Garanta sua assinatura agora

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

ORGANIZADOR DE PORTA-LUVAS

 Anúncio de junho de 1968. Divisor, separador, organizador do porta-luvas. Seja qual nome queira dar, ele é útil, principalmente para organizar aquelas pequenas coisas que

Leia mais »

TETO SOLAR KARMANN GHIA

A empresa alemã Karmann iniciou suas atividade em 1784 em Osnabrück, na Alemanha. No final de 1949 começou uma parceria com a Volkswagen alemã, fabricando

Leia mais »

VENEZIANAS

As venezianas (ou persianas) para carros foram moda nos anos 50 e 60. Foram usadas nos Fuscas split, … … ovais, … … nos Fuscas com vigia

Leia mais »

HELLO, BYE BYE!

Acessório típico do final dos anos 70 e início dos anos 80. Não tinha nenhuma utilidade prática. Não passava de uma brincadeira para quem vinha

Leia mais »

POLEIROS DE PÁRA-CHOQUES

Todos os Fuscas fabricados até abril de 1955 não possuiam os protetores superiores de pára-choques em forma tubular, conhecidos aqui no Brasil como poleiros, uma

Leia mais »

CATAVENTO KADRON

A Kadron Engenharia Indústria e Comércio Ltda., com endereço na Rua da Paz, 2094, Santo Amaro, São Paulo (SP), foi uma das grandes indústrias no

Leia mais »

VINCADAS E LISAS

O vinco é um sinal ou sulco que fica em algo que se dobrou. O vinco aparece em qualquer tipo de material, tais como tecido,

Leia mais »

BUZINA FER

A empresa alemã FER fabricava buzinas duplas para serem adicionadas a qualquer veículo. Essas buzinas chegaram a ser vendidas no Brasil nos anos 60. Acima,

Leia mais »

BRASÃO DO CAPUZ

O brasão localizado ao final do friso do capuz dianteiro foi introduzido no Fusca de luxo (modelo exportação) em abril de 1951. O Fusca standard não

Leia mais »

MALETA DE PIQUENIQUE CONAP

Como é bom um piquenique! Junto com a família, então! Se o passeio incluir o Fusca, vai-se ao paraíso! Conforme definição da amiga “Wikipedia” “um convescote

Leia mais »

RADIO ZILOMAG

 A Zilomag era tradicional fabricante de rádios nos anos 60. De Aero Willys a Fuscas. Para todos os carros nacionais. Fabricou rádios de 6 e

Leia mais »

LANCHEIRA KOMBI

Acampar com uma Kombi é um prazer indescritível. Porém, se esse sonho está muito distante, resta-nos um lanchinho temático. Para quem gosta de automobilia essa lancheira

Leia mais »

RADIO AKKORD AUTOTRANSISTOR

Com o lançamento do Fusca com o vidro traseiro quadrado, ocorrido em agosto de 1957, a empresa alemã Akkord-Radio GMBH Herxheim/Pfalz, lançou um modelo do

Leia mais »

LUZ DE EMERGÊNCIA ENDERS

  A empresa alemã ENDERS era especialista na fabricação de produtos para camping, tais como cadeiras, mesas, equipamentos de iluminação e, principalmente, fogões portáteis. Folder

Leia mais »

DISCO DE VINIL

Há quem não troque o som do velho disco de vinil pelo puríssimo som em CD ou MP3. Aquele chiadinho realmente dá saudade. Naquela época,

Leia mais »

A BANDA VOLKSWAGEN

 Você sabia que a Volkswagen do Brasil tinha uma banda? Não, não é a banda “Pardal e seus Rapazes”. Tinha por nome “A Banda Volkswagen”.

Leia mais »

PALÁCIO DA ALVORADA

Em 1960 Brasília, Capital do Brasil, foi inaugurada. Dois anos antes porém, em 1958, o Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente do Brasil, já

Leia mais »

TETO DE VINIL

Aqui no Brasil, nos anos 60 e 70, era comum os carros mais luxosos possuírem revestimento de vinil no teto, quer como item opcional –

Leia mais »

SACADOR DE CALOTA

Tirar a calota do Fusca com a ferramenta adequada é sempre recomendável. Nada de tentar tirá-la com uma chave de fenda, você poderá arranhar a

Leia mais »

O SONHO DE TER UM KDF!

A fábrica da atual Volkswagen teve sua pedra fundamental lançada em 1938 na Alemanha, onde hoje se situa a cidade de Wolfsburg. O Fusca foi

Leia mais »

PESCANDO DE FUSCA!

Homem pescando à beira do Rio Aller, ao lado da Fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, Alemanha. Foto de 1959. Apesar de nem todos gostarem, o

Leia mais »

VISUALIZADOR DE SEMÁFORO

  É comum, até mesmo nos dias atuais, o motorista ter dificuldade de enxergar o semáforo, principalmente quando for o primeiro da fila aguardando o sinal

Leia mais »

LOGOTIPO VW

Uma das maneiras de se observar o nível de originalidade de um Fusca é ficar atento à existência do logotipo VW ou VW/Audi nas partes

Leia mais »

O CAMPEÃO DO MUNDO!

Data histórica. O dia 17 de fevereiro de 1972 foi uma data especial para a Volkswagen: finalmente o Fusca superara a marca de produção do

Leia mais »

COMUTADOR DE LUZ ALTA E BAIXA

Dirigir à noite exige habilidades extras do motorista. Boa visão, reflexos em dia, cautela e controle dos comandos do veículo são essenciais para uma direção segura. No

Leia mais »

TAPETE DO TÚNEL

 Feito em borracha, esse tapete era colocado sobre o túnel central do chassi do fusca. Acessório de época, obviamente.    A peculiariedade desse tapete é

Leia mais »

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

MORCEGO !

1952. Meia noite. Todos dormem. Não há vivalma na rua. Alguns morcegos trissavam ao longe. Contudo, aguçando os ouvidos, escutava-se outro tipo de ruído. Intermitente. Vinha de uma pequena garagem. Lá

Leia mais »

LIXEIRA

 Jogo rápido. Lixeira. Para ser instalada embaixo do painel. Feito em material plástico, com parafuso de fixação. Vale pelo anúncio, onde a lixeira aparece instalada

Leia mais »

PAINEL RALLYE MOTOMETER

  Um dos acessórios mais raros da era do fusca oval foi, indubitavelmente, o painel rallye feito pela alemã Motometer, especializada na fabricação de instrumentos de

Leia mais »

VIAJANDO NO TEMPO

Volte por um instante no tempo, caro leitor. Imagine-se nos anos 50. Joseph está ansioso com a viagem. Serão alguns dias na estrada. Há meses vem se preparando para

Leia mais »

FAROL DE MILHA DE CAPUZ

 A instalação clássica do farol de longo alcance (mais conhecido como farol de milha) no Fusca é feita, normalmente, nos suportes dos pára-choques ou sobre

Leia mais »

ÁGUAS DE LINDÓIA 2011

Algumas fotos do maior encontro de automóveis antigos da América Latina. Obviamente, sob o enfoque dos VWs a ar, peças e acessórios de época.

Leia mais »

PENTEADEIRA DE PUTA!

1963. Dezembro. Tempo de dar um presente para o fusca. Ou vários. Se exagerar, o povo não perdoa: vira penteadeira de puta! Enfeitados tal e

Leia mais »

CAFETEIRA

O europeu gosta de viajar. Se for com seu próprio carro, todo o conforto e conveniência são sempre bem-vindos. Por que não uma cafeteira no

Leia mais »

CHAPÉU DE BRUXA

O Fusca sempre esteve em constante evolução. Foram mais de 2.500 modificações ao longo dos anos. A maioria imperceptível ao público em geral. Afinal, o

Leia mais »

TROCA DE ÓLEO

Nos anos 50 e 60, a fábrica da Volkswagen recomendava que a troca de óleo do Fusca devia ocorrer a cada 2.500 km. Para controlar a

Leia mais »

TRAVA DE MAÇANETA INTERNA

 Antes de a Volkswagen do Brasil introduzir as maçanetas de gatilho e os pinos de porta – que ocorreu somente a partir de 1978 – era muito fácil abrir

Leia mais »

DÍNAMO DUPLO

O dínamo é um gerador de energia elétrica que serve para manter o sistema elétrico do fusca em funcionamento e recarregar a bateria. A função

Leia mais »

TRANS AIR

Curioso acessório nacional, anos 60/70, para encher o pneu vazio, em uma emergência.    Constituia-se de uma mangueira, que era conectada, em uma das pontas

Leia mais »

BEE CATCHER

Quem tem um fusca sabe da deficiência na entrada de ar em seu interior. As ventarolas originais ajudam nessa tarefa, porém foram desenvolvidos apetrechos adicionais com

Leia mais »

ALARGADOR DE BITOLA

O alargador de bitola surgiu para melhorar a estabilidade do fusca, principalmente em curvas. Anúncio acima é de fevereiro de 1972. Entre os diversos fabricantes da

Leia mais »

TRAVA DE CÂMBIO

Nos anos 60, depois da chave-geral (veja em http://opasgarage.blogspot.com/2011/04/chave-geral.html) e da trava da ventarola (conhecida popularmente como pega-ladrão) a trava de câmbio era o item

Leia mais »

PUTA QUE O PARIU!

Nomes populares para partes, peças, acessórios e tudo o mais relacionado ao Fusca são comuns. Amendoim, árvore, asa de morcego, avental, bacalhau, bacia, bagagito, balãozinho, banana, bananinha,

Leia mais »

CHAVE GERAL

Uma das maneiras que os proprietários encontravam para melhorar a segurança do Fusca era instalar uma chave geral, que cortava a corrente elétrica do carro. O funcionamento é

Leia mais »

FREIO

Recebi do amigo EliSedan informações sobre uma peça mecânica que, apesar de ser original de linha de montagem do fusca, poucas pessoas conhecem, porque era removida

Leia mais »

TRAVA DE DIREÇÃO

Somente a partir do final de 1964, já como modelo 1965, o Fusca passou a ser equipado de fábrica com trava de direção. Até então, a ignição

Leia mais »

BANANINHA

Sinalizadores na linha de produção da VW alemã. O conjunto eletromecânico utilizado como indicador de direção do Fusca ficou conhecido aqui no Brasil como “bananinha”.

Leia mais »

BUZINA FANFARE

O som da buzina original do fusca é inconfundível. Beep-beep ! Faz parte da própria característica do carro. Porém, muitos proprietários, não satisfeitos com o

Leia mais »

ROSSI

Anúncio de junho de 1968. A Metalúrgica Rossi brindou o Fusca com diversos acessórios, a cada dia mais difícil de serem encontrados. O anúncio acima é

Leia mais »