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Postagens exclusivas Opasgarage:

RÁDIO INDERG
A empresa nacional Inderg Indústria Eletrônica Ltda, então sediada à Rua Princesa Isabel, 86, São Paulo (SP), fabricou, na década de 1960 e 1970, rádios

BRUNO TRESS
Filho do comerciante alemão Emil Tress e de Guilhermina Tress, Bruno Tress nasceu em Osrterode, na Prússia Oriental. Deflagrada a Primeira Guerra Mundial, foi

FERRAMENTA ESPECIAL
A retirada das chaves do limpador de pára-brisa e de acionamento dos faróis do painel do Fusca exigem uma ferramenta especial, que facilita o trabalho

VOLKSFEST 2019
“Parabéns aos organizadores! Que evento de alto nível!” “Tenho ido em todos os eventos que posso. Tanto aqui no Brasil quanto na Espanha.,

MARROM AVELÃ METÁLICO L6019
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1980 e 1981, nos veículos Brasília, Variant II e Passat. Código da plaqueta: 088. Código Universal: L 6019.

CANELA SECA
Fusca 1500. Canela Seca é o nome popular dado ao Fusca 1300 fabricado entre agosto de 1970 a outubro de 1974, com a bitola

RÁDIO JANDAL
Fusca 1500 com rádio Jandal. Os rádios feitos pela Jandal Eletrônica Ltda, eram um dos mais bonitos já feitos na década de 1960 e 1970.

BANCOS RECLINÁVEIS
Dentre os diversos sistemas de reclinamento de bancos disponíveis na década de 50 a 80, destacamos, inicialmente, o modelo feito pela Borbacar Indústria e Comércio

RELÓGIO VDO PARA FUSCA
Relógio VDO para Fusca Oval. Um dos acessórios mais desejados para equipar o Fusca Oval era (e ainda é!) o relógio de horas feito

1969: A NOVIDADE DO ESPELHO RETROVISOR EXTERNO
Fusca: sem espelho retrovisor externo. Como os leitores deste blog já sabem, o Fusca até 1968 vinha de fábrica sem o espelho retrovisor externo.

SUPORTE DA BUZINA
Fusca: buzina aparente nos modelos mais antigos. Até o lançamento da versão Luxo do Fusca, ocorrido em junho de 1949, o besouro utilizava a buzina

ZÜNDFOLGE
Motor refrigerado a ar. “Zündfolge” é uma palavra alemã que, literalmente, significa “acendimento”. Encontra-se inscrita na base de sustentação do dínamo do motor do

EVOLUÇÃO DA PLAQUETA DE IDENTIFICAÇÃO – 1950-1959
1950-1952. 1950-1952 (até outubro) Volkswagenwerk G.m.b.H

1967
Comercial do lançamento do Fusca 1967, cuja grande novidade era o novo motor de 1300 cc e 46 hp.

EUREKA
Antiga foto da empresa gaúcha João Hoppe Comercial S/A O Grupo empresarial JOÃO HOPPE, do Rio Grande do Sul, era constituído de duas empresas: a

CONTA-GIROS AERO-TACH
Anúncio do acessório na década de 1960. O sonho de todo motorista é ter um painel completo em seu veículo, cheio de relógios para

VW TL – ACESSÓRIOS
TL 1970. O VW TL foi lançado no Brasil em 3 de agosto de 1970. Com carroceria do tipo “fastback”, sua construção foi inspirada no

QUEBRA JOELHO
Porta-treco: acessório de grande utilidade. Um dos acessórios mais icônicos do Fusca é o porta-treco instalado embaixo do painel, também chamado de porta-pacotes ou

CARBURADOR 28 PCI
Carburador 28 PCI utilizado nos Fuscas até 1966. Como já dissemos em “post” de outrora, o carburador 28 PCI foi fabricado pela Solex (e,

CINZEIRO NA ALAVANCA DE CÂMBIO
Na década de 1950 era comum os proprietários fumantes agregarem cinzeiros adicionais ao Fusca, de modo a facilitar o descarte das cinzas e das xepas

APRILIA
A Aprilia foi uma empresa brasileira que, na década de 1960, fabricou componentes elétricos e alguns acessórios para a linha automotiva, tais como faróis, buzinas,

POMERODE É UMA FESTA!
No último fim de semana ocorreu o festejadíssimo 12º Volksfriends, encontro de Fuscas e derivados, ocorrido no Parque de Eventos da cidade de Pomerode

TABELA DE NUMERAÇÃO DE CAIXAS DE CÂMBIO
Caixa de câmbio. Todas as caixas de câmbio utilizadas pelo Fusca e derivados continham uma numeração própria, iniciada por uma letra do alfabeto. Essa

UM “HELP” PARA O FUSCA!
Na década de 1960, tempo em que o Fusca era Rei, diversas eram as opções de kits de emergência no mercado feitos especialmente para o

MANGUEIRA TRASEIRA DO AR QUENTE
Até 1961, as mangueiras traseiras do ar quente do Fusca eram metálicas. Instaladas entre a mufla e a carroceria, tinham a função de conduzir o

ESPELHO RETROVISOR INTERNO – 1958/59 VERSUS 1960
Espelho retrovisor interno do período 1958/1959. Com o lançamento do modelo 1958, ocorrido em 1º de agosto de 1957, o Fusca foi presenteado com

BANCO RECLINÁVEL – HÜLS
Hüls: marca alemã de sistema de reclinamento de bancos. A empresa Fa. Adolf Hüls, localizada na cidade de Kamen, estado de Renânia do Norte-Vestfália, na

EVOLUÇÃO DO DESCANSA-BRAÇO
Porta esquerda SEM descansa-braço (1950-1977). O descansa-braço, também chamado de apoio de braço, ou ainda, de puxador da porta, era um equipamento fixado na forração interna

QUEM AMA O FEIO BONITO LHE PARECE
VW Country Buggy: utilitário feito na Austrália. O Country Buggy foi um veículo produzido pela VW da Austrália (VW Australasia) entre 1967 e 1968,

RÁDIO YAMAGUSHI
Rádio Yamgushi instalado em um Fusca 1968. Extinta empresa paulistana fabricante de rádios automotivos. Rádio Yamagushi em ação!

VW ILTIS
VW Iltis (Tipo 183). O VW Iltis foi um veículo militar utilizado pelas forças militares da Alemanha, Canadá e Bélgica, com tração nas 4

FASCINAÇÃO
Sempre chamou-me a atenção o fascínio que o Fusca exerce sobre as crianças. Elas não tem a mínima ideia do que é um Mustang,

SUSPENSÃO POR EMBUCHAMENTO E PIVÔ.
Suspensão dianteira: montagem na fábrica. A suspensão dianteira do Fusca, composta de barras de torção transversais, feitas de aço laminado, dispostas dentro de dois
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LAVADOR DE PÁRA-BRISA BALEATO
O Fusca fabricado até 1959 não vinha de fábrica com o lavador de pára-brisa. Somente a partir de 1960 a VW do Brasil introduziu o
ORGANIZADOR DE PORTA-LUVAS
Anúncio de junho de 1968. Divisor, separador, organizador do porta-luvas. Seja qual nome queira dar, ele é útil, principalmente para organizar aquelas pequenas coisas que
VASO DE FLOR PARA O PAINEL DO FUSCA!
Certos modismos não se explicam. Os vasinhos de flores instalados no painel dos carros eram uma mania na Europa nos anos 50 e 60. Os
TETO SOLAR KARMANN GHIA
A empresa alemã Karmann iniciou suas atividade em 1784 em Osnabrück, na Alemanha. No final de 1949 começou uma parceria com a Volkswagen alemã, fabricando
VENEZIANAS
As venezianas (ou persianas) para carros foram moda nos anos 50 e 60. Foram usadas nos Fuscas split, … … ovais, … … nos Fuscas com vigia
BATENTES DE PROTEÇÃO DO PÁRA-CHOQUES VERMELHOS
O vermelho sempre esteve associado à esportividade nos carros. Pequenos detalhes também propiciam esse efeito. Nos anos 50, na Alemanha, era oferecido batentes de proteção
HELLO, BYE BYE!
Acessório típico do final dos anos 70 e início dos anos 80. Não tinha nenhuma utilidade prática. Não passava de uma brincadeira para quem vinha
POLEIROS DE PÁRA-CHOQUES
Todos os Fuscas fabricados até abril de 1955 não possuiam os protetores superiores de pára-choques em forma tubular, conhecidos aqui no Brasil como poleiros, uma
CATAVENTO KADRON
A Kadron Engenharia Indústria e Comércio Ltda., com endereço na Rua da Paz, 2094, Santo Amaro, São Paulo (SP), foi uma das grandes indústrias no
VINCADAS E LISAS
O vinco é um sinal ou sulco que fica em algo que se dobrou. O vinco aparece em qualquer tipo de material, tais como tecido,
BUZINA FER
A empresa alemã FER fabricava buzinas duplas para serem adicionadas a qualquer veículo. Essas buzinas chegaram a ser vendidas no Brasil nos anos 60. Acima,
BRASÃO DO CAPUZ
O brasão localizado ao final do friso do capuz dianteiro foi introduzido no Fusca de luxo (modelo exportação) em abril de 1951. O Fusca standard não
MALETA DE PIQUENIQUE CONAP
Como é bom um piquenique! Junto com a família, então! Se o passeio incluir o Fusca, vai-se ao paraíso! Conforme definição da amiga “Wikipedia” “um convescote
SEU FUSCA NÃO PODE PARAR!
Hoje em dia, para quem tem carros antigos movidos a bateria de 6v, ter um carregador de bateria é quase que obrigatório. No início dos
RADIO ZILOMAG
A Zilomag era tradicional fabricante de rádios nos anos 60. De Aero Willys a Fuscas. Para todos os carros nacionais. Fabricou rádios de 6 e
LANCHEIRA KOMBI
Acampar com uma Kombi é um prazer indescritível. Porém, se esse sonho está muito distante, resta-nos um lanchinho temático. Para quem gosta de automobilia essa lancheira
RADIO AKKORD AUTOTRANSISTOR
Com o lançamento do Fusca com o vidro traseiro quadrado, ocorrido em agosto de 1957, a empresa alemã Akkord-Radio GMBH Herxheim/Pfalz, lançou um modelo do
LUZ DE EMERGÊNCIA ENDERS
A empresa alemã ENDERS era especialista na fabricação de produtos para camping, tais como cadeiras, mesas, equipamentos de iluminação e, principalmente, fogões portáteis. Folder
TANQUE EXTRA DE GASOLINA FISCHER
A empresa alemã F. & R. Fischer criou, no início dos anos 50, um tanque de combustível adicional para o fusca. A ausência de marcador de
DISCO DE VINIL
Há quem não troque o som do velho disco de vinil pelo puríssimo som em CD ou MP3. Aquele chiadinho realmente dá saudade. Naquela época,
A BANDA VOLKSWAGEN
Você sabia que a Volkswagen do Brasil tinha uma banda? Não, não é a banda “Pardal e seus Rapazes”. Tinha por nome “A Banda Volkswagen”.
MARCADOR DE COMBUSTÍVEL MOTOMETER
Anúncio de maio de 1956. Como os leitores deste blog sabem, o Fusca não tinha marcador de combustível até meados de 1961. Para suprir
FRISO PROTETOR LATERAL
Anúncio de novembro de 1979. O friso protetor lateral foi uma febre no final dos anos 70 e início dos anos 80. Não era usado
PALÁCIO DA ALVORADA
Em 1960 Brasília, Capital do Brasil, foi inaugurada. Dois anos antes porém, em 1958, o Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente do Brasil, já
TETO DE VINIL
Aqui no Brasil, nos anos 60 e 70, era comum os carros mais luxosos possuírem revestimento de vinil no teto, quer como item opcional –
SACADOR DE CALOTA
Tirar a calota do Fusca com a ferramenta adequada é sempre recomendável. Nada de tentar tirá-la com uma chave de fenda, você poderá arranhar a
DEFLETOR DA CAIXA DO AR QUENTE
O sistema de ar quente do fusca, além de – obviamente – aquecer o interior do veículo nos dias mais frios, ajudava desembaçar o pára-brisa.
O SONHO DE TER UM KDF!
A fábrica da atual Volkswagen teve sua pedra fundamental lançada em 1938 na Alemanha, onde hoje se situa a cidade de Wolfsburg. O Fusca foi
PESCANDO DE FUSCA!
Homem pescando à beira do Rio Aller, ao lado da Fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, Alemanha. Foto de 1959. Apesar de nem todos gostarem, o
VISUALIZADOR DE SEMÁFORO
É comum, até mesmo nos dias atuais, o motorista ter dificuldade de enxergar o semáforo, principalmente quando for o primeiro da fila aguardando o sinal
VISITA À GARAGEM DO VOVÔ
“Como a ave que volta ao ninho antigo Depois de um longo e tenebroso inverno Eu quis também rever o lar paterno O meu primeiro
LOGOTIPO VW
Uma das maneiras de se observar o nível de originalidade de um Fusca é ficar atento à existência do logotipo VW ou VW/Audi nas partes
CONDUÍTE DO CABO VELOCIMETRO
Cano-guia do cabo do velocímetro em um Fusca split. Todos os Fuscas fabricados até o início de 1964, com tanque alto, possuíam um conduíte metálico que
O CAMPEÃO DO MUNDO!
Data histórica. O dia 17 de fevereiro de 1972 foi uma data especial para a Volkswagen: finalmente o Fusca superara a marca de produção do
COMUTADOR DE LUZ ALTA E BAIXA
Dirigir à noite exige habilidades extras do motorista. Boa visão, reflexos em dia, cautela e controle dos comandos do veículo são essenciais para uma direção segura. No
TAPETE DO TÚNEL
Feito em borracha, esse tapete era colocado sobre o túnel central do chassi do fusca. Acessório de época, obviamente. A peculiariedade desse tapete é