Garanta sua assinatura agora
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
SAIA LATERAL DO PARA-LAMA
Saia lateral traseira do para-lama em um Fusca 1960. Na década de 1950 houve uma tendência das montadoras de veículos, principalmente nos EUA, de
FRISO DA SAÍDA DO AR QUENTE DO PAINEL
Frisos da extremidade do painel: novidade na linha 1962 do Fusca. A partir do lançamento do modelo 1958 do Fusca, a introdução de um
FUSCA 1300-N
Fusca Standard 1975. Há alguns meses, deparei-me com um anúncio de um Fusca em que o vendedor o descrevia com uma série especial feita
EVOLUÇÃO DA TAMPA DE INSPEÇÃO DA CAIXA DE DIREÇÃO
Tampa de inspeção: sua retirada permite acesso fácil à caixa de direção. A tampa de inspeção da caixa de direção do Fusca passou por
EVOLUÇÃO DAS MAÇANETAS EXTERNAS
Maçanetas do tipo geladeira: dois modelos foram fabricados: até 1955 e de 1956 a 1959. 1950 a agosto de 1955 Em seus primeiros
VOLANTE BUMERANGUE
Volante bumerangue: novidade da linha 1974. Em setembro de 1973, a partir do chassi nº BP 974.600, ocorreu o lançamento do modelo 1974 do Fusca.
PINTADOS OU GALVANIZADOS? PARTE III
Fechadura inferior do capô dianteiro do Fusca. Parece bobagem esse tipo de post, mas são os pequenos detalhes que revelam a verdade. Vejamos. A
ESPELHO BIFOCAL GHE
Catálogo de acessório da GHE com o espelho bifocal. A empresa GHE Happich foi um gigante no ramo de acessórios automotivos nas décadas de
1955. O ANO DO MILHÃO
1.000.000 de VWs produzidos em 1955. 1.000.000 é um número mágico. Chegar à conquista dessa marca é sempre motivo de comemoração. Fabricar 1 milhão
MONUMENTO
Estande de venda de carros usados da Monumento em foto de 1968. A Monumento S/A Veículos e Motores foi uma revendedora autorizada VW na
INSTRON
Boia e tampa de proteção da Instron para o Fusca. A Instron S/A Indústria e Comércio foi fabricante nacional de equipamentos elétricos para a
UM FUSCA ESPECIAL. OU SERIA ESPACIAL?
Fusca repleto de acessórios de época. No início de 1969 o Sr. Ary Primo Fagundes, morador da cidade de Porto Alegre (RS), encaminhou algumas fotos
A HOLANDESA RUSKA E SEU CASO COM GURGEL
Buggys Ruska. Paul Eduard Bram Huf (1924-2002) foi um festejado fotógrafo holandês de grande renome naquele país. Viajou o mundo para registrar em belas fotos
GALÃO EXTRA DE COMBUSTÍVEL FIXADO NO ESTEPE
Abastecendo o Fusca. Antigamente, abastecer um veículo podia não ser uma tarefa tão simples e corriqueira quanto é hoje. A quantidade de postos de gasolina
GAIATO
Jipe Gaiato. Gaiato, segundo os dicionários, significa divertido, brincalhão, malandro, quem não tem responsabilidades. Por outro lado, a expressão “entrar de gaiato” quer dizer
MORCEGO DA TAMPA DO MOTOR
Morcego ou morcegão da tampa do motor do Fusca. A chapa de escoamento de água da tampa do motor, peça nº 113.827.073-1, foi
PUDIM
Quadro da suspensão dianteira com destaque para o “pudim”. O batente de borracha da suspensão dianteira, peça nº 111.401.273, instalada no chifre localizado nas
ADESIVO PLÁSTICO. UMA MANIA DOS ANOS 60 E 70.
Adesivo plástico da Disbrave, concessionária VW de Brasília. Os adesivos plásticos foram uma febre na década de 1960 e 1970. Eram fixados principalmente nos
RESERVATÓRIO DO FLUIDO DE FREIO
Completando o nível do fluido de freio. Sem adentrar nas diversas modificações ocorridas no sistema de freio do Fusca ao longo de sua trajetória,
ANTIRRUÍDO DO COMPARTIMENTO DO MOTOR
Colocação do antirruído no Fusca na fábrica da VW em Wolfsburg, Alemanha. O antirruído localizado do compartimento do motor tem a função e minimizar a
CARVÃOZINHO DA BUZINA
“Beep-Beep”, sai da frente! Para bem andar de Fusca, a buzina deve estar em ordem. É uma questão de segurança. Obviamente, deve ser usada
METALLIC BLUE L35
Fusca 1953 na cor metallic blue. Cor metálica utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre março de 1953 a janeiro de 1954. Código L35. Cor do
FRISOS DOS ESTRIBOS
Estribo do Fusca. Vamos abordar neste tópico um pouco da evolução do friso do estribo do Fusca, que sofreu algumas modificações ao longo da
VEÍCULO DO ASSINANTE. FUSCA 1962
Fusca 1962 do assinante Caio Ramos. É notório que o Fusca desperta uma empatia incomum à maioria das pessoas, principalmente em crianças. Graças a
A EVOLUÇÃO DAS CALOTAS
Calotas do Fusca. O Fusca sempre foi equipado com calotas em sua longa trajetória. As calotas têm a função de proteger as pontas de
SUPORTE DO PARA-CHOQUE
Suporte de para-choque. O suporte do para-choque tem a função de fixar a lâmina do para-choque à carroceria. Feito em metal, ele é instalado no
PINTADOS OU GALVANIZADOS? A SAGA CONTINUA ….
Fusca 1952 com parafusos das dobradiças galvanizadas de preto. Continuando a série “Pintados ou Galvanizados?” iniciada neste tópico (clique aqui), hoje abordaremos os parafusos das
TRAVA DA MAÇANETA INTERNA GERINA
Funcionamento da trava de segurança. O acessório já foi abordado anteriormente (para mais informações, clique aqui). Hoje, um pequeno vídeo de seu funcionamento. Era
ESPELHO RETROVISOR EXTERNO ROSCO
Espelho retrovisor externo para o lado direito do Fusca. Não confunda com “Rosca” que é uma marca de parafusos brasileira, fornecedora oficial da Volkswagen
RÁDIO CRUXEN
Anúncio de junho de 1968. Durante a época áurea de produção do Fusca nos anos de 1960 e 1970, diversas empresas nacionais desenvolveram
BRASILWAGEN
Sede da Brasilwagen em São Paulo. A Brasilwagen S/A, revendedor autorizado Volkswagen, foi fundada em 30 de Novembro de 1954, sendo um dos mais
AZUL ATLAS L338
Cor metálica utilizada pela VW do Brasil entre 1971 e 1972 em Variant e TL. Código Universal: L338.
PARAFUSOS DA DOBRADIÇA DA PORTA: PINTADOS OU GALVANIZADOS?
Parafusos da dobradiça de porta galvanizados. Os parafusos das dobradiças de porta são galvanizados, como na imagem acima, ou pintados da cor da carroceria? Essa
TREMENDÃO
Faróis Tremendão da Rossi em anúncio de agosto de 1969. A Metalúrgica Rossi S/A foi precursora, no Brasil, da fabricação de faróis do tipo
SANTILLI
Equipamentos Santilli: empresa nacional de acessórios. A empresa nacional Equipamentos Santilli foi uma importante fabricante de acessórios automotivos entre as décadas de 1960 a
HAGUS
Hagus: potência alemã. A empresa Hagus, sediada na Alemanha, foi fabricante de diversas peças e acessórios para o Fusca desde a década de 1950. Foi,
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
AVALIAÇÃO DE FUSCA 1300 STANDARD 1973 BRUNELLI
Fusca 1300 1973 Standard à venda na Brunelli Veículos Antigos. Seguindo nossa serie de avaliação de veículos à venda, avaliaremos hoje o Fusca
CORDONÊ (1973-1979)
Padrão de cordonê utilizado entre 1973-1975 (exceto 1300 Std). Entre 1974 e 1979 a Volkswagen do Brasil utilizou um courvin com listras coloridas na faixa
TOCA-FITAS DE CARTUCHO MECCA
Toca-fitas Mecca em uma Variant 1972. Já abordamos o toca-fitas de cartucho em um de nossos posts (para mais informações, clique aqui). Rapidamente hoje apresentamos um
EMBLEMA 1300
Emblema 1300. O emblema 1300 foi usado na tampa do motor do Fusca entre janeiro de 1967 a novembro de 1974. O dístico começou ser
VOLANTE PETRI PEALIT
Volante Petri Pealit. Nas décadas de 1930 a 1950 era comum alguns veículos serem equipados com volante do tipo banjo, caracterizado pelas hastes que
PORCA CASTELO
Porca castelo. Os cubos das rodas traseiras são fixados nos semieixos por meio de uma porca castelo de 36 mm e part number 311.501.221. Essa porca recebe
250.000 VOLKSWAGENS EM 1951!
Grande feito alcançado pela VW. No dia 5 de outubro de 1951 saiu da linha de produção da fábrica da Volkswagen em Wolfsburg,
LANTERNA DE EMERGÊNCIA NICE
Lanterna de emergência Nice. A empresa nacional FAE Ferragens e Aparelhos Elétricos S/A, fabricou nas décadas de 1970 e 1980, sob a marca
EVOLUÇÃO DA PLAQUETA DE IDENTIFICAÇÃO – 1970-1986
Plaqueta de identificação do chassi do Fusca. Vamos dar continuidade ao terceiro post envolvendo a evolução da plaqueta de identificação do Fusca. A evolução das
AUTOHAUS BUCHWINKLER
Concessionária Autohaus Buchwinkler encrustada entre as montanhas. A concessionária Autohaus Buchwinkler, localizada na cidade de Berchtesgaden, na Alemanha, é uma concessionária autorizada VW desde 1948, sendo
FUSCA 1977
Fusca modelo 1977. O Fusca modelo 1977 foi lançado em outubro de 1976, a partir do chassi BJ 449.873 (Fusca 1300) e BS 613.682 (Fusca
CESTA DE PIC-NIC STABBURET
A empresa Stabburet foi fundada por Gunnar Nilsen (1913-1984) em 1936 na cidade de Fredrikstad, Noruega. Popularmente conhecida como Stabbur-Nilsen, era fabricante de alimentos prontos
BIZORRÃO, VARIANT, TL, ZÉ DO CAIXÃO, SP2. RESERVATÓRIO DE ÁGUA DO PARA-BRISA. FUNÇÃO DA CAPA.
Reservatório de água instalado em um Bizorrão 1974. O reservatório de água do tipo bujãozinho foi utilizado no Zé do Caixão, Variant, TL, SP1/SP2
POLAINA
Polaina de proteção do para-lama. Um dos acessórios mais populares do Fusca foram as polainas instaladas nas extremidades do para-lamas, que tinham a função de
2º ENCONTRO BRASILEIRO DE VW CLÁSSICOS 2023
EBVW Clássicos 2023. Nos dias 1º, 2 e 3 de setembro de 2023 ocorreu o 2º Encontro Brasileiro de VW Clássicos, na cidade de
FUSCA 1975: 1300 x 1300-L
Fusca 1300 Standard 1975. Em novembro de 1974 a Volkswagen do Brasil lançou os modelos 1975 do Fusca. As versões disponíveis nessa ocasião eram o
1953. O PRIMEIRO OVAL
Fusca oval: lançado em março de 1953. No dia 10 de março de 1953 o primeiro Fusca oval saiu da linha de produção da fábrica
A DEMONIZAÇÃO DO ZÉ FRISINHO
Zé Frisinho: amor incondicional pelo Fusca! Faz tempo que estou querendo escrever sobre esse assunto. É comum se perceber no nosso meio uma série de
RELÓGIO NO CINZEIRO KIENZLE
Relógio de horas no cinzeiro. Os Fuscas Zwitter e ovais fabricados entre outubro de 1952 e agosto de 1957 vinham equipados de fábrica com
EVOLUÇÃO DO CINZEIRO TRASEIRO
Cinzeiro traseiro do Fusca. JUNHO DE 1949 A SETEMBRO DE 1952: Com o lançamento da versão Export/Deluxe em junho de 1949 (chassi 1-0106.639), foi introduzido
ATOGAS
Veneno alemão de época: Atogas. Dentre as diversas tentativas de melhorar a performance do Fusca na década de 1950, a empresa alemã Galmar
FUSCA 1955
Fusca 1955. O Fusca 1955 iniciou sua produção em janeiro de 1955. Naquela época a Volkswagen ainda não antecipava o lançamento do modelo seguinte
NÃO ACREDITE EM TUDO QUE VOCÊ LÊ NOS ANÚNCIOS DE CARROS ANTIGOS!
Fusca 1300-L 1975. Isso mesmo. Não acredito em tudo o que você lê em anúncios de carros antigos. Não importa quem seja o vendedor.
FUSCA 1958
Fusca modelo 1958: inúmeras novidades! O Fusca modelo 1958 foi lançado em 1º de agosto de 1957, a partir do chassi nº 1.600.440 e pôs
KOMBI 1975
Kombi 6 portas 1975. 1975 marca o último ano da Kombi Corujinha no Brasil. Diferente do que aconteceu na Alemanha, que teve o modelo descontinuado
AVALIAÇÃO DE FUSCA 1952 SPLIT DA L’ART DE L’AUTOMOBILE
Fusca 1952 à venda na L’Art. Seguimos com mais uma avaliação de um Fusca alemão do ano de 1952 à venda na empresa L’Art de
JUPITER GREY L225
Fusca Standard 1959 na cor Jupiter grey. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre março de 1953 a agosto de 1963 para os Fuscas Standard.
MEDIUM BLUE L37
Fusca 1951 na cor medium blue. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre julho de 1951 a julho de 1958 para os Fuscas Standard.
DARK BLUE L32
Fusca 1947 na cor dark blue. Cor utilizada na Alemanha nos Fuscas Standard até julho de 1951. Código L32.
PEARL GREY L21
Pearl Grey. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha nos Fuscas Standard até março de 1953. Código L21. Cor exclusiva dos Fuscas alemães Standard.
FJORD BLUE L434
Fusca Fjord Blue. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre agosto de 1958, chassi nº 2.060.332, e julho de 1959, chassi nº 2.528.667.
KALAHARI BEIGE L343
Kalahari Beige. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre agosto de 1958, chassi nº 2.060.332, e julho de 1959, chassi nº 2.528.667. Código
GARNET RED L358
Garnet Red. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha utilizada entre agosto de 1958, chassi nº 2.060.332, e julho de 1959, chassi nº 2.528.667.
PRAIRIE BEIGE L378
Fusca na cor prairie beige. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre abril de 1956, chassi nº 1.173.573 a julho de 1957, chassi nº 1.600.439.
DIAMOND GREEN L412
Diamond Green. Cor utilizada pela Volkswagen alemã entre abril de 1956, chassi nº 1.173.573 a julho de 1957, chassi nº 1.600.439. Código L412.
CHESTNUT BROWN L73
Chestnut brown. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre abril de 1951 a janeiro de 1954. Código L73.