico, código L1312, cor utilizada pela VW Brasil entre 1973 e 1975. VW SP2. VW Brasília. VW Sedan. VW Variant (foto do site www.fuscaclubearea.blogspot.com).
AVON
A AVON foi durante muitos anos a maior empresa em vendas diretas do mundo. Fundada nos EUA, está há mais de 125 anos no mercado, produz
EXTINTOR DE INCÊNDIO
Até o ano de 1969, o Fusca não vinha equipado de fábrica com extintor de incêndio. A obrigatoriedade do uso de extintor de incêndio em veículos
SUSPENSÃO DIANTEIRA
Até 1956 o Fusca era equipado de fábrica com uma trava nos parafusos dos amortecedores dianteiros. Veja acima a vista explodida da suspensão, peça nº
O PAPO É SEGURANÇA!
O cinto de segurança é um dispositivo – como o próprio nome sugere – de segurança dos ocupantes do automóvel, impedindo, no caso de alguma
GRAVADOR PARA FUSCA
Já tínhamos abordado, em tópico passado, acerca do uso de vitrola no Fusca (veja aqui). Agora, é a vez do gravador para Fusca, desenvolvido
RABO DE PEIXE
De antemão, peço escusas, caro leitor, por começar este tópico com a foto de um Cadillac. Nada contra os admiradores da marca. Ocorre, que considero o
SABONETEIRA
Dá-se o nome de saboneteira ao protetor localizado na parte posterior da maçaneta externa do Fusca. O apelido surgiu pela semelhança com o formato do
ZAMAC
Zamac é o nome de uma liga metálica empregada no fabrico de numerosos produtos na indústria automobilística, ferragista, moveleira, eletro-eletrônica, calçadista, naval, dentre outros. Dentre
O PATINHO QUE VIROU CISNE!
Causou certo espanto quando aquele carrinho surgiu para o mundo no início dos anos 50. Recusado pelos ingleses ao final da segunda guerra, que não viram
METALÚRGICA CARTO
A METALÚRGICA CARTO LTDA., então localizada na Av. Interlagos, 1.740, Bairro Campo Grande, São Paulo (SP), foi fabricante de peças e acessórios para veículos, tais
CARA DE GATO
O Fusca possuía um emblema VW que era localizado na parte superior do capô do porta-malas, bem ao centro, próximo do pára-brisas. Tinha formato circular com
PUMAKIT
Veneno para o besouro! A PUMA VEÍCULOS E MOTORES LTDA, então localizada na Av. Presidente Wilson, 4413, São Paulo (SP), fabricante dos veículos da marca
EXTENSOR DA TORNEIRINHA
Até o início de 1961 o Fusca não possuía marcador de combustível. O medidor de combustível só foi introduzido em abril de 1961, a partir
SÃO CRISTÓVÃO
Para os católicos, São Cristóvão é o santo protetor dos viajantes e motoristas e padroeiro dos taxistas. Seu dia é comemorado todo dia 25 de
CORRENTES DE PNEU
Em dias de muita neve ou lama, andar de Fusca exige um acessório importante: as correntes de pneu. O objetivo principal das correntes é evitar
O FRIO CHEGOU!
O frio chegou pra valer! Em Curitiba, depois de 38 anos, voltou a nevar. Mesmo nesses dias de inverno, tire seu Fusca da garagem, dê uma
RELÓGIO PARA KOMBI
Apesar de a Kombi ser um ótimo carro para passeios em família, a maioria delas foi – e ainda é – destinada ao trabalho. Exceto pela