Garanta sua assinatura agora

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

ESSA BRASÍLIA TEM FIBRA!

Em 1976, três anos após seu lançamento, o mercado já oferecia, em profusão, acessórios para a VW Brasília. A empresa DANYGLASS IND. COM. DE FIBRA

Leia mais »

DA WEGA SÓ RESTOU O CUBO!

A METALÚRGICA WEGA LTDA., localizada na Rua Ibitinga, 471, São Paulo (SP), posteriormente incorporada pela REVESCAR REVESTIMENTO E ACESSÓRIOS PARA AUTOS LTDA., foi uma das

Leia mais »

AYRTON SENNA E A UNIVEL

   Anúncio de abril de 1969. Por diversas vezes falamos neste blog sobre acessórios feitos pela FÁBRICA DE MAÇANETAS UNIVERSAL LTDA., que, anos depois, passou

Leia mais »

SUPORTE DE CIGARRO

No tempo em que fumar era símbolo de status, um pequeno e útil mimo podia ser instalado no cinzeiro do Fusca. Trata-se de um suporte metálico que

Leia mais »

RODÃO

Anúncio de fevereiro de 1972. A empresa RODÃO Alinhamento e Balanceamento de Rodas, de São Paulo, foi uma das grandes empresas de acessórios dos anos

Leia mais »

PÁRA-BARRO

Nos tempos em que a estrada de chão chegava a ser uma regra no interior do país, o para-barro era um acessório bastante popular. Tinha

Leia mais »

ALAVANCA DE CÂMBIO COM RÉ

 A empresa paulistana ICIPA PEÇAS DE MÁQUINAS E ACESSÓRIOS LTDA., fabricou, no início dos anos 70, uma alavanca especial para o Fusca: possuía um botão

Leia mais »

FECHADURA DO PORTA-LUVAS

Maio de 1967. Além do porta-luvas acolher, por exemplo, o Manual do Proprietário e uma lanterna de emergência, deixar algo de mais valor sempre foi

Leia mais »

EVOLUÇÃO DAS LANTERNAS

      Maio de 1945 até início de 1949       Características: Lente de vidro, carcaça de metal, friso fino de alumínio envolvendo a lente.

Leia mais »

GARAGEM

 Depois que Joseph comprou seu Fusca, veio uma grande preocupação: onde guardar o besouro. A maioria das residências nos centros urbanos na Alemanha – antigas

Leia mais »

LIGUE O ESPELHO!

   Em 1964, entrar numa loja de acessórios era um êxtase. Rodas, calotas, volantes, rádios, enfim, tudo do bom e do melhor para seu pequeno Volkswagen.

Leia mais »

6 OU 12 VOLTS?

Fusca 1967, bege nilo. A despeito de muitos falarem que a mudança de voltagem do Fusca – de 6 Volts para 12 Volts – tenha ocorrido em 1967, na falada

Leia mais »

ANTI-RUÍDO

Anúncio de novembro de 1968. A empresa TORO S/A INDÚSTRIA E COMÉRCIO é, há décadas, líder no Brasil na fabricação de isoladores termoacústicos para a

Leia mais »

TAPETES 1956-1959

O Fusca fabricado de 1956 até 1959 possuía presilhas do assoalho, que tinham a função de prender os tapetes, evitando que deslizassem.  Acima, detalhe da

Leia mais »

FEBOAN

 Anúncio de novembro de 1972. Entre os inúmeros fabricantes de acessórios para o Fusca nos anos 60 e 70, destaco a empresa FEBOAN Indústria de

Leia mais »

EMBELEZA HORRORES!

Anúncio de Julho de 1968. A grade de metal que ornamenta a grelha traseira do Fusca (entradas para ventilação do motor abaixo do vigia) era

Leia mais »

VOLANTE BOBO

 No início de 1971 a empresa paulistana VOLINTER Indústria e Comércio Ltda, sito à Rua Major Basílio 36, São Paulo (SP), lançou um novo volante

Leia mais »

FRISO DA CALHA DE TETO

No início dos anos 60 o friso da calha de teto já figurava em alguns catálogos de acessórios.  O friso era feito de um plástico flexível

Leia mais »

TERMÔMETRO

 No verão …  … ou no inverno …  … saber a quantas anda a temperatura é indispensável; quase uma curiosidade natural do ser humano. E nada

Leia mais »

ALERTA DE LIMITE DE VELOCIDADE

 A VDO Tachometer Werke, de Frankfurt, Alemanha, fabricou diversos instrumentos de precisão para o Fusca: velocímetros, marcadores de combustível, amperímetros, relógios, conta-giros, etc.    Um

Leia mais »

ORGANIZADOR DE PORTA-LUVAS

 Anúncio de junho de 1968. Divisor, separador, organizador do porta-luvas. Seja qual nome queira dar, ele é útil, principalmente para organizar aquelas pequenas coisas que

Leia mais »

TETO SOLAR KARMANN GHIA

A empresa alemã Karmann iniciou suas atividade em 1784 em Osnabrück, na Alemanha. No final de 1949 começou uma parceria com a Volkswagen alemã, fabricando

Leia mais »

VENEZIANAS

As venezianas (ou persianas) para carros foram moda nos anos 50 e 60. Foram usadas nos Fuscas split, … … ovais, … … nos Fuscas com vigia

Leia mais »

HELLO, BYE BYE!

Acessório típico do final dos anos 70 e início dos anos 80. Não tinha nenhuma utilidade prática. Não passava de uma brincadeira para quem vinha

Leia mais »

POLEIROS DE PÁRA-CHOQUES

Todos os Fuscas fabricados até abril de 1955 não possuiam os protetores superiores de pára-choques em forma tubular, conhecidos aqui no Brasil como poleiros, uma

Leia mais »

CATAVENTO KADRON

A Kadron Engenharia Indústria e Comércio Ltda., com endereço na Rua da Paz, 2094, Santo Amaro, São Paulo (SP), foi uma das grandes indústrias no

Leia mais »

VINCADAS E LISAS

O vinco é um sinal ou sulco que fica em algo que se dobrou. O vinco aparece em qualquer tipo de material, tais como tecido,

Leia mais »

BUZINA FER

A empresa alemã FER fabricava buzinas duplas para serem adicionadas a qualquer veículo. Essas buzinas chegaram a ser vendidas no Brasil nos anos 60. Acima,

Leia mais »

BRASÃO DO CAPUZ

O brasão localizado ao final do friso do capuz dianteiro foi introduzido no Fusca de luxo (modelo exportação) em abril de 1951. O Fusca standard não

Leia mais »

MALETA DE PIQUENIQUE CONAP

Como é bom um piquenique! Junto com a família, então! Se o passeio incluir o Fusca, vai-se ao paraíso! Conforme definição da amiga “Wikipedia” “um convescote

Leia mais »

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

CORDONÊ (1973-1979)

CORDONÊ (1973-1979)

Padrão de cordonê utilizado entre 1973-1975 (exceto 1300 Std). Entre 1974 e 1979 a Volkswagen do Brasil utilizou um courvin com listras coloridas na faixa

Leia mais »
MECCA

TOCA-FITAS DE CARTUCHO MECCA

Toca-fitas Mecca em uma Variant 1972. Já abordamos o toca-fitas de cartucho em um de nossos posts (para mais informações, clique aqui). Rapidamente hoje apresentamos um

Leia mais »
1300

EMBLEMA 1300

Emblema 1300. O emblema 1300 foi usado na tampa do motor do Fusca entre janeiro de 1967 a novembro de 1974.  O dístico começou ser

Leia mais »
VOLANTE PEALIT

VOLANTE PETRI PEALIT

Volante Petri Pealit.   Nas décadas de 1930 a 1950 era comum alguns veículos serem equipados com volante do tipo banjo, caracterizado pelas hastes que

Leia mais »
EIXO TRASEIRO

PORCA CASTELO

Porca castelo. Os cubos das rodas traseiras são fixados nos semieixos por meio de uma porca castelo de 36 mm e part number 311.501.221. Essa porca recebe

Leia mais »
LANTERNA DE EMERGÊNCIA

LANTERNA DE EMERGÊNCIA NICE

  Lanterna de emergência Nice.   A empresa nacional FAE Ferragens e Aparelhos Elétricos S/A, fabricou nas décadas de 1970 e 1980, sob a marca

Leia mais »
CONCESSIONÁRIAS

AUTOHAUS BUCHWINKLER

Concessionária Autohaus Buchwinkler encrustada entre as montanhas. A concessionária Autohaus Buchwinkler, localizada na cidade de Berchtesgaden, na Alemanha, é uma concessionária autorizada VW desde 1948, sendo

Leia mais »
FUSCA 1977

FUSCA 1977

Fusca modelo 1977. O Fusca modelo 1977 foi lançado em outubro de 1976, a partir do chassi BJ 449.873 (Fusca 1300) e BS 613.682 (Fusca

Leia mais »
CESTA DE PIC-NIC

CESTA DE PIC-NIC STABBURET

A empresa Stabburet foi fundada por Gunnar Nilsen (1913-1984) em 1936 na cidade de Fredrikstad, Noruega. Popularmente conhecida como Stabbur-Nilsen, era fabricante de alimentos prontos

Leia mais »
POLAINA

POLAINA

Polaina de proteção do para-lama. Um dos acessórios mais populares do Fusca foram as polainas instaladas nas extremidades do para-lamas, que tinham a função de

Leia mais »
1300-L

FUSCA 1975: 1300 x 1300-L

Fusca 1300 Standard 1975. Em novembro de 1974 a Volkswagen do Brasil lançou os modelos 1975 do Fusca. As versões disponíveis nessa ocasião eram o

Leia mais »
FUSCA 1953

1953. O PRIMEIRO OVAL

Fusca oval: lançado em março de 1953. No dia 10 de março de 1953 o primeiro Fusca oval saiu da linha de produção da fábrica

Leia mais »
ATOGAS

ATOGAS

Veneno alemão de época: Atogas.     Dentre as diversas tentativas de melhorar a performance do Fusca na década de 1950, a empresa alemã Galmar

Leia mais »
FUSCA 1955

FUSCA 1955

Fusca 1955.   O Fusca 1955 iniciou sua produção em janeiro de 1955. Naquela época a Volkswagen ainda não antecipava o lançamento do modelo seguinte

Leia mais »
FUSCA 1958

FUSCA 1958

Fusca modelo 1958: inúmeras novidades! O Fusca modelo 1958 foi lançado em 1º de agosto de 1957, a partir do chassi nº 1.600.440 e pôs

Leia mais »
KOMBI 1975

KOMBI 1975

Kombi 6 portas 1975. 1975 marca o último ano da Kombi Corujinha no Brasil. Diferente do que aconteceu na Alemanha, que teve o modelo descontinuado

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

JUPITER GREY L225

Fusca Standard 1959 na cor Jupiter grey. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre março de 1953 a agosto de 1963 para os Fuscas Standard.

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

MEDIUM BLUE L37

  Fusca 1951 na cor medium blue. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre julho de 1951 a julho de 1958 para os Fuscas Standard.

Leia mais »
FUSCA 1947

DARK BLUE L32

  Fusca 1947 na cor dark blue. Cor utilizada na Alemanha nos Fuscas Standard até julho de 1951. Código L32.

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

PEARL GREY L21

Pearl Grey.   Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha nos Fuscas Standard até março de 1953. Código L21.   Cor exclusiva dos Fuscas alemães Standard.

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

FJORD BLUE L434

  Fusca Fjord Blue.   Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre agosto de 1958, chassi nº 2.060.332, e julho de 1959, chassi nº 2.528.667.

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

KALAHARI BEIGE L343

  Kalahari Beige.   Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre agosto de 1958, chassi nº 2.060.332, e julho de 1959, chassi nº 2.528.667. Código

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

GARNET RED L358

  Garnet Red.   Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha utilizada entre agosto de 1958, chassi nº 2.060.332, e julho de 1959, chassi nº 2.528.667.

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

PRAIRIE BEIGE L378

Fusca na cor prairie beige. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre abril de 1956, chassi nº 1.173.573 a julho de 1957, chassi nº 1.600.439.

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

DIAMOND GREEN L412

Diamond Green. Cor utilizada pela Volkswagen alemã entre abril de 1956, chassi nº 1.173.573 a julho de 1957, chassi nº 1.600.439. Código L412.

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

CHESTNUT BROWN L73

Chestnut brown. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre abril de 1951 a janeiro de 1954. Código L73.

Leia mais »