Garanta sua assinatura agora

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

CORES FUSCAS ALEMÃES

L 19 ATLANTIC GREEN

Cor utilizada pela VW alemã entre março de 1953 a dezembro de 1953. Código L 19. Em inglês é Atlantic Green. Em alemão Atlantikgrün. Verde

Leia mais »
AZUL FUSCAS ALEMÃES

L 227 STRATO SILVER

Fusca na cor strato silver metálica. Cor metálica utilizada pela VW alemã de 01.01.1954 a 31.03.1956. Código L227. Em alemão é chamada de Stratosilber.  

Leia mais »
AZUL FUSCAS ALEMÃES

L 331 HORIZON BLUE

Horizon blue. Cor utilizada pela Volkswagen alemã entre abril de 1956, chassi nº 1.173.573 a julho de 1957, chassi nº 1.600.439. Código L-331. Horizontblau,  em alemão.

Leia mais »
BAD CAMBERG

BAD CAMBERG

Bad Camberg é uma cidadezinha de quinze mil habitantes localizada na Alemanha, distante 44 km de Frankfurt, onde ocorre, a cada quatro anos, um encontro

Leia mais »
COMFORT

REDINHAS SUSPENSAS

Porta-treco em formato de rede em um Fusca split.   Para otimizar o espaço do Fusca, principalmente para a acomodação de pequenos objetos, o mercado

Leia mais »
INVICTUS

JET AIR

Ventilador Jet Air instalado em Fusca 1500 1973.   Sabidamente o sistema de ventilação interna do Fusca sempre foi deficiente. A abertura do quebra-vento é

Leia mais »
PROTETOR INTERNO DO PÁRA-LAMA

PROTETOR INTERNO DO PÁRA-LAMA

Na década de 1970 e 1980 era comum instalar-se no Fusca um protetor interno dos pára-lamas visando proteger a pintura interna de areia, pedriscos, pedras

Leia mais »
CORES

LARANJA BITTERSWEET

Cor introduzida pela VW do Brasil em janeiro de 1971, código L-1253, utilizada nos Fuscas 1300 e 1500 apenas nesse ano. Fusca 1500, ano 1971.

Leia mais »
NARIZ DE PLACA

NARIZINHO: DIFERENÇAS

Muitos confundem o nariz de placa utilizado no Fusca a partir do modelo Zwitter com o introduzido a partir do modelo 1958. Apesar de aparentemente

Leia mais »
FORRAÇÃO LATERAL 1958-1959

FORRAÇÃO LATERAL 1958 E 1959

Fusca 1959. A partir do lançamento do modelo 1958, ocorrido em agosto de 1957, o Fusca passou a ter novo padrão de forrações laterais, agora

Leia mais »
CADEIRA INFANTIL

CADEIRA INFANTIL

Cadeira infantil. Antigamente, não havia maiores preocupações quanto à preservação da integridade física dos passageiros do veículo, principalmente as crianças. Lembremos que o cinto de

Leia mais »
CORES

MARROM ESCURO

Cor utilizada pela VW do Brasil exclusivamente em 1972 para Fusca 1300 e 1500. Código universal desconhecido. Tintas Wanda o código é Wandalac 00031/Wandacar 00031.

Leia mais »
1100 X 1200

MOTOR 1100 x 1200

Motor 1100.   Via de regra, percebe-se muitas dúvidas, inclusive entre os próprios fusqueiros, sobre até quando foi utilizado o motor 1100 do Fusca.  

Leia mais »
APRILIA

COMO FIXAR UM FAROL AUXILIAR?

Farol auxiliar instalado em um Fusca 1960. Tão importante quanto conseguir um belo par de farol auxiliar antigo para equipar seu Fusca, é instalá-lo da maneira

Leia mais »
KOMBI ACESSÓRIOS

TARTARUGA DE KOMBI

Não! Aviso logo que não se trata de um acessório para deixar a Kombi mais vagarosa ou, ainda, para troçar com sua natural lerdeza. Bojo

Leia mais »
FUSCA 1951

RÁDIO TELEFUNKEN IA-51V

Rádio Telefunken modelo IA-51V.   Rádios para os Fuscas split (1950-1952) sempre merecem um tópico à parte. São raros e caros. Via de regra, rádios

Leia mais »
BAGAGITO

BAGAGITO

Chiqueirinho é a designação popular dada ao compartimento de bagagens do Fusca localizado atrás do banco traseiro. Chiqueiro é o local onde se criam porcos.

Leia mais »
EMPI

ESTABILIZADOR TRASEIRO

  O estabilizador é uma barra transversal que interliga dois lados da suspensão de um veículo com vistas a aumentar a resistência à inclinação da

Leia mais »
CABEÇOTE DA SUSPENSÃO DIANTEIRA

CABEÇOTE DA SUSPENSÃO

O cabeçote da suspensão dianteira do Fusca, também conhecido por “suporte do eixo dianteiro”, “cabeçote do chassi” ou, simplesmente “focinho de porco”, é parte integrante

Leia mais »
BRAKE LIGHT

SEMÁFORO

As cores do semáforo (ou sinaleiro, a depender da região) são universalmente compreensíveis e ditam as regras para uma convivência civilizada e segura no trânsito.

Leia mais »
BORRACHA DO CAPO DIANTEIRO

BORRACHA DO CAPÔ DIANTEIRO

A junta vedadora da tampa da mala, também chamada de borracha do capô dianteiro ou guarnição de vedação do porta-malas, acompanhou o Fusca desde sua concepção

Leia mais »
DOBRADIÇA DE PORTA

PARAFUSOS DA DOBRADIÇA DA PORTA

1950-Fev/1963. Entre as diversas modificações que foram sendo feitas no Fusca ao longo dos anos, destacamos, hoje, a evolução da dobradiça da porta. De 1950

Leia mais »
KOESA

PORTA-LUVAS DE KOMBI

Porta-objetos da Kombi. Diferentemente do Fusca, a Kombi fabricada até 1975 possui um generoso porta-treco embaixo do painel onde podiam ser acomodados toda sorte de pequenos

Leia mais »
CALHA DE CHUVA

CALHA DE VENTO E CHUVA

Calha de chuva e vento: maior conforto ao motorista e passageiros. A calha de chuva, acessório bastante comum desde a década de 1950,  tem a função de

Leia mais »
GRADE FRONTAL DE PROTEÇÃO PARA A KOMBI

GRADE DE PROTEÇÃO FRONTAL

Kombi protegida. É consabido que a Kombi, dado seu design peculiar, incute no motorista a sensação de que, numa colisão frontal, os danos físicos podem ser de

Leia mais »
FUSCA 1957

1957

  Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1957. O chassi nº

Leia mais »
MODELO

QUE TIPO É ESSE?

Fusca: tipo 1. Chama-se “Tipo” a designação numérica ou alfanumérica utilizada pela Volkswagen para identificar seus diversos modelos de veículos ou motores industriais. A utilização

Leia mais »
CAPA DE PAINEL

PAINEL DE JACARANDÁ

Jacarandá: madeira nobre. O Jacarandá, também conhecido como Jacarandá-da-bahia, é uma árvore nativa do Brasil e, atualmente, é apenas encontrada no seu estado natural no

Leia mais »

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

EMBELEZA HORRORES!

Anúncio de Julho de 1968. A grade de metal que ornamenta a grelha traseira do Fusca (entradas para ventilação do motor abaixo do vigia) era

Leia mais »

VOLANTE BOBO

 No início de 1971 a empresa paulistana VOLINTER Indústria e Comércio Ltda, sito à Rua Major Basílio 36, São Paulo (SP), lançou um novo volante

Leia mais »

FRISO DA CALHA DE TETO

No início dos anos 60 o friso da calha de teto já figurava em alguns catálogos de acessórios.  O friso era feito de um plástico flexível

Leia mais »

TERMÔMETRO

 No verão …  … ou no inverno …  … saber a quantas anda a temperatura é indispensável; quase uma curiosidade natural do ser humano. E nada

Leia mais »

ALERTA DE LIMITE DE VELOCIDADE

 A VDO Tachometer Werke, de Frankfurt, Alemanha, fabricou diversos instrumentos de precisão para o Fusca: velocímetros, marcadores de combustível, amperímetros, relógios, conta-giros, etc.    Um

Leia mais »

ORGANIZADOR DE PORTA-LUVAS

 Anúncio de junho de 1968. Divisor, separador, organizador do porta-luvas. Seja qual nome queira dar, ele é útil, principalmente para organizar aquelas pequenas coisas que

Leia mais »

TETO SOLAR KARMANN GHIA

A empresa alemã Karmann iniciou suas atividade em 1784 em Osnabrück, na Alemanha. No final de 1949 começou uma parceria com a Volkswagen alemã, fabricando

Leia mais »

VENEZIANAS

As venezianas (ou persianas) para carros foram moda nos anos 50 e 60. Foram usadas nos Fuscas split, … … ovais, … … nos Fuscas com vigia

Leia mais »

HELLO, BYE BYE!

Acessório típico do final dos anos 70 e início dos anos 80. Não tinha nenhuma utilidade prática. Não passava de uma brincadeira para quem vinha

Leia mais »

POLEIROS DE PÁRA-CHOQUES

Todos os Fuscas fabricados até abril de 1955 não possuiam os protetores superiores de pára-choques em forma tubular, conhecidos aqui no Brasil como poleiros, uma

Leia mais »

CATAVENTO KADRON

A Kadron Engenharia Indústria e Comércio Ltda., com endereço na Rua da Paz, 2094, Santo Amaro, São Paulo (SP), foi uma das grandes indústrias no

Leia mais »

VINCADAS E LISAS

O vinco é um sinal ou sulco que fica em algo que se dobrou. O vinco aparece em qualquer tipo de material, tais como tecido,

Leia mais »

BUZINA FER

A empresa alemã FER fabricava buzinas duplas para serem adicionadas a qualquer veículo. Essas buzinas chegaram a ser vendidas no Brasil nos anos 60. Acima,

Leia mais »

BRASÃO DO CAPUZ

O brasão localizado ao final do friso do capuz dianteiro foi introduzido no Fusca de luxo (modelo exportação) em abril de 1951. O Fusca standard não

Leia mais »

MALETA DE PIQUENIQUE CONAP

Como é bom um piquenique! Junto com a família, então! Se o passeio incluir o Fusca, vai-se ao paraíso! Conforme definição da amiga “Wikipedia” “um convescote

Leia mais »

RADIO ZILOMAG

 A Zilomag era tradicional fabricante de rádios nos anos 60. De Aero Willys a Fuscas. Para todos os carros nacionais. Fabricou rádios de 6 e

Leia mais »

LANCHEIRA KOMBI

Acampar com uma Kombi é um prazer indescritível. Porém, se esse sonho está muito distante, resta-nos um lanchinho temático. Para quem gosta de automobilia essa lancheira

Leia mais »

RADIO AKKORD AUTOTRANSISTOR

Com o lançamento do Fusca com o vidro traseiro quadrado, ocorrido em agosto de 1957, a empresa alemã Akkord-Radio GMBH Herxheim/Pfalz, lançou um modelo do

Leia mais »

LUZ DE EMERGÊNCIA ENDERS

  A empresa alemã ENDERS era especialista na fabricação de produtos para camping, tais como cadeiras, mesas, equipamentos de iluminação e, principalmente, fogões portáteis. Folder

Leia mais »

DISCO DE VINIL

Há quem não troque o som do velho disco de vinil pelo puríssimo som em CD ou MP3. Aquele chiadinho realmente dá saudade. Naquela época,

Leia mais »

A BANDA VOLKSWAGEN

 Você sabia que a Volkswagen do Brasil tinha uma banda? Não, não é a banda “Pardal e seus Rapazes”. Tinha por nome “A Banda Volkswagen”.

Leia mais »

PALÁCIO DA ALVORADA

Em 1960 Brasília, Capital do Brasil, foi inaugurada. Dois anos antes porém, em 1958, o Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente do Brasil, já

Leia mais »

TETO DE VINIL

Aqui no Brasil, nos anos 60 e 70, era comum os carros mais luxosos possuírem revestimento de vinil no teto, quer como item opcional –

Leia mais »

SACADOR DE CALOTA

Tirar a calota do Fusca com a ferramenta adequada é sempre recomendável. Nada de tentar tirá-la com uma chave de fenda, você poderá arranhar a

Leia mais »

O SONHO DE TER UM KDF!

A fábrica da atual Volkswagen teve sua pedra fundamental lançada em 1938 na Alemanha, onde hoje se situa a cidade de Wolfsburg. O Fusca foi

Leia mais »

PESCANDO DE FUSCA!

Homem pescando à beira do Rio Aller, ao lado da Fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, Alemanha. Foto de 1959. Apesar de nem todos gostarem, o

Leia mais »

VISUALIZADOR DE SEMÁFORO

  É comum, até mesmo nos dias atuais, o motorista ter dificuldade de enxergar o semáforo, principalmente quando for o primeiro da fila aguardando o sinal

Leia mais »