Garanta sua assinatura agora

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

PONTEIRA DE ESCAPAMENTO

O fusca, até julho de 1955, possuia apenas uma ponteira de escapamento. Essa ponteira saia do silencioso do fusca por baixo da saia traseira, que,

Leia mais »

BÚSSOLA

Catálogo de acessórios de fusca (Poly Pad) dos anos 60. Nos tempos de GPS (acrônimo de “Global Positioning System”), falar em bússola parece ser uma

Leia mais »

KITCAR

O fusca dominava a cena do mercado automobilístico nos anos 60. Era, verdadeiramente, o rei do pedaço. As fábricas de acessórios aproveitavam a pujança do fusca para

Leia mais »

ASPIRADOR DE PÓ

Chega o fim de semana. Hora de lavar o fusquinha. É, sem dúvida, o momento de maior intimidade entre o dono e a pequena maravilha. Depois de

Leia mais »

BECK

Lembro até hoje a primeira vez que ouvi esse nome: Beck. Um senhor do interior de São Paulo havia falecido e seu genro, organizando sua garagem após o

Leia mais »

EQUALIZADOR MARANTZ

Saul B. Marantz (1911-1997) MARANTZ. A empresa fundada  na década de 50 nos EUA por Saul B. Marantz, teve grande influência no desenvolvimento de sistemas de

Leia mais »

LANTERNAS DIANTEIRAS

Muitos motoristas com mais idade têm, até hoje, o costume de usar os braços para auxiliar na sinalização da mudança de direção. São de uma época

Leia mais »

UNISTRA

Abril de 1957.  Partindo do conceito da física de que o espelho reflete a luz, foi lançado na Alemanha um acessório para Fusca chamado UNISTRA, acrônimo de Universal

Leia mais »

LANTERNA TRASEIRA ELECTRIC

 As lanternas do Fusca, de 1956 até 1961 eram iguais ao do modelo acima. Nesse período, o Fusca ainda usava as bananinhas como indicadores de direção. 

Leia mais »

BEFOR

Anúncio de dezembro de 1968. A empresa paulistana B.C. Mar Ltda., localizada à Rua General Couto de Magalhães, 240, São Paulo (SP), citada também como

Leia mais »

ADAPTADOR DE NARIZ DE PLACA

  Adaptador de nariz de placa. No passado era muito comum os proprietários quererem atualizar o seu Fusca usado, dando-lhe um aspecto de modelo “último

Leia mais »

VELOCÍMETRO

Vamos falar um pouco sobre originalidade do velocímetro do Fusca neste tópico. Acima, o velocímetro do Fusca até 1949, feito pela VDO, com um grande

Leia mais »

GUIATEC

Anúncio de maio de 1968. A empresa brasileira Autotec Peças e Acessórios para Automóveis Ltda, de São Paulo, produziu nos anos 60 o produto chamado GUIATEC,

Leia mais »

ESTRIBOS

Os estribos do fusca datam a idade do projeto: anos 30. Naquele tempo e nos anos que se seguiram, era comum os carros possuírem estribos.

Leia mais »

PÁRA-CHOQUES NORJA

Fusca alemão modelo 1968. Em agosto de 1967, já como modelo 1968, os fuscas alemães ganharam novos pára-choques: os conhecidos pára-choques quadrados. Fusca 1300 e 1500 modelos

Leia mais »

EVOLUÇÃO DOS FARÓIS 1950-1959

Os Fuscas alemães (1950-1959) usavam faróis da marca Bosch ou Hella. Eram faróis simétricos com lâmpadas, 6v. As empresas Bosch e Hella eram fornecedores oficiais de faróis

Leia mais »

MORCEGO !

1952. Meia noite. Todos dormem. Não há vivalma na rua. Alguns morcegos trissavam ao longe. Contudo, aguçando os ouvidos, escutava-se outro tipo de ruído. Intermitente. Vinha de uma pequena garagem. Lá

Leia mais »

LIXEIRA

 Jogo rápido. Lixeira. Para ser instalada embaixo do painel. Feito em material plástico, com parafuso de fixação. Vale pelo anúncio, onde a lixeira aparece instalada

Leia mais »

PAINEL RALLYE MOTOMETER

  Um dos acessórios mais raros da era do fusca oval foi, indubitavelmente, o painel rallye feito pela alemã Motometer, especializada na fabricação de instrumentos de

Leia mais »

VIAJANDO NO TEMPO

Volte por um instante no tempo, caro leitor. Imagine-se nos anos 50. Joseph está ansioso com a viagem. Serão alguns dias na estrada. Há meses vem se preparando para

Leia mais »

FAROL DE MILHA DE CAPUZ

 A instalação clássica do farol de longo alcance (mais conhecido como farol de milha) no Fusca é feita, normalmente, nos suportes dos pára-choques ou sobre

Leia mais »

ÁGUAS DE LINDÓIA 2011

Algumas fotos do maior encontro de automóveis antigos da América Latina. Obviamente, sob o enfoque dos VWs a ar, peças e acessórios de época.

Leia mais »

PENTEADEIRA DE PUTA!

1963. Dezembro. Tempo de dar um presente para o fusca. Ou vários. Se exagerar, o povo não perdoa: vira penteadeira de puta! Enfeitados tal e

Leia mais »

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

RADIO ZILOMAG

 A Zilomag era tradicional fabricante de rádios nos anos 60. De Aero Willys a Fuscas. Para todos os carros nacionais. Fabricou rádios de 6 e

Leia mais »

LANCHEIRA KOMBI

Acampar com uma Kombi é um prazer indescritível. Porém, se esse sonho está muito distante, resta-nos um lanchinho temático. Para quem gosta de automobilia essa lancheira

Leia mais »

RADIO AKKORD AUTOTRANSISTOR

Com o lançamento do Fusca com o vidro traseiro quadrado, ocorrido em agosto de 1957, a empresa alemã Akkord-Radio GMBH Herxheim/Pfalz, lançou um modelo do

Leia mais »

LUZ DE EMERGÊNCIA ENDERS

  A empresa alemã ENDERS era especialista na fabricação de produtos para camping, tais como cadeiras, mesas, equipamentos de iluminação e, principalmente, fogões portáteis. Folder

Leia mais »

DISCO DE VINIL

Há quem não troque o som do velho disco de vinil pelo puríssimo som em CD ou MP3. Aquele chiadinho realmente dá saudade. Naquela época,

Leia mais »

A BANDA VOLKSWAGEN

 Você sabia que a Volkswagen do Brasil tinha uma banda? Não, não é a banda “Pardal e seus Rapazes”. Tinha por nome “A Banda Volkswagen”.

Leia mais »

PALÁCIO DA ALVORADA

Em 1960 Brasília, Capital do Brasil, foi inaugurada. Dois anos antes porém, em 1958, o Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente do Brasil, já

Leia mais »

TETO DE VINIL

Aqui no Brasil, nos anos 60 e 70, era comum os carros mais luxosos possuírem revestimento de vinil no teto, quer como item opcional –

Leia mais »

SACADOR DE CALOTA

Tirar a calota do Fusca com a ferramenta adequada é sempre recomendável. Nada de tentar tirá-la com uma chave de fenda, você poderá arranhar a

Leia mais »

O SONHO DE TER UM KDF!

A fábrica da atual Volkswagen teve sua pedra fundamental lançada em 1938 na Alemanha, onde hoje se situa a cidade de Wolfsburg. O Fusca foi

Leia mais »

PESCANDO DE FUSCA!

Homem pescando à beira do Rio Aller, ao lado da Fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, Alemanha. Foto de 1959. Apesar de nem todos gostarem, o

Leia mais »

VISUALIZADOR DE SEMÁFORO

  É comum, até mesmo nos dias atuais, o motorista ter dificuldade de enxergar o semáforo, principalmente quando for o primeiro da fila aguardando o sinal

Leia mais »

LOGOTIPO VW

Uma das maneiras de se observar o nível de originalidade de um Fusca é ficar atento à existência do logotipo VW ou VW/Audi nas partes

Leia mais »

O CAMPEÃO DO MUNDO!

Data histórica. O dia 17 de fevereiro de 1972 foi uma data especial para a Volkswagen: finalmente o Fusca superara a marca de produção do

Leia mais »

COMUTADOR DE LUZ ALTA E BAIXA

Dirigir à noite exige habilidades extras do motorista. Boa visão, reflexos em dia, cautela e controle dos comandos do veículo são essenciais para uma direção segura. No

Leia mais »

TAPETE DO TÚNEL

 Feito em borracha, esse tapete era colocado sobre o túnel central do chassi do fusca. Acessório de época, obviamente.    A peculiariedade desse tapete é

Leia mais »

RELÓGIO DE PORTA-LUVAS KÖHLER

Já falamos sobre os relógios de porta-luvas no tópico http://www.opasgarage.blogspot.com.br/search/label/REL%C3%93GIO%20DE%20PORTA-LUVAS. Hoje, porém, fotos especiais do relógio de porta-luvas feito pela empresa alemã Köhler (pronuncia-se quêla

Leia mais »

CAIXA DE FÓSFOROS

As antigas caixas de fósforos ainda hoje possuem uma legião de colecionadores. A caixa de fósforo sempre foi muito usada, ainda mais quando na época

Leia mais »

CATÁLOGOS ANTIGOS

  Os acessórios sempre perfilaram o automóvel, desde sua invenção há mais de um século. Os primeiros acessórios fabricados iam de simples mantas para proteger as damas

Leia mais »

OS NOMES E APELIDOS DO FUSCA

Esse artigo foi escrito pelo meu amigo Laércio Becker, grande admirador do besouro, cujo texto foi originalmente publicado no site: http://www.webartigos.com/artigos/os-nomes-e-apelidos-do-fusca/87424/. Na minha avaliação, é a

Leia mais »

RADIO BLAUPUNKT CAPRI

Mais uma da série rádios tipo pic-nic.  Trata-se do modelo CAPRI fabricado pela alemã Blaupunkt no início dos anos 60. O rádio propriamente dito fica

Leia mais »

ESTOJO DE DOCUMENTOS

Anos 50. A empresa americana Cobbs Manufacturing Co., do estado de Iowa, fabricou um estojo para guarda dos documentos do carro, feito em vinil, com

Leia mais »

FARÓIS AUXILIARES CIBIE

Faróis auxiliares, do tipo neblina ou de longo alcance (também conhecido como faróis de milha), eram acessórios bastante comuns no fusca. Diversos foram os fabricantes:

Leia mais »

MOSQUITEIRO

Dá-se o nome de mosquiteiro à tela utilizada normalmente em camas ou janelas para proteger o ambiente da entrada de pernilongos (muriçocas), moscas e outros

Leia mais »

ESPELHO COM RELÓGIO VDO

Os relógios de um modo geral são acessórios bastante raros. Quando conjugado com o espelho retrovisor interno, só há um: VDO.   Dupla função: espelho e relógio

Leia mais »