Garanta sua assinatura agora
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
METALÚRGICA ROSSI. ACESSÓRIOS E PEÇAS
Farol Tremendão para o Fusca com luz de estacionamento. A Metalúrgica Rossi S/A foi uma das principais empresas no fornecimento de faróis e
FUSCA SEM AR QUENTE
Sistema de ar quente do Fusca. Uma dúvida recorrente entre os admiradores de Fuscas diz respeito à presença (ou ausência) das aletas do ar quente
BRASÍLIA 1975
Brasília 1975. Características básicas: tipo 102, numeração de chassi com inicial BA e motor de 1.584 cm3, de 60 hp (SAE) de carburação simples com inicial
CONTA-GIROS
Conta-giros para o Fusca! O conta-giros ou tacômetro é um equipamento que indica as rotações do motor do carro por minuto, permitindo ao motorista trocar
RÁDIO MOTORÁDIO
Rádio Motorádio. A MOTORÁDIO foi uma empresa paulista fundada em 1942 pelo imigrante japonês Hiroshi Urushima em São Paulo, fabricante de rádios domésticos de mesa,
O MACACO DO BESOURO
Macaco: ferramenta fundamental em qualquer veículo. O macaco é uma ferramenta utilizada para auxiliar a troca dos pneus do Fusca, constituindo-se num equipamento de
FUSCA 1959: ALEMÃO OU NACIONAL?
Fusca 1959. O ano de 1959 é, certamente, um dos anos mais difíceis de se examinar o Fusca sob o aspecto da originalidade, por ser
AR FRESCO PARA O FUSCA!
Empi: acessórios para o Fusca! A EMPI foi fundada nos EUA na década de 1950 por Joe Vittone, então proprietário de
A MÍSTICA DA BANDEIRA QUADRICULADA
A mística da bandeira quadriculada: inspirando acessórios! A bandeira quadriculada é utilizada em corridas de automóveis e representa o fim da prova para os competidores.
ESTOJO ORIGINAL DE FERRAMENTAS
Estojo original de Ferramentas. O estojo de ferramentas sempre acompanhou o Fusca. De 1950 a 1996 o Fusca saía de fábrica com um pequeno
LIVRETE DE SERVIÇOS TÉCNICOS
Livrete de Serviços Técnicos. Por ocasião da aquisição de um Fusca 0 km, o feliz proprietário recebia, junto com o Manual de Instruções, um
TOCA-FITAS DE CARTUCHO
Toca-fitas de cartucho: acessório de época. Escutar a sua música preferida, quanto e quando quiser, é um complemento importante ao prazer de dirigir. Até o
PROTETOR DA FORRAÇÃO DE PORTA
Protetor da forração de porta. Nas décadas de 1950 e 1960 oferecia-se ao consumidor ávido por acessórios um protetor da forração de porta
VENTILADOR BEHR
Ventilador Behr instalado em um Fusca Split “standard”. Repare no cinzeiro na moldura central e no estojo de lâmpadas no porta-luvas, também acessórios. Empresa fundada
1969
O colorido dos veículos VW em 1969. 1969 foi a ano que o homem pisou na lua. Porém, aqui na terra o Fusca continuava
1200
Motor 1200: dezembro de 1953 a dezembro de 1966. O motor 1200 do Fusca passou a ser utilizado a partir do dia 21 de
POLAR SILVER L324
Cor metálica utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre 4 de agosto de 1955 a julho de 1957. Código L324. Foi uma das cores mais populares
CAVALO DE FERRO!
Triciclo Renha. Paulo Sérgio Bittencourt de Souza Renha, ou simplesmente Paulo Renha, engenheiro mecânico de formação e projetista por vocação, criou na década de
FUNDIÇÃO TUPY: GIGANTE DO FERRO FUNDIDO!
Fundição Tupy: desde 1938. A Fundição Tupy S/A é uma empresa fundada em 9 de março de 1938 por Albano Schmidt, Hermann Metz e
EVOLUÇÃO DO MARCADOR DE COMBUSTÍVEL
O marcador de combustível evitava uma série de aborrecimentos. Fusca até 1961: sem marcador de combustível. O Fusca, até 1961, saia de fábrica sem
MARROM CAFÉ L7027
Cor utilizada pela VW do Brasil para os modelos 1982 (Fusca, Brasília, Passat, Gol e Voyage) e 1983 (Kombi Luxo com teto bege palha). Código
TOSTÃO E SEU FUSCA!
Tostão, exímio jogador de futebol, e seu Fusca acessorizado! Não há como não postar essas fotos de um Fusca pertencente ao jogador de futebol
VERDE TRÓPICO L1422
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1981 e 1982. Código Universal: L1422. Código Lazzuril: 1105. Código de Plaqueta: 026. Em 1981 foi utilizada no
BRASÍLIA – TAMPA DO PORTA LUVAS
Brasília: espaço interno e sofisticação. O VW Brasília foi lançado oficialmente pela Volkswagen do Brasil no dia 8 de junho de 1973. Com
TOURING CLUB
Pedro Benjamim Cerqueira Lima, fundador do Touring Club do Brasil. O Touring Club do Brasil foi fundado no dia 9 de novembro de 1923,
VERDE MANTIQUEIRA LK1418
Cor metálica utilizada pela VW do Brasil em 1978 e 1979 nos veículos Brasília, Variant II e Passat. Código LK1418. Código de Plaqueta: 084. Brasília
AZUL NOTURNO L3032
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1980 e 1981 nos veículos Fusca, Variant II, Brasilia, Gol e Passat. Em 1982 também a Kombi Luxo
CINZA GRANIZO L2015
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1980 na Brasília, Variant II, Gol e Passat. Código L2015. Código de plaqueta: 020. Brasília 1980 na
FUSCA 1963
Fusca 1963: vidro lateral basculante era umas das novidades. O Fusca modelo 1963 foi lançado pela Volkswagen do Brasil em 2 de dezembro
VINCOS
Os principais vincos externos da carroceria. Os vincos em uma chapa metálica tem a função de aumentar a resistência torcional e física do material. Essa
DA COZINHA AO AUTOMÓVEL!
Peças para o Fusca: fornecedores inusitados! A expansão da indústria automobilística no Brasil, principalmente na década de 1960, incentivou diversas empresas já instaladas a
CONDENSADOR
Condensador. Condensador instalado no lado externo do distribuidor do Fusca. O condensador ou capacitor, é uma peça integrante do sistema de ignição do Fusca,
CHAMPAGNE PRA COMEMORAR!
Kombi 1978 na série especial Champagne. Um espumante, ou mais especialmente um legítimo “champagne”, é sinônimo de celebração, sorvido em ocasiões muito especiais. Por
EVOLUÇÃO DO BATENTE DA PORTA
Batente da fechadura de porta. O batente da porta, também conhecido por batente da fechadura da porta ou fecho da fechadura da porta, tem
PRETO
Fusca preto. Sim, o Fusca nasceu preto! Foi uma cor bastante popular nas primeiras décadas da indústria automotiva. É famosa a frase atribuída a Henry
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
T R I M O L
Anúncio de setembro de 1962. A empresa Indústria e Comércio de Peças e Acessórios para Automóvel TRIMOL Ltda., com sede à Rua Peixoto Gomide,
ESPELHO RETROVISOR EXTERNO IAM
A empresa IAM – acrônimo de Indústria Auto Metalúrgica S.A. – foi fundada em 1950 para suprir a demanda por peças dos carros importados na época, principalmente
QUEBRA-VENTO KARMANN GUIA
Anúncio de dezembro de 1965. A empresa paulistana Plásticos London Ltda lançou, nos anos 60, um quebra-vento de acrílico para o Karmann Guia. Como o
BANEFRA
No V Salão do Automóvel de São Paulo, ocorrido em 1966, além da exposição de carros nacionais, havia uma novidade: pela primeira vez havia stands
D R Ä G E R
Anúncio de fevereiro de 1958. Como os leitores deste blog já sabem, o Fusca não possuía marcador de combustível até o início de 1961. Vários
O FUSCA DE TOGA !
Existem pessoas que nascem para fazer a diferença nesse mundo, iluminadas que são. Milton Luiz Pereira (1932-2012) Uma dessas pessoas é o Sr. Milton Luiz Pereira,
GRADE DA BUZINA
Até junho de 1949 os fuscas não possuiam a grade da buzina. No período anterior a junho de 1949, a buzina ficava instalada do lado de
O FIM DO BARULHO DA KOMBI!
Os proprietários das Kombis antigas sabem que a velha senhora é um tanto barulhenta, principalmente junto às portas do salão. Seus ouvidos não aguentam mais? Sua esposa reclama muito?
ESPELHO RETROVISOR EXTERNO COM ANTENA
De fábrica, espelho retrovisor externo no fusca somente a partir do modelo 1969. Antes disso era acessório. E não tinha lugar específico para ser instalado.
NESTOR
Certas empresas, apesar de não frequentarem os anúncios de revistas automobilísticas da época, fabricaram peças e acessórios interessantes e raros para o Fusca. Uma dessas empresas é
CHEGA MAIS … VEM CÁ MEU BEM!
Nos anos 60, ter um Fusca era o sonho de consumo da maioria dos brasileiros (e brasileiras também!) Naquele tempo, o Fusca nas mãos de
CAÇA MULATA COM ESPELHO
O caça-mulata ou spotlight conjugado com o espelho retrovisor externo é um acessório bastante desejado, principalmente se fabricado pela empresa alemã HELLA ou pela nacional
DIA NACIONAL DO FUSCA (DNF) CURITIBA 2012
Ocorreu neste domingo, dia 22.01.2012, a comemoração do Dia Nacional do Fusca (DNF), ocorrido na PUC-PR. Segue algumas fotos desse mega evento. Aproximadamente 1.100 carros
GANCHO DE REBOQUE
Uma das grandes qualidades do fusca é sua durabilidade mecânica. Todavia, a confiabilidade do fusca depende de uma manutenção adequada. A falta de cuidado nessa
RODAPÉ E BARRA TRANSVERSAL DO BANCO
Os Fuscas fabricados até a 1ª série de 1959 não possuíam o rodapé embaixo do banco traseiro. Esse acabamento embaixo do banco do fusca, conhecido como
TELEFUNKEN AUTO SUPER IA-50
Essas duas janelinhas exercem um fascínio indescritível para os amantes do fusca. Brezel. Split. Dividido só no nome, pois consegue reunir ao seu redor todos os apaixonados pelo besouro,
BANCO TIPO CONCHA
Vários foram os acessórios inspirados nos carros de corrida. Ainda que boa parte desses acessórios não transforme o fusca num legítimo carro de competição, acabam por influenciar o
TRAVA DO QUEBRA-VENTO
Para minimizar os riscos de ter seu Fusquinha roubado (afinal, o Fusca em sua época era o carro mais visado pelos “amigos do alheio”), era comum o
O PALADINO!
Não estamos falando de um paladino da justiça, mas, sim, de um paladino para o fusca! Trata-se do modelo Paladin, da holandesa Philips, modelo 551, desenvolvido
CÂMBIO BIPARTIDO, CASCA DE AMENDOIM OU MELANCIA
A caixa do câmbio do fusca alemão, utilizada até meados de 1961, é conhecida, popularmente, como melancia … … ou casca de amendoim, pelo fato de abrir-se
VIDRO LATERAL BASCULANTE
O vidro lateral basculante foi introduzido como equipamento de série no Fusca somente em 1963. Era a grande novidade daquele ano, junto com o lavador do
O RÁDIO DO POVO
1938 foi um ano especial para o Fusca. Foi o ano em que o besouro foi apresentado em sua forma definitiva para o mundo, tal
ESPELHO RETROVISOR EXTERNO COM REGULAGEM INTERNA
O fusca, até 1968, não possuia espelho retrovisor externo. O equipamento só começou a sair de fábrica a partir de 1969, por conta de exigência
CALIBRADOR DE PNEUS
Anúncio de setembro de 1964. Manter a correta calibragem é essencial para prolongar a vida útil dos pneus. Além disso, é questão de segurança, pois evita
LINDBERGH: DO AVIÃO AO FUSCA
Charles Lindbergh, aviador, em foto dos anos 20. A vida de Charles Lindbergh é uma das biografias mais fascinantes do século XX. Quem tiver oportunidade
LUZ DE LEITURA
Na época em que o motorista, para traçar o melhor trajeto, dependia, essencialmente, de um mapa, uma luz de leitura direcional vinha bem a calhar, principalmente em
CALOTA CUBO RÁPIDO
Calota cubo rápido, da EMPI. A roda de cubo rápido sempre foi sinônimo de esportividade num carro. Era utilizada para facilitar a troca do pneu,
LUZ DE ESTACIONAMENTO
Nos anos 50 a luz de estacionamento – indicativa da presença de um veículo parado – ainda não havia sido incorporada ao fusca. Por causa
ENCONTRO POMERODE 2011 – VOLKS FRIENDS
Organizado pelo Pomer Volks Fusca Clube, aconteceu neste domingo, 04.12.2011, um dos maiores encontros de fuscas do sul do Brasil, o 5º Volks Friends. Pomerode
TRAVA DO FREIO DE MÃO
Anúncio de janeiro de 1969. A Fábrica de Maçanetas Universal Ltda (ou UNIVEL) além de ter produzido maçanetas e consoles – http://opasgarage.blogspot.com/search/label/CONSOLES – para o fusca, desenvolveu
RÁDIO BLAUPUNKT DERBY (PIC-NIC)
Rádios …. ah os rádios, fascinantes rádios. Até hoje, uma das primeiras providências de quem compra um carro novo é instalar um radinho. Apenas os modelos top de
PARAFUSOS
Para quem está restaurando um Fusca alemão ou mesmo para quem se propuser a avaliar sua originalidade, fique atento aos parafusos! Eles falam muito da
DESCANSA PÉS DO PASSAGEIRO
Uma das cerca de 2.500 modificações ocorridas no fusca ao longo dos anos, foi a introdução, em agosto de 1959, do descanso inclinado para os
RELÓGIO DE PORTA-LUVAS
Os relógios para o fusca sempre foram acessórios desejados. Davam um ar de sofisticação ao besouro. Havia diversos modelos à disposição, instalados nos mais diversos lugares
LANTERNÃO L. HUBER. O PREDECESSOR DA FAFÁ NO BRASIL
Logo nos primeiros anos de produção do fusca no Brasil, começaram a surgir diferenças, ainda que sutis, com o besouro produzido na Alemanha. Esse descompasso tornou-se mais marcante a
MARCADOR DE COMBUSTÍVEL – VDO
A empresa VDO (http://www.vdo.com.br/) foi fundada por Adolf Schindling no final da década de 1920, na cidade de Frankfurt, Alemanha. A VDO surgiu da incorporação de