Garanta sua assinatura agora

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

FORLON

FORLON

 Anúncio de dezembro de 1972. A empresa paulistana PLÁSTICOS FORLON LTDA., então localizada na Rua Vergueiro, 5.194, São Paulo (SP) foi fabricante de lanternas sequenciais

Leia mais »
MULTITEST

MULTITEST

Anúncio de novembro de 1971.   A empresa MULTITEST Indústria de Aparelhos Eletrônicos Ltda., então localizada na Rua São Manoel, 20, Pinheiros, São Paulo (SP),

Leia mais »
FUBA

ESPELHO MONZA

Espelho Monza adornando um Fusca. O autódromo de Monza, na Itália, é uma das mais tradicionais pistas de corrida do mundo. Por causa disso, diversos

Leia mais »
FAROL AUXILIAR

PRODA

PRODA Produtos Automobilísticos Ltda, foi uma empresa brasileira fundada em 1969 estabelecida no ramo de comércio de acessórios automotivos. PRODA é o acrônimo formado pelas

Leia mais »
SOBRE-ARO

SOBRE-ARO

Seguramente, o Fusca foi o veículo para quem a indústria de acessórios mais desenvolveu produtos. Dada sua simplicidade inata, seus proprietários sempre foram ávidos por

Leia mais »
ALPO

RELÓGIO DE VELOCÍMETRO

 Relógio ALPO em imagem de janeiro de 1955. Dentre as dezenas de opções de relógios disponíveis na época para serem instalados no Fusca, o relógio

Leia mais »
CAPAS COPACABANA

CAPAS DE BANCO

Júlio acabara de adquirir um preservado Fusca do ano de 1966. Apesar de desbotada, boa parte da pintura ainda era original. Além disso, o exemplar

Leia mais »
FUSCA 1950

MOLA DO CAPUZ DO MOTOR

Suporte da mola triangular utilizada até maio de 1955. Tenho observado alguns anúncios de peças para o Fusca oval, nos quais os vendedores descrevem que

Leia mais »
ESTRIA FINA

ESTRIA GROSSA OU FINA?

Volante do Fusca 1975: estria grossa. A partir do lançamento do modelo 1977, o Fusca ganhou novos itens de segurança, incluindo uma coluna de direção

Leia mais »
FUSCA 1952

ZWITTER

Fusca Zwitter. O Fusca Zwitter é um dos mais intrigantes modelos feitos pela Volkswagen. Zwitter, em alemão, tem o significado de hermafrodita, híbrido. E é

Leia mais »
BERU

VELAS DE IGNIÇÃO

A vela de ignição é um dos componentes que compõe o sistema de ignição de um veículo movido a motor de combustão interna. O sistema

Leia mais »
CANECAS DE CHOPP

VOLKSWAGEN CLUBE

Sede do Volkswagen Clube.   O Volkswagen Clube foi uma associação esportiva, recreativa e social, localizada na Vila do Tanque na cidade de São Bernardo

Leia mais »
META PLASMARTE

TROCADOR DE CORREIA

Repositor de correia da empresa Meta Plasmarte. Já havíamos abordado anteriormente acerca do trocador de correia da marca PRATIC (mais informações, clique aqui). Hoje, é

Leia mais »
PLACA

TIJOLINHO

Fusca 71. Com o lançamento do Fusca modelo 71, equipado com pára-choques de lâmina única, popularizou-se, com o passar dos anos, o uso do tijolinho

Leia mais »
FUSCA 1980

FUSCA SÉRIE PRATA

     Propaganda do Fusca Série Prata. No início dos anos 80, depois de décadas sendo produzido, o Fusca já sentia o peso da idade.

Leia mais »
LUNAR

TRAVA DA PORTINHOLA

 VW Variant. Hoje apresentamos um acessório feito para ser usado pela VW Variant fabricada até 1977 e pela VW TL.  VW TL. Trata-se de uma

Leia mais »
CALÇO DE RODA

CALÇO DE RODA

O calço de roda, mesmo nos dias atuais, tem lá sua serventia. Tem por finalidade travar as rodas para evitar que o veículo se locomova

Leia mais »
D-SIGN

D DE DEUTSCHLAND

Desde o início do século XX muitos países europeus adotaram um emblema que identificava, de imediato, a nacionalidade do veículo, ou seja, o país em

Leia mais »
CPL DO BRASIL IND E COM LTDA

ESPELHO PARA AS DAMAS

  Toda mulher é vaidosa, É da natureza feminina. Mirar-se em um espelho é ato incontrolável ao sexo oposto, quase um instinto. Se você tem

Leia mais »
CARROCERIA

PAINEL LATERAL DIANTEIRO

Painel lateral dianteiro direito até 1970. A carroceria do Fusca, apesar de não parecer, sofreu ao longo dos anos diversas e constantes modificações. As mais

Leia mais »
CALOTA GLICÉRIO

GLICÉRIO

Anúncio de janeiro de 1964. A antiga Metalúrgica Glicério S/A foi fundada em 1953. Foi a principal fabricante de calotas nos anos 60 para todas

Leia mais »
UDEX

UDEX

Vista aérea da sede da UDO HEUER S/A. A empresa curitibana UDO HEUER S/A, fabricante de auto peças, infelizmente fechou suas portas há alguns anos.

Leia mais »
ÁUREA METAL LTDA.

ÁUREA

Quem acompanha este blog já sabe que o Fusca fabricado até 1968 não possuía espelho retrovisor externo de fábrica. Apesar desse acessório estar disponível nas próprias

Leia mais »
BULLDOG

TAPETES COLORIDOS

Tapetes FENICE. Os tapetes coloridos foram utilizados em profusão nos anos 60/70. Todavia, atualmente, poucos carros antigos exibem esse acessório, o que o torna relativamente

Leia mais »
ALAVANCA DE CAMBIO DOBRAVEL

ALAVANCA DE CÂMBIO DOBRÁVEL

Anúncio de fevereiro de 1955.   Apesar de incomum no Brasil, a alavanca de câmbio dobrável foi um equipamento que figurava em praticamente todos os

Leia mais »
NATAL

FELIZ NATAL A TODOS!

Feliz Natal e próspero Ano Novo a todos os leitores deste blog. Voltaremos em janeiro com mais novidades! Um forte abraço aos que nos seguem!

Leia mais »
ALPARGATAS

CAPA DO BAGAGEIRO

Para uma família numerosa, os dois porta-malas do Fusca talvez não sejam suficientes para acomodar todas as malas necessárias para aquela tão esperada viagem de

Leia mais »
PORTA RIFLE

PORTA RIFLE

Esse acessório é tipicamente americano: um porta rifle para ser usado no interior do veículo  Aberta a temporada de caça, conveniente um suporte para adequadamente

Leia mais »
AMORTECEDOR DO CAPÔ DIANTEIRO

BRACINHO ARTICULÁVEL

Abastecendo o Fusca. O antigo sistema de abertura do capô dianteiro do Fusca, na forma de um braço articulável, sempre foi motivo de preocupação para

Leia mais »
GRADE DE PROTEÇÃO DO FAROL

GRADE DE PROTEÇÃO DO FAROL

O protetor de farol era um acessório essencial nas pistas de rallye.   O protetor ou grade do farol era um acessório obrigatório nos Fuscas

Leia mais »
CINZA FUSCAS NACIONAIS

CINZA HIMALAIA

Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1985 e 1986, código L-9973. Código de plaqueta: 047. Fusca 1986.

Leia mais »
CAPTADOR DE AR DO CAPÔ DIANTEIRO

GRELHA DO CAPÔ DIANTEIRO

Aletas no capô: novidade para os modelos 1974. Uma das novidades para a linha 1974 foi a introdução de um novo sistema de ventilação para

Leia mais »
BAQUELITE

BAQUELITE

Leo Hendrik Baekeland (1863-1944), inventor da baquelite. A baquelita, também chamada de baquelite. é uma resina sintética, à base de fenol e formaldeído, quimicamente estável

Leia mais »

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

CORDONÊ (1973-1979)

CORDONÊ (1973-1979)

Padrão de cordonê utilizado entre 1973-1975 (exceto 1300 Std). Entre 1974 e 1979 a Volkswagen do Brasil utilizou um courvin com listras coloridas na faixa

Leia mais »
MECCA

TOCA-FITAS DE CARTUCHO MECCA

Toca-fitas Mecca em uma Variant 1972. Já abordamos o toca-fitas de cartucho em um de nossos posts (para mais informações, clique aqui). Rapidamente hoje apresentamos um

Leia mais »
1300

EMBLEMA 1300

Emblema 1300. O emblema 1300 foi usado na tampa do motor do Fusca entre janeiro de 1967 a novembro de 1974.  O dístico começou ser

Leia mais »
VOLANTE PEALIT

VOLANTE PETRI PEALIT

Volante Petri Pealit.   Nas décadas de 1930 a 1950 era comum alguns veículos serem equipados com volante do tipo banjo, caracterizado pelas hastes que

Leia mais »
EIXO TRASEIRO

PORCA CASTELO

Porca castelo. Os cubos das rodas traseiras são fixados nos semieixos por meio de uma porca castelo de 36 mm e part number 311.501.221. Essa porca recebe

Leia mais »
LANTERNA DE EMERGÊNCIA

LANTERNA DE EMERGÊNCIA NICE

  Lanterna de emergência Nice.   A empresa nacional FAE Ferragens e Aparelhos Elétricos S/A, fabricou nas décadas de 1970 e 1980, sob a marca

Leia mais »
CONCESSIONÁRIAS

AUTOHAUS BUCHWINKLER

Concessionária Autohaus Buchwinkler encrustada entre as montanhas. A concessionária Autohaus Buchwinkler, localizada na cidade de Berchtesgaden, na Alemanha, é uma concessionária autorizada VW desde 1948, sendo

Leia mais »
FUSCA 1977

FUSCA 1977

Fusca modelo 1977. O Fusca modelo 1977 foi lançado em outubro de 1976, a partir do chassi BJ 449.873 (Fusca 1300) e BS 613.682 (Fusca

Leia mais »
CESTA DE PIC-NIC

CESTA DE PIC-NIC STABBURET

A empresa Stabburet foi fundada por Gunnar Nilsen (1913-1984) em 1936 na cidade de Fredrikstad, Noruega. Popularmente conhecida como Stabbur-Nilsen, era fabricante de alimentos prontos

Leia mais »
POLAINA

POLAINA

Polaina de proteção do para-lama. Um dos acessórios mais populares do Fusca foram as polainas instaladas nas extremidades do para-lamas, que tinham a função de

Leia mais »
1300-L

FUSCA 1975: 1300 x 1300-L

Fusca 1300 Standard 1975. Em novembro de 1974 a Volkswagen do Brasil lançou os modelos 1975 do Fusca. As versões disponíveis nessa ocasião eram o

Leia mais »
FUSCA 1953

1953. O PRIMEIRO OVAL

Fusca oval: lançado em março de 1953. No dia 10 de março de 1953 o primeiro Fusca oval saiu da linha de produção da fábrica

Leia mais »
ATOGAS

ATOGAS

Veneno alemão de época: Atogas.     Dentre as diversas tentativas de melhorar a performance do Fusca na década de 1950, a empresa alemã Galmar

Leia mais »
FUSCA 1955

FUSCA 1955

Fusca 1955.   O Fusca 1955 iniciou sua produção em janeiro de 1955. Naquela época a Volkswagen ainda não antecipava o lançamento do modelo seguinte

Leia mais »
FUSCA 1958

FUSCA 1958

Fusca modelo 1958: inúmeras novidades! O Fusca modelo 1958 foi lançado em 1º de agosto de 1957, a partir do chassi nº 1.600.440 e pôs

Leia mais »
KOMBI 1975

KOMBI 1975

Kombi 6 portas 1975. 1975 marca o último ano da Kombi Corujinha no Brasil. Diferente do que aconteceu na Alemanha, que teve o modelo descontinuado

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

JUPITER GREY L225

Fusca Standard 1959 na cor Jupiter grey. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre março de 1953 a agosto de 1963 para os Fuscas Standard.

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

MEDIUM BLUE L37

  Fusca 1951 na cor medium blue. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre julho de 1951 a julho de 1958 para os Fuscas Standard.

Leia mais »
FUSCA 1947

DARK BLUE L32

  Fusca 1947 na cor dark blue. Cor utilizada na Alemanha nos Fuscas Standard até julho de 1951. Código L32.

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

PEARL GREY L21

Pearl Grey.   Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha nos Fuscas Standard até março de 1953. Código L21.   Cor exclusiva dos Fuscas alemães Standard.

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

FJORD BLUE L434

  Fusca Fjord Blue.   Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre agosto de 1958, chassi nº 2.060.332, e julho de 1959, chassi nº 2.528.667.

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

KALAHARI BEIGE L343

  Kalahari Beige.   Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre agosto de 1958, chassi nº 2.060.332, e julho de 1959, chassi nº 2.528.667. Código

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

GARNET RED L358

  Garnet Red.   Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha utilizada entre agosto de 1958, chassi nº 2.060.332, e julho de 1959, chassi nº 2.528.667.

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

PRAIRIE BEIGE L378

Fusca na cor prairie beige. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre abril de 1956, chassi nº 1.173.573 a julho de 1957, chassi nº 1.600.439.

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

DIAMOND GREEN L412

Diamond Green. Cor utilizada pela Volkswagen alemã entre abril de 1956, chassi nº 1.173.573 a julho de 1957, chassi nº 1.600.439. Código L412.

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

CHESTNUT BROWN L73

Chestnut brown. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre abril de 1951 a janeiro de 1954. Código L73.

Leia mais »