Garanta sua assinatura agora
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
ESCAPAMENTOS NORMA
A Norma Escapamentos, empresa sediada no Rio de Janeiro, fabricou escapamentos esportivos para a linha Volkswagen nos anos 70. A bandeira quadriculada ao lado de
VENTILADOR HELLA
Sem sombra de dúvidas, o ventilador mais cobiçado para o Fusca, principalmente os split e ovais, é o ventilador fabricado pela empresa alemã HELLA. Esse
MINI PORTA-TRECO
Diversos foram os tipos de porta-objetos feitos para serem utilizados no Fusca. Um deles foi o mini porta-treco instalado sob o painel, do lado do
PORTA-LANTERNA
Possuir uma lanterna no interior do veículo é sempre útil. Para facilitar o acesso e a guarda da lanterna, recomendável usar-se um porta-lanterna fixado na
KOBASIL
A empresa brasileira KOBASIL UNIVERSO criou no início dos anos 70 um pisca-pisca sequencial para uso exclusivo do VW 1500. Uma sequência de luzes acendia-se
PREGOS
O prego ou cravo roscado, peça original de nº 111.701.624 A, é utilizado no Fusca na fixação de parte do revestimento interno e junto com
1955
Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1955. O chassi nº 1-781.885
PORCA REGULADORA DO CABO DA EMBREAGEM
Um pouco sobre as diferenças da porca reguladora do cabo de comando da embreagem do Fusca. Até maio de 1968, a porca reguladora era sextavada
ARPRA
A METALÚRGICA ARPRA LTDA. foi uma importante indústria paulistana fabricante de miniaturas, principalmente de caminhões na escala 1:50. Fabricou miniaturas de Volvos, Scanias e Mercedes
KOJI
A empresa paulistana INDÚSTRIA E COMÉRCIO KOJI LTDA., fabricou, nos anos 70, diversos acessórios para o Fusca: volantes esportivos, forração lateral personalizada, encosto de cabeça,
OS NÚMEROS DO FUSCA 1950-1964
O Fusca possui diversos números que o identificam, tais como o número do chassi, número da suspensão dianteira, número da caixa de câmbio (ou suspensão
TELA DE PROTEÇÃO DO CAPÔ E PARA-LAMAS
Acessório de época, usado nos EUA e Austrália, a tela protetora da parte dianteira do Fusca (capô e pára-lamas) evitava que insetos pudessem sujar demasiadamente
1956
Fusca 1956. Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1956. O
1954
Fusca 1954, Strato Silver metálico, Código L227. Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas
1951
Fusca 1951, cor Azure Blue, Código L36. Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria
CAPA DE PROTEÇÃO DO CAPÔ DIANTEIRO
A capa de proteção do capô dianteiro é um acessório de época que tinha por função proteger o capô contra pequenos pedriscos que podiam danificar
1950
Fusca 1950. Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1950. O chassi
CHAPAS DEFLETORAS DE ARREFECIMENTO DO AR
As duas chapas defletoras de arrefecimento utilizadas nos motores refrigerados a ar da VW têm por função direcionar o fluxo de ar forçado para as
VARETA DE ÓLEO 1200 x 1300
Diferenças entre a vareta de óleo do motor 1200 x 1300 e demais motores VW a ar. A vareta de cima é do 1200; a
LUZ DE ADVERTÊNCIA DO FREIO DE MÃO
Lembro-me a primeira vez que fui com o Fusca de meu pai à Faculdade. Mal e mal sabia dirigir, muito menos perceber alguma anormalidade no
MAPA RODOVIÁRIO
Em viagens mais longas com seu Fusca, leve consigo um mapa rodoviário. Irá ajudá-lo na direção a ser seguida. Até pouco tempo atrás, o mapa
AZUL COBALTO – L1231
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1969 no Fusca e Kombi Luxo. Código L1231. Fusca 1969, azul cobalto, em manutenção em oficina de Curitiba.
TAMPA, COPINHO OU CALOTINHA DO TAMBOR DIANTEIRO
O copinho ou tampa do tambor dianteiro da roda do Fusca é diferente para a roda com 5 furos (utilizada até outubro de 1974, exceto
O FUSCA DO PADRE (OU AS CORES LITÚRGICAS DE UM FUSCA CONSAGRADO)
Ao chegar na oficina, deparei-me com um Fusca todo colorido que de plano me chamou a atenção.
INCOPLAST
A empresa INCOPLAST Indústria e Comércio de Botões e Derivados de Plásticos Ltda., de São Paulo (SP), fabricou belos botões de acrílico para o painel
RAIO
RAIO. Empresa fabricante de parafusos e arruelas. Foi fornecedora oficial da VW do Brasil juntamente com a MAPRI, FANAUPE e FIBAM. Parafuso RAIO de uma
BUJÃO DO ESCOAMENTO DO ÓLEO DO MOTOR
Os motores 1200 do Fusca, fabricados até julho de 1959, motor nº 3.072.319, possuíam o bujão de escoamento do óleo no próprio bloco do motor.
DEFLETOR DO CAPÔ DIANTEIRO
O uso de um defletor sobre o capô do Fusca era algo relativamente comum nos EUA e Europa, principalmente nos anos 50. A finalidade do
TAMPA DA CARCAÇA DA VENTOINHA
Diferença entre as tampas da carcaça da ventoinha nos motores de 6 e 12 volts. No motor VW a ar de 6 volts, a furação
A ASA DA PANAIR NO FUSCA
Por: Laércio Becker, de Curitiba-PR “Descobri que as coisas mudam E que tudo é pequeno Nas asas da Panair.” (Milton Nascimento e
ESTOJO DE PRIMEIROS SOCORROS
O kit de primeiros socorros pode, a depender da situação, constituir-se em auxílio em pequenos acidentes envolvendo os ocupantes do veículo. Anúncio de maio
AZUL ASTRAL METÁLICO L1338
Quando vi aquela TL à minha frente, logo percebi que se tratava de um carro íntegro. Mas, o que mais me chamou a atenção foi
EDMORBA
Edmorba, Acessórios e Peças para Autos Ltda, é uma empresa de distribuição de acessórios automotivos, fundada em São Paulo (SP) no ano de 1962. O
BACALHAU
O reforço da fixação do suporte do pára-choque traseiro ficou conhecido no Brasil como bacalhau ou língua de vaca, a depender da região. Ao longo
BAGAGEIRO BRASILIENSE
Bagageiros ou porta-bagagens eram comumente instalados no teto do veículo. Acessório que desde os anos 50 equipou o Fusca. De utilidade inegável, aumentava a capacidade
METALRÁDIO
Espelho retrovisor externo, do tipo pino de porta, da marca METALRÁDIO, indústria brasileira, instalado num Fusca 1960. Acessório de época.
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
FUSCA DE AUTOESCOLA. ACESSÓRIOS.
Fusca de Autoescola: volante e pedais duplos. Até o início da década de 1990, o motorista que quisesse obter sua Carteira Nacional de
FUSCA 1300 1972
Em 1972 o Fusca 1300 dividia a linha de montagem com o Fusca 1500, conhecido por Fuscão. Em razão desse apelido, o 1300 passou a
PLANSCH-STOP
Plansch-Stop: acessório alemão. O Plansch-Stop é um acessório alemão fabricado na década de 1950 que consiste em uma junta de vedação instalada sob a
FUSCA 1966
Linha de produção do Fusca em 1966. Na década de 1960, ano após ano, a Volkswagen do Brasil batia recordes de produção. Não podia ser
MARCADOR DE COMBUSTÍVEL DEHNE
Medidor de combustível Dehne. Até o primeiro trimestre de 1961, o Fusca saia de fábrica sem o marcador de combustível. Para sanar essa ausência, diversas
KOMBI 1980
Kombi 1980. O modelo 1980 da Kombi, lançado em outubro de 1979, trouxe poucas inovações em relação ao modelo anterior. Uma das novidades foi a
O CORPO HUMANO NAS PARTES E PEÇAS DE FUSCA
Homem e Fusca: perfeita integração! Diversos nomes populares de partes, peças e acessórios do Fusca, Kombi, Karmann-Ghia, Zé do Caixão, Variant, SP2 e TL
BRASÍLIA 1973
Brasília 1973. O Brasília, carro de design 100% nacional, projetado por José Vicente Martins e Márcio Piancastelli, teve seu lançamento oficial ocorrido no dia 08
PROTETOR DE CORROSÃO (ZIEBART, RUBBER JET-CAR, QUANTIL)
Anúncio de 1977. Em meados da década de 1970 foi lançado no mercado nacional um produto à base de petróleo que prometia proteger o
DEBRUM DO PARA-LAMA
Debrum do para-lama. O debrum do para-lama (em inglês: fender beading), também conhecido por vivo ou galão, é o material utilizado entre os para-lamas e
SENSOR DE MEIO-FIO
O sensor de meio-fio auxiliava o ato de estacionar. O sensor ou antena de meio fio é um acessório de época que tem por objetivo
FUSCA 1962
Fusca 1962. O Fusca modelo 1962 foi lançado em 22 de janeiro de 1962 pela Volkswagen do Brasil, chassi nº B 056.577. A partir dessa
ADORNO PLÁSTICO DE CALOTA
Adorno de calotas. O adorno ou disco plástico, inserido entre a calota e a roda, é um acessório alemão bastante simples para embelezar
FUSCA 1960
Fusca 1960 na cor verde mango. O Fusca modelo 1960 foi lançado no Brasil no dia 28 de setembro de 1959, depois que a Volkswagen
AZUL GELEIRA L334
Azul geleira. Cor utilizada pela VW do Brasil entre setembro de 1959 e outubro de 1960. Código L334.
EVOLUÇÃO DOS AMORTECEDORES DO FUSCA
Tipos de amortecedores utilizados no Fusca. O amortecedor (em inglês: shock absorber; em alemão: stossdampfer) é uma das partes fundamentais da suspensão do Fusca, responsável
FUSCA 1600 (1975-1982)
Fusca 1600. O Fusca 1600 foi uma versão do besouro fabricada entre maio de 1975 a junho de 1982, sucedendo o Fusca 1600-S, conhecido por
RADIO MOTOROLA
Rádio Motorola para Fusca em anúncio de julho de 1963. A empresa Motorola foi fundada em 1928 na cidade de Chicago, Illinois, por Paul V.
DIFERENCIAL TRAVANTE DA KOMBI
Lama: elemento natural da Kombi equipada com diferencial travante. O diferencial travante da Kombi era um opcional disponível para a velha senhora introduzido pela Volkswagen
COMPRESSOR WELBA NACIONAL. RARO VENENO DE ÉPOCA PARA O FUSCA!
Em março de 1962 uma singela nota na Revista 4 Rodas chamava a atenção do leitor para o lançamento de um novo equipamento para incrementar
RODAS BOLO DE NOIVA: NASCIDAS PARA CORRER!
Rodas bolo de noiva da Scorro: nasceram para competir! A fabricante nacional de rodas Scorro foi fundada pelo italiano Salvatore Grilli, que imigrou para o
METALÚRGICA DOURADO
Estojo de ferramentas fabricado pela Metalúrgica Dourado. A empresa nacional Metalúrgica Dourado foi um conhecido fabricante de macacos e estojos de ferramentas para Fusca, Kombi,
BBT – O FANTÁSTICO MUNDO DE BOB!
BBT: potência mundial de peças VW. A BBT é um empresa belga, com sede na cidade de Brecht, distrito da Antuérpia, fornecedora de partes e
SUPORTE DE FIXAÇÃO DA BATERIA
Bateria para Fusca. A bateria do Fusca sempre foi fixada no assoalho do veículo, do lado direito, embaixo do banco traseiro. Ao longo do
BORRACHA DE PORTA (1950-1996)
Borracha de porta do Fusca. A guarnição ou borracha da porta do Fusca, que tem a função de vedar o local contra a entrada
KOMBI 1964
Kombi 1964. A Kombi 1964 foi numerada a partir do chassi de nº B4 070.309 (janeiro) até o chassi de nº B4 082.742 (dezembro).
FUSCA 1950 COM PEÇAS DE 1938?
Fusca 1950. Não gostaria de importunar os leitores a respeito da recente descoberta do Fusca 1950 com apenas 14.000 km em São Paulo, cuja repercussão
BLITZ. UM DESCONHECIDO CAÇA MULATA NACIONAL
O caça mulata de para-brisa em ação! O caça-mulata de para-brisa já foi abordado por nós em um post mais antigo (clique aqui
KOMBI 1965
Kombi 1965. A Kombi 1965 era disponível para o grande público nas versões Luxo (tipo 204), Standard (tipo 231), Furgão (tipo 211), 6 Portas (tipo
BUGGY MEYERS MANX
Buggy Meyers Manx: a origem de um estilo. Bruce Franklin Meyers (1926-2021) é considerado o inventor do buggy, veículo com carroceria em fibra de vidro
QUE ACESSÓRIO É ESSE?
Berço de estepe original de um Fusca 1952. Como nossos leitores já sabem, o Fusca até início de agosto de 1955 tinha o
FUSCA 1967
Fusca 1967 Luxo. O Fusca modelo 1967 foi lançado no dia 16 de janeiro de 1967, começando pelo chassi nº B7 336.101 e terminando o
PINTURA ELETROSTÁTICA, EPÓXI OU A PÓ. SEU USO NA RESTAURAÇÃO DO FUSCA.
Aplicação da tinta a pó. A pintura eletrostática, também conhecida como pintura a pó ou pintura epóxi, é um processo de pintura realizado em metais
FORRAÇÃO DE TETO 1960-1973
Padrão da forração de teto de 1965 a 1973. A forração de teto do tipo pintadinho/furadinho foi introduzida pela Volkswagen do Brasil em 1960.
O FUSCA 1954 DE PETER NIELSEN. UM SHOW DE ACESSÓRIOS RAROS!
Fusca 1954. Peter Nielsen é um entusiasta de Fuscas e de acessórios de época. Morador da cidade de Silkeborg na Dinamarca, Peter é proprietário de um
DOBRADIÇA DO CAPÔ DIANTEIRO
Dobradiça do capô dianteiro. A dobradiça, braço ou suporte do capô dianteiro é um conjunto de duas peças metálicas que sustentam o a tampa do