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1600

EMBLEMA 1600

Fusca 1600: 1975-1982.   O emblema 1600 foi usado na tampa do motor do Fusca entre maio de 1975 a junho de 1982, para identificar

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1500 SUPER

1500 SUPER

 1500 Super: bomba de óleo para motor refrigerado a ar. 1500 super foi uma marca de bomba de óleo para motores refrigerados a ar fabricada

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VIDROBRÁS

VIDROBRÁS

 Anúncio da Vidrobrás de dezembro de 1968. A firma Indústrias Reunidas Vidrobrás Ltda foi fundada no Brasil em 1944 e tinha representação na Praça Dom

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RESPIRO DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL

RESPIRO DO TANQUE DE COMBUSTIVEL

Respiro do tanque de combustível do Fusca. O tanque de combustível pode acumular pressão excessiva pelo acúmulo de gases em seu interior, razão pela qual

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BAGAGEIRO BEKOWA

BAGAGEIRO BEKOWA

Bagageiros BeKöWa. BeKöWa é uma conhecida marca alemã de bagageiros para veículos. A palavra BeKöWa é formada pelo acrônimo da razão social do fabricante Bernhard Körner,

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EVOLUÇÃO DOS FRISOS DA CARROCERIA

FRISOS DA CARROCERIA

Friso vincado do capô dianteiro (1950-1952). 1950-1952: Os frisos da carroceria foram introduzidos pela Volkswagen com o lançamento do Fusca Luxo ou Exportação ocorrido em

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ALAVANCA DE CAMBIO HURST

ALAVANCA DE CÂMBIO HURST

  Alavanca esportiva Hurst.   A empresa americana Hurst-Campbell foi fundada em 1958 por George Hurst e Bill Campbell, inicialmente como uma oficina mecânica no

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AFOGADOR

AFOGADOR (1950-1996)

Acionamento do afogador: apenas com o motor frio. O afogador é um mecanismo que permite enriquecer a mistura ar-combustível do carburador, facilitando a partida quando

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CORDONÊ (1973-1979)

CORDONÊ (1973-1979)

Padrão de cordonê utilizado entre 1973-1975 (exceto 1300 Std). Entre 1974 e 1979 a Volkswagen do Brasil utilizou um courvin com listras coloridas na faixa

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MECCA

TOCA-FITAS DE CARTUCHO MECCA

Toca-fitas Mecca em uma Variant 1972. Já abordamos o toca-fitas de cartucho em um de nossos posts (para mais informações, clique aqui). Rapidamente hoje apresentamos um

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1300

EMBLEMA 1300

Emblema 1300. O emblema 1300 foi usado na tampa do motor do Fusca entre janeiro de 1967 a novembro de 1974.  O dístico começou ser

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VOLANTE PEALIT

VOLANTE PETRI PEALIT

Volante Petri Pealit.   Nas décadas de 1930 a 1950 era comum alguns veículos serem equipados com volante do tipo banjo, caracterizado pelas hastes que

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EIXO TRASEIRO

PORCA CASTELO

Porca castelo. Os cubos das rodas traseiras são fixados nos semieixos por meio de uma porca castelo de 36 mm e part number 311.501.221. Essa porca recebe

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LANTERNA DE EMERGÊNCIA

LANTERNA DE EMERGÊNCIA NICE

  Lanterna de emergência Nice.   A empresa nacional FAE Ferragens e Aparelhos Elétricos S/A, fabricou nas décadas de 1970 e 1980, sob a marca

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CONCESSIONÁRIAS

AUTOHAUS BUCHWINKLER

Concessionária Autohaus Buchwinkler encrustada entre as montanhas. A concessionária Autohaus Buchwinkler, localizada na cidade de Berchtesgaden, na Alemanha, é uma concessionária autorizada VW desde 1948, sendo

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FUSCA 1977

FUSCA 1977

Fusca modelo 1977. O Fusca modelo 1977 foi lançado em outubro de 1976, a partir do chassi BJ 449.873 (Fusca 1300) e BS 613.682 (Fusca

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CESTA DE PIC-NIC

CESTA DE PIC-NIC STABBURET

A empresa Stabburet foi fundada por Gunnar Nilsen (1913-1984) em 1936 na cidade de Fredrikstad, Noruega. Popularmente conhecida como Stabbur-Nilsen, era fabricante de alimentos prontos

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POLAINA

POLAINA

Polaina de proteção do para-lama. Um dos acessórios mais populares do Fusca foram as polainas instaladas nas extremidades do para-lamas, que tinham a função de

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1300-L

FUSCA 1975: 1300 x 1300-L

Fusca 1300 Standard 1975. Em novembro de 1974 a Volkswagen do Brasil lançou os modelos 1975 do Fusca. As versões disponíveis nessa ocasião eram o

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FUSCA 1953

1953. O PRIMEIRO OVAL

Fusca oval: lançado em março de 1953. No dia 10 de março de 1953 o primeiro Fusca oval saiu da linha de produção da fábrica

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ATOGAS

ATOGAS

Veneno alemão de época: Atogas.     Dentre as diversas tentativas de melhorar a performance do Fusca na década de 1950, a empresa alemã Galmar

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FUSCA 1955

FUSCA 1955

Fusca 1955.   O Fusca 1955 iniciou sua produção em janeiro de 1955. Naquela época a Volkswagen ainda não antecipava o lançamento do modelo seguinte

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ORGANIZADOR DE PORTA-LUVAS

 Anúncio de junho de 1968. Divisor, separador, organizador do porta-luvas. Seja qual nome queira dar, ele é útil, principalmente para organizar aquelas pequenas coisas que

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TETO SOLAR KARMANN GHIA

A empresa alemã Karmann iniciou suas atividade em 1784 em Osnabrück, na Alemanha. No final de 1949 começou uma parceria com a Volkswagen alemã, fabricando

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VENEZIANAS

As venezianas (ou persianas) para carros foram moda nos anos 50 e 60. Foram usadas nos Fuscas split, … … ovais, … … nos Fuscas com vigia

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HELLO, BYE BYE!

Acessório típico do final dos anos 70 e início dos anos 80. Não tinha nenhuma utilidade prática. Não passava de uma brincadeira para quem vinha

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POLEIROS DE PÁRA-CHOQUES

Todos os Fuscas fabricados até abril de 1955 não possuiam os protetores superiores de pára-choques em forma tubular, conhecidos aqui no Brasil como poleiros, uma

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CATAVENTO KADRON

A Kadron Engenharia Indústria e Comércio Ltda., com endereço na Rua da Paz, 2094, Santo Amaro, São Paulo (SP), foi uma das grandes indústrias no

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VINCADAS E LISAS

O vinco é um sinal ou sulco que fica em algo que se dobrou. O vinco aparece em qualquer tipo de material, tais como tecido,

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BUZINA FER

A empresa alemã FER fabricava buzinas duplas para serem adicionadas a qualquer veículo. Essas buzinas chegaram a ser vendidas no Brasil nos anos 60. Acima,

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BRASÃO DO CAPUZ

O brasão localizado ao final do friso do capuz dianteiro foi introduzido no Fusca de luxo (modelo exportação) em abril de 1951. O Fusca standard não

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MALETA DE PIQUENIQUE CONAP

Como é bom um piquenique! Junto com a família, então! Se o passeio incluir o Fusca, vai-se ao paraíso! Conforme definição da amiga “Wikipedia” “um convescote

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RADIO ZILOMAG

 A Zilomag era tradicional fabricante de rádios nos anos 60. De Aero Willys a Fuscas. Para todos os carros nacionais. Fabricou rádios de 6 e

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LANCHEIRA KOMBI

Acampar com uma Kombi é um prazer indescritível. Porém, se esse sonho está muito distante, resta-nos um lanchinho temático. Para quem gosta de automobilia essa lancheira

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RADIO AKKORD AUTOTRANSISTOR

Com o lançamento do Fusca com o vidro traseiro quadrado, ocorrido em agosto de 1957, a empresa alemã Akkord-Radio GMBH Herxheim/Pfalz, lançou um modelo do

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LUZ DE EMERGÊNCIA ENDERS

  A empresa alemã ENDERS era especialista na fabricação de produtos para camping, tais como cadeiras, mesas, equipamentos de iluminação e, principalmente, fogões portáteis. Folder

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DISCO DE VINIL

Há quem não troque o som do velho disco de vinil pelo puríssimo som em CD ou MP3. Aquele chiadinho realmente dá saudade. Naquela época,

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A BANDA VOLKSWAGEN

 Você sabia que a Volkswagen do Brasil tinha uma banda? Não, não é a banda “Pardal e seus Rapazes”. Tinha por nome “A Banda Volkswagen”.

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PALÁCIO DA ALVORADA

Em 1960 Brasília, Capital do Brasil, foi inaugurada. Dois anos antes porém, em 1958, o Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente do Brasil, já

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TETO DE VINIL

Aqui no Brasil, nos anos 60 e 70, era comum os carros mais luxosos possuírem revestimento de vinil no teto, quer como item opcional –

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SACADOR DE CALOTA

Tirar a calota do Fusca com a ferramenta adequada é sempre recomendável. Nada de tentar tirá-la com uma chave de fenda, você poderá arranhar a

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O SONHO DE TER UM KDF!

A fábrica da atual Volkswagen teve sua pedra fundamental lançada em 1938 na Alemanha, onde hoje se situa a cidade de Wolfsburg. O Fusca foi

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PESCANDO DE FUSCA!

Homem pescando à beira do Rio Aller, ao lado da Fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, Alemanha. Foto de 1959. Apesar de nem todos gostarem, o

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VISUALIZADOR DE SEMÁFORO

  É comum, até mesmo nos dias atuais, o motorista ter dificuldade de enxergar o semáforo, principalmente quando for o primeiro da fila aguardando o sinal

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LOGOTIPO VW

Uma das maneiras de se observar o nível de originalidade de um Fusca é ficar atento à existência do logotipo VW ou VW/Audi nas partes

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O CAMPEÃO DO MUNDO!

Data histórica. O dia 17 de fevereiro de 1972 foi uma data especial para a Volkswagen: finalmente o Fusca superara a marca de produção do

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COMUTADOR DE LUZ ALTA E BAIXA

Dirigir à noite exige habilidades extras do motorista. Boa visão, reflexos em dia, cautela e controle dos comandos do veículo são essenciais para uma direção segura. No

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TAPETE DO TÚNEL

 Feito em borracha, esse tapete era colocado sobre o túnel central do chassi do fusca. Acessório de época, obviamente.    A peculiariedade desse tapete é

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