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LISTA DE DN
Servopa: DN nº 54. A sigla “DN” se origina da expressão “Dienst Nummer” (em alemão) ou “Dealer Number” (em inglês), relacionada ao número interno atribuído

LUVAS PARA DIRIGIR
Luvas para dirigir: charme que remete aos bons e velhos tempos. O uso de luvas para dirigir remonta aos primórdios da indústria automobilística ainda no

EQUIPE KOHLBACH
O Fusca nº 7 da Equipe Kohlbach. A empresa Kohlbach Motores Elétricos foi fundada em 1945 por Heinz Rodolfo Kohlbach e Bertha Gertrude Ilse Kohlbach,

1.000.000 DE KOMBIS
1962: 1.000.000 de Kombis produzidas na Alemanha. A Volkswagen começou a produzir a Kombi em março de 1950 na cidade de Wolfsburg. Todavia, em

EVOLUÇÃO DA ALÇA DE SEGURANÇA (PQP) DO TETO
Alça de segurança para o passageiro de trás em um Fusca 1952. A alça de teto do Fusca, também conhecido como alça de segurança ou

1969: 2.000.000 DE VEÍCULOS PRODUZIDOS NO BRASIL
Karmann-Ghia. Em março de 1969 foi comemorado a produção de 2.000.000 de veículos fabricados no Brasil (incluindo todas as montadoras nacionais). O evento de comemoração

MAÇANETA DA JANELA BASCULANTE DA KOMBI CORUJINHA. DIFERENÇAS.
Janelas laterais basculantes na Kombi. As janelas basculantes da Kombi, em número de 4 (quatro), utilizadas tanto no modelo Standard quanto na versão Luxo, possuem

FUSCA 1965
Fusca 1965, com teto solar. O modelo 1965 do Fusca foi lançado no final de novembro de 1964, a partir do chassi nº B4 190.501.

ACESSÓRIOS DE ÉPOCA PARA O FUSCA 1500
Acessórios de época para o Fuscão. O Fusca 1500 teve vida relativamente curta. Lançado em agosto de 1970, perdurou até abril de 1975,

UM FUSCA. UM HOMEM. E 2.600.000 KM RODADOS
O Fusca: a máquina guerreira! Albert Klein é o motorista que detém o recorde mundial de quilometragem percorrida com um Fusca, num total de 1.613.281

ÓCULOS DO FUSCA
Óculos do Fusca: não é o que parece. Óculos é a designação popular dada à forração que envolve o quadro do vidro traseiro do Fusca,

RUDOLF WILHELM KARL LEIDING. SUA IMPORTÂNCIA PARA A VW DO BRASIL.
Rudolf Leiding na linha de produção do Zé do Caixão em São Bernardo do Campo. Rudolf Wilhelm Karl Leiding foi um dos nomes mais importantes

CARRAPATINHO
Carrapatinho cinza: novidade em 1968. Carrapatinho é a designação popular dada à forração interna utilizada no Fusca para cobrir as caixas de rodas internas, cangalha,

VENENO DE ÉPOCA: DUPLA CARBURAÇÃO EXPRESS PARA MOTOR 1.100 e 1200
Veneno de época: como aumentar a potência do motor do Fusca. A dupla carburação da marca Express foi desenvolvida para o Fusca no início

EVOLUÇÃO DO LIMPADOR DE PARA-BRISA (1966-1996)
Limpador do para-brisa no Fusca. Conforme prometido, abordaremos hoje a segunda parte da evolução do limpador de para-brisa, desta feita, de 1966 a 1996. A

400.000 KOMBIS
Dia de festa: 400.000 Kombis produzidas em 1975. Em junho de 1975 a Volkswagen do Brasil comemorou a produção da 400.000ª Kombi: uma modelo

VIDROS TRIPLEX
Anúncio da empresa de setembro de 1963. A empresa Triplex do Brasil Ltda foi um fabricante de vidros e fornecedor oficial da VW

PRODUTOS ESSO PARA O FUSCA
Esso: extinta marca de postos de combustível. Os postos Esso iniciaram suas atividades no Brasil em 1912 e, após 100 (cem) anos em terras tupiniquins,

TRAJETÓRIA DO ENCOSTO DE CABEÇA. DE ACESSÓRIO A EQUIPAMENTO ORIGINAL.
Encosto de cabeça: acessório utilizado desde a década de 1950. O encosto de cabeça, também conhecido como “apoio de cabeça” ou “cabeceira”, tem a função

TRAVESSEIRO KAMEI
Travesseiro da Kamei. Kamei é uma empresa alemão fundada em 1949 na Alemanha, especializada em acessórios para a linha VW. O nome Kamei (pronuncia-se

RODAS TITANIO
Rodas Titanio: coqueluche da década de 1970. As rodas de liga leve tiveram o seu auge no Brasil na década de 1970. Lançadas como

250.000ª VARIANT
250.000ª Variant na linha de produção. No início de novembro de 1976, a Volkswagen do Brasil comemorou a produção da 250.00ª Variant, um modelo 1977.

EVOLUÇÃO DO QUEBRA-SOL
Quebra-Sol do Fusca. 1950-1957: Nesse período, o Fusca saia de fábrica com o quebra-sol instalado apenas do lado do motorista, encaixado no espelho retrovisor

FUSCA 1967: DIFERENÇA NAS MANGUEIRAS DO AR QUENTE
Fusca 1967: novo motor, agora com 1300 cm3. Em 1967 a VW do Brasil introduziu um novo motor para o Fusca, de 1.300 cm3, aposentando

BOUTIQUE DOS AUTOMÓVEIS
Boutique dos Automóveis: loja de acessórios automotivos de Juiz de Fora (MG). Boutique dos Automóveis é o nome de uma loja de acessórios automotivos fundada

EVOLUÇÃO DO ESPELHO RETROVISOR EXTERNO
Janeiro de 1969 a maio de 1969: braço longo. Como os leitores deste site sabem, o Fusca até 1968 vinha de fábrica sem o espelho

MOTOR 1200-BR
Etiqueta com a identificação 1200-BR na capelinha. A partir de janeiro de 1967, a Volkswagen do Brasil lançou o Fusca com motor 1300, aposentando o

VIDROS SANTA MARINA
Foto antiga da fábrica da Santa Marina, em São Paulo (SP). A empresa Santa Marina foi uma fabricante brasileira de vidros para o Fusca, fornecedora

BOTÃO DE BUZINA DO VOLANTE CÁLICE
Botão de buzina do volante cálice em imagem de 1963. Um detalhe que às vezes passa despercebido para quem está restaurando um Fusca

CALOTA PARA RODA 4 FUROS CROMADA. DIFERENÇAS ENTRE A ORIGINAL E PARALELA
Fusca 1500 1972 com calota cromada. Em agosto de 1970, com o lançamento da linha 1971 do Fusca, a VW do Brasil lançou uma

VENENO DE ÉPOCA: DUPLA CARBURAÇÃO DIETZ PARA FUSCA 1200
Veneno de época: dupla carburação Dietz. Dietz foi uma marca americana de kit de dupla carburação para o Fusca 1100 e 1200, fabricada na década

HEBMÜLLER TETO RÍGIDO E STOLL COUPÉ. DUPLA ÚNICA!
Protótipo do Hebmüller com teto rígido (hard top). A empresa Stoll é uma alemã fundada na cidade de Bad Hauheim pela família Stoll, conhecida

REBITES PRA QUE TE QUERO!
Tipos de rebites. O rebite é uma pequena haste cilíndrica de metal, com cabeça cônica ou fendida em uma das extremidades destinada a ser

EVOLUÇÃO DA CAIXA DE DIREÇÃO DO FUSCA
Caixa de direção do Fusca: fixada no quadro da suspensão dianteira do Fusca. A caixa de direção passou por uma série de modificações ao

BRASÃO DO CAPÔ DO FUSCA 1200 NACIONAL. DIFERENÇAS
Brasão do capô do Fusca 1200 nacional. Como os leitores deste blog já sabem, o brasão do capô dianteiro do Fusca, em homenagem a São

EMBLEMAS DE CONCESSIONÁRIAS
Emblema da concessionária curitibana Pavema. Desde a década de 1950 as revendedoras autorizadas Volkswagen se utilizavam de plaquetas ou emblemas fixadas no Fusca e
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BOTÃO DE BUZINA COM RELÓGIO
Os relógios de Fusca são itens raros e caros. Considerando a saga do besouro no Brasil (de 1950 a 1996), apenas os Fuscas split, fabricados entre
ESPELHO RETROVISOR INTERNO LUFT
O espelho retrovisor interno serviu de inspiração para criação de alguns acessórios inusitados e, obviamente, raros nos dias atuais. Substituindo o espelho original do Fusca,
POLICRISTAL
A Policristal, que tinha sede à Rua Piratininga, 571, Fone: 92-2427, em São Paulo, desenvolveu interessantes acessórios para o Fusca nos anos 60. O nome Policristal adveio
COFRE ANTONINHO
Anúncio de dezembro de 1967. Nos diversos países que tiveram o privilégio de comercializar o fusca com maior intensidade (exemplo de Brasil e EUA), desenvolveram-se, localmente,
LIMPADOR DO VIDRO DA PORTA
Um dos acessórios de época bem interessante é o limpador do vidro lateral da porta. O curioso apetrecho ficava fixado na canaleta superior e tinha por
VELOCÍMETRO COM HODÔMETRO PARCIAL
Disponível desde o início dos anos 50, o velocimetro com hodômetro parcial é um acessório bem procurado e díficil de ser achado. Eram fabricados pela
CAÇA MULATA DE PÁRA-BRISA
Chamo de spotlight o que aqui no Brasil é conhecido como caça-mulata.Trata-se de um farol auxiliar, que possui um sistema móvel permitindo o direcionamento manual
PORTA CHAPÉU
Até o final dos anos 50 o chapéu era um ítem obrigatório do vestuário masculino. O que antes era apenas moda, com o
RIMI
Precisando otimizar o espaço de seu fusca alemão? Rimi é a solução! Nos anos 50 a Rimi, empresa alemã, desenvolveu um engenhoso apetrecho para os
FARÓIS MARCHAL SEALED BEAM
Esse acessório é francês. Feito pela Marchal, substituia todo o conjunto de faróis originais. O novo farol ficava na posição vertical. Melhorava sensivelmente a iluminação
KAMEI
Acessório tem nome. Hella, Rossi, Cibiê, Iam, Arpra, Jokon, SWF, Norfol, Aprillia, Antoninho, Okrasa, Hazet, VDO, Motometer, Kienzle, Dehne, Wegu, Rosenthal, Truffi, Blaupunkt, Telefunken, Judson, Becker, Ghe Happpich,
ANTENAS TRUFFI
“Todo mundo queria ter um carro equipado com um rádio e uma antena Truffi!” A Indústria Metalúrgica Truffi S.A, fundada em 1952, foi, por muitos
REGULADOR DE VOLTAGEM
Originalidade. Para quem é detalhista, interessante começar a observar, também, os aspectos de originalidade do motor dos Fuscas. Não tenho dúvidas que o proprietário que pretende ver
PNEUS
Os primeiros fuscas usavam pneus aro 16 (mais finos e mais altos, medida 5:00/16). O fusca com aro 16 perdurou até outubro de 1952. A
PAINEL ACOLCHOADO
Nos idos dos anos 60, acolchoar a parte superior do painel era uma opção para quem queria personalizar o seu fusca. Alguns chamam esse acessório de “bigode”
BERND REUTERS
Bernd Reuters (1901-1958) Os prospectos de venda criados pela Volkswagen nos anos 50 constituem-se em verdadeiras obras de arte. Quem já teve a oportunidade de
DESEMBAÇADOR
1954. Desembaçador do tipo bastão instalado em um fusca oval. Como se sabe, a circulação de ar do fusca sempre foi um problema, pelo fato do
VOLKS ENFEITADO
Assim começa o título das poucas reportagens da Revista Quatro Rodas tratando de acessórios para o Fusca. É datada de setembro de 1964. O chamamento
ACESSÓRIOS OFICIAIS VW-BRASIL
Mais raro que os próprios acessórios é encontrar no Brasil algum catálogo de época com os acessórios disponíveis para o Fusca. Tão comum lá fora,
PROTETOR GRELHA
Esse também é de 1950. Era um protetor colocado na grelha do compartimento do motor do fusca. Tinha por função proteger a grelha da neve
HEBMÜLLER – CAPAS DE PROTEÇÃO
Esse acessório é antigo. De 1950. Para o mais raro dos Volkswagens: um Hebmüller. Capas de proteção do volante, laterais de porta, bancos dianteiros e capota.
FLAGPOLE, BALIZA
Baliza: acessório útil. Acessório muito comum nos EUA e Alemanha, a baliza tinha por finalidade precípua auxiliar nas manobras em lugares estreitos, principalmente próximo a
KARMANN GHIA
Acessórios para Karmann-Ghia são raros. Aí vai um. Um quebra-vento de acrílico feitos por Plásticos London, de São Paulo, Já que muitos sentiam falta do quebra vento
ASSOALHO
Originalidade. Acima, diferenças entre o assoalho usado no Fusca até 1955 (assoalho à direita) e do modelo 1956 em diante (assoalho à esquerda). A grande
CONSOLES
Anúncio de dezembro de 1968. A Fábrica de Maçanetas Universal, além de fabricar as maçanetas internas e externas para o fusca, desenvolveu um console que era
VARIG
Interessante (e rara) a foto abaixo, scanneada da revista alemã Gute Fahrt de dezembro de 1958. Os alemães estavam admirados que, no Brasil, com meios
FÓRMULA VEE
Em 1970 a Volkswagen lançou uma linha de acessórios exclusiva, que denominou de Fórmula Vee, inspirada nos carros de competição de mesmo nome. A Fórmula Vee existia
EVOLUÇÃO DO PAINEL 1950-1969
Da série originalidade do fusca alemão. A evolução do painel de 1950 a 1961. Até setembro de 1952: De outubro de 1952 até dezembro de
QUANDO UMA BORRACHA É UM ACESSÓRIO
Tampões originais da dobradiça de porta. Não há lugar algum do Fusca que não tenha se criado um acessório. As borrachas (acessórios) que deste tópico
HAZET
Estande da Hazet nos anos 50. A empresa HAZET, sediada na Alemanha, foi fundada em 1868 por Hermann Zerver. HAZET é uma composição da pronúncia,
LUZ DE RÉ
Um dos acessórios mais úteis para o fusca. O fusca, em boa parte de sua produção, não vinha com luz de ré. Era um acessório muito