Garanta sua assinatura agora

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

SAIA LATERAL DO PARA-LAMA

SAIA LATERAL DO PARA-LAMA

Saia lateral traseira do para-lama em um Fusca 1960.   Na década de 1950 houve uma tendência das montadoras de veículos, principalmente nos EUA, de

Leia mais »
1300-N

FUSCA 1300-N

  Fusca Standard 1975. Há alguns meses, deparei-me com um anúncio de um Fusca em que o vendedor o descrevia com uma série especial feita

Leia mais »
FUSCA 1974

VOLANTE BUMERANGUE

Volante bumerangue: novidade da linha 1974. Em setembro de 1973, a partir do chassi nº BP 974.600, ocorreu o lançamento do modelo 1974 do Fusca.

Leia mais »
ESPELHO RETROVISOR INTERNO ANTI-OFUSCANTE

ESPELHO BIFOCAL GHE

Catálogo de acessório da GHE com o espelho bifocal.   A empresa GHE Happich foi um gigante no ramo de acessórios automotivos nas décadas de

Leia mais »
1.000.000

1955. O ANO DO MILHÃO

1.000.000 de VWs produzidos em 1955.   1.000.000 é um número mágico. Chegar à conquista dessa marca é sempre motivo de comemoração. Fabricar 1 milhão

Leia mais »
CONCESSIONÁRIAS

MONUMENTO

Estande de venda de carros usados da Monumento em foto de 1968.   A Monumento S/A Veículos e Motores foi uma revendedora autorizada VW na

Leia mais »
FUSCA 1969

INSTRON

Boia e tampa de proteção da Instron para o Fusca.   A Instron S/A Indústria e Comércio foi fabricante nacional de equipamentos elétricos para a

Leia mais »
GAIATO

GAIATO

Jipe Gaiato.   Gaiato, segundo os dicionários, significa divertido, brincalhão, malandro, quem não tem responsabilidades. Por outro lado, a expressão “entrar de gaiato” quer dizer

Leia mais »
CAPA PROTETORA DO DISTRIBUIDOR

MORCEGO DA TAMPA DO MOTOR

  Morcego ou morcegão da tampa do motor do Fusca.   A chapa de escoamento de água da tampa do motor, peça nº 113.827.073-1, foi

Leia mais »
APELIDOS DE PEÇAS E ACESSÓRIOS

PUDIM

Quadro da suspensão dianteira com destaque para o “pudim”.   O batente de borracha da suspensão dianteira, peça nº 111.401.273, instalada no chifre localizado nas

Leia mais »
BUZINA

CARVÃOZINHO DA BUZINA

“Beep-Beep”, sai da frente!   Para bem andar de Fusca, a buzina deve estar em ordem. É uma questão de segurança. Obviamente, deve ser usada

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

METALLIC BLUE L35

Fusca 1953 na cor metallic blue. Cor metálica utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre março de 1953 a janeiro de 1954. Código L35. Cor do

Leia mais »
ESTRIBOS

FRISOS DOS ESTRIBOS

Estribo do Fusca.   Vamos abordar neste tópico um pouco da evolução do friso do estribo do Fusca, que sofreu algumas modificações ao longo da

Leia mais »
CALOTA ORIGINAL

A EVOLUÇÃO DAS CALOTAS

Calotas do Fusca.   O Fusca sempre foi equipado com calotas em sua longa trajetória. As calotas têm a função de proteger as pontas de

Leia mais »
EVOLUÇÃO DOS SUPORTES DE PARA-CHOQUE

SUPORTE DO PARA-CHOQUE

Suporte de para-choque. O suporte do para-choque tem a função de fixar a lâmina do para-choque à carroceria. Feito em metal, ele é instalado no

Leia mais »
ESPELHO RETROVISOR EXTERNO

ESPELHO RETROVISOR EXTERNO ROSCO

Espelho retrovisor externo para o lado direito do Fusca.   Não confunda com “Rosca” que é uma marca de parafusos brasileira, fornecedora oficial da Volkswagen

Leia mais »
CRUXEN

RÁDIO CRUXEN

  Anúncio de junho de 1968.   Durante  a época áurea de produção do Fusca nos anos de 1960 e 1970, diversas empresas nacionais desenvolveram

Leia mais »
BRASILWAGEN

BRASILWAGEN

Sede da Brasilwagen em São Paulo.   A Brasilwagen S/A, revendedor autorizado Volkswagen, foi fundada em 30 de Novembro de 1954, sendo um dos mais

Leia mais »
CORES

AZUL ATLAS L338

Cor metálica utilizada pela VW do Brasil entre 1971 e 1972 em Variant e TL. Código Universal: L338.  

Leia mais »
APRILIA

TREMENDÃO

Faróis Tremendão da Rossi em anúncio de agosto de 1969.   A Metalúrgica Rossi S/A foi precursora, no Brasil, da fabricação de faróis do tipo

Leia mais »
ALAVANCA DE CAMBIO SANTILLI

SANTILLI

  Equipamentos Santilli: empresa nacional de acessórios. A empresa nacional Equipamentos Santilli foi uma importante fabricante de acessórios automotivos entre as décadas de 1960 a

Leia mais »
CINZEIRO

HAGUS

Hagus: potência alemã. A empresa Hagus, sediada na Alemanha, foi fabricante de diversas peças e acessórios para o Fusca desde a década de 1950. Foi,

Leia mais »

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

CORDONÊ (1973-1979)

CORDONÊ (1973-1979)

Padrão de cordonê utilizado entre 1973-1975 (exceto 1300 Std). Entre 1974 e 1979 a Volkswagen do Brasil utilizou um courvin com listras coloridas na faixa

Leia mais »
MECCA

TOCA-FITAS DE CARTUCHO MECCA

Toca-fitas Mecca em uma Variant 1972. Já abordamos o toca-fitas de cartucho em um de nossos posts (para mais informações, clique aqui). Rapidamente hoje apresentamos um

Leia mais »
1300

EMBLEMA 1300

Emblema 1300. O emblema 1300 foi usado na tampa do motor do Fusca entre janeiro de 1967 a novembro de 1974.  O dístico começou ser

Leia mais »
VOLANTE PEALIT

VOLANTE PETRI PEALIT

Volante Petri Pealit.   Nas décadas de 1930 a 1950 era comum alguns veículos serem equipados com volante do tipo banjo, caracterizado pelas hastes que

Leia mais »
EIXO TRASEIRO

PORCA CASTELO

Porca castelo. Os cubos das rodas traseiras são fixados nos semieixos por meio de uma porca castelo de 36 mm e part number 311.501.221. Essa porca recebe

Leia mais »
LANTERNA DE EMERGÊNCIA

LANTERNA DE EMERGÊNCIA NICE

  Lanterna de emergência Nice.   A empresa nacional FAE Ferragens e Aparelhos Elétricos S/A, fabricou nas décadas de 1970 e 1980, sob a marca

Leia mais »
CONCESSIONÁRIAS

AUTOHAUS BUCHWINKLER

Concessionária Autohaus Buchwinkler encrustada entre as montanhas. A concessionária Autohaus Buchwinkler, localizada na cidade de Berchtesgaden, na Alemanha, é uma concessionária autorizada VW desde 1948, sendo

Leia mais »
FUSCA 1977

FUSCA 1977

Fusca modelo 1977. O Fusca modelo 1977 foi lançado em outubro de 1976, a partir do chassi BJ 449.873 (Fusca 1300) e BS 613.682 (Fusca

Leia mais »
CESTA DE PIC-NIC

CESTA DE PIC-NIC STABBURET

A empresa Stabburet foi fundada por Gunnar Nilsen (1913-1984) em 1936 na cidade de Fredrikstad, Noruega. Popularmente conhecida como Stabbur-Nilsen, era fabricante de alimentos prontos

Leia mais »
POLAINA

POLAINA

Polaina de proteção do para-lama. Um dos acessórios mais populares do Fusca foram as polainas instaladas nas extremidades do para-lamas, que tinham a função de

Leia mais »
1300-L

FUSCA 1975: 1300 x 1300-L

Fusca 1300 Standard 1975. Em novembro de 1974 a Volkswagen do Brasil lançou os modelos 1975 do Fusca. As versões disponíveis nessa ocasião eram o

Leia mais »
FUSCA 1953

1953. O PRIMEIRO OVAL

Fusca oval: lançado em março de 1953. No dia 10 de março de 1953 o primeiro Fusca oval saiu da linha de produção da fábrica

Leia mais »
ATOGAS

ATOGAS

Veneno alemão de época: Atogas.     Dentre as diversas tentativas de melhorar a performance do Fusca na década de 1950, a empresa alemã Galmar

Leia mais »
FUSCA 1955

FUSCA 1955

Fusca 1955.   O Fusca 1955 iniciou sua produção em janeiro de 1955. Naquela época a Volkswagen ainda não antecipava o lançamento do modelo seguinte

Leia mais »
FUSCA 1958

FUSCA 1958

Fusca modelo 1958: inúmeras novidades! O Fusca modelo 1958 foi lançado em 1º de agosto de 1957, a partir do chassi nº 1.600.440 e pôs

Leia mais »
KOMBI 1975

KOMBI 1975

Kombi 6 portas 1975. 1975 marca o último ano da Kombi Corujinha no Brasil. Diferente do que aconteceu na Alemanha, que teve o modelo descontinuado

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

JUPITER GREY L225

Fusca Standard 1959 na cor Jupiter grey. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre março de 1953 a agosto de 1963 para os Fuscas Standard.

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

MEDIUM BLUE L37

  Fusca 1951 na cor medium blue. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre julho de 1951 a julho de 1958 para os Fuscas Standard.

Leia mais »
FUSCA 1947

DARK BLUE L32

  Fusca 1947 na cor dark blue. Cor utilizada na Alemanha nos Fuscas Standard até julho de 1951. Código L32.

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

PEARL GREY L21

Pearl Grey.   Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha nos Fuscas Standard até março de 1953. Código L21.   Cor exclusiva dos Fuscas alemães Standard.

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

FJORD BLUE L434

  Fusca Fjord Blue.   Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre agosto de 1958, chassi nº 2.060.332, e julho de 1959, chassi nº 2.528.667.

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

KALAHARI BEIGE L343

  Kalahari Beige.   Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre agosto de 1958, chassi nº 2.060.332, e julho de 1959, chassi nº 2.528.667. Código

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

GARNET RED L358

  Garnet Red.   Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha utilizada entre agosto de 1958, chassi nº 2.060.332, e julho de 1959, chassi nº 2.528.667.

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

PRAIRIE BEIGE L378

Fusca na cor prairie beige. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre abril de 1956, chassi nº 1.173.573 a julho de 1957, chassi nº 1.600.439.

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

DIAMOND GREEN L412

Diamond Green. Cor utilizada pela Volkswagen alemã entre abril de 1956, chassi nº 1.173.573 a julho de 1957, chassi nº 1.600.439. Código L412.

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

CHESTNUT BROWN L73

Chestnut brown. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre abril de 1951 a janeiro de 1954. Código L73.

Leia mais »