Garanta sua assinatura agora

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

FUSCA 1970 1300 SEGUNDA SÉRIE

FUSCA 1300 1971

Fusca 1300 modelo 1971. No dia 3 de agosto de 1970 foi lançado o Fusca modelo 1971, com profundas alterações de carroceria em relação ao

Leia mais »
ALTO-FALANTE

ALTO-FALANTE PARA FUSCA

Fusca split equipado com rádio e alto-falante. Durante décadas, o Fusca saia de fábrica sem rádio, equipamento que era considerado acessório, instalado posteriormente pelo proprietário

Leia mais »
NORDLAND

VISORES DE SOL PARA FUSCA

  Fusca da década de 1950 equipado com sunvisor. O Fusca sempre foi equipado com quebra-sol, equipamento destinado a minimizar o ofuscamento dos olhos provocado

Leia mais »
FUSCA 1970

FUSCA 1970

Fusca 1970. O Fusca modelo 1970 foi lançado em novembro de 1969, com poucas alterações em relação ao modelo anterior. É comum distinguir o Fusca

Leia mais »
FUSCA 1968

FUSCA 1968

Fusca 1968. O Fusca modelo 1968 foi lançado em janeiro daquele ano. A grande mudança ocorrida foi a implantação do sistema elétrico 12 (doze) volts

Leia mais »
EVOLUÇÃO DO VOLANTE (1950-1959)

VOLANTE DE DIREÇÃO (1950-1959)

Volante corcunda do Fusca. 1950-1952: Nesse período o Fusca Luxo utilizou o volante conhecido popularmente como asa de morcego, dado o formato semelhante à asa

Leia mais »
BLUE DOT

BLUE DOT

Blue dot na lanterna de um Fusca. O uso de lanternas com ponto azul nos automóveis remonta à década de 1930 nos Estados Unidos e

Leia mais »
COLETOR DE ADMISSÃO

COLETOR DE ADMISSÃO (1948-1966)

Coletor de admissão do Fusca. O coletor ou tubo de admissão (em inglês: intake manifold, em alemão: Ansaugkrümmer) é a peça responsável por levar o

Leia mais »
FUSCA 1945

FUSCA 1945/6

Fusca 1946. Em 1945, com o fim de Segunda Guerra Mundial, coube ao exército britânico, sob a batuta do major inglês Ivan Hirst (1916-2000), do Corpo

Leia mais »
FUSCA 1972

FUSCA 1300 1972

Em 1972 o Fusca 1300 dividia a linha de montagem com o Fusca 1500, conhecido por Fuscão. Em razão desse apelido, o 1300 passou a

Leia mais »
PLANSCH-STOP

PLANSCH-STOP

Plansch-Stop: acessório alemão.   O Plansch-Stop é um acessório alemão fabricado na década de 1950 que consiste em uma junta de vedação instalada sob a

Leia mais »
FUSCA 1966

FUSCA 1966

Linha de produção do Fusca em 1966. Na década de 1960, ano após ano, a Volkswagen do Brasil batia recordes de produção. Não podia ser

Leia mais »
KOMBI 1980

KOMBI 1980

Kombi 1980. O modelo 1980 da Kombi, lançado em outubro de 1979, trouxe poucas inovações em relação ao modelo anterior.  Uma das novidades foi a

Leia mais »
BRASÍLIA 1973

BRASÍLIA 1973

Brasília 1973. O Brasília, carro de design 100% nacional, projetado por José Vicente Martins e Márcio Piancastelli, teve seu lançamento oficial ocorrido no dia 08

Leia mais »
DEBRUM DO PARA-LAMA

DEBRUM DO PARA-LAMA

Debrum do para-lama. O debrum do para-lama (em inglês: fender beading), também conhecido por vivo ou galão, é o material utilizado entre os para-lamas e

Leia mais »
ANTENA DE MEIO-FIO

SENSOR DE MEIO-FIO

O sensor de meio-fio auxiliava o ato de estacionar. O sensor ou antena de meio fio é um acessório de época que tem por objetivo

Leia mais »
FUSCA 1962

FUSCA 1962

Fusca 1962. O Fusca modelo 1962 foi lançado em 22 de janeiro de 1962 pela Volkswagen do Brasil, chassi nº B 056.577. A partir dessa

Leia mais »
ADORNO PLASTICO DE CALOTA

ADORNO PLÁSTICO DE CALOTA

  Adorno de calotas.   O adorno ou disco plástico, inserido entre a calota e a roda, é um acessório alemão bastante simples para embelezar

Leia mais »
FUSCA 1960

FUSCA 1960

Fusca 1960 na cor verde mango. O Fusca modelo 1960 foi lançado no Brasil no dia 28 de setembro de 1959, depois que a Volkswagen

Leia mais »
FUSCA 1959

AZUL GELEIRA L334

Azul geleira.    Cor utilizada pela VW do Brasil entre setembro de 1959 e outubro de 1960. Código L334.

Leia mais »
1600

FUSCA 1600 (1975-1982)

Fusca 1600. O Fusca 1600 foi uma versão do besouro fabricada entre maio de 1975 a junho de 1982, sucedendo o Fusca 1600-S, conhecido por

Leia mais »
BIG-M

RADIO MOTOROLA

Rádio Motorola para Fusca em anúncio de julho de 1963. A empresa Motorola foi fundada em 1928 na cidade de Chicago, Illinois, por Paul V.

Leia mais »
DIFERENCIAL TRAVANTE DA KOMBI

DIFERENCIAL TRAVANTE DA KOMBI

Lama: elemento natural da Kombi equipada com diferencial travante. O diferencial travante da Kombi era um opcional disponível para a velha senhora introduzido pela Volkswagen

Leia mais »
DOURADO

METALÚRGICA DOURADO

Estojo de ferramentas fabricado pela Metalúrgica Dourado. A empresa nacional Metalúrgica Dourado foi um conhecido fabricante de macacos e estojos de ferramentas para Fusca, Kombi,

Leia mais »

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

ORGANIZADOR DE PORTA-LUVAS

 Anúncio de junho de 1968. Divisor, separador, organizador do porta-luvas. Seja qual nome queira dar, ele é útil, principalmente para organizar aquelas pequenas coisas que

Leia mais »

TETO SOLAR KARMANN GHIA

A empresa alemã Karmann iniciou suas atividade em 1784 em Osnabrück, na Alemanha. No final de 1949 começou uma parceria com a Volkswagen alemã, fabricando

Leia mais »

VENEZIANAS

As venezianas (ou persianas) para carros foram moda nos anos 50 e 60. Foram usadas nos Fuscas split, … … ovais, … … nos Fuscas com vigia

Leia mais »

HELLO, BYE BYE!

Acessório típico do final dos anos 70 e início dos anos 80. Não tinha nenhuma utilidade prática. Não passava de uma brincadeira para quem vinha

Leia mais »

POLEIROS DE PÁRA-CHOQUES

Todos os Fuscas fabricados até abril de 1955 não possuiam os protetores superiores de pára-choques em forma tubular, conhecidos aqui no Brasil como poleiros, uma

Leia mais »

CATAVENTO KADRON

A Kadron Engenharia Indústria e Comércio Ltda., com endereço na Rua da Paz, 2094, Santo Amaro, São Paulo (SP), foi uma das grandes indústrias no

Leia mais »

VINCADAS E LISAS

O vinco é um sinal ou sulco que fica em algo que se dobrou. O vinco aparece em qualquer tipo de material, tais como tecido,

Leia mais »

BUZINA FER

A empresa alemã FER fabricava buzinas duplas para serem adicionadas a qualquer veículo. Essas buzinas chegaram a ser vendidas no Brasil nos anos 60. Acima,

Leia mais »

BRASÃO DO CAPUZ

O brasão localizado ao final do friso do capuz dianteiro foi introduzido no Fusca de luxo (modelo exportação) em abril de 1951. O Fusca standard não

Leia mais »

MALETA DE PIQUENIQUE CONAP

Como é bom um piquenique! Junto com a família, então! Se o passeio incluir o Fusca, vai-se ao paraíso! Conforme definição da amiga “Wikipedia” “um convescote

Leia mais »

RADIO ZILOMAG

 A Zilomag era tradicional fabricante de rádios nos anos 60. De Aero Willys a Fuscas. Para todos os carros nacionais. Fabricou rádios de 6 e

Leia mais »

LANCHEIRA KOMBI

Acampar com uma Kombi é um prazer indescritível. Porém, se esse sonho está muito distante, resta-nos um lanchinho temático. Para quem gosta de automobilia essa lancheira

Leia mais »

RADIO AKKORD AUTOTRANSISTOR

Com o lançamento do Fusca com o vidro traseiro quadrado, ocorrido em agosto de 1957, a empresa alemã Akkord-Radio GMBH Herxheim/Pfalz, lançou um modelo do

Leia mais »

LUZ DE EMERGÊNCIA ENDERS

  A empresa alemã ENDERS era especialista na fabricação de produtos para camping, tais como cadeiras, mesas, equipamentos de iluminação e, principalmente, fogões portáteis. Folder

Leia mais »

DISCO DE VINIL

Há quem não troque o som do velho disco de vinil pelo puríssimo som em CD ou MP3. Aquele chiadinho realmente dá saudade. Naquela época,

Leia mais »

A BANDA VOLKSWAGEN

 Você sabia que a Volkswagen do Brasil tinha uma banda? Não, não é a banda “Pardal e seus Rapazes”. Tinha por nome “A Banda Volkswagen”.

Leia mais »

PALÁCIO DA ALVORADA

Em 1960 Brasília, Capital do Brasil, foi inaugurada. Dois anos antes porém, em 1958, o Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente do Brasil, já

Leia mais »

TETO DE VINIL

Aqui no Brasil, nos anos 60 e 70, era comum os carros mais luxosos possuírem revestimento de vinil no teto, quer como item opcional –

Leia mais »

SACADOR DE CALOTA

Tirar a calota do Fusca com a ferramenta adequada é sempre recomendável. Nada de tentar tirá-la com uma chave de fenda, você poderá arranhar a

Leia mais »

O SONHO DE TER UM KDF!

A fábrica da atual Volkswagen teve sua pedra fundamental lançada em 1938 na Alemanha, onde hoje se situa a cidade de Wolfsburg. O Fusca foi

Leia mais »

PESCANDO DE FUSCA!

Homem pescando à beira do Rio Aller, ao lado da Fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, Alemanha. Foto de 1959. Apesar de nem todos gostarem, o

Leia mais »

VISUALIZADOR DE SEMÁFORO

  É comum, até mesmo nos dias atuais, o motorista ter dificuldade de enxergar o semáforo, principalmente quando for o primeiro da fila aguardando o sinal

Leia mais »

LOGOTIPO VW

Uma das maneiras de se observar o nível de originalidade de um Fusca é ficar atento à existência do logotipo VW ou VW/Audi nas partes

Leia mais »

O CAMPEÃO DO MUNDO!

Data histórica. O dia 17 de fevereiro de 1972 foi uma data especial para a Volkswagen: finalmente o Fusca superara a marca de produção do

Leia mais »

COMUTADOR DE LUZ ALTA E BAIXA

Dirigir à noite exige habilidades extras do motorista. Boa visão, reflexos em dia, cautela e controle dos comandos do veículo são essenciais para uma direção segura. No

Leia mais »

TAPETE DO TÚNEL

 Feito em borracha, esse tapete era colocado sobre o túnel central do chassi do fusca. Acessório de época, obviamente.    A peculiariedade desse tapete é

Leia mais »